Review notebook Lenovo Yoga S740 premium ultra fino (análise completa)

Recentemente chegou ao Brasil a primeira linha de notebooks certificados pelo Projeto Athena da Intel. São os ultra finos Lenovo Yoga S740, aparelhos com tela de 14″ polegadas e acabamento premium, que prometem estar entre os melhores notebooks profissionais de 2020, com foco em mobilidade e excelente acabamento.

Nossa equipe teve a oportunidade de testar um dos modelos lançados durante vários dias, e estamos aqui para contar como foi o desempenho do notebook em tarefas simples, tarefas complexas e também alguns games. Os resultados você confere agora!

Lenovo Yoga S740 tampa 180 graus

Destaque para a tela que abre em 180 graus

Um dos grandes destaques dos modelos Yoga S740 são os processadores Intel Ice Lake, os chips de décima geração que estão inaugurando a era da inteligência artificial nos notebooks. O modelo que testamos foi o Lenovo Yoga S740 81RM0004BR, com processador Intel Core i7-1065G7, 8 GB de memória RAM LPDDR4x 3733MHz, SSD de 256 GB PCie NVMe e placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce MX250.

Antes de você continuar a leitura já vamos adiantando: esse foi um dos melhores notebooks que já testamos. E não estamos sendo pagos pra falar isso, é uma opinião sincera e baseada na realidade!

Quer saber todos os detalhes? Acompanhe nossa análise completa!

Yoga S740 visão geral do notebook ultrafino premium


Design e acabamento

O Lenovo Yoga S740 causa uma primeira impressão muito positiva, aparentando ser um equipamento de qualidade superior e que realmente vale o preço que é cobrado. Ele é todo construído em alumínio e vem na cor grafite (cinza escuro). É um notebook bastante discreto e elegante. Não possui detalhes chamativos ou em cores diferenciadas, como em outros notebooks da categoria.

Um detalhe que nos agradou bastante foi o fato de que o acabamento não deixa muitas marcas de dedo, algo que é muito comum em notebooks escuros, mas que não acontece com o Yoga S740.

Lenovo Yoga S740 acabamento aluminio grafite cinza escuro fosco

VER NA LOJA

O logotipo da família Yoga aparece no canto superior esquerdo da tampa, em baixo relevo, com acabamento brilhante. Apenas na parte de dentro temos a marca da fabricante Lenovo, em uma “etiqueta” prateada no canto direito da base do teclado.

Lenovo Yoga S740 tampa logotipo

As dimensões exatas do Lenovo Yoga S740 são de 32 cm de largura e 21 cm de profundidade, com espessura de 1,49 cm e 1,45 kg de peso.

Comparando com o ASUS ZenBook 14, um modelo da mesma categoria que também foi testado pela nossa equipe, o tamanho é quase idêntico, sendo a diferença mais perceptível no peso. O Yoga é 250 gramas mais pesado, mas isso não chega a ser algo ruim, pelo contrário, apenas transmite uma maior sensação de qualidade ao equipamento.


Tela e teclado

Dois itens essenciais para quem usa o notebook por longos períodos de tempo, a tela e o teclado do novo Lenovo Yoga S740 entregam uma qualidade acima da média, sem nenhum defeito grave. Veja os detalhes:

14″ polegadas de muita qualidade

A tela do Lenovo Yoga S740 é Full HD com painel do tipo IPS e possui como principal diferencial o brilho de 400 nits, um tanto acima da média e que auxilia muito na utilização do notebook em ambientes muito iluminados. Possui também a tecnologia Dolby Vision HDR, que na prática não sabemos ao certo como funciona, mas é uma das responsáveis pelas cores vivas e contraste aprimorado.

Lenovo Yoga S740 tela Full HD IPS 400 nits dolby vision HDR

A fabricante não informa dados técnicos sobre as escalas sRGB ou Adobe RGB, mas assim que descobrirmos atualizaremos este artigo. De qualquer forma, pelo que pudemos perceber comparando com outros modelos que atingem 100% na escala sRGB, é que o Lenovo Yoga S740 possui uma tela de excelente qualidade e que deve agradar os designers e fotógrafos mais exigentes.

O acabamento da tela é brilhante, algo que pode desagradar algumas pessoas, mas que ajuda a deixar as cores mais vibrantes. Nossa equipe não teve nenhum problemas com reflexos.

Teclado e touchpad

O teclado no padrão ABNT2 possui a tecla “Ç” e todos os acentos no padrão brasileiro. As teclas são baixas e macias, proporcionando uma digitação bem prazerosa em longos períodos, além de não fazer muito barulho. Apenas a tecla “Enter” pode ocasionar algum estranhamento no início, afinal ela fica muito próxima da tecla de fechamento de chaves e colchetes, que volta e meia é acionada por engano.

As teclas possuem uma leve curvatura na parte de baixo, detalhe característico da marca Lenovo. O botão de “Power” (liga/desliga) fica no canto superior direito, separado do teclado, e é um pouco duro para ser acionado, algo considerado bom pois evita toques acidentais que fazem o notebook hibernar.

Lenovo Yoga S740 teclado ABNT2

O layout do teclado possui algumas diferenças em relação ao que é apresentado nas fotos do site oficial ou sites de varejistas.

O teclado é retroiluminado com luz branca — com um tom levemente puxado para o roxo — e possui dois níveis de intensidade. A luz é bastante homogênea e não vaza pelas laterais das teclas, algo que acontece muito em alguns modelos como o ASUS ZenBook 14. Ponto positivo para a Lenovo neste comparativo.

Lenovo Yoga S740 teclado retroiluminado luz branca

A retroiluminação é homogênea e de qualidade, com quase nenhum vazamento pelas laterais das teclas

O trackpad possui compatibilidade com todos os drivers de precisão do Windows, entrega um deslizar bem suave dos dedos e uma boa resposta, sem delays. O clique mecânico no centro é meio durinho, mas na parte de baixo os botões esquerdo e direito são macios. Melhor que muitos modelos da mesma categoria, nenhum defeito.


Portas e conectividade

Aqui um dos únicos detalhes que deve desagradar alguns consumidores, pois o Lenovo Yoga S740 é bem “econômico” na quantidade de entradas disponíveis.

Lado esquerdo:

  • 1x USB 3.1 energizada
  • 1x USB-C com Thunderbolt 3
  • 1x áudio combo jack (fone/mic)

Lado direito:

  • 1x USB 3.1

Para utilizar um monitor HDMI, será necessário utilizar “dongles” ou adaptadores. O ponto positivo é que a USB-C possui Thunderbolt 3, sendo possível conectar até 2 monitores externos em 4K, além de várias outras extensões que alguns HUBs podem oferecer.

Lenovo Yoga S740 portas conexões entradas saidas

Wi-Fi e Bluetooth

Na parte da conectividade, um dos grandes destaques deste modelo com Core i7 é a presença de um adaptador de rede Wi-Fi 6 (802.11ax), uma exigência do Projeto Athena. O Bluetooth é 4.1.


Detalhes sobre o hardware do Lenovo Yoga S740

Os mais recentes processadores da Intel já começaram a chegar ao Brasil há uns meses, mas o que alguns consumidores ainda não sabem é que existem dois tipos de chips de décima geração: os Comet Lake, com arquitetura antiga de 14 nanômetros, e os Ice Lake, com a nova arquitetura de 10 nanômetros.

Confira nosso artigo sobre os processadores de décima geração da Intel.

Os Lenovo Yoga S740 vem equipados com os chips Ice Lake, que ainda são uma grande novidade por aqui. São processadores exclusivos para notebook, com foco em desempenho gráfico e inteligência artificial.

Chip Processador Intel Ice Lake

O processador Core i7-1065G7 que equipa o Yoga S740 que testamos possui 4 núcleos e pode chegar a até 3.6 GHz, porém seu clock base é de apenas 1.3 GHz, garantindo assim uma melhor eficiência energética e contribuindo para a economia de bateria.

Algo que nos surpreendeu foi a memória RAM de 8 GB no padrão LPDDR4x, com 3733 MHz, muito acima da média do mercado. A memória é soldada na placa mãe mas pelo que pudemos confirmar em alguns benchmarks ela é dividida em 2 módulos de 4 GB cada, trabalhando em dual channel e garantindo performance superior.

Gráficos integrados Iris Plus

Apesar do Lenovo Yoga S740 vir equipado com uma placa de vídeo dedicada (MX250), chama a atenção o fato de termos em mãos um equipamento com os novíssimos gráficos integrados Intel Iris Plus Graphics, que prometem uma grande evolução em relação aos antigos UHD Graphics.

Em breve faremos testes mais específicos sobre a GPU integrada e lançaremos novos conteúdos em nosso site e também no Youtube.

Armazenamento SSD PCIe NVMe

O Lenovo Yoga S740 vem com um SSD do tipo PCIe NVMe, algo já esperado nessa categoria e nessa faixa de preço. Através de testes no software CrystalDiskMark chegamos a taxas de transferência de mais de 3.500 MB/s para leitura e mais de 2.300 MB/s para escrita.

Lenovo Yoga S740 taxas de transferencia SSD PCIe NVMe CrystalDiskMark

Webcam com sensor ToF infravermelho

A câmera frontal do Lenovo Yoga S740 não é uma webcam qualquer, pois ela possui um sensor ToF (Time Of Flight). Trata-se de um sensor infravermelho que faz mapeamentos tridimensionais no ambiente, emitindo uma luz e absorvendo o reflexo dessa luz para saber qual a distância de determinado objeto em relação à tela.

Essa câmera é muito utilizada em celulares e é muito útil para fazer o reconhecimento facial, por exemplo, mapeando todos os pontos tridimensionais do seu rosto. No Yoga essa tecnologia serve ainda para um recurso de desfoque de fundo em vídeo conferências.

Confira nosso vídeo especial mostrando os recursos de inteligência artificial da linha Yoga S740.

Upgrades

O Yoga S740 não possui tampas de fácil acesso para upgrades, é preciso desparafusar a parte inferior da carcaça. As únicas possibilidades de atualizações de hardware neste modelo são o módulo de rede sem fio e o SSD padrão M.2. A memória RAM é soldada na placa e não existem slots vazios.

Você já viu nosso guia completo de compra de SSDs? Lá tiramos todas as dúvidas sobre este tipo de armazenamento que faz toda a diferença em um notebook.
Lenovo Yoga S740 notebook aberto upgrades

Na parte de resfriamento existem dois fans (ventoinhas) em virtude da presença de uma placa de vídeo dedicada


Ficha técnica do Lenovo Yoga S740

  • Série YOGA | Lançamento 2020 | Código de Barras EAN 194778187299 | Cor Grafite
  • PROCESSADOR Intel Core i7-1065G7 4 núcleos 10ª ger. (até 3.9 GHz)
  • MEMÓRIA RAM 8 GB LPDDR4x 3733 MHz (2x 4 GB soldados) – Não é possível expandir
  • ARMAZENAMENTO SSD de 256 GB PCIe NVMe | Não possui HD
  • PLACA DE VÍDEO dedicada NVIDIA GeForce MX250 2 GB GDDR5
  • TELA 14″ resolução Full HD (1920 x 1080 px) tipo IPS
  • SISTEMA OPERACIONAL Windows 10 Home
  • TECLADO retroiluminado Patrão PT BR com Ç (ABNT2)
  • ÁUDIO Alto-falantes (2x 2W) com certificação Dolby Atmos
  • BATERIA 4 células – 62Wh – Longa duração
  • Comunicação: Bluetooth 4.2 | Wi-Fi 6 (802.11ax)
  • Câmera IR & HD 720p com sensor ToF
  • Portas e conexões: 2x USB 3.1 | 1x USB-C Thunderbolt 3 | 1x áudio combo jack (fone/mic)
  • Dimensões (LxPxA) 32 x 21 x 1,49 cm | Peso (aprox.) 1,45 kg

Alto-falantes voltados para cima

Na parte de áudio temos um detalhe bem interessante: os alto-falantes ficam ao lado do teclado e são voltados para cima, ou seja, não existe o risco do som ficar abafado ou mudar de acordo com a superfície em que o notebook está apoiado. Os alto-falantes contam ainda com a tecnologia Dolby Atmos.

Lenovo Yoga S740 alto-falantes voltados para cima base teclado

Posição dos alto-falantes indicada em vermelho

Ao abrir a carcaça do notebook, uma nova surpresa: o tamanho dos alto-falantes é muito acima do comum. Na prática, isso significa um som bem mais alto que a média. Um som limpo, sem muitas distorções, com bons graves, médios e agudos.

Os módulos de alto-falantes internos são de um tamanho bastante fora do comum, acima da média

Gravação de som com cancelamento de ruídos

Um detalhe interessante que tem ligação com os investimentos da fabricante na área de inteligência artificial é a gravação de sons com cancelamento de ruídos externos. Esse recurso é ativado através do software Lenovo Vantage e permite isolar sua voz caso você esteja em um ambiente com muito barulho. Testamos e funcionou perfeitamente! Confira no vídeo.


Glance – uso prático para o sensor infravermelho

Através do software Glance, que vem instalado de fábrica, é possível ativar alguns recursos interessantes no Yoga S740, principalmente para quem usa dois monitores. Através do sensor ToF disponível na webcam o software possibilita que você mova janelas de um monitor para outro com o movimento da cabeça, por exemplo.

Também é possível deixar a imagem do monitor que você não está olhando desfocada, para evitar olhares curiosos, ou então ser avisado quando uma pessoa está atrás de você “espionando” sua tela.

Veja nosso vídeo sobre inteligência artificial


Desempenho em jogos

O Lenovo Yoga S740 conta com uma placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce MX250 com 2 GB de memória. A dúvida principal é se um equipamento desse tamanho, que não é voltado para games, vai aguentar rodar alguns jogos? Confira os testes que realizamos, todos na resolução Full HD.

Durante os testes enfrentamos algumas leves quedas de desempenho, quando as temperaturas ultrapassaram os 70 graus. A performance da GPU é reduzida automaticamente, até a temperatura se normalizar (o famoso Thermal Throtling). Mas não foram quedas muito bruscas, deu pra continuar aproveitando os games com uma boa qualidade.

FIFA 2019

No FIFA 2019, mesmo com os gráficos em qualidade alta foi possível aproveitar o game em uma taxa de 40 fps sem quedas de frames, uma performance muito boa para um notebook deste tamanho.

Baixo 1920 x 1080
80 fps
Médio 1920 x 1080
65 fps
Alto 1920 x 1080
40 fps

The Sims 4

The Sims 4 roda nessa placa de vídeo?

No The Sims 4, com o “modo Laptop” ativado, as taxas de quadros por segundo ficaram em 64 fps no alto, mais que suficiente para aproveitar o jogo com qualidade.

Baixo 1920 x 1080
173 fps
Médio 1920 x 1080
127 fps
Alto 1920 x 1080
64 fps

League of Legends

League of Legends (LoL) roda nessa placa de vídeo?

O League of Legends, o famoso “lolzinho”, rodou sem nenhuma dificuldade, com mais de 160 fps mesmo com os gráficos no máximo.

Baixo 1920 x 1080
249 fps
Médio 1920 x 1080
192 fps
Alto 1920 x 1080
164 fps

GTA V (Grand Theft Auto 5)

GTA V (Grand Theft Auto) roda nessa placa de vídeo?

O GTA V não funcionou tão bem com tudo no máximo, mas no médio segurou firme uma taxa de 39 fps sem quedas de frames.

Baixo 1920 x 1080
51 fps
Médio 1920 x 1080
39 fps
Alto 1920 x 1080
18 fps

CS:GO (Counter-Strike: Global Offensive)

Counter Strike Global Offensive (CS:GO) roda nessa placa de vídeo?

O famoso CS:GO rodou com 72 fps no nível alto, suficiente para se divertir em um jogo tão competitivo como esse. É interessante observar que no nível médio o jogo possui melhores resultados que nos ajustes mais baixos, essa inconsistência é comum no Counter Strike.

Baixo 1920 x 1080
84 fps
Médio 1920 x 1080
122 fps
Alto 1920 x 1080
72 fps

PUBG Lite

PUBG Lite roda nessa placa de vídeo?

Outro jogo bastante competitivo, o battle royale PUBG Lite rodou sem segredos, com média de 90 fps no nível máximo.

Baixo 1920 x 1080
150 fps
Médio 1920 x 1080
115 fps
Alto 1920 x 1080
90 fps

Fortnite

Fortnite roda nessa placa de vídeo?

Já o irmão mais “engraçadinho”, o Fortnite, acabou tendo um melhor desempenho apenas ao ajustar as configurações para o nível médio de qualidade, atingindo cerca de 74 fps. No modo épico ficou meio travadão.

Baixo 1920 x 1080
88 fps
Médio 1920 x 1080
74 fps
Alto 1920 x 1080
22 fps


Testes de desempenho (benchmarks)

Os benchmarks são testes realizados na máquina com o objetivo de avaliar o desempenho dos componentes na execução de tarefas pesadas. Através dos resultados obtidos é possível ter uma noção sobre como será a performance do notebook em atividades complexas como renderização 3D, edição de vídeos, dentre outras.

Confira os resultados que o Lenovo Yoga S740 alcançou nos testes padrão realizados pela nossa equipe:

Cinebench R15

  • CPU Multi-core: 614 cb
  • CPU Single-Core: 139 cb
  • OpenGL: 89.19 fps

Geek Bench

CPU

GPU

Render BMW (Blender)

  • Tempo CPU: 10 minutos e 46 segundos
  • Tempo GPU: 12 minutos e 03 segundos

Temperaturas e resfriamento do Lenovo Yoga S740

O Lenovo Yoga S740 possui duas ventoinhas para dar conta do resfriamento, principalmente pelo fato de possuir uma GPU dedicada GeForce MX250. E, de fato, o equipamento esquenta pouco. Mesmo durante games a única parte em que o calor é perceptível é acima do teclado, perto das teclas F1, F2, F3 etc.

Mas, isso não é mérito apenas do sistema de resfriamento. Para evitar temperaturas altos a Lenovo resolveu limitar o desempenho da CPU e da GPU após atingir determinadas temperaturas, o chamado Thermal Throtling. Isso infelizmente é uma prática comum entre várias fabricantes, impedindo que os notebooks atinjam todo seu potencial de desempenho.


Bateria de longa duração, funciona mesmo?

Agora vamos falar da bateria, que é um item importantíssimo desse modelo, afinal estamos falando de um notebook homologado pelo Projeto Athena e que promete entregar até 14 horas de autonomia.

A bateria de longa duração é um pré-requisito fundamental para qualquer notebook que queira receber o selo “Engineered for Mobile Performance” que indica a certificação no Projeto Athena da Intel.

Em nossos testes ficou assim:

  • No modo de mais alto desempenho, com brilho no máximo e atividade bastante intensa, o Yoga S740 não surpreende tanto assim, chegando à 4 horas de duração;
  • No modo de melhor desempenho, brilho no máximo e atividade moderada, aí sim tivemos um salto de performance muito mais significativo, chegando a mais de 8 horas de duração;
  • No modo de economia de bateria, com brilho da tela reduzindo e assistindo vídeos, chegamos à 10 horas.
Lenovo Yoga S740 bateria 62 Wh 14 horas de duração

A bateria ocupa um bom espaço interno no aparelho

Um ponto que merece destaque é o carregamento rápido, que permite até 80% de carga em apenas 1 hora na tomada. E, para aquelas situações de emergência, você garante em média 2 horas de autonomia com apenas 15 minutos carregando.

Uma bateria que surpreendeu positivamente, mas para chegar às 14 horas de duração prometidas só mesmo em uso muito simples. Para atividades profissionais e uso intenso a performance vai ser inferior, mas isso é compensado pelo carregamento rápido.


Vale a pena comprar o Lenovo Yoga S740?

O Yoga 740 é um notebook ultrafino da categoria premium, destinado para uso profissional, e que na nossa opinião possui muito mais qualidades que defeitos. Ele se demonstrou melhor que seus concorrentes diretos: Asus ZenBook 14, Dell Inspiron i13 e Apple MacBook Air.

Confira um resumo dos pontos positivos e negativos do Lenovo Yoga S740 81RM0004BR:

Positivo

  • Compacto e elegante
  • Construção em alumínio
  • Não deixa muitas marcas de dedo
  • Tela IPS de qualidade superior
  • Teclado com iluminação homogênea
  • CPU de 10ª geração Ice Lake
  • Memória LPDDR4x com 3733 MHz
  • GPU dedicada MX250

Negativo

  • CPU limitada pela temperatura
  • GPU com Thermal Throttling
  • Não possui HDMI
  • Upgrades limitados

Na data da postagem desta análise o valor do modelo que testamos, o 81RM0004BR com Core i7, girava em torno de 6 mil reais. O modelo de código 81RM0001BR, com Core i5, ficava na faixa dos 5 mil reais. Sabemos que para grande parte dos brasileiros estes são valores muito altos, porém a fabricante Lenovo se esforçou para fazer valer cada centavo do investimento.

Atualmente, no Brasil, não existem modelos na mesma faixa de preço que entreguem a mesma qualidade do Lenovo Yoga S740. Esperamos que isso sirva como “empurrão” para a concorrência trazer novidades mais relevantes e acessíveis nesta categoria de ultra finos premium.

Yoga S740 visão geral do notebook ultrafino premium

VER NA LOJA


Modelos Lenovo Yoga S740 lançados no Brasil

Além do modelo que fizemos o unboxing, o 81RM0004BR com Core i7, a Lenovo lançou também o modelo de código 81RM0001BR com Core i5. Provavelmente em breve serão lançados levando mais modelos, como é de costume da marca.

Lenovo Yoga S740 81RM0001BR Grafite

Lenovo Yoga S740 81RM0001BR Grafite

  • PROCESSADOR Intel Core i5-1035G1 4 núcleos 10ª ger. (até 3,6 GHz)
  • MEMÓRIA RAM 8 GB LPDDR4X 3733 MHz (1x 8 GB) – Não é possível expandir
  • ARMAZENAMENTO Não possui HD | SSD de 256 GB PCIe NVMe
  • PLACA DE VÍDEO dedicada NVIDIA GeForce MX250 2 GB GDDR5
  • TELA 14″ resolução Full HD (1920 x 1080 px) tipo IPS
  • SISTEMA OPERACIONAL Windows 10 Home

VER NA LOJA

Lenovo Yoga S740 81RM0004BR Grafite

Lenovo Yoga S740 81RM0004BR Grafite

  • PROCESSADOR Intel Core i7-1065G7 4 núcleos 10ª ger. (até 3,9 GHz)
  • MEMÓRIA RAM 8 GB LPDDR4X 3733 MHz (1x 8 GB) – Não é possível expandir
  • ARMAZENAMENTO Não possui HD | SSD de 256 GB PCIe NVMe
  • PLACA DE VÍDEO dedicada NVIDIA GeForce MX250 2 GB GDDR5
  • TELA 14″ resolução Full HD (1920×1080 px) tipo IPS
  • SISTEMA OPERACIONAL Windows 10 Home

VER NA LOJA


Confira também o Unboxing

Você pode gostar...

34 Resultados

  1. Ernani disse:

    Se ele não tem HDMI como usar em um projetor de video ou smart TV?

  2. João disse:

    Pessoal,
    estou pensando em pegar um note na faixa dos 6k, trabalho com exames de imagem, então um tela boa é imprescindível, e o note ser portátil ajuda bastante, apesar de eu não considerar essencial..
    Hoje o Lenovo S740 i7 tá saindo na mesma faixa de preço que o Samsung S51 Pro i7. Entre esses dois, quais vcs escolheriam?
    Outra dúvida, nessa faixa de preço, tenho considerado o Acer Helios Predator 300 (i7, 16gb ram, gtx 1660 ti 4gb), apesar dele ter proposta completamente diferente dos outros dois, mas fico na dúvida se ele pode ter um vida útil melhor no longo prazo..
    Obrigado

    • Analista QNC disse:

      Olá João, voltado a uso profissional e portabiliadde indico o Lenovo Yoga S740, a tela dele é ótima, além da longa duração de bateria. O AceR Predator Helios 300 é um excelente notebook também, mas é mais pesado e por ter um hardware mais forte sua bateria dura menos, mas ele da conta de quase tudo, inclusive games atuais.

  3. Heitor disse:

    Como ponto negativo foi apontado a limitação nos upgrades, dentro dessa limitação está incluído o upgrade da memoria SSD?

    • Redatoper disse:

      Olá, Heitor. O slot para colocar SSD já vem ocupado, mas você pode substituir por outro SSD de no máximo 512 GB do tipo NVMe. Abraços.

  4. Bruno Fazoli disse:

    Os estoques do S740 i7 acabaram e o i5 está bem caro agora, mas é o melhor notebook na faixa de preço pelo que pude comparar. Vocês acham que o i5 seria suficiente para mim, sendo que busco portabilidade, edição de fotos, vídeos 1080 e 4k (estou com um Macbook pro 2010 e que está sofrendo para editar videos em 720 e 1080)? Fico pensando que talvez a diferença de preço entre o i7 e i5 posso fazer um upgrade do SSD. Conseguem me dar um luz se esta pode ser uma boa opção? Valeu d+ vocês fazem um trabalho incrível!

    • Analista QNC disse:

      Olá Bruno, obrigado pelo feedback positivo! O Yoga tem um hardware muito bom, eu particularmente investira no I7 e futuramente faria upgrade no SSD ou até mesmo usaria um SSD externo caso precise mais espaço.

  5. Daniel disse:

    Me restou uma dúvida. No site diz que a porta USB-C é tipo “full function”. O que seria isso? Ele carrega o notebook pela porta Thunderbolt no caso de eu ligar um dock com energia?

    • Redatoper disse:

      Significa, Daniel, que ela tem os seguintes suportes: Transmissão de dados rápida – ponta USB-C para USB-C (USB 3.1 Gen 2) na velocidade + 10 Gbps com compatibilidade Retrógrado de transferência de dados para poder de carregamento USB 2.0 e até 3.
      Energia entrega – incorporada e-marker chip, para usb-if energia entrega padrão de carregamento (5 – 20 V, 60 W máx alternativo) e modo de saída de vídeo até resolução 4 K 30 fps.

  6. Gabriel Medeiros Gomes disse:

    Olá!
    Estou gostando bastante das análises e também das explicações mais técnicas sobre os códigos e versões de processadores, por exemplo. Fora as piadinhas, na medida, do apresentador. hahaha Parabéns.
    Eu estava muito inclinado a comprar o Yoga. Porém gostaria de liga-lo em uma tela com HDMI quando estiver em casa. Teria que conectar um adaptador, pelo visto. Um outro ponto negativo pra mim, é a ausência do teclado numérico. Uso o Blender, e por lá é bem interessante ter para os atalhos, quase que crucial. No caso teria que adicionar um outro periférico/adaptador….
    Tenho um desktop em casa para trabalhar com animação 3D no Blender e gostaria de ter também um note que não seja tão pesado para trabalhar quando estiver fora de casa mas que aguente um blender. Além disso, minha esposa levaria eventualmente para o trabalho para navegar, escrever, etc. Mais um fator importante para não ser muito trambolhão. Se puderem me sugerir algum note, agradeço muito!

    • Redatoper disse:

      Olá, Gabriel. Sugiro o Lenovo L340. É um notebook ¨gamer¨ com uma proposta mais leve e discreta, parecido com o Lenovo S145, com a diferença que ele tem um processador de alto desempenho, da linha H, o i5-9300H e a GTX 1050, mais indicada pra quem quer trabalhar com renderização e animação em 3D. Ele não tem uma bateria tão durável quanto o Yoga S740, mas com certeza vai dar conta de editar seus projetos quando estiver fora de casa, além de ter teclas numéricas. Abraços.

  7. Gente, vi que em Portugal lançaram uma versão com 16GB. Pra mim é o único gargalo. Sou fotógrafo e videomaker e ter um pc leve, com bateria longeva e eficiente ia fazer muita diferença pra mim. Mas fico pensando se esses 8G por serem dividos e de tecnologia mais atual suportam uma edição de vídeo mediana/simples. Porque a versão do Acer Nitro 5 (minha outra opção) que tem ssd e 16gb fica inclusive mais cara que a versão i5 do yoga…

    • Laptoper disse:

      Modelos Gamers tem desempenho superior para tarefas como renderização. O diferencial deste está na portabilidade e é para um uso similar aos Macbook Air. Projetos sem exageros.

  8. Rômulo disse:

    Olá! Vi o vídeo de review do notebook e achei essa máquina interessante. Eu sou Desenvolvedor de Software e vou usar basicamente para programar, juntamente com uso para entretenimento. Não costumo jogar no notebook então a placa de vídeo não será um problema. Eu estou preocupado com a memória RAM de apenas 8GB, que pode (e muito) limitar a vida útil dessa máquina, porém no geral ela parece muito boa. Você me recomendaria para esse meu uso? Ou haveria uma opção melhor? (Eu não gostaria de notebooks pesados e mais difíceis de transportar como o Acer Nitro ou o Samsung Odyssey)

    Obrigado e parabéns pelo trabalho! 😉

    • Redatoper disse:

      Olá, Rômulo. Não creio que os 8 GB vão te atrapalhar muito não, ainda mais numa maquina que já vem com SSD do tipo NVMe, sendo bem mais rápido. Muito dificilmente você vai enfrentar travamentos ou qualquer coisa do tipo, a não ser que tente jogar jogos muito pesados. Então acho que o Lenovo Yoga S740 é uma boa opção pra você sim. Se não ele, recomendo comprar o Lenovo L340 que é um gamer mais leve e discreto e instalar um SSD nele. Abraços.

  9. Vivian disse:

    Ei, tudo bem? Poderia me dar uma ajuda? Qual notebook devo comprar com as seguintes especificações:

    – Processador i5 8ª geração Quad-Core
    – Armazenamento SSD 256 ou 128GB
    – Memória RAM 8GB
    – Até R$3.500,00

    Estive olhando os seguintes: Dell Inspiron 15 3000; HP 246-G7 9MW01LA; VAIO F15 VJF157F11X-B0311S; Acer Aspire 5 A515-52G-56UJ. Qual destes seria o melhor? Caso tenha outro para me indicar, poderia me informar?

    Muito obrigada! Não entendo muita coisa =P haha

    • Redatoper disse:

      Olá, Vivian, dentro dessas opções acho que a mais interessante é o Acer Aspire 5 A515-52G-56UJ por ter a MX130 de placa dedicada. Abraços.

  10. viniciushb disse:

    uma pena não permitir o upgrade da memória ram. Ao longo prazo isso limita a vida últil do equipamento com bom desempenho. Vai influenciar na escolha.

  11. Guilherme Matos disse:

    Qual a diferença entre o yoga s740 e o c740? O que difere o ‘s’ para o ‘c’ de alguns notebooks?

  12. Stéfano Lino disse:

    Estou em dúvida, irei comprar para programação e alguns softwares de engenharia, Yoga i5 10° na casa dos 5 mil, ou novos notebook dell, i7 10° também na casa dos 4,5 mil?

    • Analista QNC disse:

      Olá Stéfano, para projetos mais complexos é indicada uma GPU mais forte, ao menos as GTX1050, recomendo dar uma olhada nos Acer Nitro 5 ou nos Samsung Odyssey 2 que tem um design mais discreto.

  13. Luisa Maia disse:

    Boa tarde.
    Estou cogitando comprar um Notebook para estudar os programas Blender, Maya, Zbrush, Substance Painter, Keyshot, After Effects, etc mais escritas no ord . Tenho um computador em casa e creio que consigo rodar todos esses programas nele. O único problema é a disponibilidade de usá-lo.
    Tenho tempo para estudar, mas o computador daqui quase nao tem memoria pelos jogos que meus irmaos baixam .
    Por isso quero investir num notebook para poder estudar, fazer alguns projetos (esboços) e talvez só fazer a finalizaçao ou detalhe no outro computador com os programas menos pesados.
    Procuro um notebook que consiga rodar esses programas sem travar, boa tela e com um boa portabilidade de preferencia .
    Qual processador? Quanto de memória? Convém pôr uma SSD? Qual seria o melhor modelo?
    único notebook que me interessou até agora foi o zenbook e o lenovo yoga, mas estou muito indecisa.
    Obrigada desde já

    • Redatoper disse:

      Olá, Luisa Maia. O Lenovo S740 seria a escolha perfeita pra você. Você precisa de um notebook com tela Full HD IPS, no mínimo 8 GB de RAM, uma placa dedicada no mínimo do tipo MX230. A opção com SSD NVMe também é excelente pois vai agilizar muito o boot. Recomendo outros dois que não são tão portáteis, mas tem as configurações que você precisa: o Acer Nitro 5 AN515 52 5771 e o Lenovo L340. O Nitro 5 citado já vem com SSD, mas é mais robusto. Já o Lenovo L340 é um notebook mais compacto, discreto e leve que tem um poderoso i5-9300H e a GTX 1050, ótimos para o propósito que você pretende usar. O único porém é que ele só tem um slot de ram e não vem com SSD, mas tem slot m.2 para upgrade. Espero ter ajudado. Abraços.

  14. ARNALDO CAVALCANTE PINTO disse:

    Já pedi o Core i5, tô esperando chegar. Como não tem entrada hdmi gostaria que alguém me indicasse qual adaptador comprar.

  15. Lucas disse:

    Estou indeciso entre dois notebooks, o Acer Nitro 5 52-54am (R$3500,00) o L340 81TR0000BR (R$4300,00) e este Yoga S740 (R$4400,00)
    Qual eu escolho? Existe muita diferença entre o Nitro e o L340 que justifique 800,00 reais? O yog eu sei que é top, mas ele roda jogos como esses outros 2 que são chamado de notebooks gamers? E ainda tem o Dell G3 que sai a R$3800,00 e não sei como ele se sai quando comparado com o Nitro e o L340.

    E por ultimo o que quebra no Yoga S740 é a falta de HDMI, não sei se dá pra superar isso e a baixa capacidade de armazenamento.

    Se puder me dar uma luz, na minha vida sempre fui indeciso e o pináculo da minha indecisão é quando vou trocar de computador kkkkkkkkkkkkk

    • Redatoper disse:

      Olá, Lucas. Pra o seu caso, recomendo um gamer mais clássico, como o Acer Nitro 5 52-54AM que vem com SSD + HD de 1 TB pra você guardar os jogos. A diferença de preço em relação ao L340 é bem grande, então ele está mais custo-beneficío. O Yoga S740 seria um notebook voltado mais pra você que usa pra trabalhar fora de casa com edição de imagem e vídeo, precisa fazer consulta com clientes e apresentar projetos de renderização 3D, o que acho que não deve ser seu caso. Ele não vai rodar games tão bem quanto os gamers propriamente ditos. Espero ter ajudado, abraços.

  16. João Paulo disse:

    Em relação ao Lenovo Yoga S740, fiquei em dúvida qual dos dois eu compro, o i5 (R$4.699,00) ou o i7 (R$6.250,00), ambos são certificados pelo Projeto Athena da Intel? Ambos os processadores são Ice Lake? Tirando o processador e o Wireless (2×2 AC em um e Wifi 6 em outro), há mais diferenças entre ambos? Eu farei uso mais da internet, Word e Excel, para mim seria suficiente o i5 ou vale a pena investir um pouco mais no i7?
    Última dúvida, tenho um monitor Dell P2719H, com cabo USB 3.0 para upstream, precisarei comprar algum adaptador? Se sim, qual você sugere?
    Sobre sua dúvida no vídeo Uboxing, sim, tirarei todos os adesivos. Muito obrigado e parabéns pelo site.

    • Redatoper disse:

      Olá, João. A versão i5 também é da 10ª geração Ice Lake, mais eficiente energeticamente e com arquitetura de 10nm, sendo certificados pelo Projeto Athena. Para os usos que você descreveu a versão com i5 já vai dar conta perfeitamente. Se o monitor funciona com o USB 3.0 não vai precisar de um adaptador, mas recomendo comprar um HUB pra usar na saída USB-C e aumentar a quantidade de portas do seu notebook. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *