Recentemente chegou ao Brasil a primeira linha de notebooks certificados pelo Projeto Athena da Intel. São os ultra finos Lenovo Yoga S740, aparelhos com tela de 14″ polegadas e acabamento premium, que prometem estar entre os melhores notebooks profissionais de 2020, com foco em mobilidade e excelente acabamento.

Nossa equipe teve a oportunidade de testar um dos modelos lançados durante vários dias, e estamos aqui para contar como foi o desempenho do notebook em tarefas simples, tarefas complexas e também alguns games. Os resultados você confere agora!

Lenovo Yoga S740 tampa 180 graus

Destaque para a tela que abre em 180 graus

Um dos grandes destaques dos modelos Yoga S740 são os processadores Intel Ice Lake, os chips de décima geração que estão inaugurando a era da inteligência artificial nos notebooks. O modelo que testamos foi o Lenovo Yoga S740 81RM0004BR, com processador Intel Core i7-1065G7, 8 GB de memória RAM LPDDR4x 3733MHz, SSD de 256 GB PCie NVMe e placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce MX250.

Antes de você continuar a leitura já vamos adiantando: esse foi um dos melhores notebooks que já testamos. E não estamos sendo pagos pra falar isso, é uma opinião sincera e baseada na realidade!

Quer saber todos os detalhes? Acompanhe nossa análise completa!

Yoga S740 visão geral do notebook ultrafino premium


Design e acabamento

O Lenovo Yoga S740 causa uma primeira impressão muito positiva, aparentando ser um equipamento de qualidade superior e que realmente vale o preço que é cobrado. Ele é todo construído em alumínio e vem na cor grafite (cinza escuro). É um notebook bastante discreto e elegante. Não possui detalhes chamativos ou em cores diferenciadas, como em outros notebooks da categoria.

Um detalhe que nos agradou bastante foi o fato de que o acabamento não deixa muitas marcas de dedo, algo que é muito comum em notebooks escuros, mas que não acontece com o Yoga S740.

Lenovo Yoga S740 acabamento aluminio grafite cinza escuro fosco

ONDE COMPRAR

O logotipo da família Yoga aparece no canto superior esquerdo da tampa, em baixo relevo, com acabamento brilhante. Apenas na parte de dentro temos a marca da fabricante Lenovo, em uma “etiqueta” prateada no canto direito da base do teclado.

Lenovo Yoga S740 tampa logotipo

As dimensões exatas do Lenovo Yoga S740 são de 32 cm de largura e 21 cm de profundidade, com espessura de 1,49 cm e 1,45 kg de peso.

Comparando com o ASUS ZenBook 14, um modelo da mesma categoria que também foi testado pela nossa equipe, o tamanho é quase idêntico, sendo a diferença mais perceptível no peso. O Yoga é 250 gramas mais pesado, mas isso não chega a ser algo ruim, pelo contrário, apenas transmite uma maior sensação de qualidade ao equipamento.


Onde comprar os novos modelos Lenovo 👇


Tela e teclado

Dois itens essenciais para quem usa o notebook por longos períodos de tempo, a tela e o teclado do novo Lenovo Yoga S740 entregam uma qualidade acima da média, sem nenhum defeito grave. Veja os detalhes:

14″ polegadas de muita qualidade

A tela do Lenovo Yoga S740 é Full HD com painel do tipo IPS e possui como principal diferencial o brilho de 400 nits, um tanto acima da média e que auxilia muito na utilização do notebook em ambientes muito iluminados. Possui também a tecnologia Dolby Vision HDR, que na prática não sabemos ao certo como funciona, mas é uma das responsáveis pelas cores vivas e contraste aprimorado.

Lenovo Yoga S740 tela Full HD IPS 400 nits dolby vision HDR

A fabricante não informa dados técnicos sobre as escalas sRGB ou Adobe RGB, mas assim que descobrirmos atualizaremos este artigo. De qualquer forma, pelo que pudemos perceber comparando com outros modelos que atingem 100% na escala sRGB, é que o Lenovo Yoga S740 possui uma tela de excelente qualidade e que deve agradar os designers e fotógrafos mais exigentes.

O acabamento da tela é brilhante, algo que pode desagradar algumas pessoas, mas que ajuda a deixar as cores mais vibrantes. Nossa equipe não teve nenhum problemas com reflexos.

Teclado e touchpad

O teclado no padrão ABNT2 possui a tecla “Ç” e todos os acentos no padrão brasileiro. As teclas são baixas e macias, proporcionando uma digitação bem prazerosa em longos períodos, além de não fazer muito barulho. Apenas a tecla “Enter” pode ocasionar algum estranhamento no início, afinal ela fica muito próxima da tecla de fechamento de chaves e colchetes, que volta e meia é acionada por engano.

As teclas possuem uma leve curvatura na parte de baixo, detalhe característico da marca Lenovo. O botão de “Power” (liga/desliga) fica no canto superior direito, separado do teclado, e é um pouco duro para ser acionado, algo considerado bom pois evita toques acidentais que fazem o notebook hibernar.

Lenovo Yoga S740 teclado ABNT2

O layout do teclado possui algumas diferenças em relação ao que é apresentado nas fotos do site oficial ou sites de varejistas.

O teclado é retroiluminado com luz branca — com um tom levemente puxado para o roxo — e possui dois níveis de intensidade. A luz é bastante homogênea e não vaza pelas laterais das teclas, algo que acontece muito em alguns modelos como o ASUS ZenBook 14. Ponto positivo para a Lenovo neste comparativo.

Lenovo Yoga S740 teclado retroiluminado luz branca

A retroiluminação é homogênea e de qualidade, com quase nenhum vazamento pelas laterais das teclas

O trackpad possui compatibilidade com todos os drivers de precisão do Windows, entrega um deslizar bem suave dos dedos e uma boa resposta, sem delays. O clique mecânico no centro é meio durinho, mas na parte de baixo os botões esquerdo e direito são macios. Melhor que muitos modelos da mesma categoria, nenhum defeito.


Portas e conectividade

Aqui um dos únicos detalhes que deve desagradar alguns consumidores, pois o Lenovo Yoga S740 é bem “econômico” na quantidade de entradas disponíveis.

Lado esquerdo:

  • 1x USB 3.1 energizada
  • 1x USB-C com Thunderbolt 3
  • 1x áudio combo jack (fone/mic)

Lado direito:

  • 1x USB 3.1

Para utilizar um monitor HDMI, será necessário utilizar “dongles” ou adaptadores. O ponto positivo é que a USB-C possui Thunderbolt 3, sendo possível conectar até 2 monitores externos em 4K, além de várias outras extensões que alguns HUBs podem oferecer.

Lenovo Yoga S740 portas conexões entradas saidas

ONDE COMPRAR

Wi-Fi e Bluetooth

Na parte da conectividade, um dos grandes destaques deste modelo com Core i7 é a presença de um adaptador de rede Wi-Fi 6 (802.11ax), uma exigência do Projeto Athena. O Bluetooth é 4.1.


Detalhes sobre o hardware do Lenovo Yoga S740

Os mais recentes processadores da Intel já começaram a chegar ao Brasil há uns meses, mas o que alguns consumidores ainda não sabem é que existem dois tipos de chips de décima geração: os Comet Lake, com arquitetura antiga de 14 nanômetros, e os Ice Lake, com a nova arquitetura de 10 nanômetros.

Confira nosso artigo sobre os processadores de décima geração da Intel.

Os Lenovo Yoga S740 vem equipados com os chips Ice Lake, que ainda são uma grande novidade por aqui. São processadores exclusivos para notebook, com foco em desempenho gráfico e inteligência artificial.

Chip Processador Intel Ice Lake

O processador Core i7-1065G7 que equipa o Yoga S740 que testamos possui 4 núcleos e pode chegar a até 3.6 GHz, porém seu clock base é de apenas 1.3 GHz, garantindo assim uma melhor eficiência energética e contribuindo para a economia de bateria.

Algo que nos surpreendeu foi a memória RAM de 8 GB no padrão LPDDR4x, com 3733 MHz, muito acima da média do mercado. A memória é soldada na placa mãe mas pelo que pudemos confirmar em alguns benchmarks ela é dividida em 2 módulos de 4 GB cada, trabalhando em dual channel e garantindo performance superior.

Gráficos integrados Iris Plus

Apesar do Lenovo Yoga S740 vir equipado com uma placa de vídeo dedicada (MX250), chama a atenção o fato de termos em mãos um equipamento com os novíssimos gráficos integrados Intel Iris Plus Graphics, que prometem uma grande evolução em relação aos antigos UHD Graphics.

Em breve faremos testes mais específicos sobre a GPU integrada e lançaremos novos conteúdos em nosso site e também no Youtube.

Armazenamento SSD PCIe NVMe

O Lenovo Yoga S740 vem com um SSD do tipo PCIe NVMe, algo já esperado nessa categoria e nessa faixa de preço. Através de testes no software CrystalDiskMark chegamos a taxas de transferência de mais de 3.500 MB/s para leitura e mais de 2.300 MB/s para escrita.

Lenovo Yoga S740 taxas de transferencia SSD PCIe NVMe CrystalDiskMark

Webcam com sensor ToF infravermelho

A câmera frontal do Lenovo Yoga S740 não é uma webcam qualquer, pois ela possui um sensor ToF (Time Of Flight). Trata-se de um sensor infravermelho que faz mapeamentos tridimensionais no ambiente, emitindo uma luz e absorvendo o reflexo dessa luz para saber qual a distância de determinado objeto em relação à tela.

Essa câmera é muito utilizada em celulares e é muito útil para fazer o reconhecimento facial, por exemplo, mapeando todos os pontos tridimensionais do seu rosto. No Yoga essa tecnologia serve ainda para um recurso de desfoque de fundo em vídeo conferências.

Confira nosso vídeo especial mostrando os recursos de inteligência artificial da linha Yoga S740.

Upgrades

O Yoga S740 não possui tampas de fácil acesso para upgrades, é preciso desparafusar a parte inferior da carcaça. As únicas possibilidades de atualizações de hardware neste modelo são o módulo de rede sem fio e o SSD padrão M.2. A memória RAM é soldada na placa e não existem slots vazios.

Você já viu nosso guia completo de compra de SSDs? Lá tiramos todas as dúvidas sobre este tipo de armazenamento que faz toda a diferença em um notebook.
Lenovo Yoga S740 notebook aberto upgrades

Na parte de resfriamento existem dois fans (ventoinhas) em virtude da presença de uma placa de vídeo dedicada


Ficha técnica do Lenovo Yoga S740

  • Série YOGA | Lançamento 2020 | Código de Barras EAN 194778187299 | Cor Grafite
  • PROCESSADOR Intel Core i7-1065G7 4 núcleos 10ª ger. (até 3.9 GHz)
  • MEMÓRIA RAM 8 GB LPDDR4x 3733 MHz (2x 4 GB soldados) – Não é possível expandir
  • ARMAZENAMENTO SSD de 256 GB PCIe NVMe | Não possui HD
  • PLACA DE VÍDEO dedicada NVIDIA GeForce MX250 2 GB GDDR5
  • TELA 14″ resolução Full HD (1920 x 1080 px) tipo IPS
  • SISTEMA OPERACIONAL Windows 10 Home
  • TECLADO retroiluminado Patrão PT BR com Ç (ABNT2)
  • ÁUDIO Alto-falantes (2x 2W) com certificação Dolby Atmos
  • BATERIA 4 células – 62Wh – Longa duração
  • Comunicação: Bluetooth 4.2 | Wi-Fi 6 (802.11ax)
  • Câmera IR & HD 720p com sensor ToF
  • Portas e conexões: 2x USB 3.1 | 1x USB-C Thunderbolt 3 | 1x áudio combo jack (fone/mic)
  • Dimensões (LxPxA) 32 x 21 x 1,49 cm | Peso (aprox.) 1,45 kg

Alto-falantes voltados para cima

Na parte de áudio temos um detalhe bem interessante: os alto-falantes ficam ao lado do teclado e são voltados para cima, ou seja, não existe o risco do som ficar abafado ou mudar de acordo com a superfície em que o notebook está apoiado. Os alto-falantes contam ainda com a tecnologia Dolby Atmos.

Lenovo Yoga S740 alto-falantes voltados para cima base teclado

Posição dos alto-falantes indicada em vermelho

Ao abrir a carcaça do notebook, uma nova surpresa: o tamanho dos alto-falantes é muito acima do comum. Na prática, isso significa um som bem mais alto que a média. Um som limpo, sem muitas distorções, com bons graves, médios e agudos.

Os módulos de alto-falantes internos são de um tamanho bastante fora do comum, acima da média

ONDE COMPRAR

Gravação de som com cancelamento de ruídos

Um detalhe interessante que tem ligação com os investimentos da fabricante na área de inteligência artificial é a gravação de sons com cancelamento de ruídos externos. Esse recurso é ativado através do software Lenovo Vantage e permite isolar sua voz caso você esteja em um ambiente com muito barulho. Testamos e funcionou perfeitamente! Confira no vídeo.


Glance – uso prático para o sensor infravermelho

Através do software Glance, que vem instalado de fábrica, é possível ativar alguns recursos interessantes no Yoga S740, principalmente para quem usa dois monitores. Através do sensor ToF disponível na webcam o software possibilita que você mova janelas de um monitor para outro com o movimento da cabeça, por exemplo.

Também é possível deixar a imagem do monitor que você não está olhando desfocada, para evitar olhares curiosos, ou então ser avisado quando uma pessoa está atrás de você “espionando” sua tela.

Veja nosso vídeo sobre inteligência artificial


Desempenho em jogos

O Lenovo Yoga S740 conta com uma placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce MX250 com 2 GB de memória. A dúvida principal é se um equipamento desse tamanho, que não é voltado para games, vai aguentar rodar alguns jogos? Confira os testes que realizamos, todos na resolução Full HD.

Durante os testes enfrentamos algumas leves quedas de desempenho, quando as temperaturas ultrapassaram os 70 graus. A performance da GPU é reduzida automaticamente, até a temperatura se normalizar (o famoso Thermal Throtling). Mas não foram quedas muito bruscas, deu pra continuar aproveitando os games com uma boa qualidade.

FIFA 2019

FIFA 2019 roda nessa placa de vídeo?
Baixo 1920 x 1080
80 fps
Médio 1920 x 1080
65 fps
Alto 1920 x 1080
40 fps

The Sims 4

The Sims 4 roda nessa placa de vídeo?
Baixo 1920 x 1080
173 fps
Médio 1920 x 1080
127 fps
Alto 1920 x 1080
64 fps

League of Legends

League of Legends (LoL) roda nessa placa de vídeo?
Baixo 1920 x 1080
249 fps
Médio 1920 x 1080
192 fps
Alto 1920 x 1080
164 fps

GTA V (Grand Theft Auto 5)

GTA V (Grand Theft Auto) roda nessa placa de vídeo?
Baixo 1920 x 1080
51 fps
Médio 1920 x 1080
39 fps
Alto 1920 x 1080
18 fps

CS:GO (Counter-Strike: Global Offensive)

Counter Strike Global Offensive (CS:GO) roda nessa placa de vídeo?
Baixo 1920 x 1080
84 fps
Médio 1920 x 1080
122 fps
Alto 1920 x 1080
72 fps

PUBG Lite

PUBG Lite roda nessa placa de vídeo?
Baixo 1920 x 1080
150 fps
Médio 1920 x 1080
115 fps
Alto 1920 x 1080
90 fps

Fortnite

Fortnite roda nessa placa de vídeo?
Baixo 1920 x 1080
88 fps
Médio 1920 x 1080
74 fps
Alto 1920 x 1080
22 fps

Testes de desempenho (benchmarks)

Os benchmarks são testes realizados na máquina com o objetivo de avaliar o desempenho dos componentes na execução de tarefas pesadas. Através dos resultados obtidos é possível ter uma noção sobre como será a performance do notebook em atividades complexas como renderização 3D, edição de vídeos, dentre outras.

Confira os resultados que o Lenovo Yoga S740 alcançou nos testes padrão realizados pela nossa equipe:

Cinebench R15

  • CPU Multi-core: 614 cb
  • CPU Single-Core: 139 cb
  • OpenGL: 89.19 fps

Geek Bench

CPU

GPU

Render BMW (Blender)

  • Tempo CPU: 10 minutos e 46 segundos
  • Tempo GPU: 12 minutos e 03 segundos

Temperaturas e resfriamento do Lenovo Yoga S740

O Lenovo Yoga S740 possui duas ventoinhas para dar conta do resfriamento, principalmente pelo fato de possuir uma GPU dedicada GeForce MX250. E, de fato, o equipamento esquenta pouco. Mesmo durante games a única parte em que o calor é perceptível é acima do teclado, perto das teclas F1, F2, F3 etc.

Mas, isso não é mérito apenas do sistema de resfriamento. Para evitar temperaturas altos a Lenovo resolveu limitar o desempenho da CPU e da GPU após atingir determinadas temperaturas, o chamado Thermal Throtling. Isso infelizmente é uma prática comum entre várias fabricantes, impedindo que os notebooks atinjam todo seu potencial de desempenho.


Bateria de longa duração, funciona mesmo?

Agora vamos falar da bateria, que é um item importantíssimo desse modelo, afinal estamos falando de um notebook homologado pelo Projeto Athena e que promete entregar até 14 horas de autonomia.

A bateria de longa duração é um pré-requisito fundamental para qualquer notebook que queira receber o selo “Engineered for Mobile Performance” que indica a certificação no Projeto Athena da Intel.

Em nossos testes ficou assim:

  • No modo de mais alto desempenho, com brilho no máximo e atividade bastante intensa, o Yoga S740 não surpreende tanto assim, chegando à 4 horas de duração;
  • No modo de melhor desempenho, brilho no máximo e atividade moderada, aí sim tivemos um salto de performance muito mais significativo, chegando a mais de 8 horas de duração;
  • No modo de economia de bateria, com brilho da tela reduzindo e assistindo vídeos, chegamos à 10 horas.
Lenovo Yoga S740 bateria 62 Wh 14 horas de duração

A bateria ocupa um bom espaço interno no aparelho

Um ponto que merece destaque é o carregamento rápido, que permite até 80% de carga em apenas 1 hora na tomada. E, para aquelas situações de emergência, você garante em média 2 horas de autonomia com apenas 15 minutos carregando.

Uma bateria que surpreendeu positivamente, mas para chegar às 14 horas de duração prometidas só mesmo em uso muito simples. Para atividades profissionais e uso intenso a performance vai ser inferior, mas isso é compensado pelo carregamento rápido.


Vale a pena comprar o Lenovo Yoga S740?

O Yoga 740 é um notebook ultrafino da categoria premium, destinado para uso profissional, e que na nossa opinião possui muito mais qualidades que defeitos. Ele se demonstrou melhor que seus concorrentes diretos: Asus ZenBook 14, Dell Inspiron i13 e Apple MacBook Air.

Confira um resumo dos pontos positivos e negativos do Lenovo Yoga S740 81RM0004BR:

Positivo

  • Compacto e elegante
  • Construção em alumínio
  • Não deixa muitas marcas de dedo
  • Tela IPS de qualidade superior
  • Teclado com iluminação homogênea
  • CPU de 10ª geração Ice Lake
  • Memória LPDDR4x com 3733 MHz
  • GPU dedicada MX250

Negativo

  • CPU limitada pela temperatura
  • GPU com Thermal Throttling
  • Não possui HDMI
  • Upgrades limitados

Na data da postagem desta análise o valor do modelo que testamos, o 81RM0004BR com Core i7, girava em torno de 6 mil reais. O modelo de código 81RM0001BR, com Core i5, ficava na faixa dos 5 mil reais. Sabemos que para grande parte dos brasileiros estes são valores muito altos, porém a fabricante Lenovo se esforçou para fazer valer cada centavo do investimento.

Atualmente, no Brasil, não existem modelos na mesma faixa de preço que entreguem a mesma qualidade do Lenovo Yoga S740. Esperamos que isso sirva como “empurrão” para a concorrência trazer novidades mais relevantes e acessíveis nesta categoria de ultra finos premium.

Yoga S740 visão geral do notebook ultrafino premium

ONDE COMPRAR


Confira também o Unboxing


Pesquise notebooks por categoria

Básicos

Mais baratinhos

Processadores Celeron e Pentium (ou similares)

VER LISTA…

De entrada

Estudos e escritório

Processadores Core i3 ou Ryzen 3

VER LISTA…

Intermediários

Diversas atividades

Processadores Core i5 e i7 ou Ryzen 5 e 7

VER LISTA…

2 em 1 (tablet)

Versatilidade

Conversíveis com tela dobrável sensível ao toque

VER LISTA…

Premium

Finos e elegantes

Ultrafinos de boa tela e com boas configurações

VER LISTA…

Gamers

Jogos pesados

Processadores série “H” e GPU dedicada potente

VER LISTA…


Faça parte dos nossos grupos de ofertas

Grupo ofertas de notebook no WhatsApp e Telegram – Descontos e cupons para comprar barato