Guia completo para comprar um SSD para seu notebook

Qual SSD comprar? Caixinha SATA 3 NVMe Solid State Drive

O armazenamento é, sem dúvidas, uma característica muito importante na hora de escolher um novo computador. No Brasil os notebooks vêm de fábrica com HDs mecânicos na maioria das vezes. Esses HDs, apesar de oferecerem muito espaço, são dispositivos antiquados e lentos, então muitos consumidores acabam optando por comprar um SSD por conta própria para melhorar o desempenho, mas isso costuma gerar algumas dúvidas.

Como já mostramos neste vídeo comparativo o SSD (“Solid State Drive”) é essencial quando o assunto é performance, afinal com ele a velocidade do notebook aumenta muito, tanto para ligar o aparelho quanto para abrir programas ou transferir arquivos. Isso acontece porque o SSD não possui partes móveis ou mecânicas, tudo funciona “na velocidade da luz”.

SSD é sinônimo de mais produtividade e menos frustrações. Muitos notebooks antigos podem ganhar uma sobrevida ao instalar esse tipo de dispositivo de armazenamento.

O problema é que comprar um SSD não é algo tão simples, afinal existem diferentes tipos de dispositivos e é preciso ficar atento com questões importantes como a compatibilidade. Neste artigo vamos explicar tudo que você precisa saber para decidir qual SSD comprar.


Quais são os tipos de SSD? SATA e M.2

Ao pesquisar por “SSD” nas grandes lojas é comum se sentir perdido em meio a grande variedade de marcas e modelos, que são divididos entre SSDs do tipo SATA (caixinha) e do tipo M.2 (módulo). Confira as diferenças entre eles:

SSD tipo SATA

SSD tipo M.2

Os SSDs tipo SATA foram os primeiros modelos lançados no mercado e ainda hoje são muito populares. Possuem formato de “caixinha”, com 2,5” polegadas, do mesmo tamanho de um HD de notebook tradicional.

Os SSDs tipo M.2 são mais atuais e vêm se tornando padrão no mercado. Os módulos se assemelham a um “pente” de memória, normalmente nas medidas de 22 x 80 mm, identificados com o código “2280”.

SSD tipo SATA (caixinha de 2,5″ polegadas)

SSD tipo SATA (caixinha de 2,5″ polegadas)

SSD tipo M.2 (módulo de até 22 x 80 mm)

SSD tipo M.2 (módulo de até 22 x 80 mm)

O conector do tipo SATA é o mesmo utilizado pelos HDs tradicionais, ou seja, este tipo de SSD é plugado no lugar do HD, não sendo possível utilizar os dois ao mesmo tempo nos notebooks atuais.

O conector do tipo M.2 foi criado especialmente para os dispositivos da nova geração. Os SSDs deste tipo se destacam por serem menores, muito mais leves e possuírem modelos mais rápidos.

O protocolo de comunicação utilizado por este tipo de SSD é o SATA III (ou SATA 3) que atinge velocidades médias de 500 MB/s para leitura e escrita.

O protocolo deste tipo de SSD pode ser o SATA III (igual aos modelos de caixinha) ou então o PCIe NVMe, que atinge velocidades até 6x superiores.

DICA DO ESPECIALISTA

Perceba que o protocolo SATA III pode ser encontrado tanto nos SSDs tipo SATA (caixinha) quanto nos SSDs tipo M.2 (módulo). O protocolo é como se fosse o “software” que diz como o SSD deve se comunicar com o computador, com influência direta na velocidade (leitura e escrita).

O protocolo SATA III é mais lento que o PCIe NVMe, mas ainda assim é muito mais rápido que os HDs tradicionais. Sendo assim, instalar qualquer tipo de SSD é sempre uma boa opção!

O que são os protocolos de comunicação?

A intenção deste artigo é tirar as dúvidas de pessoas que não possuem muito conhecimento técnico, então vamos explicar isso de um jeito bem simples e objetivo.

O tipo de SSD é relacionado ao seu conector (parte física) e influencia no formato do dispositivo, já o protocolo (parte lógica) é o conjunto de regras e instruções que controlam a maneira como o SSD se comunica com o notebook.

Protocolos SATA 3 e NVMe

O protocolo SATA III pode ser encontrado nos dois tipos de SSD. Já o PCIe NVMe é um protocolo mais atual, encontrado apenas nos SSDs do tipo M.2 (módulo). O PCIe NVMe é mais otimizado e eficiente, atingindo velocidades de leitura e escrita muito superiores, mas acaba sendo também mais caro.

  • SATA III: as taxas de transferência máximas ficam em torno de 500 MB/s para leitura e escrita
  • PCIe NVMe: as taxas de transferência máximas ficam em torno de 3.000 MB/s para leitura e escrita

Comprar SSD diferenças entre conector e protocolo SATA M.2 SATA III PCie NVMe

No uso diário, seja para estudar ou para trabalhar, qualquer SSD vai fazer uma enorme diferença na performance e produtividade, ou seja, vale muito a pena comprar um SSD independente do protocolo que ele utiliza. A principal questão a se levar em consideração é a compatibilidade. Falaremos sobre isso logo abaixo.


Como saber qual SSD é compatível com seu notebook?

Em alguns casos descobrir se um SSD é compatível com um determinado modelo de notebook pode parecer um tanto complicado, mas estamos aqui para explicar. Veja como funciona:

Compatibilidade SSDs tipo SATA

Os SSDs do tipo SATA possuem um conector igual ao utilizado pelos HDs tradicionais, então a grande maioria dos notebooks da atualidade possui compatibilidade com este dispositivo. Apenas alguns modelos de notebooks ultrafinos ou especiais não possuem espaço para um SSD deste tipo.

Para instalar um SSD SATA em seu notebook é necessário substituir o HD de fábrica pelo SSD de caixinha, ou seja, não é possível manter os dois juntos na máquina.

Você pode transformar o HD de fábrica em um HD externo e aproveitá-lo como um dispositivo de armazenamento extra. Veja aqui opções de gavetas/cases para HD externo.
Compatibilidade SSD tipo SATA 2,5" polegadas caixinha

O SSD tipo SATA (caixinha) é instalado no mesmo lugar onde fica o HD tradicional (HD mecânico)

Nos notebooks antigos que possuíam drive de CD/DVD era possível instalar um SSD SATA em um adaptador chamado Caddy, mas atualmente esses drives estão sendo aposentados. Caso você possua um notebook antigo que possui drive de CD/DVD e tenha interesse em saber mais sobre os adaptadores Caddy, confira este vídeo.


Compatibilidade SSDs tipo M.2

Aqui a coisa começa a ficar um pouco confusa, pois os SSDs do tipo M.2 possuem diferentes padrões de conector, ou seja, o encaixe que fica na placa mãe do seu notebook pode aceitar apenas módulos com conector padrão chave B ou com padrão chave M. Existem também os conectores híbridos (chave B + M), que podem ser encaixados em qualquer entrada M.2.

  • Chave B: utilizada apenas em SSDs com protocolo SATA III
  • Chave M: utilizada apenas em SSDs com protocolo PCIe NVMe
  • Chave B + M: utilizada tanto em SSDs SATA III quanto SSDS PCIe NVMe.
Qual SSD comprar: Chave B (Sata) e Chave M (PCIe NVMe) ou Chave B+M

Nesta ilustração os módulos estão sendo vistos de frente, onde ficam o logotipo da fabricante e os chips de memória

Os módulos fabricados com chave B praticamente não são mais vistos no mercado. Eram utilizados nos primeiros modelos de SSD tipo M.2, mas estão sendo descontinuados e não encaixam nos conectores dos notebooks mais atuais.

Já os módulos fabricados com chave M são utilizados nos SSDs com protocolo PCIe NVMe, mais atuais e mais rápidos. Não é possível encaixar esses módulos em notebooks antigos.

E, por fim, os módulos híbridos fabricados com chave B + M são encontrados utilizando tanto o protocolo SATA III quanto o protocolo PCIe NVMe, sendo que o SATA III é o mais comum no mercado nacional.

Exemplo de entrada (slot) do tipo M.2

Exemplo de entrada (slot) do tipo M.2. É preciso abrir a carcaça do notebook para fazer a instalação.

Fique atento: O padrão com chave B + M permite que os módulos sejam encaixados em entradas M.2 tanto de notebooks mais antigos quanto de notebooks mais atuais, porém em alguns casos o SSD pode funcionar em velocidade reduzida ou até mesmo não funcionar.

DICA DO ESPECIALISTA

Infelizmente as fabricantes nem sempre divulgam qual a compatibilidade exata de seus notebooks, se aceitam apenas SSDs do tipo M.2 que utilizam protocolo SATA III ou se aceitam também os de protocolo PCIe NVMe. Na dúvida, compre os modelos híbridos de chave B + M que utilizam protocolo SATA III, eles irão funcionar em qualquer notebook com entrada do tipo M.2.

Tamanho (dimensões) do módulo

Atualmente prestar atenção nas dimensões físicas do módulo SSD já não é algo tão relevante, pois a absoluta maioria dos SSDs tipo M.2 disponíveis no mercado são identificados com o código 2280, ou seja, possuem o tamanho de 22 x 80 mm. Praticamente todos os notebooks da atualidade aceitam esse padrão.

Há um tempo atrás, quando os primeiros SSDs do tipo M.2 chegaram ao mercado, a questão das dimensões era mais crítica, pois haviam várias opções de tamanho.

SSDs de diferentes tamanhos: 2280, 2260 e 2242

SSDs de diferentes tamanhos: 2280, 2260 e 2242

Taxas de transferência

Outro detalhe que pode confundir os consumidores na questão da compatibilidade são as taxas de transferência, ou seja, as velocidades máximas de leitura e gravação suportadas pelo notebook.

Os SSDs que utilizam protocolo SATA III atingem velocidades máximas de em média 500 MB/s para leitura e gravação, e todos os notebooks suportam essas taxas tranquilamente.

Já os SSDs do tipo M.2 que utilizam o protocolo PCIe NVMe possuem diferentes gerações, cada uma suportando diferentes taxas de transferência máximas.

  • PCIe 3.0 x2 (Gen 3×2): Atinge velocidades máximas de em média 1.500 MB/s para leitura e gravação.
  • PCIe 3.0 x4 (Gen 3×4): Atinge velocidades máximas de em média 3.000 MB/s para leitura e gravação.

Um notebook pode ser compatível com o protocolo PCIe NVMe apenas na velocidade “Gen 3×2”, mas as fabricantes quase nunca deixam essa informação clara para o público. Então, é muito comum relatos de pessoas comprando SSD mais caros e mais rápidos em busca do melhor desempenho, para só depois perceberem que o SSD não funciona em sua velocidade máxima.

Então, a menos que você tenha absoluta certeza sobre a compatibilidade de seu notebook, evite comprar modelos muito caros, eles nem sempre serão a melhor opção.

DICA DO ESPECIALISTA

Independente do tipo de SSD que você escolher, ele vai melhorar muito o seu dia a dia! Procure os SSDs mais modernos e rápidos apenas se você entender bem do assunto e for muito exigente ou realizar atividades muito complexas. Caso contrário, os mais baratinhos já darão conta do recado!


Marcas mais confiáveis de SSD

Ao procurar por um novo SSD é comum encontrar fabricantes pouco conhecidos como ADATA, Aspeed, Crucial, Goldenfir, KingDian, Lexar, Patriot, TeamGroup, dentre muitas outras. Algumas dessas marcas, apesar de pouco populares, são muito boas. Outras nem tanto…

Como as opções são muitas, neste artigo vamos nos focar apenas nas marcas mais conhecidas e confiáveis do mercado: Corsair, Kingston, Samsung, Sandisk, Western Digital, e até mesmo Intel (sim, a Intel também fabrica SSDs!).

Marcas confiáveis SSD

Todas as marcas citadas acima são todas super confiáveis, não havendo diferenças significativas para uso intermediário. Pode comprar sem medo, apenas ficando atento às questões de compatibilidade que já foram descritas anteriormente.


Modelos de SSD disponíveis no mercado nacional

Os preços e condições anunciadas podem mudar a qualquer momento. Nossa equipe se esforça diariamente para manter as ofertas atualizadas, porém algumas informações podem estar diferentes das divulgados pelas lojas, principalmente nos fins de semana.

Comprar um SSD do tipo SATA (caixinha 2,5” polegadas)

Os SSDs do tipo SATA são muito comuns no mercado nacional, principalmente pelo fato de serem compatíveis com a maioria dos notebooks (antigos e atuais) e também por serem mais baratos e acessíveis.

SSDs tipo SATA (caixinha) disponíveis no mercado

  • A400
  • SA400S37/120G

120 GB
  • Leitura: 500 MB/s
  • Gravação: 320 MB/s
  • Plus
  • SDSSDA-120G-G27

120 GB
  • Leitura: 530 MB/s
  • Gravação: 400 MB/s
  • WD Green
  • WDS120G2G0A

120 GB
  • Leitura: 545 MB/s
  • Gravação: 430 MB/s
  • A400
  • SA400S37/240G

240 GB
  • Leitura: 500 MB/s
  • Gravação: 350 MB/s
  • Plus
  • SDSSDA-240G-G26

240 GB
  • Leitura: 535 MB/s
  • Gravação: 445 MB/s
  • WD Green
  • WDS240G2G0A

240 GB
  • Leitura: 545 MB/s
  • Gravação: 465 MB/s
  • A400
  • SA400S37/480G

480 GB
  • Leitura: 500 MB/s
  • Gravação: 450 MB/s
  • Plus
  • SDSSDA-480G-G26

480 GB
  • Leitura: 535 MB/s
  • Gravação: 445 MB/s
  • WD Green
  • WDS480G2G0A

480 GB
  • Leitura: 545 MB/s
  • Gravação: 430 MB/s

DICA DO ESPECIALISTA

O mercado de SSDs do tipo SATA é dominado pelas linhas Kingston A400, Western Digital WD Green e SanDisk Plus. Existem outras linhas com mais espaço de armazenamento e outras marcas menos famosas e mais baratas, mas nossa sugestão (caso você seja pouco familiarizado com tecnologia) é comprar alguma das opções indicadas pela nossa equipe.


Comprar um SSD do tipo M.2 SATA III

Os SSDs do tipo M.2 que utilizam o protocolo SATA III possuem desempenho e valores semelhantes aos SSDs de caixinha. A grande vantagem é poder utilizar o HD tradicional e o SSD ao mesmo tempo, visto que usam conectores diferentes.

SSDs tipo M.2 SATA III disponíveis no mercado

  • A400
  • SA400M8/120G

120 GB
  • Leitura: 500 MB/s
  • Gravação: 350 MB/s
  • WD Green
  • WDS120G2G0B

120 GB
  • Leitura: 545 MB/s
  • Gravação: 430 MB/s
  • A400
  • SA400M8/240G

240 GB
  • Leitura: 500 MB/s
  • Gravação: 350 MB/s
  • WD Green
  • WDS240G2G0B

240 GB
  • Leitura: 545 MB/s
  • Gravação: 465 MB/s
  • WD Blue
  • WDS250G2B0B

250 GB
  • Leitura: 550 MB/s
  • Gravação: 525 MB/s
  • WD Green
  • WDS480G2G0B

480 GB
  • Leitura: 545 MB/s
  • Gravação: 465 MB/s
  • WD Blue
  • WDS500G2B0B

500 GB
  • Leitura: 560 MB/s
  • Gravação: 530 MB/s
Indisponível
  • WD Blue
  • WDS100T2B0B

1000 GB
  • Leitura: 560 MB/s
  • Gravação: 530 MB/s

Comprar um SSD do tipo M.2 PCIe NVMe

Os SSDs do tipo M.2 com protocolo PCIe NVMe são os mais rápidos do mercado, ideais para quem pode investir um pouco mais e busca o máximo de desempenho. Mas, é importante apenas ficar atento à compatibilidade de seu notebook, pois estes modelos podem não funcionar em notebooks mais antigos ou podem funcionar em velocidades reduzidas.

Só compre este tipo de SSD caso você tenha certeza sobre a compatibilidade.

SSDs tipo M.2 PCIe NVMe disponíveis no mercado

  • Force Series
  • CSSD-F240GBMP300

240 GB
  • Leitura: 1580 MB/s
  • Gravação: 920 MB/s
  • Force Series
  • CSSD-F240GBMP510

240 GB
  • Leitura: 3100 MB/s
  • Gravação: 1050 MB/s
  • A1000
  • SA1000M8/240G

240 GB
  • Leitura: 1500 MB/s
  • Gravação: 800 MB/s
  • A2000
  • SA2000M8/250G

250 GB
  • Leitura: 2000 MB/s
  • Gravação: 1100 MB/s
  • WD Blue
  • WDS250G1B0C

250 GB
  • Leitura: 1700 MB/s
  • Gravação: 1300 MB/s
  • WD Black
  • WDS250G3X0C

250 GB
  • Leitura: 3100 MB/s
  • Gravação: 1600 MB/s
  • Force Series
  • CSSD-F480GBMP510

480 GB
  • Leitura: 3480 MB/s
  • Gravação: 2000 MB/s
  • A1000
  • SA1000M8/480G

480 GB
  • Leitura: 1500 MB/s
  • Gravação: 900 MB/s
  • A2000
  • SA2000M8/500G

500 GB
  • Leitura: 2200 MB/s
  • Gravação: 2000 MB/s
  • WD Blue
  • WDS500G1B0C

500 GB
  • Leitura: 1700 MB/s
  • Gravação: 1450 MB/s
  • WD Black
  • WDS500G3X0C

500 GB
  • Leitura: 3470 MB/s
  • Gravação: 2600 MB/s
  • Force Series
  • CSSD-F960GBMP510

960 GB
  • Leitura: 3480 MB/s
  • Gravação: 3000 MB/s
  • 660P
  • SSDPEKNW010T8X

1000 GB
  • Leitura: 1800 MB/s
  • Gravação: 1800 MB/s
  • WD Black
  • WDS100T3X0C

1000 GB
  • Leitura: 3470 MB/s
  • Gravação: 3000 MB/s

Como instalar um SSD em seu notebook

Isso vai variar de modelo para modelo, e é sempre muito importante pedir ajuda de um técnico em informática ou alguma pessoa mais familiarizada com tecnologia para realizar esse procedimento.

É importante tomar cuidado redobrado com backups de arquivos, principalmente caso você esteja instalando o SSD em um notebook mais antigo. Peça ajuda de alguém que entende do assunto e não corra o risco de perder documentos e fotos importantes.

Como instalar um SSD

Para que o SSD faça diferença no desempenho do seu notebook é necessário que o sistema operacional (Windows ou Linux) seja instalado no próprio SSD. Isso vai exigir o trabalho de formatação do notebook, que também necessita de conhecimento técnico avançado. Pode ser necessária a contratação de um profissional qualificado.

Até a data de lançamento deste artigo era muito difícil encontrar notebooks com SSD de fábrica. Mas, as fabricantes parecem já ter percebido a importância deste item e, ao que tudo indica, em breve notebooks com este dispositivo serão cada vez mais comuns e mais baratos!

Notebooks com SSD de fábrica

DICAS DO ESPECIALISTA

  • O valor dos serviços de instalação e formatação varia muito de estado para estado, podendo ficar entre R$ 40 a R$ 100 (ou até mais…). Prefira contratar profissionais que possuem boas referências. Uma boa dica é pedir indicações através do Facebook ou WhatsApp, em grupos de anúncios da sua cidade;
  • Converse sempre com o suporte oficial da fabricante de seu notebook para tirar dúvidas sobre a garantia. Normalmente instalar um SSD não invalida a garantia, desde que nada seja danificado no processo. Mesmo assim, é importante confirmar oficialmente;
  • O Windows original, nos modelos atuais de notebook, fica com sua chave de ativação (serial key) salva na memória interna do equipamento (na BIOS). Então, ao instalar o sistema operacional em um SSD novo, você manterá sua cópia autêntica do Windows.

Instalação de SSDs do tipo SATA

Muitos modelos de notebook já oferecem tampas de fácil acesso na parte de baixo do aparelho. Neste caso, basta abrir a tampa e retirar o HD de fábrica (caso exista), e cuidadosamente substituir o HD antigo pelo SSD. Já em outros modelos é necessário desparafusar a tampa inferior.

Confira este vídeo dos nossos parceiros da empresa BringIT para mais detalhes, lembrando que o procedimento pode mudar de equipamento para equipamento:


Instalação de SSDs do tipo M.2

Para este tipo de SSD é muito difícil encontrar modelos de notebook com tampas de fácil acesso, por isso provavelmente será necessário desparafusar a tampa inferior do equipamento e localizar a entrada M.2. É preciso ficar atento à questões de compatibilidade já informadas no decorrer deste artigo.

Confira nosso vídeo que mostra detalhes sobre a instalação, lembrando que o procedimento pode mudar de equipamento para equipamento:


Detalhes técnicos: diferenças entre SLC, MLC, TLC e QLC

Esse assunto é um bônus, pois é mais voltado para pessoas com maior conhecimento técnico e mais exigentes. Se você busca um SSD para uso intermediário do dia a dia não precisa se preocupar muito com isso.

Os chips de memória que equipam os SSDs, também conhecidos como Flash NAND, possuem diferentes tipos de células, que influenciam em capacidade de armazenamento, velocidades de leitura e escrita e também na vida útil do SSD (ciclos de leitura e escrita).

  • SLC (Single Level Cell): Armazenam um único bit em cada célula. Durabilidade estimada em 100 mil ciclos.
  • MLC (Multi Layer Cell): Armazenam dois bits em cada célula. Durabilidade estimada em 10 mil ciclos.
  • TLC (Triple Level Cell): Armazenam três bits em cada célula. Durabilidade estimada em 5 mil ciclos.
  • QLC (Quad Level Cell): Armazenam quatro bits em cada célula. Durabilidade estimada em mil ciclos.

Chips de memória Flash NAND - Tipos de células: SLC MLC TLC QLC

Não vamos nos aprofundar muito no assunto neste artigo, mas em resumo pode-se dizer que quanto menos bits armazenados por célula, melhor a performance e a vida útil do SSD (e mais caro o dispositivo!).

Os modelos SLC foram os primeiros do mercado e são utilizados em servidores e equipamentos que exigem muita performance e segurança. Os modelos MLC e TLC são mais comuns no mercado, oferecendo preços mais baixos e boa performance. O QLC, modelo mais atual, consegue armazenar muito mais dados em menos espaço, porém possui performance inferior e menor vida útil.

Você não precisa se preocupar tanto com a vida útil, afinal até mesmo os modelos QLC, que parecem ser inferiores, na prática permitem que centenas de terabytes possam ser gravados e apagados do SSD, fazendo com que ele dure muito mais tempo que o seu notebook.


QUER SABER MAIS SOBRE SSDs?

Caso você tenha dúvidas mais complexas, que taoll dar uma hada nessa página de perguntas e respostas criada pela Kingston? Lá tem muita informação interessante.

Este artigo é atualizado constantemente para manter as informações sempre condizentes com a realidade atual do mercado. Sendo assim, alguns assuntos como NGFF (Next Generation Form Factor), mSATA e AHCI foram deixados de lado, visto que já não fazem mais sentido nos tempos atuais e podem confundir os consumidores menos familiarizados com tecnologia.

Caso tenha percebido algum erro ou informação desatualizada, por favor, nos avise nos comentários.

Você pode gostar...

80 Resultados

  1. jessica disse:

    meu pai tem um positivo pentium, colocar um ssd vale a pena? se sim qual seria indicado?

  2. Ramon Lopes disse:

    Parabéns pelas informações! Muito claras e didáticas, principalmente para um analfabeto informático como eu kkkk. Comprei um Notebook Gamer Lenovo IdeaPad L340 Intel Core i5 9300H 9ª Geração 8GB de RAM HD 1 TB 15,6″ Full HD GeForce GTX 1050 Windows 10 IdeaPad L340 e gostaria de saber se ele aceita Gen 3×4. Alguma recomendação de compra esse modelo tb? Obrigado!

  3. Michelli Aguiar disse:

    Oi, boa tarde!
    Primeio quero dar parabéns pela qualidade do conteúdo, muito bem explicado.
    Eu comprei recentemente um “Dell Inspiron 15 3000, i15-3576-A70c, 8ª Geração Intel Core i7”. Queria saber se é compatível com um SSD do tipo M.2 Sata III e, se sim, qual você me recomendaria.

    Obrigada!

    • Redatoper disse:

      Olá, Michelli. Sim, é compatível. Recomendo os SSDs M.2 SATA III da Kingston ou WD Green, são os com os melhores custo-benefício no mercado atualmente.

  4. Hervé disse:

    Boa noite! Adianto que sou completamente leigo no assunto e gostaria de substituir o HD (1 TB) de meu Dell Inspiron 3000 por um SSD. Pensei no Samsung 970 Evo. Pergunto se é compatível, pois o notebook é de 2014 – antigo, portanto -, e imagino que possa não suportar algo muito moderno.
    A ideia, a princípio, é manter a capacidade de armazenamento.
    Desde já, agradeço sua atenção.

    • Analista QNC disse:

      Olá Hervé, infelizmente não é possivel essa troca, pois seu notebook não tem slot SSD M.2, te indico substituir o HDD por um SSD de 2.5″ como os Kingston A400 ou os WD Green que tem um ótimo custo x beneficio. Além de que você pode utilizar seu HDD de 1TB como HD externo, comprando uma ‘caixinha’ para usar ele via USB 🙂

  5. Adrian Emanuel disse:

    Olá, boa tarde. Tenho um notebook Acer Aspire 5 Modelo A515-51G-C97B, ele é compatível com SSD NVMe PCIe ou devo comprar um Sata normal?

  6. José Marcos disse:

    Olá, Maikhow. Tudo bem?

    Tenho um notebook (modelo de 2011) Acer Aspire 5742-6682 com Intel Core i3-370M, memória de 4GB DDR3, 320 GB de HD e Win7 (muito lento). Penso que nem adiantaria eu instalar um SSD com Win10, devido ao hardware ultrapassado. Por isso, estou pensando em adquirir um notebook intermediário da Acer, que já venha com SSD, tela de 15,6″ e memória de 8GB. Qual modelo vc me recomendaria? Grato!

  7. Rogerio Castro disse:

    Olá boa tarde! Comprei um notebook “Dell Inspiron 15 3000, i15-3583-A20B, 8ª Geração Intel Core i5-8265U” e estou querendo comprar um SSD M.2. Você recomenda algum? Ou alguns?
    Obrigado e parabéns pelo conteúdo sempre muito explicativo!!
    Abraço.

    • Especialista QNC disse:

      Olá Rogério, para esse modelo um M.2 SATA 3 já é mais que suficiente, os modelos SA400M8/240G e WDS240G2G0B costumam ter preços bons quando falamos dos modelos de 240 GB.

  8. Ricardo Lima disse:

    Tenho um Dell G3 3579. Troquei o HD por um SSD M.2 PCIe/NVMe da marca Adata e modelo SX8200 PRO 1TB. A minha dúvida é: Onde encontro informações de configuração da Bios para otimizar esse tipo de upgrade? Gostaria de saber o que preciso alterar na BIOS para melhorar a performance do meu SSD, uma vez que a performance está muito abaixo do esperado.

    • Analista QNC disse:

      Olá Ricardo, pode ser que o notebook não suporte a velocidade total do SSD, dessa forma limitando a performance.

    • Rodrigo Mendes da Silva disse:

      Oi, boa noite! Tenho um notebook Asus Z450L, sabe me dizer se algum modelo de SSD é compatível pra ser instalado pra acelerar a lentidão do HD?

      • Redatoper disse:

        Olá, Rodrigo, vi que esse modelo do seu notebook tem entrada para instalação de um drive óptico. Recomendo comprar um adaptador caddy e instalar um SSD de 2.5 polegadas do tipo SATA III nessa entrada, ou substituir o HD original por um SSD do mesmo tipo citado. Recomendo as marcas Kingston A400 e WD Green. Abraços.

  9. Diego Seixas disse:

    Bom dia. Tenho um Asus x401U, qual seria o SSD compatível?

    • Redatoper disse:

      Olá, Diego. Como seu notebook não tem entrada para M.2, recomendo substituir o HD original por um SSD SATA III de 2.5 polegadas, como o Kingston A400 ou os WD Green. Abraços.

  10. Gabriel Abner disse:

    Amei a explicação, me deixou totalmente sem dúvidas, parabéns!!!

  11. Wesley Gederson de Macedo disse:

    Amigo estou pensando em comprar o SSD 250GB Samsung 970 EVO NVMe M.2 ele serve na minha máquina. DELL G3 3579 A20P. Li uns comentário que não dá certo.

    • Redatoper disse:

      Olá, Wesley, se outros usuários relataram incompatibilidade não recomendo. Recomendo o Kingston A1000 ou o WD Blue SN500. Abraços.

  12. Allisson disse:

    Olá, comprei um Nitro 5 sem SSD, qual é o melhor modelo de SSD para ele? O custo benefício claro, e como se da a instalação

  13. Geraldo disse:

    Olá!!! Comprei recentemente um notebook Lenovo ideapad S145, i7, 8th Gen, 8565U, 8GB de RAM e 1 TB de HD. Ele está me servindo bem, mas gostaria de colocar um SSD para aumentar a sua performance, já que há um slot disponível para isto. Só que eu não sei qual eu devo comprar. Você pode me indicar o mais adequado???

  14. Rodrigo disse:

    Ola boa noite
    Eu acabei de comprar um Notebook Acer Intel Core i3 4GB 1TB 15.6″ Windows 10 A315-53-333H
    Gostaria de saber o qual SSD e compativel ,e o qual me recomenda
    Obrigado

  15. Douglas disse:

    Boa tarde. Pode me dizer se o Lenovo S145 Ryzen 5 aceita SSD M2 NVME?

  16. Pedro Henrique disse:

    Qual a melhor marca de SSD tipo M.2 e que seja compatível com o o Dell Inspiron i15-3583-a30p.
    Penso em SSD 120 GB ou 240 GB

  17. Felipe Soares da Silva disse:

    Olá! Eu tenho o Dell G3 3590 A30P. Lendo o manual eu descobri que o limite de armazenamento do ssd tipo m.2 é de 1TB e a entrada padrão sata 2,5 é de 2TB. No meu modelo veio um SSD m.2 de 128GB e estou querendo trocar pra um com mais capacidade e utilizar o máximo de armazenamento da entrada m.2 que é de 1TB, mas e se eu quiser fazer upgrade do HDD sata 2,5 pra um SSD sata 2,5 e utilizar dois SSDs com padrões diferentes no notebook será que corre o risco de incompatibilidade?

    • Redatoper disse:

      Olá, Felipe. Creio que não há chances de incompatibilidades por usar dois SSDs, por ambos estar em diferentes interfaces. Abraços.

  18. Danilo Mello disse:

    Olá, eu tenho um Dell Gaming 7559 que o slot é de chave M, porém, eu estou usando um SSD M.2 Sata chave M+B nele e funciona normalmente.
    Não tem algo de errado? a chave M não deveria funcionar somente o PCIe NVMe?

    • Redatoper disse:

      Olá, Danilo. Funciona perfeitamente sim pois os protocolos de NVMe tem retrocompatibilidade as gerações de SSDs anteriores, então não tem nada de errado em usar SATA III, desde que seja M.2 2280. Abraços.

  19. Robson Marques da Silva disse:

    Olá! Tenho um notebook Dell Inspirion 7472 e gostaria de saber qual SSD M2 melhor para ele.
    Obrigado!

  20. Marcos Zampier disse:

    Bom dia
    Gostaria de saber qual modelo utilizar de M.2 para o Notebook LG GRAM 14Z980?

  21. Wesley Gederson de Macedo disse:

    Amigo, bom dia!
    Tenho um notebook Dell G3 3579 A20P, porém ele está muito lento no iniciar, se eu comprar um SSD M2 250GB da Kingston e instalar apenas o Sistema operacional você acha que resolve? Esse SSD é bom?
    Me indicaria outro SSD?

    • Redatoper disse:

      Olá, Wesley. Sim, a maioria dos problemas de travamentos em notebooks tem a ver com o HDD tradicional. Recomendo o Kingston A2000 ou o WD Blue SN500. Instalando o sistema nele vai inicializar muito mais rápido e funcionar com fluidez, sem travamentos. Abraços.

  22. Rafeel Brito disse:

    Gostaria de saber qual os SSD compatível com Samsung X20 e se WD Blue vai vai funcionar?

    Abraço

    • Redatoper disse:

      Olá, Rafael, apenas SSD do tipo SATA III, com o WD Green ou os Kingston A400 versão M.2 2280. Abraços.

    • Milena disse:

      Olá, quero comprar um notebook para tarefas básicas (internet, apresentação, texto, planilhas). Armazenamento não é o principal, pois uso normalmente a nuvem. Um equipamento com sdd ao invés de hdd seria o ideal? Tem alguma indicação?

  23. Wesley Gederson de Macedo disse:

    Oi, boa tarde, sabe me dizer qual é o melhor ssd para o notebook Dell G3 modelo 3579-A20p,

  24. Thiago disse:

    Comprei um novo notebook (sem SSD), para transferir o Windows do HD para o SSD seria necessário fazer a clonagem de um disco para ou outro ou realizar uma instalação do zero? Caso precise instalar tudo de novo, como faço pra não perder a licença já existente?

    • Analista QNC disse:

      Olá Thiago, infelizmente não damos suporte a software. Te indico levar em algum local de confiança para fazer backup dos arquivos e a instalação do Windows.

  25. José Carlos Araujo Junior disse:

    Olá!! Comprei um notebook lenovo ideapad s145 intel i5 8gb de ram e 1 tb de hd. Gostaria já de fazer o upgrade com um ssd no slot que já veio disponível nesse modelo, mas apesar de falar que é um m2 nvme o modelo compatível, não especifica se é gen 3×2 ou 3×4. Poderiam me ajudar para que eu compre o modelo correto?

    • Redatoper disse:

      Olá, José Carlos. Ele é compatível com ambas as interfaces, tanto Gen3x2 quanto Gen3x4. Por isso, recomendo o Kingston A2000 ou o SSD WD Blue SN500. Se estiver afim de gastar mais um pouco pra ter mais velocidade, o Samsung EVO 970 Plus é uma boa opção também. Abraços.

  26. Sócrathes disse:

    Comprei meu ssd com base nas informações disponibilizadas aqui, ótima matéria, ótimas recomendações, Impecável, site de prestígio, Recomendo.

  27. Roberto disse:

    Gostaria de saber qual tipo de ssd consigo por no Notebook Acer Aspire 3 A315-54-53WJ Intel Core i5 10º geracao 4GB 1TB 15,6 Win 10 ?Consigo por o SATA ou M.2 ?

    • Especialista QNC disse:

      Olá Roberto, segundo a fabricante dá pra colocar M.2 mas apenas os que utilizam protocolo SATA III.

    • Edwaldo Cabidelli disse:

      Olá, tenho um notebook Samsung essentials NP350XAA-KF3BR. Abri a tampa inferior e percebi que eziste entrada para SSD M.2, chave B+M. Como posso ter certeza de que ele vai ler um SSD M.2 NVMe com toda a performance disponível. Foi citado na matéria que o SSD desse modelo pode nãi ser reconhecido ou ter uma performance reduzida. De quanto seria essa redução exatamente? Mesmo com a redução ainda seria mais que um modelo SSD SATA comum (de caixinha)?
      Parabéns pelo site, muito completo e fácil de entender para os leigos como eu.
      Aguardo resposta para como meu SSD. Obrigado.

      • Redatoper disse:

        Olá, Edwaldo, slots M.2 com chave B+M indicam que o notebook suporta apenas SSDs do tipo SATA III mesmo. Não recomendo tentar instalar um SSD com velocidades maiores nele, porque você vai gastar mais e correr o risco de ter incompatibilidades.

  28. Ademilson disse:

    Comprei um XPG Gammix S11 Pro leitura/gravação 3500/3000Mb segundo o fabricante e estou muito satisfeito.

  29. Mario Jr disse:

    Muito boa essa matéria, é bem esclarecedora. Sobre os fabricantes. uma coisa que impacta muito é o preço das peças para o upgrade. Recentemente conheci um fabricante chamado Kingspec e tem ótimas avaliações com um preço mais acessível. O que vocês podem me dizer sobre esse fabricante, ele é recomendável? Obrigado.

    • Redatoper disse:

      Olá, Mario Jr. A Kingspec é bem popular na Aliexpress, sendo uma marca mais conhecida nos países Asiáticos, mas não deixa nada a desejar em relação as outras marcas. O único problema é ter que importar e se arriscar a pagar a taxação, mas fora isso vale a pena pois oferece tamanhos e velocidades por um custo justo. Abraços.

  30. Márcio disse:

    Olá!
    Eu gostaria de saber se um notebook compatível com PCIe 3×2 suporta um SSD PCIe 3×4, mesmo que com perca de desempenho.

  31. Diego Cruz disse:

    oi, boa tarde!.. gostaria de saber se o modelo m.2 adata xpg s11 pro é compativel com samsung odyssey core i5? Tem mais de um mes que estou pesquisando, e ate agora nao achei nada, dizendo se é chave B ou M, ou até quanto de leitura ele suporta!!! so vejo pessoal colocando o WG, queria colocar um com velocidade de leitura de 3500 ou pelo menos 1500… mas nao sei se aceita… eu sei que ele reconhece m.2 nvme, mas nao sei se é chave B ou M, e ate qual maximo de leitura posso comprar…. se puder me ajudar vou ficar eternamente grato!!!! desde ja eu agradeço muito!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *