Análise ASUS ZenBook 14 UX433FA-A6342T após 6 meses de uso (review completo)

ASUS ZenBook 14 design NanoEdge ErgoLift

Em julho de 2019 a ASUS Brasil nos deu a oportunidade de testar um aparelho sensacional: o ASUS ZenBook 14, que na data de seu lançamento era vendido como o menor notebook de 14″ polegadas do mundo (e talvez ainda seja, não conseguimos confirmar!).

O aparelho é extremamente compacto e acaba sendo uma boa alternativa ao MacBook Air e outros modelos da categoria premium ultrafino.

O modelo que recebemos da fabricante asiática foi o de código UX433FA-A6342T na cor prata. Ele foi utilizado pela nossa equipe durante vários meses para tarefas simples ou complexas do dia a dia, inclusive em alguns eventos externos, afinal ele é um ultrabook: fino, leve, muito fácil de carregar para qualquer lugar!

Nosso vídeo de unboxing com as primeiras impressões você pode conferir clicando aqui.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Qual notebook Comprar? (@qualnotebook) em

Agora estamos aqui para mostrar todas as nossas impressões sobre o equipamento após tanto tempo de uso. Será que vale o investimento? Para qual público se destina este notebook? Acompanhe agora em nossa análise completa…


Design e acabamento

Antes de tudo, vamos falar da carcaça! Como já comentamos em outros posts e vídeos, o ASUS ZenBook 14 tem dimensões semelhantes ao de um papel sulfite padrão (tamanho A4). Comparado com a última versão do MacBook Air, o ZenBook consegue ser um pouco menor e mais leve, mesmo com a tela de 14″ (o MacBook Air possui tela de 13,3″).

  • ZenBook 14: 1,59 cm (espessura) x 31,90 cm (largura) x 19,90 (profundidade) cm – 1,19 Kg
  • MacBook Air: 1,56 cm (espessura) x 30,41 cm (largura) x 21,24 (profundidade) cm – 1,25 kg

Ao multiplicar a largura pela profundidade o ZenBook sai ganhando. Já na espessura e no peso, os notebooks praticamente empatam.

ASUS ZenBook 14 visao geral aberto tampa

Existem dois modelos da linha UX433FA, nas cores Royal Blue e Icicle Silver, ambos com detalhes em Rose Gold, o que transmite um ar de sofisticação. Só reforçando, o modelo que testamos foi o Icicle Silver (prata).

ASUS ZenBook 14 cores Royal Blue Icicle Silver acabamento Rose Gold

VER NA LOJA (Azul escuro)

VER NA LOJA (Prata)

A construção do notebook é em um único bloco de alumínio, transmitindo a sensação de alta durabilidade e com acabamento de primeiríssima qualidade. A textura da tampa é do tipo “circuncêntrica”, o que dá um charme especial ao produto.

O logotipo na tampa é espelhado na cor Rose Gold, com bordas em baixo relevo, bastante discreto e elegante. O aparelho também atende ao exigente padrão militar MIL-STD-810G, garantindo confiabilidade e durabilidade.

ASUS ZenBook 14 tampa aluminio textura logotipo rose gold
Quando aberto, os destaques ficam por conta do design NanoEdge, com bordas superfinas ao redor da tela, e também da dobradiça ErgoLift, projetada para inclinar automaticamente o teclado quando a tela está aberta, prometendo uma digitação mais confortável e melhorando também o desempenho de refrigeração e áudio.

Sem dúvidas um aparelho com design surpreendente, que preza não apenas pela beleza mas também pela funcionalidade.


Tela Full HD e teclado retroiluminado

Painel IPS de 14″ polegadas sem bordas

A tela do ASUS ZenBook 14 é um show à parte! Este notebook premium de 14″ polegadas possui tamanho semelhante a um aparelho de 13″, afinal as bordas super finas, de apenas 2,9 mm, fazem toda a diferença.

O painel Full HD do tipo IPS possui uma qualidade impressionante, com fidelidade de cores de 100% na escala sRGB e ângulo de visão de 178°. O nível do brilho é elevado, mas não temos dados técnicos.

Para os usuários pouco acostumados a telas deste tamanho é necessário configurar o Windows para ajustar a escala em 125%, assim é muito mais fácil enxergar textos pequenos e menus de aplicativos/softwares. De fábrica é possível que o modelo venha com a configuração de ampliação em 150%, o que pode ser exagerado para algumas pessoas.

ASUS ZenBook 14 Tela 14 polegadas Full HD IPS 100 sRGB

A tela se demonstrou excelente para todas as tarefas básicas do dia a dia, pois não cansa a visão e é extremamente nítida. Se demonstrou excelente também para atividades de design (Photoshop, Illustrator, Corel Draw etc.), afinal a qualidade das cores é muito acima da média do que é encontrado nos modelos intermediários.

Para séries e filmes também não há nada a reclamar, tudo perfeito.

Talvez o único ponto negativo seja uma mudança automática no perfil de cores, que é perceptível quando você alterna entre uma aba muito escura e outra mais clara. O software ASUS Splendid, que deveria cuidar disso, parece não vir instalado de fábrica, ao contrário do anunciado pela fabricante.

Teclado ABNT2 retroiluminado

O teclado é padrão ABNT2, com a tecla “Ç” e acentos comuns da língua portuguesa, mas a interrogação fica na tecla “W”, como é comum em teclados menores. As teclas são baixas e de toque suave, com boa resposta e digitação silenciosa. Digitar textos longos no ASUS ZenBook 14 é uma experiência muito prazerosa.

ASUS ZenBook 14 teclado ABNT2 retroiluminado

Em ambientes iluminados, com o teclado retroiluminado ligado fica difícil enxergar algumas teclas

Mas, para quem trabalha com planilhas ou programação, não existe teclado numérico dedicado. A solução encontrada pela ASUS, e que vem se tornando padrão em vários notebooks da marca, foi criar um teclado numérico digital exibido através de luzes no trackpad do aparelho.

O NumberPad digital pode ser facilmente ativado e desativado em um pequeno botão sensível ao toque, que fica no canto superior direito do próprio touchpad. Os cliques são fáceis e a resposta é rápida, funciona melhor que o esperado. Mesmo quando o teclado numérico digital está ativado o touchpad mantém sua função de cursor, mas neste ponto ele é apenas regular, pois alguns movimentos são pouco precisos.

ASUS ZenBook 14 touchpad com teclado numerico digital NumPad

VER NA LOJA

Apesar do recurso do teclado numérico digital funcionar muito bem, em 6 meses ele acabou nunca sendo utilizado pelos nossos editores, talvez por uma simples questão de falta de costume mesmo, ou falta de necessidade (pouco uso de cálculos). Mas, para um notebook deste tamanho, é uma solução muito interessante, melhor do que ficar sem teclado numérico.

O teclado é retroiluminado em luz branca (com uma leve tonalidade puxando para o roxo). Existem 3 níveis de iluminação que podem ser facilmente alterados através da tecla “F7“, mas a qualidade da iluminação deixa muito a desejar, pois mesmo no nível mais alto a luz é muito fraca e irregular, tornando-se às vezes difícil até de saber qual tecla é qual. Nossos editores preferiram manter a iluminação sempre desligada.

ASUS ZenBook 14 teclado retroiluminado luz irregular fraca

A luz fraca e irregular é um dos únicos defeitos do teclado

A aparência, em um primeiro momento, era a de um teclado frágil. Porém, após 6 meses de uso, se demonstrou muito robusto e parece que ainda vai durar muito tempo sem apresentar desgastes. O ponto negativo acaba ficando mesmo na retroiluminação, que deixa muito a desejar principalmente pelo preço do equipamento.


Portas e conexões do ASUS ZenBook 14

Como trata-se de um notebook ultrafino temos poucas portas e a entrada de Ethernet (RJ-45) acabou sendo sacrificada, sendo necessário utilizar um adaptador caso deseje se conectar via cabo. Mas, mesmo assim, a presença de pelo menos uma USB-C e o leitor de cartão MicroSD garantem uma boa gama de opções de conexão.

Do lado esquerdo temos as seguintes conexões:

  • 1x entrada DC (cabo de força)
  • 1x HDMI
  • 1x USB 3.1
  • 1x USB-C (2ª geração)

E, do lado direito, temos essas:

  • 1x conector de áudio (fone + microfone)
  • 1x USB 2.0
  • 1x leitor de cartão MicroSD

Faltou, talvez, uma compatibilidade com Thunderbolt 3 para ficar perfeito!

ASUS ZenBook 14 conexoes portas entradas e saidas USB-C HDMI MicroSD


Configurações do ASUS ZenBook 14

Para realizar esse teste nossos analistas restauraram o notebook para as suas configurações de fábrica, para ter a experiência completa. O aparelho vem com Windows 10 Home, processador Intel Core i7-8565U, memória RAM de 8 GB (soldada na placa) e SSD de 256 GB do tipo PCIe NVMe. Não possui placa de vídeo dedicada e por isso não é indicado para games, mas sim para uso profissional, principalmente para empresários e pessoas extremamente produtivas.

O SSD de fábrica, aliado ao processador Core i7 de oitava geração, entregam excelente performance para vários tipos de atividades, desde a edição de textos e planilhas — com dezenas de abas abertas no navegador — até atividades de design gráfico e fotografia, principalmente pela qualidade da tela.

Para edição de vídeo o aparelho até quebra um galho. Para arquitetura também é um bom equipamento, mas não chega a ser o ideal, pois projetos de AutoCAD muito complexos deixam a máquina um pouco lenta. O foco deste aparelho é a portabilidade, sendo muito fácil carregar para qualquer canto.

ASUS ZenBook 14 parte inferior entradas de ar saida de audio

Conectividade

Na parte da conectividade o equipamento possui Wi-Fi de classe gigabit (802.11ac) e Bluetooth 5.0. Possui também a tecnologia ASUS Wi-Fi Master, que promete conexões mais rápidas e confiáveis a distâncias de até 300 metros, mas não chegamos a testar na prática.

Para o uso do dia a dia tanto o Wi-Fi como o Bluetooth se comportaram de maneira satisfatória, não apresentando nenhum problema ao longo de 6 meses.

Upgrades

Para abrir a máquina é necessário desparafusar toda a tampa da parte de baixo do notebook, o que não é tão simples pois são 11 parafusos ao todo, sendo que dois destes ficam escondidos embaixo dos “pézinhos” de borracha. O ASUS Zenbook 14 infelizmente não possui nenhuma opção de upgrade, é quase tudo soldado na placa mãe, com excessão do SSD conectado a uma entrada M.2.

O sistema de resfriamento é bem simples, mas se demonstrou bastante eficiente durante os 6 meses em que utilizamos o aparelho.

ASUS ZenBook 14 carcaca aberta interior placa mae


Ficha técnica completa – ASUS ZenBook 14 UX433FA-A6342T

ASUS ZenBook 14 UX433FA-A6342T Core i7-8565U 8 GB de RAM 256 GB SSD Full HD IPS

  • Código de barras (EAN): 7898573296615
  • Processador: Intel Core i7-8565U (1.80 GHz até 4.60 GHz – 8 MB Cache) 8ª geração
  • Memória: RAM 8 GB (1 x 8 GB onboard) LPDDR3 2133 MHz
  • Armazenamento: Não possui HD  | 256 GB SSD PCIe NVMe
  • Tela: 14″ Full HD (1920×1080) IPS 100% sRGB | Câmera: HD 720p
  • Placa de vídeo: integrada Intel UHD Graphics 620
  • Alto falantes: com certificação Harman Kardon e tecnologia ASUS SonicMaster
  • Portas: 1x USB 2.0, 1x USB 3.1, 1x USB-C, 1x HDMI, 1x áudio combo (headset/headphone), 1x leitor de cartão MicroSD
  • Teclado: Retroiluminado em branco – ABNT2 (possui tecla “Ç”) – Possui teclado numérico digital
  • Conectividade: Wi-Fi gigabit 802.11ac, Bluetooth 5.0
  • Bateria: 3 células 4480 mAh
  • Sistema Operacional: Windows 10 Home
  • Dimensões: (AxLxP) 1,59 x 31,9 x 19,9 (cm) | Peso: 1,19 kg
  • Obs.: Não possui leitor de CD/DVD

VER NA LOJA


Áudio

O ASUS ZenBook 14 possui dois alto falantes, de potência não informada, que têm como principal diferencial o selo de certificação da empresa Harman Kardon, especialista em áudio automotivo e doméstico. Conta também com uma tecnologia de amplificador inteligente que promete sons mais altos e sem distorção.

De fato, a qualidade é interessante, com bons graves e agudos, e o som é limpo mesmo com volume elevado. Entrega o que é esperado para essa faixa de valor.

Os alto-falantes são posicionados na parte de baixo do notebook, mas não chegam a ficar abafados. Como são voltados para frente, perto da borda, acabam entregando uma boa experiência sonora.


Desempenho em jogos do ASUS ZenBook 14

Já falamos isso antes, mas vale a pena reforçar: este notebook não é para jogos! Mas, testamos alguns títulos mais leves e casuais para verificar como a máquina se comporta. No geral, até que dá pra brincar um pouco, mas vale salientar que a máquina esquenta bastante e os coolers fazem barulho.

DICA DO ESPECIALISTA

Lembre-se de sempre deixar seu notebook conectado à rede elétrica (na tomada) quando for aproveitar seus games! Isso é essencial para prolongar a vida útil da bateria.

The Sims 4

The Sims 4 roda nessa placa de vídeo?

O clássico simulador de vida rodou na faixa dos 36 fps no nível alto de detalhes, com o “Modo Laptop” ativado, ficou bem agradável a jogatina, sem quedas de frames. Nas qualidades média e baixa foi possível atingir 55 e 67 fps respectivamente.

Baixo 1366 x 768
67 fps
Médio 1366 x 768
55 fps
Alto 1366 x 768
36 fps

League of Legends

League of Legends (LoL) roda nessa placa de vídeo?

O famoso “lolzinho” rodou de maneira satisfatória mesmo com configurações no alto, atingindo média de 43 fps com algumas poucas quedas de frames no combate intenso, mas nada que prejudicasse a experiência de jogo. Dá pra aproveitar bem o jogo, sem frustrações.

Baixo 1366 x 768
73 fps
Médio 1366 x 768
59 fps
Alto 1366 x 768
43 fps

CS:GO (Counter-Strike: Global Offensive)

Counter Strike Global Offensive (CS:GO) roda nessa placa de vídeo?

Para quem curte jogos mais sérios, o famoso CS:GO rodou apenas na faixa dos 22 fps no nível baixo, com quedas bruscas de frames no combate intenso.

Baixo 1366 x 768
22 fps
Médio 1366 x 768
20 fps
Alto 1366 x 768
13 fps

PUBG Lite

PUBG Lite roda nessa placa de vídeo?

O battle royale PUBG Lite conseguiu rodar na faixa dos 36 fps no baixo, sem quedas de frames. Dá pra se divertir legal nessa configuração, mas nos níveis médio e alto o jogo não flui bem.

Baixo 1366 x 768
36 fps
Médio 1366 x 768
22 fps
Alto 1366 x 768
19 fps

Testes de desempenho (benchmarks)

Os benchmarks são testes realizados na máquina com o objetivo de avaliar o desempenho dos componentes na execução de tarefas pesadas. Através dos resultados obtidos é possível ter uma noção sobre como será a performance do notebook em atividades complexas como renderização 3D, edição de vídeos, dentre outras.

Confira os resultados que o ASUS ZenBook 14 UX433FA-A6342T alcançou nos 2 testes padrão realizados pela nossa equipe:

Cinebench R15

  • GPU: 49 fps
  • CPU Multi-core: 621 cb
  • CPU Single-Core: 172 cb

Render BMW (Blender)

  • Tempo CPU: 11 minutos e 21 segundos (11m 21s)
  • Tempo GPU: 12 minutos e 47 segundos (12m 47s)

Temperaturas e sistema de resfriamento

O ASUS ZenBook 14 possui duas pequenas entradas de ar na parte de baixo e duas saídas de ar em sua traseira. Para games ou tarefas mais complexas, como exportar vídeos, o notebook esquenta mais que o desejado e os coolers (ventoínhas) trabalham em alta velocidade ocasionando barulho acima da média.

Já para tarefas mais comuns do dia a dia o aparelho nunca aquece e é extremamente silencioso! Vale lembrar que este notebook não foi feito para games ou atividades complexas.

A dobradiça ErgoLitf, projetada para inclinar automaticamente o teclado quando a tela está aberta, auxilia no fluxo de ar e no resfriamento.

ASUS ZenBook 14 saidas de ar traseiras

Saídas de ar na parte traseira


Duração da bateria

A bateria, de 3 células e 4480 mAh, deixa um tanto a desejar, pois a média de duração fica em torno de 3 horas e meia quando o notebook é utilizado em modo de alto desempenho, ou seja, com brilho de tela no máximo e atividade intensa, sem interrupções.

Este acaba sendo um ponto negativo do aparelho, pois em ambientes externos será necessário recarregar com uma certa frequência.

Confira nosso resumo:

  • Equilibrado (50% de brilho): 3 horas e 28 minutos
  • Alto desempenho (100% de brilho): 3 horas e 57 minutos

Vale a pena comprar o ASUS ZenBook 14 UX433FA-A6342T?

O preço ainda é meio salgado, mas em comparação com o aparelho mais famoso da categoria, o MacBook Air, este ZenBook não deixa em nada a desejar, seja na parte visual, seja eu seu peso e medidas ou seja nas configurações. Tudo isso por um valor mais honesto se comparado com o modelo da Apple.

O ZenBook 14 também compete com os modelos Dell Inspiron 5490 e Dell Inspiron i13-7391 mas, como não pudemos testá-los, não sabemos até que ponto eles são boas opções de compra em comparação com este modelo da ASUS.

o ASUS ZenBook 14 é um equipamento para pessoas que estão sempre em movimento, que precisam utilizar vários programas ao mesmo tempo, desde simples editores de texto ou planilhas até softwares de design e fotografia, como Corel Draw, Illustrator, Photoshop e similares.

Em 6 meses de uso o aparelho nunca apresentou o mínimo de lentidão, mesmo com dezenas de abas abertas no navegador e diversas tarefas simultâneas sendo realizadas.

Confira um resumos dos pontos positivos e negativos:

Positivo

  • Acabamento premium (alumínio)
  • Compacto, ultrafino (tela sem bordas)
  • Tela Full HD IPS
  • Processador potente
  • SSD de fábrica
  • Fonte de energia super pequena

Negativo

  • Apenas 8 GB de RAM
  • Sem possibilidade de upgrades
  • Teclado com iluminação fraca
  • Touchpad mediano
  • A bateria poderia ser melhor

Não consideramos a falta de uma placa de vídeo dedicada como ponto negativo, pois em um equipamento deste tamanho esse recurso se torna quase impossível.

ASUS ZenBook 14 design NanoEdge ErgoLift

VER NA LOJA


Opções da família ASUS ZenBook no Brasil

Asus ZenBook 14 UX433FA-A6342T

Asus ZenBook 14 UX433FA-A6342T Prata

  • PROCESSADOR Intel Core i7-8565U 4 núcleos 8ª ger. (até 4,6 GHz)
  • MEMÓRIA RAM 8 GB DDR4 2133 MHz (1x 8 GB)
  • ARMAZENAMENTO Não possui HD | SSD de 256 GB PCIe NVMe
  • PLACA DE VÍDEO integrada NVIDIA HD Graphics 620
  • TELA 14″ resolução Full HD (1920×1080 px) tipo IPS
  • SISTEMA OPERACIONAL Windows 10 Home

VER NA LOJA

Asus ZenBook 14 UX433FA-A6445T

Asus ZenBook 14 UX433FA-A6445T Azul escuro

  • PROCESSADOR Intel Core i7-8565U 4 núcleos 8ª ger. (até 4,6 GHz)
  • MEMÓRIA RAM 8 GB DDR4 2133 MHz (1x 8 GB)
  • ARMAZENAMENTO Não possui HD | SSD de 256 GB PCIe NVMe
  • PLACA DE VÍDEO integrada NVIDIA HD Graphics 620
  • TELA 14″ resolução Full HD (1920×1080 px) tipo IPS
  • SISTEMA OPERACIONAL Windows 10 Home

VER NA LOJA

Asus ZenBook Pro UX480FD-BE110T

Asus ZenBook Pro UX480FD-BE110T Azul escuro

  • PROCESSADOR Intel Core i7-8565U 4 núcleos 8ª ger. (até 4,6 GHz)
  • MEMÓRIA RAM 16 GB DDR4 2400 MHz (1x 16 GB)
  • ARMAZENAMENTO Não possui HD | SSD de 512 GB PCIe NVMe
  • PLACA DE VÍDEO dedicada NVIDIA GeForce GTX 1050 4 GB GDDR5
  • TELA 14″ resolução Full HD (1920×1080 px) tipo IPS
  • SISTEMA OPERACIONAL Windows 10 Home

VER NA LOJA

Asus ZenBook Pro UX580GE-E2094T

Asus ZenBook Pro UX580GE-E2094T Azul escuro

  • PROCESSADOR Intel Core i9-8950HK 6 núcleos 8ª ger. (até 4,8 GHz)
  • MEMÓRIA RAM 16 GB DDR4 2400 MHz (1x 16 GB)
  • ARMAZENAMENTO Não possui HD | SSD de 1 TB PCIe NVMe
  • PLACA DE VÍDEO dedicada NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti 4 GB GDDR5
  • TELA 15,6″ resolução 4K (3840×2160 px) tipo IPS
  • SISTEMA OPERACIONAL Windows 10 Home

VER NA LOJA

Asus ZenBook Pro Duo UX581GV-H2019T

Asus ZenBook Pro Duo UX581GV-H2019T Azul celestial

  • PROCESSADOR Intel Core i9-9980HK 8 núcleos 9ª ger. (até 5 GHz)
  • MEMÓRIA RAM 32 GB DDR4 2400 MHz (1x 32 GB)
  • ARMAZENAMENTO Não possui HD | SSD de 1 TB PCIe NVMe
  • PLACA DE VÍDEO dedicada NVIDIA GeForce RTX 2060 6 GB GDDR6
  • TELA 15,6″ resolução 4K (3840×2160 px) tipo IPS
  • SISTEMA OPERACIONAL Windows 10 Pro

VER NA LOJA


Confira nossas primeiras impressões no unboxing

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *