Logo teremos como ligar placa de vídeo externa no notebook com esta caixa

O sonho de muitos proprietários de notebooks e ultrabooks mais simples está preste a virar realidade.
Poder conectar hardware externo como placas de vídeo e outros recursos que melhorem principalmente a parte de vídeo do equipamento. Isso significa poder rodar jogos pesados, os games mais atuais e até editar vídeos monstruosos em uma máquina modesta!

Mas calma lá, ainda é apenas um novo protótipo, porém de peso.
Quem entrou na brincadeira agora é a a Intel. A empresa demonstrou no evento IDF 2015 todo o potencial do Thunderbolt 3 com um pequeno módulo externo que promete melhorar a vida de quem joga em notebooks.

Esta que muitos estão chamando de “caixa mágica” é um tipo de HUB (aquela com detalhes em prata e laranja na imagem) que está usando a nova conexão Thunderbolt 3 em um notebook com a mesma tecnologia(isso mesmo, seu portátil vai ter que contar com este novo padrão ou ao menos o USB tipo C).

caixa para notebook com Intel Thunderbolt 3 permite ligar placa de video externa

Demonstração da Tecnologia que permite placa de vídeo externa no notebook

Foi demonstrado com estes protótipos que enquanto o laptop carregava, o hub permitiu conectar o dispositivo a dois monitores 4K e a um SSD portátil ao mesmo tempo, tudo via USB.

Especificações prévias desta super caixa:
caixinha conta com:

  • duas saídas HDMI,
  • duas DisplayPort,
  • três portas USB 3.0
  • Chip de vídeo AMD Radeon R9 M385 e pode funcionar como um dispositivo gráfico externo.
  • entradas de áudio externo
  • entrada de rede Ethernet.

Além de possuir o chip gráfico da AMD, o dispositivo também pode ser conectado a outras placas de vídeo para aumentar a performance de notebooks para games.

O módulo externo conta ainda com um chip AMD Radeon R9 M385 e pode funcionar como um dispositivo gráfico externo.Este Módulo externo maior nas cores Preto e Prata é
uma placa AMD R9 200 conectada para dar poder extra!

 

Questões importantes sobre ter esta caixa no seu notebook

Reforçando: Os aparelhos usados nas imagens, até o notebook, são experimentais e têm como objetivo demonstrar o potencial do Thunderbolt 3, que promete oferecer o dobro de largura de banda do USB Tipo-C comum. Eles são apenas designs de referência da Inventec, e não produtos comerciais. Ou seja, sem previsão para chegada destes equipamentos as lojas e também não há informações por parte da Intel sobre o quanto eles custarão.

O detalhe de ter que ligar o laptop ao uma caixa externa e grande tira todas as vantagens de contar com a praticidade, tamanho e leveza de um portátil. Porém se você pretende ter um local para transformar em estação de trabalho ou de jogos, isso pode ser muito vantajoso.

A tendência é que neste final de 2015 comecem a surgir os primeiros produtos com Thunderbolt 3 no mercado. Até agora, a única empresa a adotar o padrão foi a Apple, que não é exatamente uma empresa referência na produção de equipamentos para gamers.

As placas de vídeo externas do tipo Thunderbolt 3 serão fabricadas?

“fique de olho nessa área” disse Navin Shenoy, executivo da Intel

Ficamos na torcida para que as fabricantes invistam nesta tecnologia que deve elevar o poder dos nossos queridos notebooks.

 

Fontes: Adrenaline e Gizmodo

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *