Sem dúvida alguma o processador é um dos componentes mais importantes de um notebook, afinal ele é o “cérebro” da máquina, o principal responsável por definir o quanto o equipamento será rápido ou lento ao executar diferentes tipos de tarefas. Por isso preparamos este artigo especial explicando tudo sobre os processadores de notebooks mais populares do Brasil em 2024.
Neste post especial nós vamos dar algumas dicas preciosas sobre esta peça tão relevante, mostrando alguns números e curiosidades sobre os processadores de notebooks.
Entenda melhor o processador de notebook (CPU)
O processador, também chamado de CPU (Central Processing Unity), é a unidade central de processamento de um notebook ou desktop. Ele é o responsável por executar milhares de cálculos por segundo e fazer tudo funcionar em harmonia. A principal diferença entre processadores de desktop e notebook é que nos computadores de mesa é possível substituir este componente, enquanto nos notebooks ele fica soldado na placa-mãe.
Saiba tudo sobre os processadores de notebook no Brasil
O site Qual Notebook Comprar? possui o maior e mais completo banco de dados de notebooks do Brasil. Por isso, conseguimos separar algumas curiosidades sobre processadores neste conteúdo especial.
Disputa de gigantes: Comprar notebook com Intel ou AMD?
No Brasil a Intel tem, de longe, a maior participação de mercado, com 83,5% dos notebooks atuais equipados com suas CPUs.
Já a AMD fica em segundo lugar com apenas 13,7% do mercado nacional, mas isso não significa de forma alguma que a AMD seja pior, ela é apenas menos popular.
Completando a lista aparecem a Apple com 2,1% do mercado brasileiro e a Qualcomm com apenas 0,6%.
Na questão da qualidade, desempenho e eficiência, as duas principais fabricantes (Intel e AMD) estão bem próximas entre si, apresentando diversas inovações todos os anos.
Conheça as famílias de processadores Intel para notebooks
As famílias de processadores Intel Core i5 e Core i7 são as mais populares do mercado, como podemos ver na lista abaixo.
- 🟠 Atom: 1,1%
- 🟡 Celeron: 12,1%
- 🟡 Pentium: 1,1%
- 🟡 Pentium Gold: 1,5%
- 🟢 Core i3: 19,1%
- 🟢 Core i5: 37,5%
- 🔵 Core i7: 27,3%
- 🔵 Core i9: 0,2%
Essa divisão por famílias de processadores já nos dá uma boa dica de como é o desempenho dos notebooks equipados com cada tipo de processador:
- As famílias de processadores 🟠 alaranjadas ou 🟡 amarelas normalmente são indicadas para estudos e atividades simples;
- Já as famílias 🟢 verdes ou 🔵 azuis costumam ser as mais potentes, indicadas para atividades mais complexas.
Processador Core i7 é sempre o melhor?
Existem algumas “lendas urbanas” que precisamos levar em consideração ao analisar a família de um processador. Por exemplo: quem aí já ouviu falar que o “Core i7 é o melhor processador que existe“?
Para saber se isso é verdade, vamos analisar um Intel Core i7 de código 10510U. Na questão do desempenho ele tem em média 6730 pontos em um dos sites mais especializados no assunto. Já o modelo Core i3 de código 1215U — que em teoria deveria ser inferior — recebe quase 11500 pontos. Como será que isso é possível?
O fato é que as fabricantes estão evoluindo muito a cada ano e os processadores deste comparativo são de gerações diferentes. O Core i7 é da 10ª geração, enquanto o Core i3 é da 12ª geração — a mais recente do mercado atualmente.
Não adianta um processador ser da família Core i7 se ele for antigo e já estiver ficando ultrapassado.
A dica é sempre prestar muita atenção na geração da CPU. No caso da Intel, dá pra saber qual a geração olhando os primeiros números do código. Prefira sempre as gerações mais recentes.
Veja os exemplos:
- Intel Core i5 10310U: 10ª geração
- Intel Core i5 1135G7: 11ª geração
- Intel Core i5 1240P: 12ª geração
Quais são as categorias de processadores de notebooks?
Além da geração existe outro detalhe importante: a letra final do código de cada processador. Essa letrinha na maioria dos casos tem um significado, mostrando qual é a categoria do processador.
- Processadores com final “U”: São focados em eficiência energética (economia de energia) e nem sempre atingem o máximo de desempenho;
- Processadores com final “G4/G7”: Também são focados em eficiência energética, mas esta nomenclatura foi utilizada apenas na 11ª geração da Intel;
- Processadores com final “P”: São otimizados para melhor performance em modelos premium ultrafinos (que não podem esquentar muito);
- Processadores com final “H”: São os mais potentes, presentes normalmente em notebooks da categoria gamer (alto desempenho).
Existem ainda alguns processadores das famílias Celeron e Pentium que não possuem estas letras no final.
Saiba mais sobre a 12ª geração de processadores Intel
Processadores Alder Lake chegam para notebooks 12ª geração | Novidades Intel na CES 2022
Conheça as famílias de processadores AMD para notebooks
Os processadores AMD seguem uma lógica parecida com a Intel, pois as famílias Ryzen 3, 5 e 7 também possuem as letras “U” e “H” no final do código. As gerações deles se dividem entre 3000 ou 4000 (as mais antigas) e 5000 ou 6000 (as mais atuais).
Veja os exemplos:
- AMD Ryzen 5 3500U: Série 3000
- AMD Ryzen 5 4500U: Série 4000
- AMD Ryzen 5 5500U: Série 5000
- AMD Ryzen 5 6600H: Série 6000
Top 10 processadores de notebook Intel mais populares no Brasil
Separamos ainda uma lista de TOP 10 processadores mais populares da atualidade em números absolutos, ou seja, mostrando quantos modelos de notebooks em estoque são equipados com cada processador em específico.
Vendo a imagem abaixo percebemos que os 3 primeiros lugares são de processadores da 11ª geração Intel, uma das mais recentes. Eles possuem final G7 e G4, sendo os G7 os que possuem as melhores placas de vídeo integradas.
Algo que chama a atenção são os modelos Intel Celeron N4020 estarem na 4ª posição. As CPUs da família Celeron fogem um pouco da lógica e não possuem letras no final. Mas, sabemos que estes N4020 estão ficando ultrapassados, servindo apenas para estudos e atividades simples. A vantagem é que estão sempre entre os mais baratos.
Já os modelos da 10ª geração Intel com final “U”, já estão ficando um pouco antigos e só valem a pena se estiverem com preços baixos, pois eles vêm equipados com as placas de vídeo integradas UHD Graphics, que são fracas para jogos ou edições de vídeo e softwares 3D.
Por fim temos as CPUs de código 12700H e 11800H, que são as mais populares entre as representantes da linha de alta performance, equipando diferentes notebooks da categoria gamer ou profissional.
E você, prefere os processadores Intel ou AMD?
Tanto os processadores da Intel quanto da AMD são excelentes e possuem centenas de notebooks equipados com eles. Mas, é preciso ficar atento a algumas “pegadinhas”, pois como vimos neste artigo um Core i7 pode nem sempre ser a melhor escolha.
Prefira sempre os notebooks com processadores Intel e AMD mais recentes e aprenda mais dicas preciosas assistindo ao vídeo no YouTube ou deixando um comentário para nossa equipe.
Notebooks com processadores Intel e AMD mais recentes 👇
CPUs Intel de 11ª ou 12ª geração
CPUs AMD séries 5000 e 6000
Já faz parte dos nossos grupos de ofertas?
Que tal participar de nossos grupos de ofertas do WhatsApp e Telegram? Lá mandamos todos os dias várias dicas do que está valendo a pena comprar no Brasil.
Também divulgamos alguns cupons de desconto exclusivos que apenas os participantes dos grupos têm acesso, pois são cupons que acabam super rápido.
Exibindo 14 comentários
Boa tarde, questão de processador sempre fico com dúvida se seria melhor um i3 de 12 geração ou i5 de 11 geração sendo os dois com terminação em U. Poderia esclarecer qual seria melhor?
Olá, Ketila. Em termos de eficiência energética e recursos tecnológicos o i3 de 13ª geração supera o i5 de 11ª geração na maioria das tarefas, perdendo somente no aspecto da sua GPU integrada, a Intel Iris Xe Graphics G7, que é superior a UHD Graphics Xe G4 do i3 de 13ª geração. Falando de maneira mais direta, o i3 de 13ª geração vai gastar menos bateria e apresentar melhor fluidez para tarefas comuns como navegação na web, edição de documentos Office e Photoshop, já o i5 de 11ª geração vai apresentar um melhor desempenho em jogos leves e edições de vídeo. Abraços.
Oie Chamo-me Bruno e trabalho com fotografia e vídeo, eu tou a usar um Notebook com o processador Intel Pentium silver ele tem segurando os meus programas de edição de e fotos mas sinto que ele já não aguenta com os trabalhos e devido ao peco dos programas ele anda muito lento gostar de saber se qual e o Notebook bom para edição e qual e o processador usar num Notebook
Abraços de Moçambique🇲🇿❤️
Olá, Bruno. Muito bacana saber que temos leitores em Moçambique também, fico feliz por ter procurado a gente. E que persistência e força em utilizar um Pentium para edição também, parabéns. Para edição de imagem e vídeo recomendamos notebooks com i5 a partir da 11ª geração da Intel (Ou AMD Ryzen 5 de série 5000, que é equivalente), 8 GB de RAM e se possível uma GPU dedicada como a GTX 1650, além é claro de tela Full HD IPS para ter uma boa representação das imagens. Fiz uma lista para você do que acredito serem as configurações recomendadas para edição de imagem e vídeo e que possuem preços com ótimo custo-benefício, dá uma olhada neste link aqui. Recomendo especialmente o modelo Acer Aspire Nitro 5 AN517-54-55T5, mas se preferir um modelo mais fino e compacto, o Acer Swift 3 SF314-511-58K4 já vai dar conta bem das suas necessidades. Espero ter ajudado. Abraços.
Bom estou na dúvida entre o Acer Aspire 5 A515-45-R6KH com Ryzen 3 5300U e o Samsung Book2 com i3 de 12ª geração, quero para jogar Lol e estudar podem ajudar?
Olá, Limeira. Para jogos e outras atividades que demandem 3D, o Acer Aspire 5 A515-45-R6KH com Ryzen 3 5300U e a Vega 6 vão se sair bem melhor do que a UHD Graphics (64 EUs) do Intel i3 de 12ª do Samsung Book2, então recomendo ele. Abraços.
boa tarde , voce sabe me dizer se a marca ultra e bom
Notebook Ultra UB520 Intel Core I5 8GB 520 GB HD Tela 15,6″ HD Windows 10
Olá, Regis. Sim, é uma marca confiavel presente no mercado nacional. Abraços.
Convite para telegrama por favor me manden
Olá, Cleide. Para entrar em nossos grupos do Telegram é só clicar aqui neste link. Abraços.
Então um i5 de 12ª geração é superior a um i7 de decima geração? isso também vale pra os modelos gamers? Tava quase comprando um com i7 de décima geração mas se não vale mais a pena atualmente queria outras indicações
Olá, Morris. Sim, mesmo nos modelos gamers um i5 de 12ª geração entrega mais performance do que um i7 de 10ª geração, isso devido aos ganhos de IPC e eficiência da arquitetura Alder Lake, que trabalha com recursos como largura de banda muito maior, especialmente em relação ao uso de DDR5 e PCIe 4.0. Isso tudo vai dar muito mais FPS em jogos, maior velocidade na exportação de vídeos e renderizações 3D, entre outras vantagens. Abraços.
Um Core i5 10ª Geração, com final H, é melhor que um da 11ª com final g7?
Olá, Pedro. Sim, os processadores do tipo H são de alto-desempenho, tem maior tensão e clock, enquanto um Intel i5 com final G7 é focado em eficiência, procurando ficar em clocks mais baixos e consumir menos energia. Abraços.