A NVIDIA fez sua apresentação no dia 4 de janeiro (terça-feira), na CES 2022, evento sediado em Las Vegas nos EUA, onde apresentou as novas RTX 3070 Ti e 3080 Ti para notebooks.

“Os laptops mais rápidos de todos os tempos”, foi como a NVIDIA chamou uma nova série de laptops que chegarão com suas novas GPUs Ampere no início do evento.

A partir de 1º de fevereiro, veremos notebooks equipados com as novas RTX 3070 Ti e RTX 3080 Ti, oferecendo as taxas de quadros mais altas que você encontrará em qualquer laptop, segundo eles.

A NVIDIA chegou a afirmar que sua nova RTX 3080 Ti é mais rápida do que a primeira Titan RTX lançada, o que é um fato impressionante para uma GPU mobile.

De acordo com a fabricante, a RTX 3080 Ti terá um total 7424 CUDA cores operando entre 1125 MHz e 1590 MHz, tudo isso graças ao chip GA103S. A placa terá barramento de 256 bits e 16 GB de memória GDDR6.

A gigante da tecnologia também mostrou que a RTX 3070 Ti, apesar de ter uma proposta mais intermediária, supostamente consegue entregar uma taxa média de 100 FPS em na maioria dos títulos atuais com configurações no Ultra e em 1440p. Isso a coloca 1,7x mais rápida do que uma RTX 2070 Super da geração anterior de acordo com os próprios testes da NVIDIA.


E os lançamentos para Desktop continuam

Também foram anunciadas as novas GeForce RTX 3090 Ti e a RTX 3050 para desktops.

O primeiro modelo é top de linha, já o segundo é uma GPU de entrada, que já está presente em alguns notebooks a venda no mercado e agora chega também para desktops, contando com 8 GB de VRAM e suporte as tecnologias Ray-Tracing e DLSS focada em entregar performance em Full HD a 60 FPS. A NVIDIA GeForce RTX 3050 vai ficar disponível para a venda a partir do dia 27 de janeiro, ao preço de US$ 249.


Parceria de tecnologia com TVs smart TV da LG e Samsung

A LG e a Samsung vão adotar os jogos em nuvem com suporte para o aplicativo GeForce Now, da NVIDIA, em seus aparelhos – mas nenhuma das marcas de TV incluirá o serviço de stream em 4K da NVIDIA por enquanto, focando apenas em entregar a qualidade de 1080p a 60 FPS.

O diretor de jogos em nuvem da NVIDIA, Phil Eisler, confirmou que as TVs começarão com o stream de jogos apenas em 1080p por enquanto, e o 4K HDR permanecerá exclusivos para o kit de TV NVIDIA Shield da própria empresa até o primeiro semestre de 2022.

Para quem não conhece, o GeForce Now é um serviço da NVIDIA que possibilita jogar via streaming, atendendo quem não tem um notebook ou desktop com hardware aprimorado e quer se divertir com alguns games, possibilitando usufruir de tecnologias como com Ray-Tracing a 60 FPS a 1080p ou 120 FPS a 1440P, já que os servidores da NVIDIA utilizam placas como a RTX 3080 de alta performance.

Lembrando que por enquanto o suporte a 120 FPS a 1440p só está disponível no exterior via GeForce Now, estando apenas disponível a versão de 60 FPS a 1080p no Brasil pelo servidor da ABYA.


Omniverse

Na conferência da NVIDIA, a empresa também anunciou que o Ominverse, sua plataforma 3D direcionada para desenvolvedores e criadores, a partir de agora será gratuita para usuários que possuam um computador com GPU RTX.

A Omniverse é uma plataforma que faz parte do NVIDIA Studio e que interliga os profissionais via nuvem. Este serviço já havia sido lançada no formato beta para uso aberto ao público ano passado, oferecendo um poderoso kit de ferramentas para criação colaborativa em aplicações como “Blender”, “Maya”, “Autodesk”, “Adobe” e “MetaHuman” da Epic Games para trabalhar em até duas pessoas na versão não paga.

A intenção da NVIDIA é abrir espaço para que mais e mais desenvolvedores e criadores artísticos usem a plataforma para otimizar seu fluxo de trabalho, integrando outras plataformas e ferramentas para melhorar o desenvolvimento da realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR), comunidades virtuais e os gráficos em 3D para desenvolvimento de jogos em geral.

Essa proposta estaria ligada de forma íntima com a aceleração de desenvolvimento do que conhecemos como Metaverso.

Em um vídeo de demonstração de como o serviço funciona, durante a conferência na CES 2022, a NVIDIA exibiu um desenvolvedor trabalhando com um notebook equipado com uma GeForce RTX editando mundos complexos em 3D em tempo real na Omniverse, o que foi bem surpreendente.


Conclusão

Tivemos o anúncio das novas GPUs para notebooks com poder de fogo incrível, como a RTX 3070 Ti e a RTX 3080 Ti , lançamentos para desktop como a RTX 3090 Ti e a RTX 3050, além de serviços e produtos como o GeForce Now chegando para TVs LG e Samsung, além da plataforma Omniverse para desenvolvedores e criadores 3D em geral. Os anúncios foram interessantes mas temos certeza que a NVIDIA ainda tem muita coisa para anunciar neste ano de 2022.


Confira a apresentação completa da NVIDIA na CES 2022