Apesar de ter cancelado sua participação presencial na CES 2022, a Microsoft não deixou de fazer alguns anúncios interessantes no evento, especialmente com parceiros.


Chips Microsoft Pluton para notebooks na CES 2022

Uma novidade que chamou a atenção foi o anúncio de que os chips Pluton estarão presentes nos notebooks ThinkPad Z13 e ThinkPad Z16 da fabricante Lenovo.

Microsoft CES 2022 thinkpad

Para quem não sabe, estes chips já são utilizados no Xbox e em serviços de armazenamento em nuvem da empresa para adicionar uma camada de segurança, chegando agora para notebooks equipados com processadores Ryzen 6000, da linha ThinkPad.

Esta tecnologia é capaz de guardar chaves de criptografia e outros dados confidenciais no próprio hardware, dificultando o acesso por rede e até mesmo físico para que deseja roubar informações do usuário.

Microsoft CES 2022 pluton

Dessa maneira, informações registradas através do Windows Hello em notebooks desta linha da Lenovo, como credências biométricas, ficarão guardadas em uma camada extra de segurança nestes chips. Além disso, a Microsoft afirmou que este chip facilitará a correção de vulnerabilidades de segurança e eventuais outras brechas, já que terá integração com a atualização do Windows.


Parceria com a Qualcomm para desenvolver chips AR com foco no Metaverso

Em um esforço para acelerar o desenvolvimento de Metaversos e popularizar a ideia com tecnologias de fácil acesso, a Microsoft e a Qualcomm anunciaram que irão iniciar uma parceria para criar processadores customizados com foco em realidade aumentada.

O foco seria o desenvolvimento de tecnologias que tornem a próxima geração de óculos AR mais leves e mais eficientes para tornar as experiências de realidade aumentada, nas palavras da própria Microsoft, mais “ricas e imersivas”.

Microsoft CES 2022 MESH metaverso oculos de realidade virtual

Na prática a ideia vai ser integrar softwares de Metaverso como o Snapdragon Spaces XR e o Microsoft Mesh, fazendo com que os desenvolvedores projetem aplicações para ambas as plataformas simultaneamente e possam ser rodados na maior quantidade o possível de dispositivos, facilitando o acesso dos usuários.

A Microsoft afirma que “nosso objetivo é inspirar e capacitar outros a trabalharem coletivamente para desenvolver o futuro do metaverso – um futuro baseado na confiança e na inovação”.

Microsoft CES 2022 MESH metaverso

Já a Qualcomm disse que “essa colaboração reconhece a experiência comprovada em computação espacial, a liderança em tecnologia e o desejo de criar experiências transformadoras da Qualcomm Technologies para a próxima geração de dispositivos AR à medida que avançamos para o metaverso.”


Conclusão

Apesar de não ter participado de forma mais ativa da conferência, houve anúncios muito interessantes com parceiros importantes em projetos que apontam para o futuro, mostrando que a Microsoft continua de olho em estar sempre na vanguarda, seja tanto para produzir soluções para segurança quanto para desenvolver tecnologias que facilitem o acesso à realidade aumentada. Esperamos que ela anuncie muito mais coisas neste ano de 2022.