A Intel lançou no dia 30 de março de 2022 a família de sistemas gráficos Intel Arc para notebooks. Essas são as primeiras GPUs dedicadas criadas pela empresa que sempre foi famosa pelos seus processadores.

A promessa é que as novas placas de vídeo proporcionem experiências de alto desempenho para jogadores casuais e criadores de conteúdo.

O nome da primeira família de placas de vídeo da fabricante americana será Intel Arc A-Series.

Intel Arc A-Series chip microchip placa de video dedicada GPU unidade de processamento grafica

Para obter mais informações sobre os sistemas gráficos Intel Arc A-Series, inclusive a apresentação de lançamento e outras notícias, visite o Intel Newsroom (em inglês).

Apresentação em vídeo das novas GPUs Intel Arc


Como serão as GPUs dedicadas Intel Arc A-Series para notebooks?

As novas placas de vídeo dedicadas Intel Arc A-Series estarão presentes em uma ampla variedade de computadores portáteis, sendo que os primeiros modelos de GPU — chamadas de Arc 3 — serão lançadas em notebooks com a certificação Intel Evo, os top de linha ultrafinos do mercado.

As duas primeiras GPUs Arc 3 lançadas terão os códigos A350M para os notebooks super finos e A370M para melhor performance. No futuro serão lançadas ainda as linhas Arc 5 e Arc 7.

A Intel manteve a mesma lógica de seus processadores Core i3, i5 e i7, repetindo estes mesmos números nas famílias Arc 3, Arc 5 e Arc 7.

Intel Arc A-Series Arc Graphics Arc 3 Arc 5 Arc 7 novos selos identidade visual

Um detalhe muito interessante é que todas as placas de vídeo Intel Arc terão suporte à Ray Tracing, a tecnologia que entrega luzes e sombras muito mais realistas e que antes só era vista nas caríssimas placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX.

O foco da família de GPUs dedicadas Intel Arc não será apenas em games, mas também em recursos avançados para criação de conteúdo e alto desempenho computacional.

Será que as Intel Arc vão ser boas pra minerar Bitcoin?

No segundo trimestre de 2022 serão lançadas ainda placas de vídeo Intel Arc para desktops e estações de trabalho.

No canal do YouTube Intel Graphics existem vários vídeos sobre as novas GPUs Arc (em inglês).

Microarquitetura gráfica Xe de alto desempenho

Todos os produtos com GPUs Intel Arc A-Series são construídos sobre a nova microarquitetura gráfica Xe de alto desempenho da Intel. Essa microarquitetura também é chamada de Xe HPG (High-Performance Gaming) e foi projetada do zero para jogadores e criadores de conteúdo.

Intel Arc A-Series microarquitetura grafica Xe de alto desempenho Xe HPG High-Performance Gaming

As novas GPUs Intel Arc terão mecanismos de inteligência artificial chamados de Intel Xe Matrix Extensions (XMX) que podem aumentar o poder computacional em até 16 vezes se comparadas com GPUs vetoriais tradicionais.

Existirão ainda melhorias significativas de performance em codificação e decodificação de vídeos através da Xe Media Engine. O novo codec AV1 é até 50% mais eficiente que o codec mais comum atualmente, o H.264.

Por fim, a nova tecnologia de upscaling XeSS permitirá rodar jogos em 4K com desempenho comparável à resolução 1080p. Esta tecnologia vem para concorrer com as rivais NVIDIA DLSS e AMD FSR.

Intel Arc A-Series upscaling Xe SS de 1080p para 4K imagem nitida

A diferença de nitidez entre as imagens é bastante perceptível

É muita sigla, né? Xe HPG, XMX, AV1, XeSS… Resta saber se na prática tudo isso vai funcionar bem e quanto vai custar!


Melhorias de desempenho com Intel Deep Link

Os novos sistemas gráficos Intel Arc serão compatíveis com a tecnologia Intel Deep Link, trabalhando em conjunto com o processador para elevar o desempenho de jogos, ferramentas de criação de conteúdo e streaming.

Intel Arc A-Series Deep Link melhor performance Dynamic Power Share Hyper Encode Hyper Compute

Dentre as principais promessas estão o aceleramento da codificação de vídeos em até 60% em comparação com as GPUs integradas Iris Xe Graphics, e também um desempenho até 30% superior em softwares de criação e computação intensiva com o direcionamento automático de mais energia para a CPU ou para a GPU conforme as necessidades.


As placas de vídeo Intel Arc são potentes?

Ainda não sabemos como será o desempenho das novas GPUs Intel Arc em relação às concorrentes da NVIDIA e AMD, mas a fabricante apresentou gráficos comparativos da nova GPU dedicada Intel Arc A370M com a GPU integrada Intel Iris Xe Graphics presente em um processador Core i7-1280P (12ª geração).

Pelo fato da Arc 3 se tratar de uma placa de vídeo mais básica (serão lançados ainda modelos Arc 5 e Arc 7) o desempenho pareceu bem interessante, ainda mais quando estamos falando de notebooks ultrafinos.

Intel Arc A-Series desempenho em jogos games Fortnite GTA V Rocket League Valorant

Da esquerda para a direita: Fortnite, GTA V, Rocket League e Valorant

Os jogos Fortnite e GTA V foram testados nas configurações médias, enquanto Rocket League e Valorant foram testados em configurações gráficas altas.


Onde comprar um notebook com GPU Intel Arc?

No momento em que este artigo foi escrito, no final de março de 2022, as pré-vendas do primeiro notebook Intel EVO com uma placa de vídeo Arc 3 já haviam sido liberadas no mercado americano. Trata-se de um ultrafino Samsung Galaxy Book2 com tela OLED, voltado principalmente para criadores de conteúdo.

Intel Arc A-Series primeiro notebook com GPU Intel Arc 3 Samsung Galaxy Book2 Pro ultrafino

Foram anunciadas também as parcerias da Intel com diversas fabricantes do mercado mundial, algumas muito conhecidas do público brasileiro e outras nem tanto. Não foram divulgadas datas de lançamento ou valores.

Um destaque interessante fica para a parceria da Intel com algumas fabricantes chinesas como a CLEVO, que fornecem equipamentos para a marca brasileira Avell.

Intel Arc A-Series novos notebooks principais fabricantes placa de video Intel Arc

E aí, o que achou de todas as novidades? Conta pra gente nos comentários!


Veja os notebooks de melhor custo-benefício da atualidade

10 notebooks com melhor custo-benefício para ficar de olho em 2023 (lista atualizada)