A Dell sai na frente na busca por tecnologias mais sustentáveis com o Concept Luna, um projeto de notebooks mais fáceis de consertar e reutilizar. Devido ao aumento da preocupação com o meio ambiente, as fabricantes vêm buscando opções para reduzir a emissão de poluentes e aumentar a vida útil dos aparelhos, tendo isso em mente a Dell está investindo em novas opções.
Por enquanto o Concept Luna é apenas um protótipo e não tem previsão para ser lançado no mercado, porém a Dell já comemora as novas ideias e está analisando de perto cada elemento para ver o que é viável de implementar em um futuro próximo. 🚀
A ideia desse projeto é trazer notebooks mais duráveis, que consomem menos energia e são mais fáceis de manusear para a troca de peça, consertos e afins. 👇
Pegada de carbono, o que é?
A pegada de carbono é uma medida que calcula a emissão de carbono equivalente na atmosfera por uma pessoa, atividade, evento, empresa e afins. Muitas atividades rotineiras acabam gerando gases do efeito estufa (GEEs). Sabendo que toda atividade gera essa pegada, as empresas estão procurando alternativas para diminuir as emissões e desacelerar o aquecimento global.
Por meio da pegada de carbono podemos conhecer melhor os danos que causamos na atmosfera e as mudanças climáticas provocadas pelos gases do efeito estufa a partir de cada produto, processo ou serviço. Toda atitude humana traz algum impacto para o planeta, por menor que seja, e o modo de vida atual emite muito mais gases do que o planeta consegue absorver, ou seja, estamos exigindo demais da Terra.
Como a Dell vêm cuidando da fabricação dos seus notebooks?
Em 2020 a Dell reutilizou diversos materiais, entre eles o alumínio de HDs mecânicos fora de uso, bioplásticos feitos de resíduos de árvores no processo de fabricação de papel e aumentou o uso de fibra de carbono reciclada para mais de 500 mil kg.
Foi na busca de novas opções e tecnologias que a Dell teve inspiração para surgir com o Concept Luna.
Concept Luna, o futuro em tecnologia sustentável
Esse novo conceito foi desenvolvido em colaboração com a Intel, Luna explora ideias de design revolucionário para tornar os componentes imediatamente acessíveis, substituíveis e reutilizáveis, reduzindo o uso de recursos e introduzindo ainda mais recicláveis na economia. Se der certo é possível esperar uma redução de 50% na pegada de carbono geral do produto.
Uma visão futura de reutilização, reparo e recriação: A ideia é simples. Precisamos deixar de usar e depois reciclar. Devemos usar, reutilizar várias vezes e depois reciclar quando o material não puder mais ser usado em sua forma original. O Concept Luna faz exatamente isso, mostra uma visão do que poderia ser. -Dell
Foram testadas novas maneiras de aumentar a eficiência no fornecimento e consumo de energia e no resfriamento dos aparelhos. Assim como materiais que têm uma pegada de carbono menor para ajudar a fornecer um dispositivo mais sustentável.
A proposta:
- As placas-mãe podem ser um dos componentes com maior consumo de energia para fabricar: diminuindo seu tamanho, reduzindo a área total em aproximadamente 75% (agora menor que 5.580 mm²) e a quantidade de componentes em aproximadamente 20%, a previsão é que a pegada de carbono da placa-mãe possa ser reduzida em 50%.
- Realocar todos os componentes internos: a placa-mãe, agora menor, será colocada na tampa superior onde ficará mais exposta ao ar frio de fora. Isso, combinado com a separação da bateria na base leva a uma melhor distribuição passiva do calor e pode eliminar totalmente a necessidade dos coolers, ventoinhas de refrigeração.
- Essas mudanças podem reduzir significativamente as necessidades gerais de energia abrindo caminho para uma bateria menor com células “deep-cycle” (ciclo profundo) avançadas, que são potentes o suficiente para uso diário.
- Um chassi de alumínio processado usando energia hidrelétrica e usando uma construção dele perfurado requer menos energia e produz o menos lixo posteriormente.
- Reduzir o número de parafusos necessários para acessar os componentes internos para reparo ou reutilização: diminuindo o tempo para reparos em aproximadamente 1 hora e meia.
- O palmrest projetado para facilitar o reparo e a reutilização: os mecanismos do teclado são separados de outros componentes e simplificam a reciclagem.
- Uma nova placa de circuito impresso de base biológica (PCB) é feita com fibra de linho na base e polímero solúvel em água como cola.
- Telas com maior tecnologia, que possuam menos camadas e consumam menos energia.
Um mundo mais sustentável
É bom ver as empresas buscando novas opções e soluções para melhorar e diminuir a poluição gerada na produção da tecnologia. Estamos torcendo para que mais empresas sigam o mesmo exemplo e que em breve possamos pôr a mão em modelos desse novo projeto, que por enquanto, infelizmente, tem apenas poucos protótipos.
E você, o que achou do Concept Luna? Está ansioso por modelos mais fáceis de consertar e que poluam menos? Fique de olho, qualquer novidade traremos por aqui!
Exibindo 2 comentários
Nossa, incrível!
Espero que essa ideia realmente sai do papel não alenas para notebooks de uso comum, mas também de uso profissional.
Olá Thainá! A gente também está na torcida!