Tivemos o privilégio de fazer o unboxing do primeiro notebook do Brasil certificado pelo Projeto Athena e voltado ao consumidor final. Trata-se do Lenovo Yoga S740, um modelo premium ultra fino de 14” polegadas equipado com processadores Intel Ice Lake, os chips de décima geração que prometem revolucionar o mercado com alta performance aliada à inteligência artificial. Confira em nosso vídeo.

Lenovo Yoga S740 premium ultrafino Intel décima geração

O aparelho possui configurações acima da média, com destaque para os processadores da Intel que utilizam a nova litografia de 10 nanômetros (Ice Lake). A memória dos Yoga S740 é de 8 GB do tipo LPDDR4X (com 3733 MHz), a tela é Full HD IPS e o SSD de 256 GB é padrão PCIe NVMe. Apesar do tamanho pequeno ele possui uma GPU integrada NVIDIA GeForce MX250 com 2GB GDDR5.


Design e acabamento

O capricho com os detalhes começa logo na caixa do equipamento, bastante compacta e elegante, mostrando que trata-se de um equipamento premium desde o primeiro momento.

Yoga S740 caixa embalagem

A qualidade do acabamento é muito acima da média, com corpo em alumínio muito bem construído, passando a sensação de um equipamento robusto e de qualidade. A cor é grafite (cinza escuro) e não deixa marcas de dedos tão facilmente.

Possui um design bastante sóbrio e minimalista, com o logotipo da linha Yoga em baixo relevo na tampa. A clássica “etiqueta” com a marca Lenovo é posicionada na lateral direita da base do teclado, sendo exibida apenas com o notebook aberto.

Lenovo Yoga S740 design e acabamento alumínio grafite baixo relevo

ONDE COMPRAR

As dimensões do Lenovo Yoga S740 de 14″ polegadas são de 32 cm de largura e 21 cm de profundidade, com espessura de apenas 1,49 cm e 1,45 kg de peso.

Por ser um ultrabook o peso considerável, mas isso apenas contribui para transmitir a sensação de um equipamento de qualidade superior e não afeta em nada na mobilidade/portabilidade.


Tela e teclado

Como era de se esperar em um equipamento premium, a tela de bordas ultrafinas e o teclado retroiluminado do Lenovo Yoga S740 impressionam pela qualidade. Confira os detalhes:

Tela 14″ Full HD com painel IPS

A tela do Yoga S740 abre em 180° e possui uma dobradiça central bastante firme. O painel brilhante possui resolução Full HD do tipo IPS, ou seja, as cores não são distorcidas quando a tela é olhada de diferentes ângulos.

As bordas são ultrafinas, com 87% de aproveitamento do painel frontal. O brilho é de 400 nits, prometendo uma excelente qualidade mesmo em ambientes muito iluminados.

Apesar da fabricante não informar detalhes técnicos sobre a fidelidade de cores, o equipamento conta com a tecnologia Dolby Vision HDR, que deixa as cores muito mais vivas. Um excelente equipamento para designers, arquitetos e fotógrafos.

Lenovo Yoga S740 Tela Full HD IPS

Teclado retroiluminado ABNT2

O teclado é do tipo “chiclet” e passa uma boa sensação de qualidade e durabilidade. Como era de se esperar em um notebook deste tamanho, não existe teclado numérico dedicado. O ponto positivo é que a tecla “Ç” e os acentos no padrão nacional estão presente, pois a fabricante trouxe o padrão ABNT2 para os modelos lançados no Brasil.

O teclado é retroiluminado em branco, com um tom levemente puxado para o roxo. São 2 níveis de intensidade de luz e a iluminação é bastante homogênea, não havendo “vazamentos” de luz quando o teclado é visto frontalmente.

Yoga S740 teclado padrão ABNT2

ONDE COMPRAR

O trackpad é liso e fica quase centralizado na base do teclado, levemente deslocado para a esquerda. Não possui divisões claras nos botões “esquerdo” e “direito” na parte inferior, mas eles existem e possuem um clique bastante suave, parecendo entregar uma boa experiência de uso.


Mais destaques do Lenovo Yoga S740

Inteligência artificial e bateria de longa duração

A Intel vem apostando forte na inteligência artificial em seus processadores de 10ª geração, mas as reais vantagens disso para dia a dia do usuário ainda não estão muito claras. Descobriremos com o passar do tempo, quando os novos processadores Ice Lake se popularizarem.

O que sabemos é que uma das aplicações práticas da inteligência artificial está na duração da bateria, que neste modelo pode chegar a incríveis 14 horas, segundo a fabricante.

Quando lançarmos o review completo deste modelo iremos fazer a “prova de fogo” para testar a eficiência da bateria.

Lenovo Yoga S740 Visão geral

Câmera com sensor ToF (infravermelho)

Através da câmera infravermelho com sensor ToF (Time of Flight) será possível mover conteúdos da tela principal para um outro monitor apenas virando a cabeça, deixar o cenário de fundo desfocado enquanto estiver em chamadas de vídeo e fazer login através do reconhecimento facial do Windows Hello.

Lenovo Yoga S740 câmera infravermelho logon

Alto-falantes voltados para cima

O grande diferencial do Lenovo Yoga S740 quando o assunto é áudio fica por conta dos 2 alto-falantes da marca Harman que são voltados para cima, posicionados nas laterais do teclado, impedindo que o som fique abafado. A certificação Dolby Atmos é outro detalhe que promete entregar maior qualidade de som para os mais exigentes.

A posição dos alto-falantes agradou muito a equipe do site, em testes preliminares é possível dizer que faz toda a diferença e deveria ser um padrão adotado por mais fabricantes.

Lenovo Yoga S740 Alto-falantes Harman Dolby Atmos


Portas e conectividade do Yoga S740

Pelo seu tamanho reduzido temos poucas portas disponíveis nos notebooks Lenovo Yoga S740.

Lenovo-Yoga-S740 portas entradas e saídas

Lado esquerdo:

  • 1x USB 3.1 energizada
  • 1x USB-C com Thunderbolt 3
  • 1x áudio combo jack (fone/mic)

Lado direito:

  • 1x USB 3.1

Sentimos falta de uma HDMI, mas a tendência é que com a popularização da USB-C a ausência de portas HDMI se torne cada vez mais comum. Por enquanto, será necessário utilizar HUBs ou adaptadores.

Na parte da conectividade os modelos da linha oferecem Bluetooth 4.2, Wi-Fi 802.11ac nos modelos com Core i5 e Wi-Fi 6 (802.11ax) nos modelos com Core i7.


Parte inferior do notebook

O Yoga S740 não possui tampas de fácil acesso, mas já tivemos a confirmação de que uma das únicas possibilidades de upgrade no modelo é a substituição do SSD de 256 GB por um maior, utilizando a entrada M.2. Também é possível substituir o adaptador de rede sem fio. A memória RAM é soldada na placa.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Qual notebook Comprar? (@qualnotebook) em


Você já viu nosso guia completo de compra de SSDs? Lá tiramos todas as dúvidas sobre este tipo de armazenamento que faz toda a diferença em um notebook.
Nas entradas de ar é possível perceber a existência de dois fans (ventoinhas), afinal este equipamento possui uma placa de vídeo dedicada, o que exige um resfriamento mais adequado.

Lenovo Yoga S740 parte interna upgrades


💻

Onde comprar os novos modelos Yoga

VER TODOS


Pesquise notebooks por categoria

Básicos

Mais baratinhos

Processadores Celeron e Pentium (ou similares)

VER LISTA…

De entrada

Estudos e escritório

Processadores Core i3 ou Ryzen 3

VER LISTA…

Intermediários

Diversas atividades

Processadores Core i5 e i7 ou Ryzen 5 e 7

VER LISTA…

2 em 1 (tablet)

Versatilidade

Conversíveis com tela dobrável sensível ao toque

VER LISTA…

Premium

Finos e elegantes

Ultrafinos de boa tela e com boas configurações

VER LISTA…

Gamers

Jogos pesados

Processadores série “H” e GPU dedicada potente

VER LISTA…


Vale a pena comprar um Lenovo Yoga S740?

A Lenovo está investindo bastante nesta linha, entregando configurações muito acima da média. É um modelo que briga diretamente com as linhas Asus ZenBook 14, Dell Inspiron i13 e Apple MacBook Air, porém entrega configurações melhores por preços semelhantes (ou até menores!).

É claro que o valor ainda fica muito acima do que muita gente pode pagar, mas a linha traz equipamentos premium e foca em um público que possui maior valor aquisitivo.