A linha Acer Aspire 5 com tela de 14″ polegadas foi atualizada em 2021, trazendo melhorias consideráveis em sua dobradiça e qualidade da tela, além dos novos processador Intel Tiger Lake. Tais detalhes, aliados ao preço competitivo, colocam facilmente a família Aspire 5, agora com código A514-54, entre os notebooks com o melhor custo-benefício do Brasil neste ano e possivelmente durante a Black Friday.

Até o momento já são 12 novos notebooks catalogados pela equipe QNC, mas ainda dá para encontrar os modelos com código A514-53 no mercado.

A Acer manteve o padrão de usar a letra “G” no meio do código para identificar os modelos que vem com placa de vídeo dedicada, que nesta atualização continua sendo a NVIDIA GeForce MX350. Esta letra “G” provavelmente vem de “Graphics” ou “GPU”.

Unboxing notebook Acer Aspire 5 A514-54-368P tela IPS apresentacao

VER ONDE COMPRAR ⇣

Todos os novos Aspire 5 de 14″ polegadas chegaram ao mercado com processadores Intel Tiger Lake de 11ª geração, tanto com os Core i3, i5 ou i7. A memória varia entre 4 GB ou 8 GB e, como já vem acontecendo desde o ano passado, todos têm SSD de fábrica.


Design com novas cores e acabamento com tampa em alumínio

Os novos A514-54 continuam com a clássica tampa em alumínio e muitos modelos ainda vêm na cor prata, mas a grande novidade são as versões na cor dourada.

No exterior, inclusive, tem mais cores, como os modelos com tampa na cor preta. Vale lembrar que as novas cores são apenas na tampa, o resto do corpo é sempre em prata.

Unboxing notebook Acer Aspire 5 A514-54-368P design tampa logotipo logomarca logo
Nas dimensões e no peso, como já vimos no unboxing, ficou tudo bem parecido com os modelos anteriores, só na profundidade que ele perdeu cerca de 1 cm.

A carcaça, apesar de ser de plástico, não apresenta muita flexibilidade, só se pressionar com bastante força na base do teclado. Já o acabamento em alumínio fosco na tampa não deixa muitas marcas de dedo, ponto bem positivo.

Já assistiu ao unboxing deste modelo?

Veja como foram nossas primeiras impressões.


Excelentes novas telas Full HD IPS

Entre todas as novidades dos novos modelos, as que mais se destacam estão na tela, que chega agora com a resolução Full HD e painel IPS, consideramos esse upgrade na linha praticamente uma revolução na categoria de intermediários, em que antes reinava as telas do tipo TN.

As dobradiças também foram atualizadas e se tornaram uma das principais mudanças visuais da família, elas deixaram de ser centralizadas passando para as laterais do aparelho.

O acabamento do painel é anti-reflexivo, as bordas são finas e passam a sensação de modernidade. Dá para abrir o notebook com um só dedo, mas não tem nenhum entalhe para auxiliar a abertura, de qualquer forma a mão encaixa fácil.

A514-54 tela ips visao frontal sem distorcao de cores

VER ONDE COMPRAR ⇣

O brilho fica na casa dos 250 nits, algo que poderia ser maior e a taxa de contraste é de 700:1, que fica bem na média. Infelizmente, para os profissionais que trabalham com imagem, não é informada a fidelidade de cores sRGB, apenas a taxa NTSC que é de 45%.

  • Tamanho: 15,6″ polegadas
  • Resolução: 1920 x 1080 pixels (Full HD)
  • Tipo do painel: IPS (In-Plane Switching)
  • Brilho: 250 nits ou 200 cd/m2
  • Contraste: 700:1
  • Cores: 45% NTSC

A webcam tem resolução HD 720p e você pode conferir os testes de imagem em nosso vídeo review no YouTube.


Teclado com numérico dedicado adaptável

Agora, falando do teclado, ele segue o já conhecido padrão da família, com teclas baixas e silenciosas, bastante confortável. Seu layout é ABNT2 com “Ç” e acentos no padrão PT-BR, não possui nenhum LED indicando teclas ativas e, infelizmente, não é retroiluminado, ao contrário de alguns modelos da geração anterior desta família.

Pelo tamanho compacto não tem as teclas numéricas na direita, como de costume. Porém, quando é ativada a tecla “NumLock”, algumas letras do teclado passam a exercer a função de teclado numérico “adaptado”. Proposta bem curiosa e interessante.

A514-54 teclado adaptado numerico dedicado

Alguns dos modelos desta família estão sendo divulgados com foto do teclado inteiramente prateado, inclusive no site da Acer, parecia ser todo prata, mas chegou para gente com teclas pretas. Vale ficar atento! ⚠

O touchpad é liso, tamanho médio, funciona sem delays e, como é comum nesta faixa de preço, tem o “clique” mais duro no centro. O destaque do teclado fica por conta do seu leitor biométrico integrado ao touchpad, um excelente adicional de segurança e praticidade.


Portas e conectividade

Sobre as portas e conexões seremos mais sucintos, pois demonstramos tudo no unboxing e está bem parecido com os modelos da versão anterior.

Na esquerda:

  • 1x Conexão de energia
  • 1x RJ-45
  • 1x HDMI 2.0
  • 2x USB 3.2
  • 1x USB-C simples

Na direita:

  • LEDs indicadores
  • Combo de áudio (fone/microfone)
  • 1x USB 2.0
  • Trava Kensington

Unboxing notebook Acer Aspire 5 A514-54-368P portas e conexoes HDMI USB RJ-45 trava de seguranca

Conectividade sem fio

De comunicação sem fio a família vem com Bluetooth 5.0 e Wi-Fi 5 do tipo AC.


Hardware atualizado com os processadores Intel de 11ª geração

O Acer Aspire 5 A514-54-368P chega com processador Intel Core i3-1115G4 com 2 núcleos, 4 threads e 6 MB de Cache. É um Tiger Lake da 11ª geração Intel. Outros dos modelos atualizados oferecem as opções de processadores Core i5 ou i7. A GPU é integrada ao processador, uma UHD Graphics Xe G4 com 48 unidades de execução (EUs).

Vale lembrar que têm modelos com a NVIDIA GeForce MX350, com 2 GB de memória dedicada e que ajuda a rodar melhor alguns jogos e softwares 3D, mas sem exageros. Sabemos que notebooks desta categoria possuem limitações de desempenho quando tem GPU dedicada.

Já o clock do processador, na hora da jogatina mais pesada, atingiu o pico máximo de 4.1 GHz, então parece que o aparelho não chega com nenhuma trava de desempenho. Na memória RAM temos 8 GB DDR4 com 3200 MHz, metade soldada e metade em um pente de memória.

Armazenamento

O SSD é de 256 GB do tipo NVMe x4. Os resultados que o SSD alcançou no CrystalDiskMark demonstram ótimas taxas de leitura e taxas de escrita na média.

A514-54 crystaldiskmark resultado dos testes

Upgrades

Quanto aos upgrades, a política da Acer permite que você abra a tampa do notebook e troque memória ou SSD sem perder a garantia. Mas, é claro, você precisa ser bem cuidadoso para não danificar nada. Vem até a grade para um drive de 2.5” polegadas interno e os parafusos são enviados na caixa para instalar um SSD tipo “caixinha” ou um HD tradicional.

Unboxing notebook Acer Aspire 5 A514-54-368P parafusos upgrade

VER ONDE COMPRAR ⇣

Quanto à memória RAM, você pode optar por substituir o pente que vem de fábrica por um de até 16 GB, alcançando o limite máximo de 20 GB.


Ficha técnica (Especificações) Acer Aspire 5 A514-54-368P

Notebook Acer Aspire 5 A514-54 Prata
Intel Core i3
1115G4
Integrada
UHD Graphics
Xe G4 (48 EUs)
DDR4
2666 MHz

Categoria
do notebook

De entrada

Não possui plataforma

Código de barras
(EAN)

4710886446194

Código alternativo

--

Cor /
Material

Prata

Metal (apenas na tampa)

Itens adicionais

Nenhum

Softwares inclusos

Nenhum

Processador
(CPU)

Intel Core i3-1115G4

(11ª geração)

2 núcleos / 4 threads

6 MB de cache

de 3.00 GHz até 4.10 GHz

Placa de vídeo
(GPU)

GPU integrada

Intel UHD Graphics

Xe G4 (48 EUs)

Não possui memória dedicada

Sistema operacional

Windows 10 Home

Memória
RAM

8 GB DDR4

2666 MHz

Máximo de 20 GB


  • RAM soldada: 4 GB
  • Slot 1: 4 GB
  • Slot 2: Não possui

Armazenamento
HD/SSD (SATA)

Não informado

Não se aplica

Armazenamento
SSD

SSD de 256 GB

NVMe Gen3 x4


  • M.2 slot 1: 256 GB
  • M.2 slot 2: Não possui

Tela / painel

16:9 LED 14,0" pol.

Full HD (1920 x 1080 px)

Revestimento: antirreflexo

Painel IPS


Frequência: 60 Hz

Brilho: 250 nits

Contraste: 700:1

sRGB: não informado

Adobe RGB: não informado

DCI-P3: não informado

Teclado

Layout ABNT2

sem numérico

Não é retroiluminado

Câmera (webcam)

720p (1280 x 720)

Portas
(entradas/saídas)

  • 1x USB 2.0
  • 2x USB 3.1
  • 1x USB-C
  • 0x USB-C (Thunderbolt)
  • 0x USB-C (DisplayPort)
  • 1x HDMI
  • 0x Mini HDMI
  • 0x DisplayPort
  • 0x Mini DisplayPort
  • 1x P2 (fone + mic)
  • 0x P2 (fone)
  • 0x P2 (mic)
  • 1x rede RJ-45
  • 0x leitor de cartões
  • 0x leitor biométrico
  • 1x trava de segurança

Rede com cabo
(LAN RJ-45)

Gigabit 10/100/1000

Rede sem fio
(Wireless)

Wi-Fi 802.11ac

Bluetooth 5.0

Energia

Bateria de 48 Wh

Carregador de 45 watts

Dimensões /
Peso

Largura: 32,8 cm

Profundidade: 22,3 cm

Espessura: 1,8 cm


Peso: 1,90 kg


Recomendações de uso do notebook

Abaixo apresentamos as recomendações de uso para este equipamento. Itens como memória RAM e SSD muitas vezes podem ser substituídos e/ou melhorados, já itens como processador, placa de vídeo, tela e teclado dificilmente podem ser trocados.


ESTUDOS / ESCRITÓRIO Word, Excel, Power Point, PDF etc.

Ótimo
Processador indicado para estudos e atividades de nível alto. A memória RAM é adequada, padrão do mercado. O SSD deixa o notebook mais rápido para ligar e abrir programas.

INTERNET Navegação no Google Chrome, Firefox, Edge etc.

Ótimo
A memória RAM de 8 GB é ideal para navegar com várias abas abertas. O processador vai dar conta do recado.

FILMES E SÉRIES YouTube, Netflix, videoaulas, streaming em geral

Ótimo
Esta configuração vai rodar vídeos muito bem. A resolução da tela entrega uma boa definição de imagem. O painel tipo IPS proporciona qualidade de imagem acima da média.

FOTOGRAFIA / DESIGN Photoshop, Illustrator, Corel Draw etc.

Bom
A resolução da tela é boa para a atividade. O painel IPS é um ponto positivo, pois não distorce as cores. A fidelidade de cores não é informada.

EDIÇÃO DE VÍDEOS Premiere, Vegas, After Effects etc.

Regular
Placa de vídeo de nível baixo (GPU integrada). Vai servir bem para edições simples. A tela tem resolução apropriada, sem distorções de cores.

ARQUITETURA / 3D AutoCAD, Revit, SolidWorks, 3ds Max etc.

Regular
Deve abrir softwares 3D, porém com desempenho médio. É recomendável investir em um notebook com placa de vídeo mais potente. O processador é mediano. A tela possui resolução adequada.

PROGRAMAÇÃO HTML/CSS, Javascript, PHP, Python etc.

Bom
Vai servir bem tanto para estudos quanto para atividades profissionais. A memória RAM é ideal, mas poderia ser maior. Não possui teclado numérico, algo que para alguns pode ser ruim.

JOGOS LEVES The Sims 4, CS:GO, FIFA 2022 etc.

Regular
A placa de vídeo integrada é de nível baixo, vai "quebrar um galho" em jogos leves, mas a performance não é das melhores. A memória RAM fica na média do mercado.

JOGOS PESADOS AC Valhalla, COD Warzone, Forza Horizon 5 etc.

Ruim
Para jogos pesados é necessário investir em um notebook com placa de vídeo potente. A tela tem taxa de atualização padrão de 60 Hz.


Notebook da Acer é bom? Quais modelos existem?

Logotipo Acer

💻
Lista de famílias de notebooks da Acer 👇

Família de notebooks Acer Aspire 3

Acer Aspire 3

De entrada e intermediários / 15,6″ pol.

A família Acer Aspire 3 possui notebooks com hardware de entrada e intermediários, indicados para estudos e escritório ou home office. Eles são inteiramente construídos em plástico na cor prata. São equipados com processadores Intel ou AMD e todos contam com telas de 15,6″ polegadas com resoluções HD ou Full HD em painel TN.

A família Aspire 3 oferece alguns dos notebooks mais baratos da fabricante Acer.

VER MODELOS

Família de notebooks Acer Aspire 5

Acer Aspire 5

Intermediários / 14″ ou 15,6″ pol.

Os notebooks da família Acer Aspire 5 estão entre os mais populares do Brasil. Existem opções nas cores prata, dourado ou cinza escuro, todos com a tampa em alumínio. Na parte de hardware os processadores variam entre a 11ª e 12ª geração da Intel, mas também têm versões com os AMD Ryzen série 5000. As telas de 14″ ou 15,6″ polegadas possuem resolução Full HD e alguns painéis são do tipo IPS (que não distorce as cores).

Os Aspire 5 são interessantes para quem busca uma relação de custo-benefício, mas podem existir outras fabricantes oferecendo opções ainda melhores nesta categoria.

VER MODELOS

Família de notebooks Acer Swift

Acer Swift (3, X e Go)

Premium ultrafinos / 14″ a 16″ pol.

Os premium ultrafinos Acer Swift são encontrados nas cores prata, cinza ou azul e são todos construídos em metal, como é comum na categoria. Os processadores variam entre Intel Core e AMD, com destaque para os novos Core Ultra e as placas de vídeo RTX de série 3000 ou 4000. Todos têm telas com resolução Full HD ou superior em painéis do tipo IPS e OLED, com algumas opções touchscreen.

Nem sempre os preços estão bons na família Swift, por isso vale a pena analisar outros modelos da categoria premium ultrafinos.

VER MODELOS

Família de notebooks Acer Aspire Nitro V15

Acer Aspire Nitro V15

Gamer / 15,6″ pol.

A Acer lançou os novos Aspire Nitro V15 para substituir os Nitro 5 na categoria gamer. Eles são construídos em plástico e tem um visual mais discreto, todos na cor preta com apenas alguns detalhes pintados na tampa. Na parte de hardware eles vêm equipados com processadores Intel Core i5 de 13ª geração, placas de vídeo RTX e telas de 15,6″ Full HD do tipo IPS com 144 Hz.

No momento existem poucos modelos dos Nitro V15 no mercado nacional, mas logo devem começar a aparecer mais opções.

VER MODELOS

Família de notebooks Acer Predator Helios e Triton gamers

Acer Predator

Gamer / 14″ ou 16″ pol.

A submarca Predator oferece notebooks mais potentes e com melhor acabamento na categoria gamer, com telas de 14″ ou 16″ do tipo IPS de até 240 Hz. São divididos em duas linhas: os Helios, que atualmente contam com as opções de hardware mais avançadas e construção com partes em metal, e os Triton, que possuem como principal destaque a sua construção toda em metal.

Os Helios receberam atualizações de hardware recentemente, com CPU Intel Core de 13ª e 14ª geração e GPU RTX de série 4000, com destaque para a RTX 4080, enquanto os Triton contam com opções com CPU Intel Core de 12ª geração e GPU RTX série 3000 ou 4000.

VER MODELOS

Outros notebooks da Acer

Alguns notebooks da Acer nem sempre possuem muitos estoques, por isso eles não estão em destaque neste artigo.

  • Os Acer Aspire Vero têm, carcaça feita de materiais recicláveis e hardware atualizado. Vão servir para diversas atividades profissionais, incluindo para quem trabalha com imagens e precisa de uma boa tela IPS.
  • Os Acer Chromebook são indicados para quem busca um notebook para utilizar em atividades mais simples, como estudos e navegação. São construídos em plástico, com telas de 11,6″ polegadas em painéis IPS ou TN, alguns até touchscreen, já o sistema operacional é o Chrome OS, da Google.
  • Os famosos Acer Nitro 5 e 17 estão com baixos estoques por estarem saindo de linha, sendo substituídos pelos novos Acer Nitro V15, então é bom atentar aos preços superfaturados em configurações mais antigas.
  • Os Acer Spin estão com estoque baixo no momento, mas talvez apareçam mais opções em breve, visto que recentemente receberam uma atualização, contando agora com os novos Intel Core 5.

Logotipo Acer

VER NOTEBOOKS ACER



Áudio

Sobre a qualidade de áudio, os alto-falantes ficam embaixo do aparelho, voltados para as laterais. Eles entregam um som mediano, sem muitos graves e com volume baixo. Como esperado para a categoria.


Desempenho em jogos

E agora vamos falar dos resultados em games. Será que roda algo para se divertir no fim do dia? Todos os jogos foram testados na resolução HD de 1366 x 768 pixels.

FIFA 2020

FIFA 2020 roda nessa placa de vídeo?
Baixo 1366 x 768
86 fps
Médio 1366 x 768
63 fps
Alto 1366 x 768
39 fps

The Sims 4

The Sims 4 roda nessa placa de vídeo?
Baixo 1366 x 768
151 fps
Médio 1366 x 768
73 fps
Alto 1366 x 768
33 fps

GTA V (Grand Theft Auto 5)

GTA V (Grand Theft Auto) roda nessa placa de vídeo?
Baixo 1366 x 768
48 fps
Médio 1366 x 768
34 fps
Alto 1366 x 768
23 fps

CS:GO (Counter-Strike: Global Offensive)

Counter Strike Global Offensive (CS:GO) roda nessa placa de vídeo?
Baixo 1366 x 768
93 fps
Médio 1366 x 768
50 fps
Alto 1366 x 768
21 fps

Fortnite

Fortnite roda nessa placa de vídeo?
Baixo 1366 x 768
79 fps
Médio 1366 x 768
21 fps
Alto 1366 x 768
3 fps

Testes de desempenho (benchmarks)

E fizemos ainda os benchmarks, os famigerados testes de renderização.

Confira os resultados que o Acer Aspire 5 A514-54-368P alcançou nos 3 testes padrão realizados pela nossa equipe:

Cinebench R15

  • GPU: 62.44 fps
  • CPU Multi-Core: 423 cb
  • CPU Single-Core: 190 cb

Heaven Benchmark Full HD High

  • FPS: 20.6
  • Score: 520
  • Min FPS: 6.6
  • Max FPS: 41.4

GeekBench 5

  • CPU Single-Core: 1386
  • CPU Multi-Core: 2845
    Você pode conferir os resultados alcançados através deste link.
  • GPU OpenGL: 9373
    Você pode conferir os resultados alcançados através deste link.

Render BMW (Blender)

  • Tempo CPU: 15 minutos e 02 segundos
  • Tempo GPU: 15 minutos e 44 segundos

Temperaturas e sistema de resfriamento que agrada

Saídas de ar

Na questão das temperaturas este aparelho agradou demais, pois CPU e GPU ficaram na faixa dos 39º graus em uso comum e ficaram na média de 66º em uso pesado. As ventoinhas quase não fazem barulho, mas vale informar que testamos este notebook no inverno, estava bem frio nos dias de teste.

Unboxing notebook Acer Aspire 5 A514-54-368P saida de ar alto falantes


Bateria

Sobre a bateria, demora em torno de 1 horas e 45 minutos para uma carga completa, com a tela ligada e brilho no mínimo, sem usar o aparelho. A fonte é de 45 Watts.

Unboxing notebook Acer Aspire 5 A514-54-368P batia 45w

E na parte de autonomia de tempo de uso os resultados ficam na média da categoria:

  • Mais alto desempenho (brilho 100%): 2 hora(s) e 55 minutos
  • Melhor duração de bateria (brilho 50%): 4 hora(s) e 15 minutos
  • Modo econômico (brilho 30% rodando YouTube): 7 hora(s) e 58 minutos
  • Teste de stress (IntelBurnTest): 1 hora(s) e 40 minutos

💻
Onde comprar Aspire 5 A514-54 (11ª ger. e 14″ pol.)

VER TODOS


Então, o que achamos do Acer Aspire 5 A514-54-368P?

Quanto ao design, ele segue o padrão já conhecido da família, com tampa em alumínio que dá um ar mais “premium”. Bem moderno, elegante, discreto e com uma boa construção na carcaça, mesmo sendo de plástico. A nova dobradiça também ficou muito bacana visualmente.

Este modelo é um dos mais simples, mas mesmo assim já funciona até para alguns jogos mais leves. Então, na questão do desempenho vai servir muito bem para vários tipos de uso, desde estudos até atividades profissionais.

A514-54 rodando o jogo The Sims 4

A principal novidade que pegou todos de surpresa foi a tela Full HD do tipo IPS, presente em todos os modelos lançados até agora. Será que a Acer pretende trazer isso também para os modelos de 15,6″ polegadas? Vamos ficar na torcida!

A falta de um teclado retroiluminado pode ser um ponto negativo, porém o que conta aqui é o preço. Este sem dúvidas pode se tornar o melhor custo-benefício deste ano de 2021.

E vale lembrar que os modelos de versões anteriores da família Aspire 5, de 14″ e 15,6″ polegadas, entraram para a nossa lista de recomendados do segundo semestre de 2021, para quem busca um notebook na faixa um pouco acima dos 3.000 a 3.500 reais.

Positivo

  • Tela Full HD IPS
  • Acabamento da tampa em alumínio
  • Novas dobradiças funcionais
  • SSD de fábrica
  • Sem imitações do processador

Negativo

  • Sem teclado retroiluminado
  • Brilho e contraste mediano
  • Não Informa a escala sRGB que o modelo alcança

Unboxing notebook Acer Aspire 5 A514-54-368P tela IPS Full HD


Curtiu nosso review? Veja também o unboxing

Unboxing do notebook Acer Aspire 5 A514-54