Um dos componentes mais usados e, que pouco se dá o valor devido na hora de escolher um notebook é sua tela, há alguns detalhes muito importantes a serem considerados com resolução por exemplo, que pode ser HD, Full HD ou Ultra HD, porém outro ponto muito importante é o ângulo de visão, que define diferentes tipos de tela de notebook.
Pensando nisso nossa equipe preparou um material muito legal detalhando várias considerações a respeito das três principais tecnologias de fabricação de tela e no impacto técnica que elas geram e, por fim, como se dá o uso prático de cada uma no dia a dia. Um assunto que até pode parecer simples, mas que muitos consumidores acabam não dando a devida importância.
E o que é ângulo de visão?
Para começar esse assunto vamos entender um pouco melhor o que é o “ângulo de visão”. Você já deve ter percebido que existem monitores que, quando olhamos meio de lado ou então quando a gente mexe na tampa pra cima e pra baixo, acabam distorcendo as cores e o contraste, deixando tudo muito escuro, “negativado”, ou tudo muito claro, “lavado”.
Isso acontece pois existem algumas diferenças nos processos de fabricação dos monitores LCD, que influenciam a maneira como a luz passa pelos cristais líquidos até chegar aos nossos olhos.
Esses diferentes processos de fabricação acabam gerando telas de 3 tipos: TN, VA e IPS, sendo que IPS pode ter outros nomes como WVA, PLS etc.
Tipos de tela de notebook
As famosas telas TN “padrão Brasil”
Vamos começar pelo tipo de tela mais popular aqui no Brasil, os painéis TN ou “Twisted Nematic”, são as mais baratas de se produzir e por isso possuem qualidade inferior: normalmente as cores são mais lavadas e existem muitas distorções. Isso acontece pelo fato das moléculas de cristais líquidos ficarem alinhadas de maneira mais desordenada dentro do painel.
Nesse caso a luz acaba chegando até nós com muitas variações, distorcendo bastante as cores.
A gente chama carinhosamente as telas tipo TN de “padrão Brasil”, pois elas dominam o mercado nacional mirando o público que não é tão exigente e não quer gastar muito.
As super desejadas telas IPS
No outro extremo temos as super desejadas telas IPS, ou “In-Plane Switching”, que possuem alinhamento horizontal dos cristais líquidos e não distorcem as cores ou o contraste em diferentes ângulos de visão.
Elas são mais caras para produzir, mas entregam qualidade bem superior, possibilitando ainda a reprodução de tonalidades mais vivas.
Outras siglas comuns para a tela tipo IPS são WVA e PLS, que são usadas por diferentes fabricantes em diferentes modelos, algo que normalmente envolve patentes e direitos sobre o uso da marca IPS, mas na prática são quase a mesma coisa, garantindo bons ângulos de visão e cores melhores.
As pouco exploradas telas VA
Encontrando-se no meio termo entre TN e IPS temos as telas do tipo VA, ou “Vertical Align”, que possuem cristais líquidos alinhados verticalmente e costumam entregar excelentes taxas de contraste e tons escuros mais profundos, mas ainda assim distorcem um pouco as cores e contraste e costumam ficar abaixo das telas IPS na qualidade das cores.
As telas VA são muito utilizadas em monitores curvos, pois existem menos “fugas de luz” nas extremidades.
Tá, mas e como tudo isso funciona no cotidiano?
Agora se sua dúvida for no uso real, prático, usando no dia a dia, qual tipo de tela é mais indicado e para quais tipos de uso. E a resposta é: Bem, depende muito. Seu uso pode ser profissional que demande mais qualidade e fidelidade de cores ou casual que não exija nada ou até entusiasta de games e filmes…
Para uso profissional, por exemplo quem trabalha com imagens, como designers, arquitetos ou fotógrafos, é essencial uma tela de melhor qualidade.
Veja este exemplo: em uma tela TN, mais simples ao pintar um quadrado vermelho gigante (no Paint mesmo) é possível perceber que dependendo do ângulo de visão não dá pra saber se aquilo é vermelho, ou rosa claro, ou até mesmo um bordô mais escuro.
Imagina só a situação, o cliente pede um cartão de visitas com fundo vermelho, daí você entrega o cartão de visitas cor de rosa pra ele. Ou então você está editando as fotos de um ensaio fotográfico e, na hora de imprimir, fica tudo super diferente do que aparecia na tela, a pele da modelo fica mais pálida, menos bronzeada do que deveria.
Estas são apenas algumas das situações problemáticas que um profissional que trabalha com imagens pode enfrentar ao utilizar uma tela com ângulo de visão ruim. E, por isso se você é um profissional que trabalha com imagens, ou se é super exigente na qualidade da imagem de games e filmes, uma tela do tipo IPS (ou WVA, ou PLS) será sempre muito melhor, enquanto uma tela do tipo TN não é nem um pouco indicada.
Conclusão sobre tipos de tela de notebook
Aqui no Brasil, telas do tipo IPS normalmente são encontradas em equipamentos premium ultrafinos, como ASUS ZenBook ou Lenovo Yoga S740, modelos de 14 polegadas. Já nos modelos de 15,6 polegadas as telas IPS só são encontradas nos equipamentos gamer, então é preciso investir uma graninha para aproveitar uma tela de melhor qualidade. Porém, para uso profissional compensa e vale como investimento.
Outro detalhe importante é que na maioria das vezes a fabricante ou a loja que está vendendo o notebook não informa se a tela é TN, IPS, WVA, PLS etc. etc. Quando eles não informam, normalmente é TN, mais simples. Mas sempre vale a pena investigar com calma.
E aos leitores do blog, fiquem de olho pois nossa série de posts a respeito das telas ainda vai longe, inclusive sobre um outro assunto importantíssimo para os profissionais: a fidelidade de cores que cada tela pode entregar.
Veja também nosso primeiro vídeo sobre resoluções de tela
Notebook HD ou Full HD? Ou UHD 4K? Entenda as resoluções de telas | QNC Explica
Exibindo 19 comentários
Boa tarde, gostaria de saber se a tela do notebook Asus X1502ZA-BQ1760W é IPS ou TN?
Olá, Flávia. Ela é do tipo IPS-level, semelhante ao IPS e WVA. Estas são as tecnologias que, além de oferecerem melhor qualidade de imagem, também não distorcem as cores independente do ângulo de visão. Abraços.
Boa noite, amigo! Tudo bem? Os notebooks que eu gostaria de comprar da Asus, apresentam informação de tela como sendo nanoedge, mas não dizem se a tela vem com tecnologia ips ou outra qualquer também. Pois, como você colocou que nanoedge e ips são tecnologias diferentes, creio que deveriam informar. Correto?
Olá, Waldeck. Nanoedge é um termo para se referir a espessura da tela, o que significa que telas com essa tecnologia tem bordas bem finas, sendo uma característica mais do ponto de vista estético do que da qualidade da tela. A ASUS usa paineis do tipo IPS-level e TN, mas isso vai variar do modelo que você está se referindo. Se puder compartilhar conosco o código do modelo que você tem interesse, poderiamos te ajudar com maior precisão. Abraços.
Como saber qual a tela do meu notebook? é um Notebook Lenovo Ultrafino Ideapad S145 AMD Ryzen 5 12GB 1TB Linux 15.6″ Prata
Olá, Stephany. Existem alguns métodos pra fazer isso. Primeiro, você vai precisar do código completo do seu Lenovo IdeaPad S145, além da especificação. Pelo que pesquisei aqui o seu modelo é o Lenovo IdeaPad S145 81V7S00000. Você teria que pesquisar no Google esse código completo dele seguido da palavra “screen support”. Por sorte nas minhas pesquisas aqui eu já encontrei dados da própria Lenovo com as telas suportadas por ele que você pode conferir neste link aqui. Basta ir em “Select Commodity” no site e escolher “LCD Panels” para mostrar quais os paineis compatíveis e seus respectivos Part Numbers. Outra maneira também seria instalar o software AIDA64, abrir ele e ir na aba Display, onde lá ele mostraria informações completas da sua tela, incluindo o PART NUMBER. Abraços.
Gostaria de saber o que seria a tela nanoedge? Nanoedge é ips? Ou seria uma tecnologia superior que a ips?
Grato
Olá, Rodney. IPS e Nanoedge são tecnologias com finalidades diferentes. A IPS mantém a fidelidade e não distorce as cores que você está enxergando na tela num ângulo de até 178º. Já o NanoEdge tem como finalidade deixar o painel ultra-estreito que permite que ele se encaixe em um chassi muito fino. Para maximizar seu conforto visual, a tela NanoEdge também possui um revestimento fosco anti-reflexo que reduz os reflexos irritantes. O resultado é um laptop com uma impressionante relação tela / corpo (calculada usando a área visível do corpo) que minimiza o tamanho e ajuda a maximizar a produtividade – para que você possa ver e fazer mais enquanto carrega menos.
Muito interessante, e realmente o diferencial dos equipamentos são os detalhes geralmente deixados de lado tanto por quem vende quanto por quem compra. Mas o problema não é exatamente do usuário, e sim do mercado, em sua maioria nas lojas de varejo.
porque muitas vezes os comerciantes deixam de orientar para fazerem vendas mais simples, mais fáceis e mais rápidas, uma vez que a grande maioria da população não tem essa instrução. No meu caso estava fazendo orçamento de tablets samsung, e deparei com pequenas diferenças de preços com quase nada de alterações nas configurações, ai fiquei curioso.
O que estava acontecendo para esta situação? perguntei, ai quando comparados as especificações técnicas de fabricação os vários tipos de tela fizeram a diferença.
Bem observado, Wagner. As lojas e varejistas em geral ainda deixam muitas informações com poucos detalhes, e nessa questão da tela faz muita diferença, especialmente se você vai trabalhar com edição de imagem ou até mesmo com projetos 3D como engenharia/arquitetura que a qualidade da tela vai fazer diferença total pra quem estiver usando. Abraços.
Qual melhor pra assisitr filmes: Tela HD IPS ou FullHD TN ??? Eu não encontro essa resposta em lugar nenhum da internet
ps: eu sei que o ideal seria fullhd ips, porem os preços de i5 15,6″ são bem salgados
Olá Ellen! A tela Full HD tem mais nitidez, porém no formato TN significa que vai ter distorção de cores dependendo do ângulo utilizado, por exemplo, se você não estiver diretamente em frente a tela, com ela na altura dos olhos, ficará difícil de enxergar. Na minha opinião uma HD IPS vale mais a pena.
Comprei uma máquina dessa com tela tn. Pior negócio. Já estou devolvendo
muito bom seu site gostei muito do seu conteúdo.Vou passar mais vezes para ver as atualizações.abraço para vcs.
Valeu Pedro, em breve vamos melhorar ainda mais o site. Se inscreve lá no canal do YouTube também
Não é falta de dignidade! é padrão asshole (c.do mundo) mesmo…!!! Onde estão os inúteis dos( IMMETRO + ANATEL + Ministérios da PQP) que permitem às empresas venderem notebooks e telas com especificações tipo LCD ou LED, isso não existe no mundo civilizado, as telas TN se popularizaram aqui com a invasão dos remanufaturados ( A melhor opção hoje para comprar um notebook é imṕortar da China e pagar os tributos ou viajar e compar lá fora ) Dell, Acer, Asus, Benq, Lenovo, Samsung… todas sem excessão estão descartando o lixo lá de fora aqui ( Enquanto vai procurando seu notebook com tela ATIREFREQSSO rs rs rs )
Bobagem. A Dell vende os mesmos computadores aqui que vende lá fora. Só entrar no site deles dos USA ou México. No entanto, eles não trazem os melhores modelos porque acreditam que o ninguém iria pagar o custo deles em reais.
Dizer “carinhosamente padrão BrasIl” é muita falta de dignidade. É como dizer que nós brasileiros aceitamos o lixo como padrão. Que tal padrão “do Velho Mundo”. Apenas uma ironia sobre como nós, o novo e eterno país do futuro, somos tratados pelos gringos.
Não é falta de dignidade! é padrão asshole (c.do mundo) mesmo…!!! Onde estão os inúteis dos( IMMETRO + ANATEL + Ministérios da PQP) que permitem às empresas venderem notebooks e telas com especificações tipo LCD ou LED, isso não existe no mundo civilizado, as telas TN se popularizaram aqui com a invasão dos remanufaturados ( A melhor opção hoje para comprar um notebook é imṕortar da China e pagar os tributos ou viajar e compar lá fora ) Dell, Acer, Asus, Benq, Lenovo, Samsung… todas sem excessão estão descartando o lixo lá de fora aqui ( Enquanto vai procurando seu notebook com tela ATIREFREQSSO rs rs rs )