Quais as diferenças entre os tipos de tela de notebook? TN, VA, IPS, WVA, PLS… | QNC Explica

Um dos componentes mais usados e, que pouco se dá o valor devido na hora de escolher um notebook é sua tela, há alguns detalhes muito importantes a serem considerados com resolução por exemplo, que pode ser HD, Full HD ou Ultra HD, porém outro ponto muito importante é o ângulo de visão, que define diferentes tipos de tela de notebook.

tela angulos de visao TN VA IPS WVA PLS exemplo estudio YouTube

Pensando nisso nossa equipe preparou um material muito legal detalhando várias considerações a respeito das três principais tecnologias de fabricação de tela e no impacto técnica que elas geram e, por fim, como se dá o uso prático de cada uma no dia a dia. Um assunto que até pode parecer simples, mas que muitos consumidores acabam não dando a devida importância.


E o que é ângulo de visão?

Para começar esse assunto vamos entender um pouco melhor o que é o “ângulo de visão”. Você já deve ter percebido que existem monitores que, quando olhamos meio de lado ou então quando a gente mexe na tampa pra cima e pra baixo, acabam distorcendo as cores e o contraste, deixando tudo muito escuro, “negativado”, ou tudo muito claro, “lavado”.

tela angulos de visao TN VA IPS WVA PLS distorcao cores tampa inclinada aberta fechada

Isso acontece pois existem algumas diferenças nos processos de fabricação dos monitores LCD, que influenciam a maneira como a luz passa pelos cristais líquidos até chegar aos nossos olhos.

Esses diferentes processos de fabricação acabam gerando telas de 3 tipos: TN, VAIPS, sendo que IPS pode ter outros nomes como WVA, PLS etc.


Tipos de tela de notebook

As famosas telas TN “padrão Brasil”

Vamos começar pelo tipo de tela mais popular aqui no Brasil, os painéis TN ou “Twisted Nematic”, são as mais baratas de se produzir e por isso possuem qualidade inferior: normalmente as cores são mais lavadas e existem muitas distorções. Isso acontece pelo fato das moléculas de cristais líquidos ficarem alinhadas de maneira mais desordenada dentro do painel.

tela angulos de visao painel tipo TN moleculas LCD cristal liquido desordenadas

Nesse caso a luz acaba chegando até nós com muitas variações, distorcendo bastante as cores.

A gente chama carinhosamente as telas tipo TN de “padrão Brasil”, pois elas dominam o mercado nacional mirando o público que não é tão exigente e não quer gastar muito.

tela angulos de visao painel tipo TN distorcoes de cores varios angulos


As super desejadas telas IPS

No outro extremo temos as super desejadas telas IPS, ou “In-Plane Switching”, que possuem alinhamento horizontal dos cristais líquidos e não distorcem as cores ou o contraste em diferentes ângulos de visão.

tela angulos de visao painel tipo IPS WVA PLS moleculas LCD cristal liquido organizadas na horizontal

Elas são mais caras para produzir, mas entregam qualidade bem superior, possibilitando ainda a reprodução de tonalidades mais vivas.

Outras siglas comuns para a tela tipo IPS são WVA e PLS, que são usadas por diferentes fabricantes em diferentes modelos, algo que normalmente envolve patentes e direitos sobre o uso da marca IPS, mas na prática são quase a mesma coisa, garantindo bons ângulos de visão e cores melhores.

tela angulos de visao painel tipo IPS WVA PLS melhor qualidade sem distorcoes

NOTEBOOKS COM TELA IPS


As pouco exploradas telas VA

Encontrando-se no meio termo entre TN e IPS temos as telas do tipo VA, ou “Vertical Align”, que possuem cristais líquidos alinhados verticalmente e costumam entregar excelentes taxas de contraste e tons escuros mais profundos, mas ainda assim distorcem um pouco as cores e contraste e costumam ficar abaixo das telas IPS na qualidade das cores.

tela angulos de visao painel tipo VA moleculas LCD cristal liquido organizadas na vertical

As telas VA são muito utilizadas em monitores curvos, pois existem menos “fugas de luz” nas extremidades.

tela angulos de visao painel tipo VA tons de preto mais profundos

Na tela da esquerda (VA) os quadrados pretos são muito mais evidentes que na tela da direita (IPS)


Tá, mas e como tudo isso funciona no cotidiano?

Agora se sua dúvida for no uso real, prático, usando no dia a dia, qual tipo de tela é mais indicado e para quais tipos de uso. E a resposta é: Bem, depende muito. Seu uso pode ser profissional que demande mais qualidade e fidelidade de cores ou casual que não exija nada ou até entusiasta de games e filmes…

Para uso profissional, por exemplo quem trabalha com imagens, como designers, arquitetos ou fotógrafos, é essencial uma tela de melhor qualidade.

Veja este exemplo: em uma tela TN, mais simples ao pintar um quadrado vermelho gigante (no Paint mesmo) é possível perceber que dependendo do ângulo de visão não dá pra saber se aquilo é vermelho, ou rosa claro, ou até mesmo um bordô mais escuro.

tela angulos de visao painel tipo TN distorcao cor vermelho rosa

Imagina só a situação, o cliente pede um cartão de visitas com fundo vermelho, daí você entrega o cartão de visitas cor de rosa pra ele. Ou então você está editando as fotos de um ensaio fotográfico e, na hora de imprimir, fica tudo super diferente do que aparecia na tela, a pele da modelo fica mais pálida, menos bronzeada do que deveria.

Estas são apenas algumas das situações problemáticas que um profissional que trabalha com imagens pode enfrentar ao utilizar uma tela com ângulo de visão ruim. E, por isso se você é um profissional que trabalha com imagens, ou se é super exigente na qualidade da imagem de games e filmes, uma tela do tipo IPS (ou WVA, ou PLS) será sempre muito melhor, enquanto uma tela do tipo TN não é nem um pouco indicada.

tela angulos de visao painel tipo TN exemplos de distorcao de cores em varios angulos


Conclusão sobre tipos de tela de notebook

Aqui no Brasil, telas do tipo IPS normalmente são encontradas em equipamentos premium ultrafinos, como ASUS ZenBook ou Lenovo Yoga S740, modelos de 14 polegadas. Já nos modelos de 15,6 polegadas as telas IPS só são encontradas nos equipamentos gamer, então é preciso investir uma graninha para aproveitar uma tela de melhor qualidade. Porém, para uso profissional compensa e vale como investimento.

Outro detalhe importante é que na maioria das vezes a fabricante ou a loja que está vendendo o notebook não informa se a tela é TN, IPS, WVA, PLS etc. etc. Quando eles não informam, normalmente é TN, mais simples. Mas sempre vale a pena investigar com calma.

Quais as diferenças entre os tipos de tela de notebook? TN, VA, IPS, WVA, PLS... | QNC Explica

VER NO YOUTUBE

E aos leitores do blog, fiquem de olho pois nossa série de posts a respeito das telas ainda vai longe, inclusive sobre um outro assunto importantíssimo para os profissionais: a fidelidade de cores que cada tela pode entregar.


Veja também nosso primeiro vídeo sobre resoluções de tela

Notebook HD ou Full HD? Ou UHD 4K? Entenda as resoluções de telas | QNC Explica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Resultados

  1. Ellen Kindermann disse:

    Qual melhor pra assisitr filmes: Tela HD IPS ou FullHD TN ??? Eu não encontro essa resposta em lugar nenhum da internet
    ps: eu sei que o ideal seria fullhd ips, porem os preços de i5 15,6″ são bem salgados

    • Redatora QNC disse:

      Olá Ellen! A tela Full HD tem mais nitidez, porém no formato TN significa que vai ter distorção de cores dependendo do ângulo utilizado, por exemplo, se você não estiver diretamente em frente a tela, com ela na altura dos olhos, ficará difícil de enxergar. Na minha opinião uma HD IPS vale mais a pena.

  2. pedro disse:

    muito bom seu site gostei muito do seu conteúdo.Vou passar mais vezes para ver as atualizações.abraço para vcs.

  3. Cardoso Sá disse:

    Não é falta de dignidade! é padrão asshole (c.do mundo) mesmo…!!! Onde estão os inúteis dos( IMMETRO + ANATEL + Ministérios da PQP) que permitem às empresas venderem notebooks e telas com especificações tipo LCD ou LED, isso não existe no mundo civilizado, as telas TN se popularizaram aqui com a invasão dos remanufaturados ( A melhor opção hoje para comprar um notebook é imṕortar da China e pagar os tributos ou viajar e compar lá fora ) Dell, Acer, Asus, Benq, Lenovo, Samsung… todas sem excessão estão descartando o lixo lá de fora aqui ( Enquanto vai procurando seu notebook com tela ATIREFREQSSO rs rs rs )

  4. José Roberto disse:

    Dizer “carinhosamente padrão BrasIl” é muita falta de dignidade. É como dizer que nós brasileiros aceitamos o lixo como padrão. Que tal padrão “do Velho Mundo”. Apenas uma ironia sobre como nós, o novo e eterno país do futuro, somos tratados pelos gringos.

    • Cardoso Sá disse:

      Não é falta de dignidade! é padrão asshole (c.do mundo) mesmo…!!! Onde estão os inúteis dos( IMMETRO + ANATEL + Ministérios da PQP) que permitem às empresas venderem notebooks e telas com especificações tipo LCD ou LED, isso não existe no mundo civilizado, as telas TN se popularizaram aqui com a invasão dos remanufaturados ( A melhor opção hoje para comprar um notebook é imṕortar da China e pagar os tributos ou viajar e compar lá fora ) Dell, Acer, Asus, Benq, Lenovo, Samsung… todas sem excessão estão descartando o lixo lá de fora aqui ( Enquanto vai procurando seu notebook com tela ATIREFREQSSO rs rs rs )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *