Notebooks acima de 5 GHz, telas dobráveis, mini PCs. Novidades da Intel (CES 2020)

A Intel apresentou uma série de novidades na feira de eletrônicos CES 2020, desde detalhes sobre a evolução do Projeto Athena até notebooks com telas dobráveis. Vamos fazer um resumo geral dos principais assuntos, mas na área dos notebooks os grandes destaques foram, sem dúvidas, o lançamento dos processadores de décima geração Comet Lake série H e a apresentação dos processadores com a nova arquitetura Tiger Lake.

Intel CES 2020 Processadores Comet Lake Série H

Mesmo com tantas novidades a Intel continua sendo, em sua essência, uma empresa focada em processadores


Processadores Intel Comet Lake série H

No final de 2019 havíamos mostrado os detalhes sobre a décima geração de processadores Intel, e até então os processadores Comet Lake eram divididos apenas entre os de série Y e série U. Na CES 2020 a Intel apresentou a série H, que é voltada para o altíssimo desempenho e conseguiu um feito incrível, o de quebrar a barreira dos 5 GHz em processadores de notebook, com opções de 8 núcleos e 16 threads.

Intel CES 2020 - Apresentação conferência

Os processadores Comet Lake continuam sendo fabricados com o processo de ltitografia de 14nm (nanômetros), aproveitando ao máximo a tecnologia que a fabricante domina há anos. A Intel afirma que estes são os melhores processadores para games em dispositivos móveis na atualidade, mas deve ficar atenta com a concorrência, pois a AMD promete agitar o mercado com os novos Ryzen 4000, que possuem litrografia de 7nm e já estão sendo considerados os mais avançados do mundo.

Processadores Comet Lake Série H 5 GHz apresentação

Em breve faremos comparativos entre os últimos processadores lançados pela Intel e pela AMD, a briga promete ser boa.


Processadores Intel Tiger Lake

Os processadores Tiger Lake fazem parte da nova linha de processadores da Intel, exclusivos para dispositivos móveis e que chegam para substituir os modelos Ice Lake, prometendo mais desempenho e melhorias na inteligência artificial. Eles são construídos no processo 10nm++, com a nova arquitetura Intel Xe, e devem chegar ao mercado já no primeiro semestre de 2020.

Isso mesmo, apesar dos Ice Lake terem sido lançados faz pouco tempo, já estão sendo substituídos por versões aperfeiçoadas.

Durante a apresentação na CES 2020 foram feitas várias demonstrações de como a inteligência artificial irá facilitar a vida de profissionais para a realização de tarefas como recortar fotografias complexas automaticamente ou então estabilizar a imagem de um vídeo de maneira mais inteligente. Outro grande destaque ficou por conta da divulgação do novo padrão Thunderbolt 4 nos processadores da linha Tiger Lake.

Processadores Intel Tiger Lake


Novidades sobre o Projeto Athena

Aqui em nosso blog já falamos muito sobre o Projeto Athena, anunciado na CES 2019. Inclusive, recentemente fizemos uma entrevista com o líder do Setor de Computadores da Intel no Brasil sobre o assunto. É um projeto muito ambicioso e que promete mudar a maneira como conhecemos os notebooks. Em sua apresentação na CES 2020 a Intel dedicou um bom tempo para “prestar contas” sobre o andamento do projeto, e as novidades são promissoras.

Ao todo já foram certificados 25 modelos de notebooks que atendem a todos os requisitos do projeto, como conexões de alta velocidade, bateria com grande durabilidade e carcaças de tamanhos super compactos. Também foi citada a parceria com a gigante Google para novos modelos Chromebook, e foi lançada uma nova especificação para notebooks com duas telas.

Notebooks homologados Projeto Athena Intel

A LISTA DOS HOMOLOGADOS

Acer Swift 3, Acer TravelMate P6, ASUS Chromebook Flip C436, Asus Pro 89, Dell Inspiron 13 7390, Dell Inspiron 14 7490, Dell Latitude 7300, Dell Latitude 7400, Dell XPS 13 2-em-1, Dell XPS 13, HP Elite Dragonfly, HP Elitebook x360 830, HP Elitebook x360 1030, HP Elitebook x360 1040, HP Envy 13, HP Spectre x360 13, Lenovo Yoga C940, Lenovo Yoga S740, Lenovo Yoga S940, Lenovo X1 Carbon, Samsung Galaxy Chromebook, Samsung Galaxy Book Flex 13/15, Samsung Galaxy Book Ion 13/15.

Em breve faremos um post especial falando apenas de todas as novidades apresentadas na CES 2020 sobre o Projeto Athena.

Confira tudo que já comentamos sobre o projeto:

Futuro dos Notebooks em 2020 Conheça o Projeto Athena da INTEL


Horseshoe Bend, o conceito de PC dobrável da Intel

Seguindo a tendência dos celulares dobráveis, agora chegou a vez dos notebooks. No palco da CES 2020 a Intel apresentou o protótipo que utiliza o conceito chamado pela fabricante de Horseshoe Bend. Trata-se de um equipamento de 17,3″ polegadas com tela OLED sensível ao toque, que mais parece um tablet, mas é chamado de PC dobrável. Ele pode ser usado com a tela aberta ou dobrada. Quando conectado a um teclado sem fio fica com a mesma usabilidade de um notebook normal.

O grande desafio agora é baratear a tecnologia e convencer as fabricantes a investirem na produção deste tipo de equipamento. A Lenovo já apresentou um modelo com tela dobrável, o Thinkpad X1 Fold, com tamanho consideravelmente menor, de apenas 13,3″ polegadas.

Horseshoe Bend conceito Intel PC dobrável tela OLED

Não foram divulgados preços ou datas de lançamento exatas, mas ao que tudo indica vai ficar para 2021 e será muito, muito caro!


Mini-PC modular Intel NUC 9 Extreme (“Ghost Canyon”)

O NUC (Next Unit of Computing) é um mini-PC da Intel que já existe desde 2013 e agora chega em sua 9ª geração. O grande diferencial é que agora o equipamento está mais modular do que nunca, ou seja, ficou muito mais fácil fazer upgrades. Todos os detalhes das novas versões do NUC ainda não foram revelados, mas a Intel confirmou que existirão três opções de processadores de nona geração: Core i9-9980HK (8 núcleos), Core i7-9750H (6 núcleos) e Core i5-9300H (4 núcleos).

O mini-PC possui fonte de 500 W, suporta até 64 GB de RAM DDR4, possui Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.0, e também pode ser equipado com uma placa de vídeo dedicada (desde que em um tamanho compatível). Nas portas e conexões temos 6x USB 3.0, 2x USB-C com Thunderbolt, 1x HDMI, 2x RJ-45, leitor de cartões SD e conexões de áudio. Pequeno, porém muito completo.

Ainda não foram divulgados preços e data de lançamento.

Mini-PC modular NUC 9 Extreme ("Ghost Canyon")

Podemos dizer que o Intel NUC é um concorrente do Apple Mac Mini, com maior foco no custo-benefício.


Placa de vídeo Intel DG1

Isso mesmo, a Intel agora também vai produzir placas de vídeo! Mas, apesar de ser uma notícia bastante interessante, pouquíssimos detalhes foram revelados na apresentação da CES 2020. O que se sabe até o momento é que a GPU também irá utilizar a nova arquitetura Intel Xe e vai proporcionar ganhos importantes de desempenho nos processadores Tiger Lake. Na apresentação foi utilizado o jogo Destiny 2 para uma breve demonstração da GPU, porém não foram divulgados taxas de FPS ou outros detalhes.

Placa de vídeo GPU DG1

Ainda não está claro se a nova GPU da Intel virá para substituir os gráficos integrados de notebooks, ou se a DG1 irá concorrer com as placas de vídeo da NVIDIA e da AMD para desktop.


Resumo da a apresentação da Intel na CES 2020 (em inglês)

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Ana Paula Pereira disse:

    Olá!

    O Acer Swift 7 também tem a homologação do Athena? Estou de olho em um pra comprar, mas fiquei com receio pela conectividade. Há algum problema ou recomendação para o uso de adaptadores (uso conectores USB e HDMI)?
    Entre ele e o Asus Zenbook com o touchpad, qual dos dois seria mais indicado? A faixa de preço está similar (ambos extremamente caros, inclusive). A opção seria o Yoga S940, mas está em falta em todos os lugares :/

    Agradeço muito a ajuda!

    • Redatoper disse:

      Olá, Ana Paula. O Acer Swift 7 não é homologado pelo Projeto Athena, mas um ultrabook poderosíssimo em com um bom equilíbrio entre desempenho, bateria e leveza. Não há nenhum problema no uso de adaptadores pra USB ou HDMI no caso dele. O Asus Zenbook 14 é uma excelente opção também. Eu diria pra você optar pelo que estiver com o melhor custo nessa crise, pois ambos são excelente notebooks compactos. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *