Memória RAM de notebook soldada: pontos positivos e negativos | QNC Explica

Vamos falar de um assunto que gera muitas dúvidas em que está decidindo qual notebook comprar: a Memória RAM de notebook soldada na placa-mãe. Uma memória desse tipo é boa ou ruim? Vale a pena investir em uma máquina com essa característica?

Em muitos notebooks, desde os mais básicos até ultrafinos premium, encontramos a polêmica memória RAM soldada. Em geral, são chips de 4 ou 8 GB integrados à placa-mãe.

Em notebooks como o Dell XPS 13 9300 ou os Lenovo Yoga S740 temos apenas memória RAM soldada, mas nem por isso essa memória é mais “básica” ou mais barata. Estes notebooks, por exemplo, têm RAM de altíssima velocidade do tipo LPDDR4X com 3733 MHz, quando o padrão de mercado é de 2400 ou 2666 MHz.

Memoria RAM soldada Lenovo Yoga S740

Chips de memória RAM soldados na placa-mãe em um Lenovo Yoga S740

Existem também os modelos mais básicos que além da memória soldada normalmente vêm também com um espaço livre pra instalar mais memória, esse espaço é conhecido como “slot“. Alguns exemplos são as linhas IdeaPad S145 e Acer Aspire 5.


Mas, para quê serve a memória RAM?

A “Random Access Memory“, ou RAM, é um tipo de armazenamento de dados temporário utilizado pelos vários programas abertos ao mesmo tempo em seu notebook enquanto ele está ligado.

Sabe quando o notebook começa a ficar lento, você reinicia e tudo melhora? É quando a memória RAM libera os dados temporários e fica mais livre, pra trabalhar com mais folga.

VER NO YOUTUBE

A memória RAM é diferente dos HDs ou SSDs, pois estes armazenam os arquivos de maneira contínua, ou seja, mantém os arquivos salvos e seguros mesmo quando o computador é desligado. Ainda assim, algumas pessoas também chamam HD e SSD de “memória”, o que pode gerar algumas confusões.


Memória RAM de notebook soldada é ruim ou boa?

memoria ram de notebook marca kingston

Ofertas de memória RAM

A RAM soldada é utilizada pelas fabricantes por diversos motivos:

  • Tornar o processo de montagem mais rápido e barato;
  • Economizar espaço, permitindo equipamentos menores e mais finos;
  • Evitar a utilização de partes móveis que podem causar problemas.

Além da memória RAM soldada, existem os “pentes” de memória

“Pente” é a maneira que os brasileiros chamam o módulo de memória RAM encaixado nos slots de memória presentes em vários notebooks. A grande vantagem é a fácil substituição, para aumentar a quantidade de memória, por exemplo.

Exemplo de notebooks com dois slots de memória, um vazio e outro ocupado por um “pente” (módulo)


Pontos positivos e negativos da memória RAM soldada

Existem muitas vantagens interessantes

  • Em caso de queda ou impactos, a memória RAM soldada não corre nenhum risco de ficar desencaixada;
  • Não existe o risco dos conectores ficarem ficarem sujos ou oxidados;
  • Memórias soldadas algumas vezes possuem sua velocidade em megahertz bem superior às memórias não-soldadas.

Mas, também tem os pontos negativos, é claro!

  • Não é possível fazer melhorias no notebook caso não exista, além da memória soldada, um slot livre para upgrades.
  • Com o passar dos anos o notebook pode começar a ficar lento e não há muito o que ser feito, a não ser planejar a compra de um novo notebook.

Caso você seja um usuário mais expert, que trabalha com programas mais pesados e se preocupa com performance, nem pensar em comprar um notebook com memória soldada de apenas 4 GB.

Samsung Book tampas facil acesso parte de baixo HDD SSD memoria RAM


Memória RAM soldada queima? Veja alguns mitos…

Uma dúvida bem comum em nosso blog: um aparelho com memória soldada pode “queimar” ou se danificar mais facilmente?

O fato é que nunca ouvimos relatos de notebooks com a memória soldada queimada, sendo algo até possível, mas extremamente raro.

Memoria RAM soldada mitos boatos fake news queima estraga

Conforme já citamos antes, a memória soldada é até mais segura, pois ela está ligada diretamente na placa-mãe sem ter conexões expostas que possam ocasionar problemas.

É possível fazer dual-channel com memória RAM soldada?

Sabe quando sua mãe falava “duas mentes pensam melhor do que uma só“? Na informática também é assim: quando existem duas memórias trabalhando em conjunto, ou em “dois canais”, tudo fica mais rápido. Mesmo que metade da memória de um notebook seja soldada e a outra metade instalada em um módulo, o dual-channel ainda vai funcionar.

Fique atento: compre um pente de memória que tem a mesma quantidade de gigas e mesma frequência em megahertz para instalar no slot livre.


Conclusão: memória RAM soldada vale a pena?

A resposta é sim! Mas, prefira sempre comprar notebooks com pelo menos 8 GB de memória soldada, pois apenas 4 GB pode ser pouco.

E fique tranquilo que memória soldada dificilmente queima. O máximo que vai acontecer é começar a ficar lento com o passar do tempo e você começar a preparar a aposentadoria do aparelho. Mas, isso costuma levar anos.

Memória RAM soldada vs. memoria pente modulo

VER NO YOUTUBE

Basicamente é isso, meus amigos se gostarem da matéria e quiserem mais conteúdo como esses fique atento ao blog e ao nosso canal do youtube.


Veja também nosso vídeo explicando o que é memória RAM

Temos este episódio mais antigo falando sobre o funcionamento.

Quer saber como comprar um notebook barato?

Siga nossos grupos de cupons e descontos, todo dia modelos recomendados e novidades:

Grupo ofertas de notebook no WhatsApp – Descontos

Tem também os grupos só para acessórios!

Participe dos Grupos de Acessórios de Notebook no WhatsApp (Cupons e Ofertas)

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Anônimo disse:

    Olá, me chamo João, tenho um Notebook ACER Aspire 5 A515-51-37LG I3-8130U 4GB RAM 1TB HD 15,6 que conta com uma memóriam ram de 4GB soldada com apenas 1 slot. No caso, eu quero comprar uma memóriam de 8GB para melhor performance, logo, queria saber se é possível fazer ou não a troca.

    • Redatoper QNC disse:

      Olá, João. É possível sim fazer upgrade de RAM nesse notebook, basta que o pente seja do tipo DDR4 de 2133mhz do tipo SODIMM. Abraços.

  2. Fernanda disse:

    Olá!!
    Ando procurando por um computador que atenda as demandas altas de documentação de faculdade e também suporte alguns jogos leves, que não requerem um desempenho grande, mas que rodem em uma qualidade satisfatória. Estou de olho no lançamento de 2020 da Samsung, o Book 40X, sei que o notebook é bom, mas gostaria de talvez avaliar mais opções e no fim acabo não encontrando muitas por realmente não entender muito sobre o assunto. Vocês possuem alguma sugestão?
    Desde já, obrigada! Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *