Memória RAM de notebook soldada: pontos positivos e negativos | QNC Explica

Vamos falar de um assunto que gera muitas dúvidas em que está decidindo qual notebook comprar: a Memória RAM de notebook soldada na placa-mãe. Uma memória desse tipo é boa ou ruim? Vale a pena investir em uma máquina com essa característica?

Em muitos notebooks, desde os mais básicos até ultrafinos premium, encontramos a polêmica memória RAM soldada. Em geral, são chips de 4 ou 8 GB integrados à placa-mãe.

Em notebooks como o Dell XPS 13 9300 ou os Lenovo Yoga S740 temos apenas memória RAM soldada, mas nem por isso essa memória é mais “básica” ou mais barata. Estes notebooks, por exemplo, têm RAM de altíssima velocidade do tipo LPDDR4X com 3733 MHz, quando o padrão de mercado é de 2400 ou 2666 MHz.

Memoria RAM soldada Lenovo Yoga S740

Chips de memória RAM soldados na placa-mãe em um Lenovo Yoga S740

Existem também os modelos mais básicos que além da memória soldada normalmente vêm também com um espaço livre pra instalar mais memória, esse espaço é conhecido como “slot“. Alguns exemplos são as linhas IdeaPad S145 e Acer Aspire 5.


Mas, para quê serve a memória RAM?

A “Random Access Memory“, ou RAM, é um tipo de armazenamento de dados temporário utilizado pelos vários programas abertos ao mesmo tempo em seu notebook enquanto ele está ligado.

Sabe quando o notebook começa a ficar lento, você reinicia e tudo melhora? É quando a memória RAM libera os dados temporários e fica mais livre, pra trabalhar com mais folga.

VER NO YOUTUBE

A memória RAM é diferente dos HDs ou SSDs, pois estes armazenam os arquivos de maneira contínua, ou seja, mantém os arquivos salvos e seguros mesmo quando o computador é desligado. Ainda assim, algumas pessoas também chamam HD e SSD de “memória”, o que pode gerar algumas confusões.


Memória RAM de notebook soldada é ruim ou boa?

memoria ram de notebook marca kingston

Ofertas de memória RAM

A RAM soldada é utilizada pelas fabricantes por diversos motivos:

  • Tornar o processo de montagem mais rápido e barato;
  • Economizar espaço, permitindo equipamentos menores e mais finos;
  • Evitar a utilização de partes móveis que podem causar problemas.

Além da memória RAM soldada, existem os “pentes” de memória

“Pente” é a maneira que os brasileiros chamam o módulo de memória RAM encaixado nos slots de memória presentes em vários notebooks. A grande vantagem é a fácil substituição, para aumentar a quantidade de memória, por exemplo.

Exemplo de notebooks com dois slots de memória, um vazio e outro ocupado por um “pente” (módulo)


Pontos positivos e negativos da memória RAM soldada

Existem muitas vantagens interessantes

  • Em caso de queda ou impactos, a memória RAM soldada não corre nenhum risco de ficar desencaixada;
  • Não existe o risco dos conectores ficarem ficarem sujos ou oxidados;
  • Memórias soldadas algumas vezes possuem sua velocidade em megahertz bem superior às memórias não-soldadas.

Mas, também tem os pontos negativos, é claro!

  • Não é possível fazer melhorias no notebook caso não exista, além da memória soldada, um slot livre para upgrades.
  • Com o passar dos anos o notebook pode começar a ficar lento e não há muito o que ser feito, a não ser planejar a compra de um novo notebook.

Caso você seja um usuário mais expert, que trabalha com programas mais pesados e se preocupa com performance, nem pensar em comprar um notebook com memória soldada de apenas 4 GB.

Samsung Book tampas facil acesso parte de baixo HDD SSD memoria RAM


Memória RAM soldada queima? Veja alguns mitos…

Uma dúvida bem comum em nosso blog: um aparelho com memória soldada pode “queimar” ou se danificar mais facilmente?

O fato é que nunca ouvimos relatos de notebooks com a memória soldada queimada, sendo algo até possível, mas extremamente raro.

Memoria RAM soldada mitos boatos fake news queima estraga

Conforme já citamos antes, a memória soldada é até mais segura, pois ela está ligada diretamente na placa-mãe sem ter conexões expostas que possam ocasionar problemas.

É possível fazer dual-channel com memória RAM soldada?

Sabe quando sua mãe falava “duas mentes pensam melhor do que uma só“? Na informática também é assim: quando existem duas memórias trabalhando em conjunto, ou em “dois canais”, tudo fica mais rápido. Mesmo que metade da memória de um notebook seja soldada e a outra metade instalada em um módulo, o dual-channel ainda vai funcionar.

Fique atento: compre um pente de memória que tem a mesma quantidade de gigas e mesma frequência em megahertz para instalar no slot livre.


Conclusão: memória RAM soldada vale a pena?

A resposta é sim! Mas, prefira sempre comprar notebooks com pelo menos 8 GB de memória soldada, pois apenas 4 GB pode ser pouco.

E fique tranquilo que memória soldada dificilmente queima. O máximo que vai acontecer é começar a ficar lento com o passar do tempo e você começar a preparar a aposentadoria do aparelho. Mas, isso costuma levar anos.

Memória RAM soldada vs. memoria pente modulo

VER NO YOUTUBE

Basicamente é isso, meus amigos se gostarem da matéria e quiserem mais conteúdo como esses fique atento ao blog e ao nosso canal do youtube.


Veja também nosso vídeo explicando o que é memória RAM

Temos este episódio mais antigo falando sobre o funcionamento.

Quer saber como comprar um notebook barato?

Siga nossos grupos de cupons e descontos, todo dia modelos recomendados e novidades:

Grupo ofertas de notebook no WhatsApp e Telegram – Descontos e cupons para comprar barato

Tem também os grupos só para acessórios!

Participe dos Grupos de ACESSÓRIOS de Notebook no WhatsApp (Cupons e Ofertas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

45 Resultados

  1. Jon disse:

    Gostaria de saber se é possível fazer um upgrade de RAM com mais espaço. Não sei em que blog eu li que só é possível aumentar pra 12gb, em um pente de 8gb, em adição aos 4 que já vem de fabrica soldada. Meu note é um Lenovo Ideapad 320-IKB, modelo 80y

    • Redatoper QNC disse:

      Olá, Jon. Pelo que pesquisei seu modelo de notebook tem 4 GB soldado + slot livre, então sim, você pode colocar mais 8 GB para totalizar 12 GB. Abraços.

  2. Pedro disse:

    O meu notebook é um s145 da Lenovo eles possui 8gb de memória RAM soldada e um slot livre. A minha dúvida é pq o notebook é expansível até 20 GB, mas não sei se é contando com a memória RAM soldada ao notebook ou se é por “fora”. Se for por “fora”, a memória RAM do meu notebook é 8gb, eu poderia colocar uma de 16gb, com a mesma frequência? Obrigado pela ajuda.

    • Redatoper QNC disse:

      Olá, Pedro. Esta limitação de expansão já é contando a memória RAM que já vem soldada, ou seja, se você colocar mais um pente de 16 GB ele vai reconhecer no máximo 20 GB, mesmo que tenha mais fisicamente disponível, devido a limitações da placa-mãe.

  3. Jeanne disse:

    Oie

    To querendo comprar um Dell 13 polegadas, I7 com memória soldada de 8GB. Eu queria o de 13 polegadas pq pra mim é mais fácil pra transporte mas tem a desvantagem da memória.

    Vale a pena o investimento? Ou pego um maior mesmo que dê pra fazer upgrade? To com medo de comprar e depois começar a travar.

  4. Hilkias Ramos disse:

    no caso tendo um samsung book NP550XDA-KH2BR, 4gb ram soldada + um pente de 4gb ram, seria melhor colocar mais uma memória de 8gb, ficando os 4gb ram soldada + pente de 4gb ram + pente 8gb ram
    ouuuu
    tirar o pente de 4gb ram e colocar 2 pente de 8gb ram, ficando 4gb ram soldada + 2 pente de 8gb?

    • Redatoper QNC disse:

      Olá, Hilkias. Até onde sabemos na verdade o modelo NP550XDA-KH2BR não tem nenhum slot soldado, ambos são modificáveis e expansíveis, tendo upgrade máximo de 32 GB (16 GB + 16 GB).

  5. Márcio disse:

    Olá! Possuo um ASUS VivoBook 15 X513EA-EJ1062T que veio com 8GB DDR4, sendo que 4gb destes é soldado, eu estou pensando em colocar mais 16 Gb ou 8 Gb caso o primeiro nao couber no meu bolso. Esse upgrade é possível? Pode haver alguma incompatibilidade? Qual a memória recomendada? Obrigado e grande abraço!

    • Redatoper QNC disse:

      Olá, Márcio. Sim, é possível fazer upgrade de RAM no seu modelo até 20 GB no máximo. Recomendo a Memória Patriot Viper Steel 16GB (1x16GB), 2400MHz, DDR4, p/ Notebook, CL15 – PVS416G240C5S. Abraços.

  6. Márcio Moreira disse:

    Olá! Possuo um ASUS VivoBook 15 X513EA-EJ1062T que veio com 8GB DDR4, sendo que 4gb destes é soldado, eu estou pensando em colocar mais 16 Gb ou 8 Gb caso o primeiro nao couber no meu bolso. Esse upgrade é possível? Pode haver alguma incompatibilidade? Qual a memória recomendada? Obrigado e grande abraço!

    • Moderador QNC disse:

      Olá Marcia, infelizmente a fabricante não divulgou muitas informações a respeito da memória RAM do aparelho, o que sabemos que ela é de 2400Mhz porém o limite máximo que ela pode alcançar recomendo entrar em contato com a Asus para confirmar.

  7. Ederaldo disse:

    Muitíssimo obrigado pelas informações, pois eu estava muito em dúvida sobre o assunto. Que bom vocês fizeram esse texto tão didático.

  8. Rafael disse:

    Esqueceu relatar sobre o Legion Slim7 tbm tem 8gb e 16gb soldada, a melhor é pegar na 16gb. Mas o Lenovo fez grande cagada para legion por ser notebook top com 8gb soldada…

  9. douglas disse:

    Olá, tenho um Acer aspire 3 com 4G de RAM soldada. No site do fabricante diz que aguenta até 8 G, mas no gerenciador de tarefas diz que tem apenas um slot (1 de 1). Minha duvida é: Eu só tenho UM SLOT que já está sendo usado ou pela mémoria ser soldada não é contada como slot e esse slot 1 de 1 está livre

    • Analista QNC disse:

      Olá Douglas!

      A memória soldada não conta como slot, por isso ela é soldada.

      Então, se esse modelo tem um slot livre, você pode colocar um pente de memória de 4 GB e assim somar os 8 GB total de memória.

      Eu recomendo você verificar junto a alguma assistência autorizada os detalhes de compatibilidade da memória RAM, para comprar a mais adequada.

      Abraço.

  10. Ítalo disse:

    Bom dia!
    Tenho um notebook antigo da Asus, com touch até, de 2014.
    Nele, vem um módulo de memória de 2GB, já integrado à placa-mãe, e um slot contendo um de 2GB também. Na especificação da placa, diz aceitar até 8GB de RAM.
    Minha dúvida é: a memória integrada já contabiliza para os 8GB e terei de comprar um módulo de 6GB ou posso comprar o de 8GB, contabilizando 10GB (2+8)?

    • Redatoper QNC disse:

      Olá, Ítalo. Você tem 4 GB ( 2 + 2 ), então seria possível apenas instalar mais um pente de 4 GB, já que o máximo suportado no total é 8 GB. Abraços.

  11. Carlos Araujo disse:

    Ola a Todos.
    Gostaria de tirar uma duvida sobre o que foi falado na matéria acima sobre memoria Ram soldada.
    Comprei recentemente, devido a indicação desse mesmo site, um Acer aspire 5 a515-55g-588g, no qual vem com 8gb de Ram, porem descobri que é 4+4, sendo 4gb soldado e um pente de memoria 4gb. tenho um pente de 8gb ddr4 de um notebook anterior e que gostaria de usar no lugar desse pente de 4gb que veio instalado.

    Minha duvida é:
    – Vou conseguir usar essas memoria de 4gb soldada + o pente de 8gb em modo dual channel?
    Sempre ouvi dizer que o para o dual channel funcionar corretamente, as memorias deviriam ser preferencialmente do mesmo tamanho e modelo.

    poderia me sanar essa duvida?

    • Redatoper QNC disse:

      Olá, Carlos. No caso se você colocar 4 GB + 8 GB vai ativar o modo Flex Mode, que é semelhante ao Dual Channel. O assunto é um pouco complicado então vou resumir: você vai ter 8 GB que vão funcionar em Dual-Channel, e os 4 GB que vão sobrar dos 12 GB totais vão funcionar em velocidade normal. Você não vai ter nenhum problema de incompatibilidade então pode instalar. Abraços.

  12. Andrea disse:

    boa tarde! estou em duvida em comprar um Notebook Lenovo Ultrafino ideapad S145 i5-1035G1 8GB 1TB Windows 10 15.6” 82DJ0001BR – Prata e um Notebook Acer Aspire 5 A514-53-59QJ Intel Core I5 8GB 256GB SSD 14′ Windows 10. Qual vcs me indicam???

  13. Danilo Arguelho disse:

    boa tarde, o notebook que estou pensando em comprar, tem 12GB de RAM: 4GB soldados e 8GB no módulo, vale a pena?

  14. Gabriel disse:

    Tenho um acer aspire a515-51g que vem com uma memoria ram ddr 4 soldada de 4gb que já está fazendo dual channel com outra das mesmas caracteristicas no primeiro slot, nesse computador tem 2 slot, então eu posso colocar tanto de 16 gb quanto de 4 que não vai fazer diferença ou existe um trial channel…
    Obrigado

    • Moderador QNC disse:

      Olá Gabriel, acredito que as memórias vão ser acessadas em Dual-Channel nos slots 1 e 2 e em single no “slot” 3 com a RAM soldada.

  15. Adilson disse:

    Tenho um Acer Aspire 5 a515-54g-53gp com 4 GB de ram soldada e 4 no único slot livre. Quero colocar uma memória ram de 16GB, mas fico em dúvida sobre o dual channel. Ter um upgrade de 4 +16 Ram é melhor que 4+4 em dual channel para rodar um jogo mediano?

    • Redatoper QNC disse:

      Olá, Adilson. Pode colocar 16 GB que o resultado praticamente será o mesmo. Com mais RAM você terá mais estabilidade nos FPS.

  16. Kerolayne disse:

    Não encontro nenhum notebook com pelo menos 8 GB de memória soldada, só encontro com 4GB soldado + 4 GB Slot. Preciso de um notebook que atenda para estudos, faculdade, trabalhar em geral com vendas nas redes sociais e edição de imagens básicas, jogos leves raramente, mas que tenha qualidade e não trave.
    Tenho atualmente um Positivo Sim+ 6GB Ram e queria comprar um de 8GB mas não encontro de 8GB livre sem ser soldado ou 8GB já na parte soldada.
    Alguma indicação por favor?

  17. wagner disse:

    memoria ram soldada é uma desculpa dos fabricantes nacionais para desovar lotes e lotes de memorias de 4gb de baixa velocidade. Não vale a pena nunca. nao existem pontos positivos. Se o seu notebook cair, a menor das preocupações será a memoria desencaixar do slot. contato oxidado é só retirar a memoria e passar 1 borracha e nunca vi memorias soldadas com velocidades superiores as removiveis em nenhum notebook nacional.

    • Hudson Soares disse:

      Concordo! Notebooks caros, investimento muito alto para estar amarrado a 8gb apenas. Meu note já liga consumindo 12Gb, nesses notes com memória soldada de 8 gb eu já não conseguiria trabalhar. Em alguns anos um up de memória da um bom folego e é sensível a melhoria quando se faz este upgrade.

  18. Rafael Vicente Saraiva disse:

    Olá, eu gostaria que metirassem uma dúvida. Pretendo comprar um notebook da Lenovo, um S145 que vem com um ryzen 7 3700u e 8gb ram, sendo 4gb soldados e outros 4gb em slot normal. Se eu alterar a memória de 4gb do slot normal para um de 8gb ou 16gb, o dual channel vai continuar ativo ou vai operar em single channel?

  19. Anônimo disse:

    Olá, me chamo João, tenho um Notebook ACER Aspire 5 A515-51-37LG I3-8130U 4GB RAM 1TB HD 15,6 que conta com uma memóriam ram de 4GB soldada com apenas 1 slot. No caso, eu quero comprar uma memóriam de 8GB para melhor performance, logo, queria saber se é possível fazer ou não a troca.

    • Redatoper QNC disse:

      Olá, João. É possível sim fazer upgrade de RAM nesse notebook, basta que o pente seja do tipo DDR4 de 2133mhz do tipo SODIMM. Abraços.

  20. Fernanda disse:

    Olá!!
    Ando procurando por um computador que atenda as demandas altas de documentação de faculdade e também suporte alguns jogos leves, que não requerem um desempenho grande, mas que rodem em uma qualidade satisfatória. Estou de olho no lançamento de 2020 da Samsung, o Book 40X, sei que o notebook é bom, mas gostaria de talvez avaliar mais opções e no fim acabo não encontrando muitas por realmente não entender muito sobre o assunto. Vocês possuem alguma sugestão?
    Desde já, obrigada! Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.