A família de notebooks Samsung Book sem dúvidas é uma das mais populares e mais “queridinhas” do Brasil, com diversos modelos que podem atender desde os usuários mais casuais até os que buscam equipamentos profissionais.
São dezenas de modelos de notebooks equipados com processadores que vão desde o Intel Celeron até o Core i7. Os que possuem o código “XDA” são de 11ª geração (Tiger Lake) com tela Full HD, mas infelizmente alguns ainda vêm sem SSD de fábrica.
Já os modelos de código “XCJ”, que já estão saindo de linha, são de 10ª geração (Comet Lake) e muitos tem tela com resolução HD mais simples.
Os Samsung Book possuem um design muito elegante e moderno, mas são inteiramente construídos em plástico e a carcaça apresenta uma certa flexibilidade, apesar de ser bem construída e parecer muito durável.
Não houveram mudanças notáveis no design dos Samsung Book em comparação com os modelos de 2020, com exceção da cor chumbo que é a grande novidade. No exterior esta linha de notebooks também é chamada de Samsung Notebook Plus2.
Design moderno e corpo em plástico
Com design que lembra muito os antigos Samsung S51 Pro, os modelos da família Samsung Book são leves e finos para a categoria, ideais para serem transportados para o trabalho ou faculdade. As cores podem ser chumbo ou branco.
Estão entre os mais modernos e elegantes da categoria, com um visual bastante discreto e que agrada muitas pessoas.
Os modelos são construídos inteiramente de plástico, mas ainda assim parecem ser bastante duráveis. O logotipo da Samsung é espelhado em baixo relevo e fica posicionado na lateral esquerda da tampa.
O visual combina com várias situações, seja para o uso pessoal do dia a dia ou até mesmo em ambientes profissionais, como escritórios.
Tela Full HD em todos os modelos
Ao contrário dos modelos “XCJ” de 2020, a Samsung acertou em cheio ao trazer para os novos “XDA” a resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) em todos os notebooks. A tela é de 15,6″ polegadas com acabamento anti reflexo e é do tipo TN, a mais simples que distorce as cores e não é indicada para profissionais que trabalham com imagens.
Nas versõesmais potentes, com Core i7 e/ou GPU dedicada, uma tela do tipo IPS cairia muito bem, ainda mais considerando os preços praticados!
Webcam com resolução VGA
Um dos pontos negativos da família é a webcam com resolução VGA (480 x 360 pixels), que não é a mais indicada para reuniões de trabalho e videochamadas em geral.
Teclado padrão ABNT2
O teclado é ABNT2, ou seja, possui a tecla “Ç” e todos os acentos no padrão português do Brasil. A fabricante costumava chamar este teclado de “Lattice”, com teclas maiores que o comum e mais baixas, proporcionando uma digitação silenciosa e confortável.
Infelizmente nenhum dos modelos tem teclado iluminado ou leitor biométrico, detalhes que fazem falta nos equipamentos mais caros da família.
O touchpad é maior que o comum para este tipo de aparelho, além de ser bem liso e bastante responsivo.
Portas e conectividade (entradas/saídas)
A família Samsung Book XDA de 2021 conta com modelos bem preparados para todos os tipos de uso. São várias conexões importantes, entre elas a RJ-45 que está se tornando cada vez mais rara nos notebooks e uma USB-C, que não existe em alguns modelos concorrentes e é cada vez mais necessária no dia a dia.
Do lado esquerdo as portas são:
- 1x conector de energia
- 1x entrada de rede RJ-45
- 1x HDMI
- 1x USB 3.0 do tipo A
- 1x USB-C (sem vídeo)
- 1x combo fone/microfone
Já do lado direito temos as seguintes opções:
- 1x slot para cartão MicroSD
- 1x USB 2.0 tipo A
- 1x slot para trava de segurança
Conectividade sem fio
Na parte da conectividade sem fio (wireless) o padrão encontrado em todos os modelos é o Wi-Fi 802.11ac com Bluetooth 5.1.
Alto-falantes padrão da categoria
Os alto-falantes ficam nas laterais da parte de baixo do notebook. A qualidade segue o padrão de modelos intermediários, não entregando volumes altos ou graves potentes, mas já é o suficiente para usuários menos exigentes.
Nossa recomendação para quem quer maior qualidade de áudio é adquirir um headset (fone de ouvido) ou caixinhas de som bluetooth.
Detalhes sobre as configurações dos Samsung Book
Processadores Intel Tiger Lake 11ª geração
Os processadores da família Samsung Book estão entre os mais atualizados da categoria de intermediários no Brasil. Uma das grandes novidades é o Celeron 6305, versão mais atual da linha de CPUs focadas em economia e baixo preço.
Já os modelos com Core i3, i5 e i7 são todos com final “G4” ou “G7” vêm equipados com as placas de vídeo integradas Iris Xe Graphics, ideais para edições de vídeo leves ou até mesmo alguns softwares 3D em uso moderado.
Memória RAM
Os modelos podem vir com 4 GB ou 8 GB de memória RAM instalada de fábrica, sendo que sempre existem dois slots de memória sem nada de memória soldada na placa-mãe. Sempre existe 1 slot já ocupado e outro slot vazio e o grande destaque fica para as tampas de fácil acesso que permitem adicionar/substituir a memória sem precisar desparafusar a tampa.
Armazenamento SSD
O armazenamento nos equipamentos dessa família nem sempre possui SSD M.2 instalado de fábrica, ainda existem opções apenas com HD mecânico e slot M.2 vazio. A vantagem é a tampa de fácil acesso para substituir o HD de 2,5″ polegadas por um SSD do tipo “caixinha”.
Em modelos que possuem apenas HD mecânico aconselhamos sempre a instalação de um SSD para melhorar o desempenho ao ligar o notebook ou abrir programas. O sistema operacional precisa estar instalado no SSD para obter o máximo desempenho.
Bateria de 43 Wh
A bateria de 3 células possui 43 Wh (watt-hora) e o tempo de duração varia dependendo do modelo escolhido e tipo de uso, com uma média de aproximadamente 4 horas em uso moderado com brilho de tela em 50%.
Windows 11 tomando conta
Ainda existirem alguns modelos de Samsung Book com Windows 10 no mercado, a Samsung vem lançando somente novos notebooks com Windows 11.
Modelos Samsung Book XDA: qual notebook escolher?
A grande vantagem na maioria dos modelos Samsung Book é o custo-benefício, com diversas opções para todos os tipos de usuários. Mas, justamente por haver uma grande variedade de produtos nesta família, os códigos podem confundir um pouco os consumidores. Abaixo tentamos explicar o que significam os códigos de cada modelo, para facilitar a sua escolha.
Entenda os códigos que identificam os Samsung Book XDA
Os códigos alfanuméricos que identificam os modelos Samsung Book XDA já foram mais simples, pois antigamente eram divididos nas subfamílias E20, E30, X20, X30 e assim por diante. Agora a fabricante informa apenas o “código grandão” no final de cada modelo, e pode ser um tanto difícil decorar e entender as diferenças.
O código de cada modelo possui 13 caracteres separados por um tracinho antes dos 5 caracteres finais.
Clique nos links para ver os modelos Samsung Book XDA 2021 👇
- Samsung Book XDA-KO: Celeron
- Samsung Book XDA-KT: Core i3
- Samsung Book XDA-KF: Core i5
- Samsung Book XDA-XF: Core i5 + MX450
- Samsung Book XDA-KS: Core i7
- Samsung Book XDA-XS: Core i7 + MX450
💻
Samsung Book XDA-KO (Celeron) 💻
Muda a cor dos modelos e o tipo de armazenamento. Antigamente o código desta subfamília era E20.
💻
Samsung Book XDA-KT (Core i3) 💻
Além de mudar a cor e HD/SSD, alguns modelos que parecem idênticos têm mudanças também na memória RAM (4 ou 8 GB). Antigamente o código desta subfamília era E30.
💻
Samsung Book XDA-KF (Core i5) 💻
Muda a cor e/ou o armazenamento (HD/SSD). Antigamente o código desta subfamília era X30.
💻
Samsung Book XDA-KS (Core i7) 💻
Ocorrem mudanças apenas no armazenamento (HD/SSD). Não existiam subfamílias antigas de Core i7 sem GPU dedicada.
Vale a pena comprar um Samsung Book XDA?
A família Samsung Book XDA 2021 possui modelos discretos, compactos e elegantes, com corpo inteiro em plástico mas que parecem ter alta durabilidade. O custo-benefício dessa linha é um dos melhores do mercado nacional e um dos grandes diferenciais está nas tampas de fácil acesso na parte inferior, para upgrades de memória RAM e HD/SSD de 2,5″ polegadas.
Todos os modelos vêm com tela na resolução Full HD, mas infelizmente não são do tipo IPS e sim do tipo TN que distorce as cores, mas isso é algo comum na categoria. Se você não precisa de uma ótima tela para trabalhar com imagens e não é exigente com filmes e seriados, a tela TN vai servir bem.
Para trabalhar com imagens aconselhamos comprar um monitor secundário.
As principais concorrentes das fabricantes mais famosas são as linhas Acer Aspire 5, ASUS VivoBook, Dell Inspiron 15 3000, HP 250 G8 e Lenovo IdeaPad 3.
Cada família citada acima possui suas vantagens e desvantagens. Algumas tem preços bem competitivos e coerentes com a qualidade que entregam, enquanto outras possuem notebooks muito mais caros e que nem sempre valem o preço cobrado.
Os VAIO FE também entram na lista de concorrentes, mas é preciso ficar de olho na resolução da tela e nos preços, que as vezes são mais elevados.
Confira nossa lista de notebooks com melhor custo-benefício
10 notebooks com melhor custo-benefício para ficar de olho em 2024 (lista atualizada)
Exibindo 2 comentários
Consigo rodar autocad com Integrada Iris Xe Graphics G7 (Tiger Lake 96 EUs)?
Oi Anna!
Sim vai rodar.
Abraço.