A multinacional chinesa Lenovo apresentou a família de notebooks IdeaPad 3i para substituir os super populares IdeaPad S145, que foram os maiores sucesso de vendas da empresa entre os anos de 2020 e 2021. Os primeiros IdeaPad 3i lançados ainda vêm com os processadores Intel de 10ª geração, mas já estão surgindo opções com Intel Tiger Lake, mais atuais.
A novidade do modelo está em sua placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce MX330, que em alguns benchmarks consegue ter desempenho até 120% superior às antigas MX110 que equipavam alguns dos modelos antigos de S145.
Uma curiosidade sobre o nome da família“3i”, A letra “i” é utilizada nos notebooks equipados com processadores da Intel, mas no exterior existem também aparelhos sem essa letra, apenas com o número 3, equipados com os Ryzen da AMD.
Este é identificado pelo código 82BS0000BR. Todos que começam com 82BS possuem processadores Intel de 10ª geração Comet Lake. No momento que lançamos essa postagem já havia sido lançado um único modelo com o código 82MD, com processador Tiger Lake de 11ª geração, mas têm ainda os modelos 82BU, com Celeron N4020, mais simples e barato.
Design reformulado e acabamento discreto
Na questão de tamanho e peso, ele é muito parecido com os modelos da família antiga. Com 1,99 cm de espessura por 36,2 cm de largura e 25,3 cm de profundidade. Seu peso fica na casa dos 1.70 kg, ou seja, agora seu corpo está 150 gramas mais leve, um ponto positivo.
Já mostramos vários pontos sobre o design do aparelho em seu vídeo de unboxing, que você pode conferir em nosso canal do YouTube. Em resumo, mudaram poucos detalhes em relação aos “primos mais velhos” da família S145.
A qualidade do chassi, no geral, está bem na média da categoria. A carcaça apresenta uma certa flexibilidade, mas só afunda se aplicar bastante força. No geral é bem construído.
Seu design é bastante limpo e não chama muita atenção, pois seus detalhes se resumem ao logo da marca na tampa superior do aparelho, o que o torna muito discreto, ideal para trabalhar em lugares públicos.
O corpo é todo em plástico, na cor prata com acabamento que imita aço escovado, o que dá uma certa sofisticação ao aparelho.
Já assistiu ao unboxing deste modelo?
Veja como foram nossas primeiras impressões.
Onde comprar o Lenovo IdeaPad 3i?
Tela de 15,6″ com abertura de 180 graus
A dobradiça da tela parece ser a mesma dos modelos S145, centralizada, bem firme e não dá pra abrir com um só dedo. Porém, mesmo firme, a tela ainda balança um pouco ao mexer o corpo do aparelho ou digitar.
Um detalhe que se mantém é a abertura em 180 graus, um recurso que parece meio inútil, mas ajuda a não quebrar a dobradiça quando a tela é forçada para trás por acidente.
O tamanho do painel sempre vai ser de 15,6” polegadas, mas a resolução da tela varia de acordo com o modelo. Infelizmente vários membros da família ainda são “amaldiçoados” com a resolução HD de 1366 por 768 pixels.
O modelo que a gente testou, chega com tela Full HD, um pouco melhor. Mas, o painel continua do tipo TN em todos os modelos. As telas TN, ou “Twisted Nematic” são mais baratas de se produzir e por consequência chegam mais em conta para o consumidor final, porém possuem qualidade inferior além de distorcerem as cores ao olhar de diferentes ângulos, deixando-as mais lavadas e até “negativas”.
- Tamanho: 15,6″ polegadas
- Resolução: 1920 x 1080 pixels (Full HD)
- Tipo do painel: TN (Twisted Nematic)
- Brilho: 220 nits
- Taxa de atualização (Hz): 60
- Revestimento: Antirreflexo
Teclado e touchpad padrão da categoria
O teclado chega no padrão clássico da Lenovo, com layout ABNT2, “Ç” e acentos no padrão que utilizamos. O numérico do lado direito tem 4 fileiras, o que é bom por facilitar cálculos matemáticos e atalhos.
No teclado existem LEDs indicadores de teclas ativas no Caps Lock e Num Lock. As teclas não são tão macias, mas ainda assim são silenciosas e confortáveis. Só achamos ruim os direcionais para cima e para baixo, que são bem pequenos e difíceis de usar, podiam ser maiores.
Uma das principais mudanças em relação aos S145 foi o botão de “Power”, que agora fica no canto superior direito, separado e com um LED no centro.
No touchpad, o tamanho é pequeno e fica alinhado com a barra de espaço. Os cliques são meio duros no centro e na parte superior, na parte inferior na esquerda e direita, afunda bastante. Apesar disso, é bem liso e não tem delays, na média da categoria.
Portas e conectividade
Sobre as portas e conexões, como já mostramos tudo no unboxing, vai ser resumido. É basicamente tudo igual aos antigos S145.
Na lateral direita:
- Leitor de cartões SD
- Furo do botão OneKey Recovery
- Combo de áudio fone/microfone
Na lateral esquerda:
- Entrada de energia
- LEDs de indicação
- 1x HDMI
- 1x USB 2.0
- 2x USB 3.1
Mesmo atualizado ainda não conta com uma porta RJ-45 para rede com cabo e uma entrada USB-C. Dois pontos negativos neste aparelho.
Conectividade sem fio
Na conectividade sem fio temos Wi-Fi tipo AC (ou Wi-Fi 5) e Bluetooth 5.0.
Hardware com Intel Core i7 e GPU dedicada
Agora, sobre o hardware do aparelho, ele chega com o processador Intel Core i7-10510U com 4 núcleos, 8 threads e 8 MB de Cache. É um Comet Lake da 10ª geração Intel. E sua GPU é a NVIDIA GeForce MX330, GDDR5 com 2 GBs de VRAM dedicados. Os demais modelos com processadores Intel de 10ª geração final U tem a placa de vídeo integrada mais simples, a guerreira UHD Graphics 620.
Como já citamos, também foi lançado um modelo com processadores Intel da 11ª geração, Tiger Lake. E, existem alguns rumores apontando que no futuro haverá modelos com GPUs dedicadas MX350 e MX450.
Ne memória RAM temos sempre 4 GB soldados na placa mãe e mais 1x slot de memória adicional. Que, nesse caso, já vem ocupado com outro pente de 4 GB, totalizando 8 GB, DDR4 com 2667 MHz em dual-channel, o que melhora de forma significativa sua performance.
Armazenamento
O slot M.2 vem ocupando com um SSD de 256 GB do tipo NVMe x2.
Os resultados do CrystalDiskMark trazem boas taxas de leitura e as de escrita ficam na média.
Vale citar que ainda existem modelos que ainda vem sem SSD de fábrica, ponto negativo.
Upgrades
Sobre upgrades, dá pra trocar o SSD por um de maior capacidade e trocar o pente de memória RAM por um de 8 GB, atingindo no máximo 12 GB.
Tem ainda o espaço livre para um HD mecânico ou SSD do tipo “caixinha” de 2,5” polegadas.
Ficha técnica (Especificações) Lenovo IdeaPad 3i 82BS0000BR
10510UDedicada
GeForce
MX330
2666 MHz
Categoria
do notebook
Intermediário
Código de barras
(EAN)
0195477630215
Código alternativo
15IML05
Cor /
Material
Prata
Plástico
Itens adicionais
Nenhum
Softwares inclusos
Nenhum
Processador
(CPU)
Intel Core i7-10510U
(10ª geração)
4 núcleos / 8 threads
8 MB de cache
de 1.80 GHz até 4.90 GHz
Placa de vídeo
(GPU)
GPU dedicada
NVIDIA GeForce
MX330
2 GB GDDR5
Sistema operacional
Memória
RAM
8 GB DDR4
2666 MHz
Máximo de 12 GB
- RAM soldada: 4 GB
- Slot 1: 4 GB
- Slot 2: Não possui
Armazenamento
HD/SSD (SATA)
Não informado
Armazenamento
SSD
SSD de 256 GB
NVMe Gen3 x2
- M.2 slot 1: 256 GB
- M.2 slot 2: Não possui
Tela / painel
16:9 LED 15,6" pol.
Full HD (1920 x 1080 px)
Revestimento: antirreflexo
Painel TN
Frequência: 60 Hz
Brilho: 220 nits
Contraste: não informado
Teclado
Layout ABNT2
com numérico
Não é retroiluminado
Câmera (webcam)
720p (1280 x 720)
Portas
(entradas/saídas)
- 1x USB 2.0
- 2x USB 3.1
- 0x USB-C
- 0x USB-C (Thunderbolt)
- 0x USB-C (DisplayPort)
- 0x USB-C (USB4)
- 1x HDMI
- 0x Mini HDMI
- 0x DisplayPort
- 0x Mini DisplayPort
- 1x P2 (fone + mic)
- 0x P2 (fone)
- 0x P2 (mic)
- 0x rede RJ-45
- 1x leitor de cartões
- 0x leitor biométrico
- 0x trava de segurança
Rede com cabo
(LAN RJ-45)
Não possui RJ-45
Rede sem fio
(Wireless)
Wi-Fi 802.11ac
Bluetooth 5.0
Energia
Bateria de 35 Wh
Carregador de 65 watts
Dimensões /
Peso
Largura: 36,2 cm
Profundidade: 25,3 cm
Espessura: 1,9 cm
Peso: 1,70 kg
Recomendações de uso do notebook
Abaixo apresentamos as recomendações de uso para este equipamento. Itens como memória RAM e SSD muitas vezes podem ser substituídos e/ou melhorados, já itens como processador, placa de vídeo, tela e teclado dificilmente podem ser trocados.
ESTUDOS / ESCRITÓRIO Word, Excel, Power Point, PDF etc.
INTERNET Navegação no Google Chrome, Firefox, Edge etc.
FILMES E SÉRIES YouTube, Netflix, videoaulas, streaming em geral
FOTOGRAFIA / DESIGN Photoshop, Illustrator, Corel Draw etc.
EDIÇÃO DE VÍDEOS Premiere, Vegas, After Effects etc.
ARQUITETURA / 3D AutoCAD, Revit, SolidWorks, 3ds Max etc.
PROGRAMAÇÃO HTML/CSS, Javascript, PHP, Python etc.
JOGOS LEVES The Sims 4, CS:GO, FIFA 2022 etc.
JOGOS PESADOS AC Valhalla, COD Warzone, Forza Horizon 5 etc.
É possível instalar um módulo de memória adicional (pente de memória) neste notebook para aproveitar a GPU integrada Iris Xe Graphics em sua máxima performance.
Notebook da Lenovo é bom? Quais modelos existem?
💻
Lista de famílias de notebooks da Lenovo 👇
- Lenovo IdeaPad 1 e 1i: De entrada e intermediários com processadores AMD ou Intel;
- Lenovo Yoga: Premium ultrafinos conversíveis 2 em 1 (tela que gira);
- Lenovo LOQ: Notebooks gamer para jogos e uso profissional;
- Lenovo Legion: Notebooks gamer de nível mais avançado, para os mais exigentes;
- Outras famílias: Notebooks que não têm muitos modelos.
Lenovo IdeaPad 1 e 1i
De entrada e intermediários / 14″ e 15,6″ pol.
Os notebooks da família Lenovo IdeaPad 1 e 1i se dividem entre modelos de entrada e intermediários, todos construídos em plástico nas cores prata ou azul. Os processadores variam entre os Intel Core ou AMD Ryzen, todos os modelos vêm com tela TN com resolução HD.
Os IdeaPad 1 e 1i são modelos mais simples da marca, voltados ao uso básico no dia a dia em atividades como estudos e navegação.
Lenovo Yoga
Premium ultrafinos e 2 em 1 / 13,3″, 14″ e 14,5″ pol.
Os premium ultrafinos Lenovo Yoga são inteiros construídos em metal, com algumas opções 2 em 1, na parte de hardware temos processadores Intel Core de 12ª geração, Intel Core Ultra ou também os novos Qualcomm Snapdragon X Elite. Todos têm tela de qualidade superior, com resoluções acima de Full HD e o destaque vai para os Yoga Book 9, que contam com duas telas OLED touchscreen de 13,3″.
Nem sempre existem muitas opções da linha Yoga disponíveis no mercado, por isso vale a pena analisar outros modelos da categoria premium ultrafinos.
Lenovo LOQ
Gamer / 15,6″ pol.
Os Lenovo LOQ fazem parte da categoria de notebooks gamer da marca e normalmente contam com opções de bom custo-benefício. Todos são construídos em plástico, na cor cinza, com design discreto, tornando-os também ideais para uso profissional. Os processadores são os Intel Core i5 de 12ª geração, da série H, já na parte de GPUs existem versões com GeForce RTX 2050 e 3050.
A Lenovo costuma apresentar notebooks de linha gamer com preços bem competitivos, concorrendo com modelos da mesma categoria de outras marcas.
Lenovo Legion
Gamer / 16″ pol.
Para os gamers mais exigentes a linha Lenovo Legion oferece notebooks mais potentes e com melhor acabamento. Os Legion Pro são construídos parcialmente em plástico, com a tampa em metal. As placas de vídeo são da linha GeForce RTX e as telas WQXGA px em painel IPS com até 240 Hz.
Infelizmente os estoques estão baixos, mas se você encontrar em alguma promoção vale a pena investir, ou então avaliar opções de outros fabricantes.
Outros notebooks da Lenovo
Alguns notebooks da Lenovo nem sempre possuem muitos estoques, por isso eles não estão em destaque neste artigo.
- Os IdeaPad 3 e 3i são modelos de entrada, todos construídos em plástico na cor cinza, com processadores que variam entre os Intel Core ou AMD Ryzen e tela de resolução Full HD do tipo TN.
- As linhas V14 e V15 são famílias para uso profissional nos pequenos negócios, home office ou escritórios, no entanto podem também ser atraentes tanto para estudantes como usuários domésticos.
- A família ThinkPad é desenvolvida para uso profissional em atividades mais complexas. Infelizmente possui preços mais elevados, porém sempre com ótimos recursos e grande variedade de modelos, inclusive atualmente existem opções com os novos processadores Intel Core Ultra e Qualcomm Snapdragon X Elite, com destaque para os ThinkPad X1 que tem versões 2 em 1 e versões com duas telas OLED de 16,3″ polegadas.
Áudio
Sobre a qualidade de áudio, os alto-falantes ficam na parte de baixo voltados para frente e, como é comum em notebook nessa faixa de preço, o som é apenas “ok”. Não fica abafado, mas faltam graves.
Desempenho em jogos
E agora partindo para os resultados em games, será que dá para rodar alguns jogos? Lembrando que sempre que a gente testa um notebook que não é da categoria gamer, a resolução usada é a HD de 1366 x 768 pixels.
FIFA 2020
The Sims 4
GTA V (Grand Theft Auto 5)
CS:GO (Counter-Strike: Global Offensive)
Fortnite
Testes de desempenho (benchmarks)
Confira os resultados que o Lenovo IdeaPad 3i 82BS0000BR alcançou nos 3 testes padrão realizados pela nossa equipe:
Cinebench R15
- GPU: 82.25 fps
- CPU Multi-Core: 530 cb
- CPU Single-Core: 176 cb
Heaven Benchmark Full HD High
- FPS: 21.7
- Score: 545
- Min FPS: 6.6
- Max FPS: 43.4
GeekBench 5
- CPU Single-Core: 1181
- CPU Multi-Core: 3286
Os resultados obtidos você pode conferir através deste link.
- GPU OpenGL: 5832
Os resultados obtidos você pode conferir através deste link.
Render BMW (Blender)
- Tempo CPU: 12 minutos e 03 segundos
- Tempo GPU: 13 minutos e 47 segundos
Temperaturas e sistema de resfriamento
As temperaturas que o aparelho atinge nos agradou, mantendo-se sempre em uma temperatura segura. A CPU e a GPU ficaram na faixa dos 30º em uso comum e não chegaram a ultrapassar os 70º graus em uso pesado. As ventoinhas em uso intenso fazem um barulho leve, que não incomoda. Mas, vale citar que o clima do local estava bem frio durante testes.
Ele se manteve com desempenho constante, sem travamentos nos games, mas parece ter uma trava de desempenho grande. Lembrando que as fabricantes fazem isso justamente para o notebook não esquentar muito.
Isso é notório no clock do processador, que em teoria pode chegar em 4.9 GHz, na jogatina mais pesada atingiu apenas 1.90 GHz.
Bateria
Sobre a bateria, demora em torno de 1 hora e 45 minutos para uma carga completa, com a tela ligada no brilho mínimo e sem usar o aparelho. A fonte é de 65 Watts.
E na parte de autonomia de tempo de uso os resultados ficam na média da categoria:
- Mais alto desempenho (brilho 100%): 2 hora(s) e 26 minutos
- Melhor duração de bateria (brilho 50%): 4 hora(s) e 43 minutos
- Modo econômico (brilho 30% rodando YouTube): 7 hora(s) e 36 minutos
- Teste de stress (IntelBurnTest): 1 hora(s) e 37 minutos
Nosso veredito sobre o Lenovo IdeaPad 3i 82BS0000BR
Sobre a família completa, existiam em média 12 modelos já catalogados por nossa equipe. Mas, conhecendo a fabricante e a antiga linha S145, devem ser lançados mais modelos até 2022.
Em nossa opinião o aparelho é bem construído, parece bem confiável e durável, segue a fórmula de sucesso do S145.
Os preços estão melhorando pós lançamento e ficam na média de famílias concorrentes, como por exemplo:
- Acer Aspire 5, com tampa em alumínio e telas melhores, do tipo IPS, nos modelos de 14 polegadas;
- Dell Inspiron 15 3000, é bem semelhantes em vários aspectos;
- Samsung Book XDA, todos com telas Full HD e todos com Intel Tiger Lake 11ª geração;
- HP 250 G8 e 256 G8, também são similares no geral;
- VAIO FE14 e FE15, levam vantagem em versões com teclado retroiluminado e por várias portas de entrada/saída.
O desempenho vai servir bem para vários tipos de atividade em escritório ou estudos e, este modelo com Core i7 e GPU dedicada, vai dar conta de edições de vídeo leves, arquitetura e engenharia em níveis moderados, além de programação e outras atividades de nível complexo que precisam de softwares mais pesados.
Confira notebooks com preços bons
10 notebooks com melhor custo-benefício para ficar de olho em 2024 (lista atualizada)
Exibindo 12 comentários
Bom dia, estou precisando de um note para trabalhar com engenharia, essa MX330 já da conta ou preciso partir pra um com GTX 1650? Tem muita diferença?
Olá, Dinilson. Nós sempre recomendamos fortemente para quem quer trabalhar com programas de Engenharia como AutoCAD e Revit notebooks com perfil profissional/gamer com GTX 1650, pois você vai ter uma fluidez e velocidade muito maior pra abrir e editar os seus projetos em tempo real. Como você pode ver nessa lista de modelos com ambas as GPUs que eu fiz pra você, o preço entre os modelos com MX330 e com GTX 1650 são muito próximos, sendo que a diferença de desempenho é muito maior em favor da GTX 1650, mais de 200% em alguns cenários como você pode ver neste comparativo, então mesmo do ponto de vista financeiro não vale a pena. Espero ter ajudado, abraços.
Bom dia. Esta galera de notes tem recursos de virtualização com HYPER-V
Olá, Nelson. Sim, ele tem suporte a estes recursos. Lembrete para caso venha adquirir, entrar na BIOS e conferir se ele está ativado ou conferir no aplicativo CPU-Z.
Ideapad 3i 82BS0005BR ou Acer Aspire 5 A515-54-53VN?
O intuito principal é para a área da programação
Olá Robson, o hardware é praticamente idêntico, mas o Aspire 5 leva boa vantagem por ter uma tela Full HD IPS.
Veja mais modelos de Aspire 5 e IdeaPad 3, talvez encontre algum ainda melhor e por melhores preços.
Esse modelo vale a pena mesmo com a limitação do processador? Em que tipo de atividades faz diferença 1.9Ghz ou 4.9Ghz, exatamente? Porque parece que rodou vários games e programas pesados como Blender sem problemas…
Olá, Maria. É normal a velocidade do clock dos processadores flutuar entre clocks mais baixos e altos, pois ele não funciona a todo tempo a 4.9 GHz, somente quando é necessário executar uma tarefa que exiga mais poder de processamento. Quando em repouso ou em tarefas mais leves o clock vai oscilar para baixo. Abraços.
Olá! No final do ano passado comprei um Lenovo L340 para estudos e jogar alguns jogos médios. Busco fazer um upgrade na memória mas não sei pesquisar RAM na internet que seja compátivel. Também gostaria que me indicassem algum SSD do tipo M2 NVME de 256 GB para eu instalar.
Olá Guilherme, o modelo aceita até 16 GB de memória RAM, tendo apenas um slot disponível, dessa maneira seria necessário substituir o slot ocupado com os 8 GB que vem de fábrica. Agora quanto ao SSD a fabricante não informa as especificações, recomendo entrar em contato com eles para confirmar qual seria compatível.
Tem um Acer Aspire 5 com I5 11° geração com placa de vídeo integrada Íris Xe e placa dedicada Gforce MX350. Em um vídeo explicaram q não compensa ter as duas placas de vídeo, a dedicada não corresponde com o desempenho esperado por ela.
Olá! Obrigada pela dica, vamos investigar. 😀