Review Lenovo Ideapad 330 com MX150 | Análise Completa

Conseguimos esse cara em mãos, mesmo sendo um modelo bem recente. Depois de algum tempo com ele, trazemos para vocês o Review Lenovo Ideapad 330 completo! Vale a pena comprar o notebook? Veja neste post e vídeo.

A análise desse notebook foi feita depois de testá-lo por poucos dias para dar a nossa opinião a vocês leitores! Mas questões de gosto pessoal e forma de uso sempre precisam ser levadas em conta.

A primeira coisa…

Qual a mudança do do Lenovo 320 para o 330?

A princípio só conseguimos confirmar os detalhes de que ele perdeu o leitor biométrico, que estava presente somente nos modelos mais novos com MX150 da linha 320. E que agora eles são na cor Prata. Nos demais detalhes parece que está tudo igual.

(se alguém descobrir outras diferenças, por gentileza nos ajude comentando)

Lenovo 330 81FE0000BR Core i7 barato para comprar descontobotão ver na loja

Acabamento e design do Lenovo 330

Quando se abre a tela, dá pra notar um design bem simples, básico e “limpo”. O teclado está posicionado na chapa de plástico reta, sem aquela parte mais afundada comum em alguns notebooks atuais.

O acabamento na região de toda base do teclado é um plástico com pintura texturizada que se parece com o alumínio. Mas não chega a ser mole, somente se pressionar na parte do teclado, e se apertado com uma força considerável (mas nada que seja comum durante o uso normal, está na média). Mas o visual é simples.

Um ponto negativo que encontramos nesse Review Lenovo Ideapad 330 sobre o design do sistema de refrigeração é que a saída de ar se encontra na parte da frente do teclado, atrás da tela. Isso pode resultar em ar quente sendo jogado diretamente na sua direção, dependendo do quão perto do notebook você estiver. Também pode ocorrer do ar não sair direito, causando aquecimento.

entrada de ar no notebook lenovo 330 perto da telaDetalhe da saída de ar que fica no “espaço” entre a tela/dobradiça.

Na parte de baixo, o notebook não conta com tampas de acesso fácil às customizações, ou seja, se quiser expandir a memória ou trocar o HD, terá que abrir toda tampa inferior notebook. Os 2 alto-falantes também são localizados na parte de inferior frontal, mais ou menos na altura do touchpad (cada um em um canto).

Peso e espessura

Esses quesitos do notebook estão mais ou menos na média do mercado para o modelo dele. Ele pesa 2,06 kg, e o tamanho dele é 378 (largura) x 260 (profundidade) mm.

A espessura dele também não é tão pequena, sendo 22.9mm (provavelmente devido ao espaço vazio que seria dedicado drive óptico/leitor de disco – que aqui vem só uma tampinha para fechar o acesso).

Lenovo Ideapad 330 81FE0002BR Core i5 de 8ª Geração

Teclado

Nós particularmente gostamos do teclado para a categoria custo benefício que ele se encontra (não é nada Premium). Pode-se dizer que é teclado bom no padrão da Lenovo, pelo menos na nossa opinião (lembre-se sempre que isso é um fator de gosto pessoal). Ele tem o layout ABNT2 com Ç, e a distribuição das teclas é bem confortável.

Outro detalhe é que a pintura dele ajuda a não deixa marca de dedos evidentes. Coisa que ocorre mais em modelos escuros e brilhantes.

Algumas teclas tem um espaçamento mais compacto que é comum nos notebooks, que são as setinhas e a tecla Enter.

teclado notebook Lenovo Ideapad 330 com 8ª geraçãoO teclado numérico (numpad) está presente como a maioria dos modelos de 15”.

LEDs que ajudam a informar detalhes

Algumas teclas de ação como Caps Lock e Num Lock possuem um LED para dizer se estão ativas ou não.

O que poderia ter nesse teclado seria a retroiluminação, mas infelizmente o modelo não conta com isso. Mas isso é padrão na faixa de preço/categoria.

Na lateral dele também tem 1 LED para mostrar que está carregando e outro para mostrar que está ligado (Power).

Ainda tem um LED para sinalizar se a WebCam está ligada, ao lado. Uma forma de ajudar com a segurança, pois se ver que ela está ligada sem sua vontade, pode ser sinal de acesso indevido do dispositivo.

O teclado esquenta no uso intenso

Em caso de jogos ou uso mais pesado, ou simplesmente por ficar muitas horas ligado, ele pode esquentar mais na região onde fica o processador, que é justamente perto da teclas mais usadas pelos gamers: W, A, S, D e proximidades. Assim como na região superior do Touchpad.

É um calor que podemos chamar de suportável, mas pode incomodar algumas pessoas.

Touchpad

O touchpad é relativamente suave preciso para sua categoria, ou seja, é OK – na média. Tem um pequeno probleminha que seria a questão de afundar demais no clique, mas é uma situação que se encontra somente em cliques mais nos cantos inferiores. Ele também tem o padrão multi-gestual do Windows 10, o que significa que são possíveis vários movimentos com o touchpad (entre eles rolagem, zoom, etc).


Portas e Conexões

O conjunto desse notebook é bem escolhido, e contém o essencial para o dia a dia. Ele conta com 1 saída HDMI pra quem curte assistir filmes na TV da sala, 2x USB 3.0 que são bem mais rápidas que as convencionais 2.0, 1x USB do tipo C que é bem mais compacta que as outras, possui leitor de cartões 4 em 1 que lê cartões SD, SDHC, SDXC e MMC.

Mas se você for mais exigente quanto a quantidade de portas USB, talvez sinta falta na lateral direita, onde tem apenas a tampa que seria para o leitor de disco. (não tem nenhuma entrada deste lado).

Ele também conta com uma entrada de áudio combo (fone e microfone), além de ter a entrada RJ-45 para o cabo da internet.

Lenovo Ideapad 330 Core i5 ram 8 GB e vídeo integrado

Conectividade

Tem o WiFi AC, que pode apresentar uma navegação até 2,5x mais rápida. (mas a velocidade depende do roteador e da qualidade do sinal contratado pelo usuário). Tem ainda o Bluetooth 4.1 e a Rede Ethernet padrão 100/1000.

A Tela

Ponto que é muito relativo ao seu nível de exigência!
Mas consideramos que tela desse modelo é boa para sua categoria, mesmo sendo TN. Os ângulos de visão não são tão limitados nas laterais, além de a tela ser Full HD (1920×1080).

Porém na visão baixo/cima as cores se inverte com mais facilidade.

Notebook Lenovo Ideapad 330 Intel Core i7 81FE0000BR MX150

Não dá para se esperar uma tela que seja as mil maravilhas, mas ela vai suprir as necessidades de quem do usuários comum. Pode-se dizer que ela está na média do modelo dele, Full HD e TN. Um ponto positivo dessa tela é que ela possui um bom Anti Reflexo.

Outro detalhe a se mencionar é que a tela abre a 180º, o que pode ser legal para algumas situações, porém com o ângulo de visão limitado, acaba se tornando no fim das contas algo pouco útil.

Áudio

O som é bem na média, como já falamos ele está localizado na parte debaixo, na altura do touchpad.  São 2x auto falantes de 1.5W) com certificação Dolby Audio.

Ele vai servir pra escutar umas músicas ou ver um filme, série, disso ele vai dar conta. Pela localização delas, o som pode ficar meio abafado dependendo de como o notebook estiver posicionado.

tampa inferior noteboo lenovo 330 brasilVisão da tampa inferior, sem tampas de acesso fácil para Memória ou HD.

 

Configuração e Desempenho Geral

Importante destacar que o modelo testado o Lenovo 330 81FE0000BR Core i7, mas ele vai ser muito similar ao modelo Core i5 81FE0001BR, assim com sua parte externa de acabamento e chassi vai ser igual em toda família 330.

Para ver o modelo Core i5 acesse:

Lenovo Ideapad 330 Core i5 de 8ª geração | Geforce MX150 | Por R$ 2.429

A configuração é ótima para o preço, tendo o kit de processador i7 de oitava geração (i7 8550u) e placa de vídeo MX150. Ele conta também com 8GB de memória RAM, sendo 4GB soldados (que não ocasiona problemas como muitos pensam, estragar é muito raro) e o HD padrão de 1TB – 5400RPM.

Ele vai te garantir um bom desempenho no geral, em programas de edição de foto/vídeo, programas de engenharia, programas que utilizam 3D, etc. Ainda vai rodar a grande maioria dos jogos atuais, como Fortnite, PUBG, entre outros.

Ficha técnica Lenovo 330 81FE0000BR Core i7

  • Linha Ideapad | Cor Prata | Código de barras EAN 192330913072 | Modelo 2018
  • PROCESSADOR Intel Core i7-8550U de 8ª Geração (1.8GHz até 4GHz) 8MB Cache
  • MEMÓRIA RAM 8 GB DDR4 (4GB soldado + 4GB 2133MHz) – expansível até 20 GB
  • PLACA DE VÍDEO dedicada Nvidia GeForce MX150 com 2 GB GDDR5
  • ARMAZENAMENTO HD de 1 TB de espaço (5400 RPM)
  • TELA 15.6″ Full HD (1920 x 1080) Antirreflexo Widescreen
  • Sistema Operacional Windows 10 Home 64 | Possibilidade de Linux no Futuro
  • Placas de vídeo: Integrada Gráficos Intel HD Graphics integrada | e NVidia GeForce® MX150 dedicada (em alguns modelos)
  • Portas e Conexões: 1x HDMI, 2x USB 3.0, 1x USB Tipo C, Leitor de cartões 4 em 1 (SD, SDHC, SDXC, MMC), Porta audio combo, RJ-45
  • Áudio Alto falantes (2x 1.5W) com certificação Dolby Audio (exceto modelos com Linux)
  • Bateria 2 células (30 Wh) | Segurança Slot Kensington Lock
  • Teclado Padrão Lenovo Teclado numérico | WebCam – Câmera HD 720p
  • Comunicação: Wireless 1×1 AC | Bluetooth 4.1 | Rede Ethernet 100/1000
  • Dimensões (L x P x A) 378 x 260 x 22,9 mm | Peso 2,06 kg
    *Atenção: Unidade Ótica Não disponível
    – Espaço para instalar SSD via adaptador caddy no local vazio que seria para o leitor de disco

Qual a versão da MX150?

Para quem já ouviu falar de uma versão “capada” da placa MX150 (com 900 MHz de clock) pode ficar tranquilo.

Em nossos testes o modelo passou dos 1500 MHz então seria a do padrão bom!

Desempenho em jogos e Benchmarks

Como se trata de um equipamento para jogos casuais (não é gamer) você vai conseguir bons resultados.

novo Lenovo Ideapad 330 com mx150botão ver na loja

Conseguimos testar alguns jogos no Review Lenovo Ideapad 330, e eles rodaram bem mesmo na resolução Nativa (Full HD 1920×1080). Os jogos testados foram Fortnite, PUBG e GTA V. O notebook conseguiu segurar bem os jogos, sendo que o Fortnite e o GTA V ficaram acima dos 60 FPS na configuração média e acima dos 40 na configuração Alta.

O PUBG foi o jogo que o notebook sofreu um pouquinho, ficando na média dos 40 FPS no Very Low (ainda na resolução Full HD).


Vídeo Exemplo ilustrativo – Referência de jogos rodando em uma MX150

25% melhor que a 940MX ou MX130

Nestes comparativos  com placas integradas mais antigas e também com a dedicada Nvidia 940MX = MX130 na execução de games feito pela própria NVIDIA para ilustrar as diferenças.

performance em jogos comparando a Geforce MX150

Veja Também

Para testes mais específicos da MX150, vale conferir o post MX150 roda jogos?

MX150 roda jogos? Confira os testes de Gameplays em notebook

Os benchmarks testados foram os mesmos do YOGA 520 e do Aspire 5 (que tem vídeo no canal): Cinebench R15 e Heaven Benchmark.

Os resultados no Cinebench foram contraditórios, sendo que foram inferiores aos do Aspire 5 que tem uma configuração pior. Possivelmente pelo detalhe da trava de segurança de clock no processador.

Trava do processador

Por segurança térmica, a mantém o padrão já visto em outros modelos.

Mais uma vez a Lenovo optou por travar o clock do processador para usos extremos, quando ele chega na casa dos 70º graus ele fica com velocidade limitada aos 1.8 GHz. Ou seja, desabilitar o modo turbo.

  • Ponto positivo é evitar “fritar” seu equipamento e manter silencioso. Um tipo de proteção, durabilidade e economia de energia.
  • Ponto negativo é operar em menor velocidade de sua potência.

Geralmente Existem soluções, mas não avançamos nisso!

Lembrando que se você quiser se arriscar e liberar a potência da máquina, dá para usar pesquisar o uso de programas avançados que podem destravar os bloqueios dos fabricantes.

Não vamos entrar nesses méritos aqui, mas vale analisar tutorias e programas especiais como o ThrottleStop disponíveis na internet para este tipo de ação. Isso também vale para ações como o Undervolt.

Pode ser que este modelo tenha bloqueio direto na BIOS para dificultar este tipo de ação, então vale uma pesquisa mai detalhada se for “brincar” com isso. Se souber de algo, comenta aqui em baixo do post!


Bateria

Fizemos também alguns testes rápidos com a bateria, sendo 2 formas de uso: Assistindo vídeos e jogando. O primeiro teste foi feito no modo ALTO DESEMPENHO com o brilho da tela no MÁXIMO e rodando WiFi.

  • Teste 1 – Assistindo videos Youtube: Média de 3 horas
  • Teste 2 – Jogando: Média de 1 hora e 10 minutos

O Segundo teste, jogando foi feito com otimização de bateria no MÉDIO Desempenho.

Lembre que isso pode variar da forma de uso de cada pessoa, programas ativados e outros detalhes.

niveis de bateria do notebook

É pequena….

Como podemos ver, a bateria do Lenovo não é tão boa se comparada a outros modelos. Pois o modelo é de apenas 2 células (30 Wh).

Observamos que isso parece ser por conta do espaço vazio do Drive óptico, que ocupa uma boa parte da carcaça do modelo e limitando uma bateria maior.

Então: Ao jogar com o notebook, é recomendado deixá-lo na tomada até pra não ter nenhuma limitação na questão dos componentes, que geralmente são forçados a trabalharem menos para garantir vida útil da bateria.

Programa para controlar a bateria

Outra dica é o programa de controle oficial Lenovo Vantage, que já vem no equipamento. Ele tem uma área especial de informações sobre a bateria, que é possível conferir status de condições, ciclos de uso e demais detalhes relacionados.

Carregador diferente

Com um design diferenciado. Ao invés de usar a fonte tradicional, ele utiliza uma fonte parecida com um carregador de celular, mas maior, similar a de um MacBook, diretamente na tomada.


Upgrades

Um ponto positivo sobre o espaço vazio do leitor de Disco é que você pode colocar um SSD de 2.5” tipo caixinha com um adaptador Caddy, fazendo com que a máquina fique com 2 armazenamentos simultâneos.

por dentro do notebook 330 ideapad da lenovo com caddyVeja por dentro os principais detalhes do 330

Infelizmente ele não conta com o Slot M.2.

Atenção: A placa Wireless dele usa um slot similar ao M.2, mas informações preliminares indicam que não seria possível sacrificar este item para adicionar um SSD

Na memória RAM ele conta apenas com 1 Slot ocupado por um pente de 4 GB. Com o suporte máximo dele é de até 20GB, seria possível adicionar um pente com 16 GB no seu lugar.

Também é um detalhe padrão nos equipamentos de sua categoria, que oferecem mesmas quantidades.

close por dentro do notebook lenovo 330 conexão para hdClose que mostra o encaixe para adaptar o drive Caddy no canto inferior direito

Preço do Notebook?

É sempre complicado falar de valores, pois eles mudam sempre, promoções vem e vão. Ele tem um preço médio na faixa dos R$ 3.300 a R$ 3.500. Mas já chegamos a anunciar em nosso site dicas por menos de R$ 3.100.

Por isso a dica é acompanhar este post abaixo:

Lenovo 330 81FE0000BR Core i7 | MX150 | tela Full HD por R$ 3.021

Conclusão, Vale ou não a pena?

Em resumo, o Ideapad 330 é um notebook com uma configuração boa para sua faixa de preço.

É um dos Poucos no Brasil com a MX150, que é melhor entre as placas de vídeo dedicadas intermediárias na atualidade, estando a um preço relativamente acessível.

O notebook que vai atender usos desde ao uso simples do dia a dia, como fazer trabalhos e textos, planilhas, até um uso mais avançado como programas de edição de vídeos e fotos, programas como AutoCAD, Revit, e de quebra vai rodar alguns jogos do momento em níveis medianos.

Ele tenta brigar na categoria para entregar o melhor custo benefício simplificando muitas coisas. Entre prós e contras é necessário escolher se ele atende ao seu perfil, e principalmente ao orçamento.

Achamos um notebook bom para seu valor, mas no final das contas quem precisa saber se ele vale a pena ou não, além de avaliar o que dissemos e julgar se ele atende às expectativas é você.

Lenovo Ideapad 330 81FE0000BR Full HDbotão ver na loja

Se quiser algo melhor, provavelmente terá que escolher entre modelos mais caros sendo:

Os gamers que apresentam mais desempenho em um tamanho robusto. Ou escolher por equipamentos premium em nível de Ultrabooks, que são mais finos, leves e bem acabados, mas não necessariamente mais potentes.

O que achou? Gostou da nossa análise? Foi útil pra você? Deixe nos comentários qualquer dúvida ou crítica em relação ao post, que estaremos à disposição para responder!


Notebook indicado do mês

Confira a super lista completa com mais de 30 sugestões de compra classificadas. Basta acessar os melhores em nosso post exclusivo com mais notebooks com preços reduzidos:

banner Melhor notebook 2017 para comprar brasil mês↑ Veja a lista aqui

Veja também

Lenovo Ideapad 330S (2018)

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

27 Resultados

  1. Danilo Fuga disse:

    Olá, como faço pra saber se meu dispositivo aceita memórias de 16 e 20 GB? Modelo 320 – 81G30000BR

    • Analista QNC disse:

      Olá Danilo, esse modelo possui 4GB soldados na placa mãe e um slot extra com outro pente de 4GB, sendo possível substituir esse pente por um de até 16GB totalizando 20GB de memória RAM.

  2. Luiz Carlos Ferreira Martins Junior disse:

    Estou muito satisfeito , adquiri este notebook a um ano atrás , o review do site foi fator decisivo na minha compra do ideapad 330, i5, 8gb ram, mx150. parabéns pelo trabalho. Super recomendo.

  3. Luiz Carlos Ferreira Martins Junior disse:

    Comprei o ideapad 330 i5 8250, 8gb ram, mx150, já faz 1 ano não me deu trabalho, uso ele no trabalho e em casa diariamente, neste vai e vem se demonstrou muito resistente.
    Não é um notebook que esquenta demasiado.
    Recomendo comprarem ele e já instalarem um ssd, pois a diferença na velocidade em comparação ao hd comum é astronômica.
    Ele funciona na minha tv 4k, 1920×1080 60hz ou 4k 30hz. infelizmente não roda 4k e nem 2,5k a mais de 30hz.

  4. Jonas Camilo disse:

    Cara, acabei de comprar e tem uma coisa que tá me incomodando demais. Essa tela dele. Como dar mais vida a ela? as cores estão muito lavadas e sem brilho até no máximo.

  5. Edson Roberto disse:

    É possível colocar uma outra tela de led melhor, principalmente para assistir filmes e séries?
    A original é muito ruim. Cenas com fundo preto ficam esbranquiçadas, principalmente nos cantos.

    Sobre o HD ssd de 2.5, é possível deixá-lo como o principal para inicialização? Melhorará a performance²

    • Redatoper disse:

      Você precisa abrir a tela, checar o part number e ver se encontra uma tela Full HD correspondente ao seu modelo. Sobre SSD, sim, é possível deixa-lo como principal para inicialização.

  6. Arthur Endlein disse:

    Olá! Dá pra por memória de 2400Mhz nele, ou teria problema com isso?

    • Especialista QNC disse:

      Olá Arthur,
      Como a leitura desse notebook vai até 2133MHz, se você colocar uma memória superior a 2133 ele deve ler apenas até 2133, e também existem alguns raros casos onde o computador não reconhece o cartão de memória se inserido um cartão superior. Aconselhamos adquirir um cartão de memória de até 2133MHz para esse modelo. Abraços!

  7. Samara disse:

    Entre ele e um dell g3 e o del g7, os dell com i5 de 8a geração, qual é melhor ? Preciso de um notebook que eu possa ficar pelo menos 2 anos sem comprar outro melhor, com uma placa de video para rodar alguns jogos de forma mediana. O que me deixa em duvida é o preço, que difere em quase 1000+ e a placa de video que no dell g3 é uma gtx1050 e no g7 é a 1050ti. Queria um bom até 4000

  8. tarcisio disse:

    Em relação ao upgrade com o ssd de 2.5, tenho 2 duvidas. Esse upgrade interfere na garantia do notebook? Onde poderia comprar o adaptador do caddy para conseguir fazer o upgrade? So achei vendendo o caddy inteiro e nao sei se o adaptador é do tamanho certo.

  9. José Renato disse:

    Queria saber como posso fazer um upgrade de SSD qual modelo preciso comprar e se é preciso um caddy

  10. André disse:

    Boa tarde!

    Estou na dúvida se vale a pena comprar esse notebook ou um gamer da Acer Vx5 com I5 de 7ª geração com 8gb de ram e placa gtx1050.
    Alguém pode me ajudar com relação ao custo benefício entre as duas máquinas?

  11. Diego disse:

    Olá, você poderia fazer algum teste com esse notebook e base refrigeradora? E essa saída de calor dele de encontro com a tela? Sera que o plástico é oco e da para fazer algum mod na parte do meio para o ar quente sair? Sei lá, tirar meio centímetro que seja do plástico ali pelo meio.

    • O Editor disse:

      Acreditamos que a base cooler irá diminuir sim alguns graus. Infelizmente não temos mais o modelo em mãos para realizar o teste. Sobre essa modificação, é por conta e risco! Não temos informação sobre a carcaça da tela e onde passam os fios.

  12. Caio disse:

    Alguém conseguiu remover o limite de clock?

  13. Samuel disse:

    Quem quiser ver o desempenho do notebook com jogos, confira o canal: https://www.youtube.com/channel/UC1IpymU8_41E1nVzSGVABLA
    Tem vários testes mostrando o desempenho em vários jogos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *