ASUS ZenBook 14 UX435EA-A5072T – Review (análise completa)

O ASUS ZenBook 14, que faz parte de uma das mais famosas famílias de ultrafinos premium no Brasil. Ele é cheio de funcionalidades legais e construção incrível. Esse que trouxemos para uma análise completa é a atualização do modelo que vem com uma segunda tela: o ScreenPad 2.0.

Já fizemos o unboxing deste aparelho lá no nosso canal do Youtube e você pode conferir o vídeo completo por este link.

Nós já tivemos 2 modelos de ZenBook 14 que passaram pelas mãos de nossa equipe. E, ao contrário dos anos anteriores, desta vez a ASUS lançou a versão 2021 apenas na cor “Pine Grey”, um cinza escuro, cor cheia de charme. Antigamente tínhamos versões em Prata e Azul escuro.

O modelo da vez possui o código UX435EA-A5072T, e traz o ScreenPad 2.0, uma segunda tela quase do tamanho de um celular, posicionada no touchpad do aparelho. Mas, também foi lançado um modelo de código UX425EA, sem o ScreenPad.


Onde comprar o ASUS ZenBook 14 UX435EA-A5072T ?

Apresentamos em destaque sempre a loja mais confiável onde o notebook ASUS ZenBook 14 UX435EA-A5072T foi encontrado com as melhores condições de venda. Caso encontre algum erro você pode nos avisar nos comentários.

de R$ 7.587
por R$ 6.828 à vista

Utilizando o cupom ELETRO10

⚠️ Preços e condições podem mudar a qualquer momento.


Design e acabamento resistente e elegante

Como já é padrão da família, este ZenBook é todo construído em alumínio, o que o torna um equipamento bem resistente, e não apresenta praticamente nenhuma flexibilidade ao pressionar a tampa ou a base do teclado. Ele pesa cerca de 1,2 kg, com largura de 31,9, profundidade de 19,9 e espessura de 1,69 centímetro.

O acabamento na tampa possui aquela clássica textura circular de aço escovado, que dá um charme especial. Deixa algumas marcas de dedo, mas nada grave.


A tampa pode facilmente ser aberta com um só dedo. E a dobradiça é bem firme, permitindo a abertura da tela em cerca de 120 graus, sem balançar muito.

O ErgoLift, aquele mecanismo que eleva um pouco a traseira do notebook para facilitar a circulação de ar e melhorar a digitação, também continua presente. A inclinação é de 3 graus, segundo a fabricante.

Já assistiu ao unboxing deste modelo?

Veja como foram nossas primeiras impressões.

Unboxing ASUS ZenBook UX435 Novo 2021 | Core i7 (com segunda tela ScreenPad)


Tela ideal para os profissionais

Agora falando sobre o painel, ele continua com as bordas NanoEdge, bem fininhas que permitem um aproveitamento de 92% da tela em relação ao corpo. Mas a novidade importante é o acabamento que deixa de ser brilhante e passa a ser anti reflexivo. Uma questão de gosto pessoal na nossa opinião. Tem gente que prefere assim, tem gente que prefere brilhante.

A resolução é Full HD e atinge 100% na escala sRGB. Agora, um detalhe importante: a tela é do tipo IPS-Level, que em alguns momentos achamos ser um IPS de qualidade inferior, mas na verdade não é não.

VER NA LOJA

O que acontece é que a sigla IPS é uma “marca registrada”, então a ASUS padronizou seus aparelhos para painéis chamando de IPS-Level, ou “nível IPS” em alguns sites onde o recurso é traduzido para o português.

Lembrando que algumas fabricantes chamam este tipo de painel de WVA (Wide Viewing Angle) ou até mesmo outras siglas como PLS, mas no geral sempre significa a mesma coisa: são telas que não distorcem as cores quando olhamos de diferentes direções.

  • Tamanho: 14″ polegadas
  • Resolução: 1920 x 1080 pixels (Full HD)
  • Tipo do painel: IPS_Level
  • Acabamento: Antirreflexo
  • Cores: 100% sRGB

Mas, algo que pode ser um problema para os profissionais da fotografia e design, é que a taxa de brilho não parece ser muito alta, principalmente para trabalhar em ambientes bem iluminados. Agora a webcam tem resolução HD 720p, ideal para vídeo conferências.


Teclado repaginado

O teclado passou por uma atualização muito bacana que corrigiu um antigo problema com a iluminação das teclas, que era um tanto inconsciente. Agora com o teclado todo em um tom mais escuro, as teclas têm luz bastante homogênea e o contraste está excelente! São 3 níveis de intensidade controlados pela tecla F7.

As teclas são baixinhas e no geral achamos bem silencioso e confortável para longos períodos de digitação. Teclado aprovado! Em comparação com os modelos anteriores, evoluiu bastante. Pra ficar perfeito, só faltou mesmo um leitor biométrico.

O layout é ABNT2 que conta ainda com esta outra boa novidade: uma fileira com as teclas “Home”, “PgUp”, “PgDn” e “End”. Destaque ainda para esta segunda tecla “Fn” e para a tecla “Function” principal que pode ser “travada”, facilitando o uso de atalhos. Só o “Power” que fica junto das demais teclas e pode ser acionado acidentalmente.


ScreenPad 2.0, a sacada genial da Asus

O maior e mais impressionante diferencial do ZenBook está no seu touchpad, pois além das funcionalidades clássicas de todo touchpad ele ainda é uma segunda tela muito inovadora, que vem chamando a atenção do público brasileiro desde os modelos de código UX434FAC, lançados em 2020.

Em resumo, ele funciona de dois modos distintos, um deles, e o mais bacana, é a segunda tela, na qual dá para adicionar atalhos que auxiliam no uso geral do aparelho ou até mesmo curtir um vídeo no YouTube, essa tela é ativada ao apertar o “X” no canto superior direito. Já o outro modo é ativado ao pressionar o ícone no cantinho que faz com que a tela escureça e vire um touchpad “comum”, digamos assim.

Uma das funcionalidades que mais se destacam no ScreenPad são seus aplicativos e no mesmo sentido é uma das coisas que mais decepcionam no aparelho, pois como já dissemos em nosso vídeo review do ZenBook do ano passado, falta uma evolução do “ecossistema”. Pois os apps nativos não empolgam tanto e, assim como no modelo do ano passado, o mais interessante acaba sendo o sendo o Quick Key, onde é possível configurar alguns atalhos customizados para utilizar softwares diversos.

Outra novidade são os grupos de tarefas, que ao arrastar para a esquerda você pode definir atalhos para abrir janelas dos aplicativos favoritos em combinações com diversos layouts. Uma forma mais prática de abrir tudo com um clique, na ordem que você preferir.

Agora, para ver um vídeo no YouTube, já complica um pouco. Tem que arrastar o navegador pra tela de baixo e fica tudo meio pequenininho demais pra controlar play, pause, volume e etc. Mas funciona. Já aplicativos como Spotify e WhatsApp, por sua vez, não ficam muito bem “acomodados”, fica tudo bem difícil de enxergar.

Nos modelos top de linha, como o ZenBook Duo (que inclusive já tem unboxing no canal), a ASUS até firmou algumas parcerias interessantes com a Adobe, entregando painéis customizados super úteis para os profissionais. Mas, nesta telinha menor aqui ainda consideramos que pode melhorar bastante a experiência de uso.


Portas e conectividade

A conexões o ZenBook faz dele um aparelho muito interessante para quem quer montar aquele setup hi-tech cheio de monitores, afinal, além da porta HDMI ainda temos duas USB-C Thunderbolt 4, que possibilita a conexão de até 2 monitores em cada.

Na esquerda:

  • 1x HDMI 2.0
  • 2x USB-C Thunderbolt 4
  • 2x LEDs

Na direita:

  • 1x leitor de cartões MicroSD
  • 1x combo de áudio
  • 1x USB 3.2

Conectividade sem fio

Na conectividade sem fio ele vem equipado com Wi-Fi do tipo AX (ou Wi-Fi 6) e Bluetooth 5.1, seguindo as últimas tendências de mercado.


Detalhes completos sobre o hardware

Seu hardware não deixa a desejar, tornando-o muito completo para produtividade. Ele chega equipado com um Intel Core i7-1165G7 com 4 núcleos e 8 threads, de codinome Tiger Lake da 11ª geração dos processadores Intel, que em teoria chega a 4,70 GHz, mas a fabricante deixa travado em 2,8 GHz pelo tamanho do equipamento, para não esquentar demais.

De memória RAM temos 8 GB DDR4 do tipo LPDDRX4 soldada na placa mãe e sem possibilidade de expansão, como é comum na categoria. Detalhe que a ASUS divulga oficialmente a frequência de 2666 MHz, mas nos testes atingimos 4267 MHz, bem superior.

Faltou talvez uma placa de vídeo dedicada. Mas, pelo que estamos vendo no mercado nacional dos modelos ultrafinos de 14 polegadas, quando o notebook vem equipado com uma GeForce MX350, por exemplo, acaba sendo uma GPU “capada”, que não atinge todo seu potencial de performance.

Armazenamento

O SSD é de 512 GB da INTEL Série 660p do tipo NVMe Gen3 x2, um SSD da Intel que atinge resultados satisfatórios de leitura e escrita no CrystalDiskMark.

Upgrades

Sobre Upgrades o equipamento é limitado, contando apenas com um Slot SDD M.2 já ocupado, tendo as memórias do tipo soldada. Vale ficar atento que para abrir tem dois parafusos escondidos embaixo dos pézinhos de borracha traseiros.


Ficha técnica completa ASUS ZenBook 14 UX435EA-A5072T

Intel Core i7
1165G7
Integrada
Iris Xe Graphics
G7 (Tiger Lake 96 EUs)
  • CÓDIGO DE BARRAS 7898573297643
  • COR / ACABAMENTO Cinza escuro com acabamento em plástico
  • PROCESSADOR Intel Core i7 1165G7 (11ª geração) – 12 MB de cache
    4 núcleos e 8 threads – de 2.80 GHz até 4.70 GHz
  • PLACA DE VÍDEO Intel Iris Xe Graphics G7 (Tiger Lake 96 EUs)
    GPU do tipo integrada
  • SISTEMA OPERACIONAL Windows 10 Home
  • MEMÓRIA RAM 8 GB LPDDR4X 4267 MHz – Não é possível expandir
    • RAM soldada: 8 GB
    • Slot 1: Não possui
    • Slot 2: Não possui
  • ENTRADA SATA Não possui slot SATA para instalação de HD/SSD
  • ENTRADA M.2 Armazenamento SSD de 512 GB NVMe Gen3 x2
    Compatibilidade não informada pela fabricante
  • TELA / PAINEL 14″ polegadas resolução Full HD (1920 x 1080 px) – 60 Hz
    Painel tipo IPS-level antirreflexo / 100% sRGB
  • TECLADO Chiclet (membrana) – Layout ABNT2 com numérico digital (touchpad)
    Retroiluminado em Branco
  • CÂMERA / ÁUDIO Webcam resolução 720p (1280 x 720 pixels) / 2 alto-falantes
  • PORTAS (I/O)
    • 1x USB 3.1
    • 2x USB-C (Thunderbolt)
    • 1x HDMI
    • 1x combo de áudio (fone/mic)
    • Não possui rede RJ-45
    • 1x leitor de cartões
    • Não possui drive de CD/DVD
  • REDE COM CABO (LAN) Não possui rede com cabo (RJ-45)
  • CONECTIVIDADE SEM FIO Rede wireless Wi-Fi 6 (802.11ax) / Bluetooth versão 5.1
  • ENERGIA Bateria de 3 célula(s) – 63 Wh / Carregador de 65 Watts
  • DIMENSÕES / PESO Espessura: 1.69 cm / Largura: 31.9 cm / Profundidade: 19.9 cm / Peso: 1.19 kg

Notebook da ASUS é bom? Quais modelos existem?

A ASUS é uma gigante fabricante de Taiwan que está presente no mercado nacional há vários anos, oferecendo notebooks de diversas categorias, desde os mais básicos até os mais potentes e modernos.

Confira as famílias mais populares do mercado nacional:

  • ASUS X543: Básicos e/ou intermediários para estudos e escritório;
  • ASUS X509: Básicos e/ou intermediários para estudos e escritório;
  • ASUS X515: Básicos e/ou intermediários para estudos e escritório;
  • ASUS VivoBook X512: Intermediários para atividades um pouco mais exigentes;
  • ASUS VivoBook X513: Intermediários para atividades um pouco mais exigentes;
  • ASUS VivoBook K513: Avançados com bom acabamento para atividades mais exigentes;
  • ASUS X571: Notebooks GAMER para jogos leves ou uso profissional;
  • ASUS ROG: Notebooks GAMER de nível mais avançado, para os mais exigentes;
  • ASUS ZenBook 14: Premium ultrafinos com foco em mobilidade.

Logotipo ASUS

VER NOTEBOOKS ASUS


Áudio

Sobre o áudio, os alto-falantes ficam aqui na parte de baixo, levemente voltados para as laterais, e continuam com a assinatura da empresa Harman Kardon, entregando qualidade acima da média, apesar do volume não ser tão alto.


Desempenho em jogos

E agora vamos para os tão esperados resultados em games e ver como a placa de vídeo integrada Intel Iris Xe Graphics se saiu? Esta é uma G7 com 96 EUs (ou “Unidades de execução”), a mais potente da linha de processadores para notebook série U. Rodamos tudo em resolução HD de 1366 x 768 pixels, por não se tratar de uma máquina gamer.

FIFA 2020

FIFA 2020 roda nessa placa de vídeo?
Baixo 1366 x 768
91 fps
Médio 1366 x 768
70 fps
Alto 1366 x 768
45 fps

The Sims 4

The Sims 4 roda nessa placa de vídeo?
Baixo 1366 x 768
169 fps
Médio 1366 x 768
84 fps
Alto 1366 x 768
59 fps

GTA V (Grand Theft Auto 5)

GTA V (Grand Theft Auto) roda nessa placa de vídeo?
Baixo 1366 x 768
43 fps
Médio 1366 x 768
32 fps
Alto 1366 x 768
12 fps

CS:GO (Counter-Strike: Global Offensive)

Counter Strike Global Offensive (CS:GO) roda nessa placa de vídeo?
Baixo 1366 x 768
97 fps
Médio 1366 x 768
70 fps
Alto 1366 x 768
61 fps

Fortnite

Fortnite roda nessa placa de vídeo?
Baixo 1366 x 768
102 fps
Médio 1366 x 768
66 fps
Alto 1280 x 720
32 fps

Valorant

Valorant roda nessa placa de vídeo?
Baixo 1366 x 768
120 fps
Médio 1366 x 768
79 fps
Alto 1366 x 768
63 fps


Testes de desempenho (benchmarks)

Os benchmarks são testes realizados na máquina com o objetivo de avaliar o desempenho dos componentes na execução de tarefas pesadas. Através dos resultados obtidos é possível ter uma noção sobre como será a performance do notebook em atividades complexas como renderização 3D, edição de vídeos, dentre outras.

Confira os resultados que o ASUS ZenBook 14 UX435EA-A5072T alcançou nos 3 testes padrão realizados pela nossa equipe:

Cinebench R15

  • GPU: 89.49 fps
  • CPU Multi-Core: 628 cb
  • CPU Single-Core: 207 cb

Heaven Benchmark Full HD High

  • FPS: 46.2
  • Score: 1164
  • Min FPS: 8.2
  • Max FPS: 98.7

GeekBench 4

  • CPU Single-Core: 1498
  • CPU Multi-Core: 4973
    Você ainda pode conferir os resultados através deste link.
  • GPU OpenGL: 18580
    Você ainda pode conferir os resultados através deste link.

Render BMW (Blender)

  • Tempo CPU: 9 minutos e 54 segundos
  • Tempo GPU: 11 minutos e 00 segundos

Temperaturas e sistema de resfriamento

Saídas de ar

Na questão das temperaturas, em uso normal ficou na faixa dos 42 graus, tanto CPU quanto GPU. Em atividades intensas, ambas ficaram em 75 graus, uma média bem boa, sem muitas quedas de desempenho e com ventoinhas mais barulhentas, mas nada fora do comum ou que incomode tanto.


Bateria

Sobre a bateria, a fonte de 65 Watts demora em torno de 1 hora para uma carga completa, sem usar o notebook, com a tela desligada. E, na parte de autonomia, os resultados ficam na média da categoria:

  • Mais alto desempenho (brilho 100%): 4 hora(s) e 30 minutos
  • Melhor duração de bateria (brilho 50%): 7 hora(s) e 09 minutos
  • Modo econômico (brilho 30% rodando YouTube): 10 hora(s) e 15 minutos
  • Teste de stress: 1 hora(s) e 56 minutos

Conclusão sobre o ASUS ZenBook 14 UX435EA-A5072T

O ZenBook 14 é, sem dúvidas, um equipamento muito bonito. Seu design em metal e acabamento premium fazem dele uma peça tecnológica incrível, principalmente com sua nova cor que deixa o teclado ainda melhor e o visual mais elegante.

Vale ressaltar que a ASUS é uma das fabricantes mais inovadoras, tentando adicionar novas tecnologias e recursos aos seus modelos, gostamos pois realmente vemos diferenciais perante outras marcas que são sempre mais do mesmo.

O ScreenPad 2.0 é uma faca de dois gumes, afinal faltam aplicativos nativos, que se encaixem melhor na telinha pequena. Mas, dependendo da sua profissão, dá pra aproveitar de muitas formas, deixando anotações para escrever um roteiro, por exemplo. Ou usando a calculadora e outras aplicações, tem que se adaptar e encontrar um bom uso para valer a pena, mas de qualquer jeito, é uma inovação muito bem vinda.

Seu preço está um pouco elevado demais, mas caso este modelo fique algum dia na faixa dos 6 a 7 mil reais, ele passa a ser uma boa opção de compra, concorrendo principalmente com as famílias Acer Swift e Dell Inspiron 14 5000.

Positivo

  • Tela com boa qualidade
  • Screenpad 2.0 com excelente proposta
  • Duração da bateria
  • repaginação nas cores
  • construção topo de linha

Negativo

  • Custo alto pelo hardware oferecido
  • Único upgrade possível é a troca do SSD
  • Preço elevado
  • Poucas funcionalidades no ScreenPad

VER NA LOJA


Curtiu nosso review?

Acompanhe nosso trabalho para ficar por dentro de tudo que acontece no universo dos notebooks no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *