Chegou a vez de falar do futuro dos computares na parte do processamento central. Veja quais foram os destaques da fabricante de chips Intel para Notebooks na CES 2019.

Consumer Electronics Show é uma feira que ocorre geralmente no início do ano e apresenta ao mundo novas tecnologias e produtos que as grandes empresas produzem. Isso significa que várias marcas ao redor do globo se reúnem no evento para compartilhar novas invenções com o mundo. E isso também inclui os nossos queridos Notebooks!

A Intel veio com várias propostas interessantes tanto para desktops quanto para os portáteis, mas como o nosso site é focado em Notebooks, vamos filtrar os destaques apenas para esses modelos.

Plataforma Lakefield tudo em um

Juntar vários componentes essenciais para um computador/notebook funcionar…


Via Intel Newsroom

Esta novidade é baseada na tecnologia Foveros 3D, que foi apresentada anteriormente em 2018, e tem como vantagem a possibilidade de colocar em um único produto diferentes componentes individuais. Uma grande compactação de componentes em um pequeno espaço físico.

Segundo a Intel, esta é uma placa mãe completa de um portátil, equivalente a largura de 5 moedas alinhadas.

Plataforma Lakefield Intel

Isso é algo muito interessante, pois diminuiria consideravelmente o tamanho de uma placa mãe, por exemplo, ajudando na portabilidade dos modelos e também no consumo de energia. Essa plataforma aumentaria as possibilidades de modelos ultra-finos e ultra-leves.

Intel: isso possibilita a criação de uma placa-mãe de menores dimensões e dá aos fabricantes mais flexibilidade para criar novos modelos de dispositivos

Tamanho plataforma lakefield

 

A empresa ainda afirmou que a fabricação dessa plataforma deve começar ainda neste ano de 2019!


Memória Optane SSD H10

Este também é muito interessante, pois se trata de um SSD M.2 com memória Optane embutida. Muitos perguntavam se valeria a pena usar um SSD no lugar do HD e também utilizar uma memória Optane, e foi o que eles fizeram: Basicamente, a Intel combinou a Memória Optane com o Armazenamento em Estado Sólido = Intel Optane Memory H10

É um SSD que combina através de uma inteligência artificial a capacidade superior de resposta da memória Intel Optane e a capacidade de armazenamento QLC 3D NAND em um conector M.2 para economia de espaço.

Memoria Optane SSD H10

Isso permite a instalação do dispositivo em um Notebook mais fino, por exemplo.

As configurações desse SSD com Optane que foram divulgadas foram as seguintes:

  • 16 GB Optane + 256 GB SSD
  • 32 GB Optane + 512 GB SSD
  • 32 GB Optane + 1TB SSD

Intel SSD Optane Memory H10

O produto ficará disponível para os principais parceiros da Intel e logo começará a ser utilizado e vendido no segundo trimestre desse ano de 2019.


Projeto Athena

Um novo projeto da Intel, no qual a ideia é combinar o alto desempenho com uma maior autonomia de baterias em conectividade, além de novas experiências relacionadas às novidades sobre Inteligências Artificiais e também à chegada do 5G.

Isso incluiria coisas como melhor gerenciamento de memória, autenticação biométrica, desempenho otimizado, trabalho online colaborativo, compartilhamento de conteúdo ao vivo, etc.

O projeto será distribuído junto a produtos da Acer, ASUS, Dell, Google, HP, Innolux, Lenovo, Microsoft, Samsung e os outros principais parceiros da marca.

É de se esperar que os primeiros equipamentos do Projeto Athena, que devem contar com novos processadores da 9ª geração Ice Lake de 10 nm, devem começar a aparecer nas lojas no segundo semestre deste ano de 2019.

Fontes: NewsRoom Intel e Intel CES 2019


E quando chega a nona geração para notebooks?

Na conferência da Intel, foram apresentados os processadores de 9ª geração Ice Lake para desktops, no padrão 10nm.

Ou seja, por enquanto só tem novidades para Desktop – Isso incluiu ao todo 6 variações dos modelos i3, i5, i7 e i9, e ficarão disponíveis ainda este ano.

9ª geração para notebook está a caminho…

Eles ainda estão chegando, a Intel só soltou algumas prévias. Mas os modelos eles devem usar para os notebooks já vão contar a nova arquitetura 10nm em volume que tem o codinome Ice Lake.

Nona geração processadores Intel

Entre as novidades vem a promessa de uma grande melhora na parte de gráficos chamando de Gen11 e compatibilidade com a tecnologia Intel Adaptive Sync – capaz de oferecer melhoras em FPS de jogos e experiências de criação. Conforme disse a Intel.

Quer mais vantagens?

Eles também disseram que já vai estar preparado para integrar Thunderbolt 3 e o novo padrão sem fio Wi-Fi 6 de alta velocidade. Tem ainda o tal DLBoost que é voltado para o trabalho de inteligência artificial.

Pra fechar eles afirmaram que “tudo isso com uma incrível autonomia da bateria para permitir designs superfinos e ultraportáteis”.

Mas quando?

Eles só disseram que será nos próximos meses:

No que diz respeito aos processadores da linha Mobile (NOTEBOOKS), a Intel divulgou informações de que serão apresentados no segundo trimestre deste ano de 2019.

Então acompanhe nosso site e canal para mais novidades em breve!


Resumão!

Confira este vídeo do pessoal do Loop Infinito aqui:

Lembrando que também temo um post com as novidades sobre as placas RTX da NVIDIA para portáteis que foram anunciadas durante a feira de tecnologia.


Quer saber o que comprar agora?

Confira os melhores do mês selecionados por nossa equipe aqui:

lista do mes de notebooks recomendados para compra