Lançamento linha VAIO FE15 – Ultracompactos com tela de 15,6″

VAIO FE15 15,6 polegadas ultracompactos processadores de decima geracao

A fabricante Positivo Tecnologia acaba de anunciar uma nova família de notebooks para sua marca de equipamentos de primeira linha. São os VAIO FE15, ultracompactos com tela de 15,6″ e tamanho equivalente a aparelhos de 14″. Por enquanto foram divulgados 3 modelos, mas a promessa é de que em breve sejam lançadas mais opções.

A grande novidade são os processadores Intel de 10ª geração que equipam a maioria dos modelos. Quando falamos de notebooks intermediários, estes processadores ainda são novidade no mercado nacional.

A marca VAIO, que já foi de propriedade da Sony, atualmente é gerenciada por outra empresa japonesa e licenciada para vários países do mundo. As fabricantes devem seguir uma série de padrões de qualidade para comercializar os equipamentos da marca. A Sony ainda possui participações no negócio.

VAIO FE15 design notebook mesa visto de cima

Os modelos lançados possuem os seguintes códigos e configurações:

  • VJFE51F11X-B0111H: Core i3 de 8ª geração, 4 GB de RAM, HD de 1 TB
  • VJFE52F11X-B0111H: Core i5 de 10ª geração, 8 GB de RAM, HD de 1 TB
  • VJFE52F11X-B0611H: Core i5 de 10ª geração, 8 GB de RAM, SSD de 256 GB

Design ultracompacto

Com design bastante minimalista, um dos destaques dos novos VAIO FE15 é o fato deles terem tamanho semelhante a equipamentos de 14″ polegadas, por possuírem tela com bordas finas. A tela ocupa 83% do espaço em relação ao corpo do notebook.

A estratégia da VAIO é semelhante a utilizada pela linha ASUS VivoBook X512, que em suas divulgações também explora o tamanho proporcional a notebooks de 14″ polegadas e a tela com bordas finas.

VAIO FE15 tela bordas finas webcam cover privacidade

O recurso “Webcam cover” permite tampar a câmera frontal garantindo maior privacidade

A fabricante não informa oficialmente qual o material utilizado na construção do equipamento, mas pelas fotos divulgadas e pelos valores cobrados tudo indica que sejam de plástico mesmo. No entanto, parece ser um plástico de alta qualidade. Todos os modelos lançados possuem a cor chumbo escuro.

VAIO FE15 design acabamento

VER NA LOJA

Os novos VAIO FE15 pesam 1,75 kg e tem as dimensões de 35,9 cm de largura, 24 cm de profundidade e 1,98 cm de espessura.

No geral consideramos um equipamento bastante moderno e elegante. O design agrada bastante em todos os aspectos. Estamos ansiosos para ter um modelo em mãos para testar.


Tela e teclado

A tela e o teclado são detalhes essenciais para quem passa horas e horas na frente de um notebook. Será que nesses pontos os novos VAIO FE15 vão entregar configurações de qualidade?

Tela simples, sem Full HD nem IPS

A marca VAIO, que já foi sinônimo de qualidade e inovação em todos os aspectos, parece estar querendo economizar em um detalhe importantíssimo. A tela dos novos VAIO FE15 possui resolução HD (1366 x 768 pixels) e, apesar da marca citar um “amplo ângulo de visão”, não conseguimos atestar a qualidade ou confirmar se possui tecnologia semelhante ao IPS.

VAIO FE15 tela HD 1366 x 768 pixels

Somos sempre muito críticos ao que chamamos de “tela padrão Brasil”. Este tipo de tela é mais comum em notebooks abaixo de 3 mil reais, mas nos novos VAIO até mesmo as opções acima de 3 mil reais estão equipadas um painel de qualidade mediana. Ao nosso ver, uma decisão errada!

Teclado padrão ABNT2

O teclado possui “Ç” e todos os acentos no padrão português do Brasil, e parece ter uma boa qualidade. Possui teclas grandes com um bom espaçamento entre si, LED indicador no “Caps Lock” e botão de liga/desliga separado do restante do painel. Mas, apenas testando ao vivo poderemos tirar melhores conclusões.

VAIO FE15 teclado ABNT2

O touchpad parece ser um tanto pequeno, bastante deslocado para a esquerda (acompanhando a barra de espaços) e com botões separados na parte inferior.

VAIO FE15 tecnologia tilt semelhante ao ergolift

VER NA LOJA

Um detalhe de design que está sendo explorado na divulgação da fabricante é a chamada Tecnologia TILT, que inclina automaticamente o teclado para uma posição de digitação mais confortável. Isso promete reduzir o estresse na palma da mão e no pulso, além de ajudar no desempenho da refrigeração.

Bastante semelhante a dobradiça ErgoLift utilizada pela linha de notebooks ASUS VivoBook X512. Na prática, pelos testes que fizemos com os modelos da ASUS, consideramos que a digitação não fica assim tão confortável, mas a refrigeração com certeza é favorecida.


Portas e conectividade

Neste ponto os novos VAIO FE15 entregam as portas comuns da categoria de notebooks intermediários de 15,6″, inclusive com leitor de cartões SD e USB-C (geração 1, sem Thunderbolt).

Lado esquerdo:

  • 1x trava Kensington
  • 1x HDMI
  • 2x USB 3.1
  • 1x USB-C

Lado direito:

  • 1x RJ-45 (rede ethernet)
  • 1x USB 2.0
  • 1x leitor de cartões SD
  • 1x combo jack (fone/microfone)

VAIO FE15 portas e conectividade USB-C HDMI

Conectividade

Na parte da conectividade temos Wi-Fi tipo Wireless-AC (802.11ac) e Bluetooth 5.0.

Nas especificações técnicas do modelo com Core i3 é citado Bluetooth versão 4.2, mas no corpo do anúncio é citado Bluetooth 5.0, o que nos deixou na dúvida sobre qual a informação correta.


Modelos VAIO FE15 disponíveis no mercado

Até o momento da publicação deste artigo haviam sido lançados apenas 3 modelos, mas a promessa é que em breve existam novas opções, inclusive com processadores Core i7.

VAIO FE15 VJFE51F11X-B0111H

VAIO FE15 VJFE51F11X-B0111H Chumbo escuro

  • PROCESSADOR Intel Core i3-8130U 2 núcleos 8ª ger. (até 3,4 GHz)
  • MEMÓRIA RAM 4 GB DDR4 (1x 4 GB) – Expansível até 20 GB
  • ARMAZENAMENTO HD de 1 TB 5400 RPM | Não possui SSD
  • PLACA DE VÍDEO integrada Intel UHD Graphics 620
  • TELA 15,6″ resolução HD (1366 x 768 px)
  • SISTEMA OPERACIONAL Windows 10 Home

VER NA LOJA

VAIO FE15 VJFE52F11X-B0111H

VAIO FE15 VJFE52F11X-B0111H Chumbo escuro

  • PROCESSADOR Intel Core i5-10210U 4 núcleos 10ª ger. (até 4,2 GHz)
  • MEMÓRIA RAM 8 GB DDR4 (1x 8 GB) – Expansível até 16 GB
  • ARMAZENAMENTO HD de 1 TB 5400 RPM | Não possui SSD
  • PLACA DE VÍDEO integrada Intel UHD Graphics 620
  • TELA 15,6″ resolução HD (1366 x 768 px)
  • SISTEMA OPERACIONAL Windows 10 Home

VER NA LOJA

VAIO FE15 VJFE52F11X-B0611H

VAIO FE15 VJFE52F11X-B0611H Chumbo escuro

  • PROCESSADOR Intel Core i5-10210U 4 núcleos 10ª ger. (até 4,2 GHz)
  • MEMÓRIA RAM 8 GB DDR4 (1x 8 GB) – Expansível até 16 GB
  • ARMAZENAMENTO Não possui HD | SSD de 256 GB PCIe NVMe
  • PLACA DE VÍDEO integrada Intel UHD Graphics 620
  • TELA 15,6″ resolução HD (1366 x 768 px)
  • SISTEMA OPERACIONAL Windows 10 Home

VER NA LOJA


Mais detalhes das configurações

Memória RAM

A informação que temos até o momento é que no modelo mais básico (com Core i3) a memória de 4 GB é soldada na placa-mãe, enquanto nos outros modelos a memória de 8 GB vem em um módulo offboard. Todos os modelos possuem apenas 1 slot de memória, deixando um pouco mais limitadas as opções de expansão.

VAIO FE15 desempenho performance configuracoes

Armazenamento HD ou SSD

Os modelos mais baratos da linha VAIO FE15 estão vindo de fábrica com o tradicional HD de 1 TB. Já o modelo mais avançado possui apenas um SSD de 256 GB no padrão PCIe NVMe, que garante velocidade muito superior aos SSDs mais antigos padrão SATA III.

Nos modelos com HD tradicional é aconselhável instalar um SSD para melhorar a performance, seja substituindo o HD por um SSD do tipo “caixinha” ou seja adicionando um SSD na entrada M.2 (compatível com PCIe NVMe).

Você já viu nosso guia completo de compra de SSDs? Lá tiramos todas as dúvidas sobre este tipo de armazenamento que faz toda a diferença em um notebook.

Alto-falantes voltados para cima

Aqui um detalhe bem interessante e que deveria ser mais explorado pelas fabricantes: os alto-falantes são posicionados na parte superior do teclado e ficam voltados para cima, impedindo que o som fique abafado. Resta saber se a qualidade e o volume são bons.

VAIO FE15 alto-falantes áudio 2W

O modelo ultrafino premium Lenovo Yoga S740 também possui essa característica, porém os alto-falantes são posicionados nas extremidades laterais do teclado e não na parte superior.

Bateria de 41 Wh

A bateria de polímero de lítio possui 41 Wh (watt-hora) e, segundo a fabricante, pode chegar a até 7 horas de duração. Mas, sabemos que na prática, em atividades intensas, a duração tende a ser menor que a divulgada.


Vale a pena comprar um VAIO FE15?

Os novos VAIO FE15 possuem um design muito interessante e os processadores de décima geração são um diferencial bacana nesta categoria de intermediários, afinal ainda existem poucas opções no mercado nacional. Mas, tudo depende do preço. Em meio à crise do Coronavírus (COVID-19) está complicado encontrar notebooks bons por preços atraentes.

VAIO FE15 design visao traseira tampa

VER NA LOJA

Os VAIO FE15 com processadores mais atuais estão custando na faixa de 3 mil reais à vista, o que é um pouco exagerado considerando que não existe placa de vídeo dedicada e a tela é de qualidade mediana. Mesmo assim é uma opção interessante a ser considerada, principalmente no modelo com SSD de fábrica.

São equipamentos que vão servir super bem para estudos e atividades de escritório em um nível médio de complexidade. O equipamento não é indicado para design, arquitetura, edição de vídeo ou outras atividades mais complexas.

Positivo

  • Design compacto
  • Processadores de 10ª geração
  • Alto-falantes voltados para cima

Negativo

  • Tela HD comum
  • Modelos sem SSD
  • Apenas 1 slot de RAM

Participe de nossos grupos no WhatsApp e canais do Telegram

(NOVOS) Grupo ofertas de notebook no WhatsApp – Descontos

Você pode gostar...

10 Resultados

  1. Marcos disse:

    Uma vez que é fabricado pela positivo tenho uma dúvida. Esse vaio tem qualidade positivo (ruim)? Ou ele segue a linha da vaio de fora do Brasil? Por favor, se alguém souber me responda.
    Abraços

  2. Danilo disse:

    Vale mais a pena do que pegar o vivobook x512 e fazer um upgrade com SSD?
    Qual vocês me recomendariam:
    O vaio Fe15 com SSD
    Vivobook
    Lenovo s145
    Ou Acer Aspire 5?
    Preciso de SSD e bateria que dure o dia inteiro junto a um icore i5 e memória RAM de 8Gb

  3. Danilo Waismann Losito disse:

    Olá tudo bem?
    Primeiro queria dizer que sou fã de vocês, o conteúdo é incrível, tudo muito bem passado ao público.
    Segundo, tenho uma dúvida:
    Preciso de um notebook pra levar na mochila de casa pro trabalho e do trabalho pra casa, com duração de bateria, e SSD.
    Estou em dúvida entre o Asus vivobook, mas caiu no meu conceito depois que li que após a instalação de um SSD se perde a garantia ( pra que colocar um slot então?! Kkk), o Lenovo S145 que vi muitos comentários que a bateria não dura mais que 3/4 horas, e agora minhas dúvidas mais cruéis, o aspire 5 novo com SSD 256 GB ( não preciso de mais espaço que isso) ou este vaio versão com SSD de 256 GB também. Estou querendo gastar no máximo 3000 e pouquinho, o que você me indicaria?
    Fico com o Asus vivobook x512 e faço upgrade?
    Fico com o Lenovo s145?
    Ou espero um Review desse modelo da vaio?
    O que me intriga nesse modelo é ser fabricado pela positivo, é isso?
    SEMPRE usei Samsung e estou com meu notebook a 10 anos usando ele fixo em casa, e não sei pra qual marca/notebook migrar.

    obrigado pela atenção

    • Analista QNC disse:

      Olá Danilo, eu indicaria o Lenovo IdeaPad S145, pois entrega um bom custo x beneficio, quanto a bateria qualquer notebook intermediário vai ficar por essa média. Outro modelo que vale dar uma olhada é o Samsung Style S51.

  4. Silvio Lins disse:

    A fabricante Positivo Tecnologia acaba de anunciar uma nova família de notebooks.A decisao de comprar parou ai é claro que li toda a matéria
    porem eu passo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *