Pode usar o notebook ligado na tomada? Vicia? Faz mal?

A dúvida muito comum é saber se posso usar o notebook ligado na tomada e se isso tem algum tipo de problema.

E a resposta mais rápida é que os fabricantes já pensaram neste tipo de detalhe a muito tempo. O pessoal da bringIT fez o vídeo acima para responder as principais questões relacionados ao uso de notebook na tomada. Confere só.

Guia de perguntas comuns sobre Baterias de Notebook

As baterias são cercadas de mitos, então vamos a algumas perguntas e respostas rápidas. Lembrando que muitos destes itens são similares para outros eletrônicos, como tablets e smartphones, que tem um princípio similar.

usar o notebook ligado na tomada pode ou não

Precisa tirar o carregador da tomada quando a bateria do notebook carregar 100%?

Não. Se você tem uma tomada a disposição e não precisa de mobilidade, é preferível manter o notebook conectado à tomada.

O conjunto bateria e notebooks do dias de hoje contam com dispositivos de controle de o armazenamento de carga, ao chega ao nível 100% de carga e ele vai parar de carregar (pois, por segurança ele poderia até explodir), assim ele evita danos na bateria e permite a energia do carregador ir direto para o notebook.

LEMBRE: A maioria dos portáteis tem os LEDs de carga de bateria que trocam de cor ou se a apagam para indicar a ação ou completa. Verifique no seu equipamento e no manual do usuário.

Mas em geral você pode sim usar o notebook ligado na tomada, sempre que quiser!

Toda bateria possui vida útil limitada pelo número de cargas. Portanto, utilizá-la sem real necessidade acarretará um desgaste desnecessário que contribuirá para o abreviamento de sua vida útil.


Precisa tirar a bateria do notebook para deixar ele ligado direto na tomada?

Não precisa, porém em alguns modelos é possível.

Atualmente, as baterias de íons de lítio não possuem o efeito memória – ou vício, como é popularmente conhecido. Esse fenômeno era comum nas antigas baterias de níquel cádmio, que precisavam ser totalmente descarregada antes de iniciar uma nova recarga.

Se o seu notebook permite funcionar sem a bateria conectada, e você quer dar um descanso pra ela, pode usar sim! Mas lembre: Manter a bateria no computador evita que você perca seu trabalho em casos de queda de energia.


Pode usar notebook na tomada 220V?

Para esta questão temos até um post especial para tratar do assunto aqui: carregar meu notebook na tomada 220V.

Mas uma resposta rápida é que praticamente todas as fontes/carregadores de notebook são do tipo BIVOLT, ou seja, aceitam tanto 110V quanto 220V.

notebook pode carregar em tomada 220v

manter o notebook sempre ligado pode reduzir reduz a vida útil da bateria?

Se o computador estiver sempre conectado à tomada, não. A vida útil da bateria é medida por ciclos, que são número de vezes em que ela atinge de 0% a 100% de carga, ou seja, o número de carga e descarga. Se o computador permanece sempre ligado à rede elétrica sem que o nível de carga da bateria seja alterado, não terá nenhum desgaste na bateria.


Zerar a bateria estraga?

Sim.Tecnicamente baterias de lítio sofrem com níveis baixos de carga. Então evite!
Quando o sistema operacional informa que o computador precisa ser conectado em uma tomada pois a bateria está sem carga, na verdade, a bateria ainda armazena uma quantidade mínima de energia para mantê-la funcional. Se você deixar a bateria descarregada guardada por um longo período de tempo, essa carga mínima de funcionamento pode ser perdida. Se isso acontecer, a bateria acelera o seu nível de desgaste e pode prejudicar a ponto de ficar inutilizável.


 O que estraga baterias de notebook?

Aqui vão dicas para cuidar da sua bateria, coisas para NÃO se fazer! Entenda que baterias de lítio são instáveis e começam a perder eficiência a partir do momento que são produzidas. É claro que muitos fatores colaboram para uma maior degradação, conheça os inimigos das baterias:

  • Muitos Ciclos de carga e descarga: toda bateria tem um número máximo de vezes que pode ser carregada e descarregada.
  • Subir Nível de voltagem: quando maior o nível de carregamento medido em volts por célula, mais curta será a vida da bateria.
  • Altas temperaturas: ambientes com temperatura acima de 30ºC podem causar danos irreversíveis ao componente.

bateria de notebook dicas e novidades 2015

Quanta de energia gasta o carregador de notebook?

Isso depende muito do modelo, tamanho, capacidade de processamento e coisas do tipo. Por hora, vale dizer uma coisa: carregadores plugados na tomada sem conexão ao notebook (tipo esquecer o carregador na tomada sem o notebook) quase não gastam energia (0,05w a hora). Apesar disso, existe um forte discurso contra esta prática, na medida em que ela representa realmente algum desperdício de energia.

Com o notebook plugado, o gasto também não costuma ser grande. Em média, ele é bem menor do que o gasto de um PC do tipo Desktop com configuração semelhante. É muito difícil dizer um número certo, já que isto vai variar de acordo com o modelo da bateria do notebook. As informações de consumo geralmente estão informadas nas etiquetas do carregador e abaixo do notebook, confere lá.


Por que a bateria do notebook não segura carga?

A vida útil da bateria deve estar no fim. Provavelmente ela já atingiu o número de ciclos (recarga e descarga) suportado – algum valor entre 300 e 400. O tempo varia de acordo com o uso, mas as baterias não costumam durar mais do que dois anos funcionando com toda sua capacidade. Passado alguns anos, o desgaste natural faz com que a bateria não aguente mais do que alguns minutos longe da tomada. Nesse caso, a solução é apenas uma: a substituição.


Pode jogar a bateria em lixo comum?

Não! Jamais faça isso. Qualquer bateria, pilha e afim precisam de descarte em locais corretos, pois contém muitos produtos químicos pesados. Confira o o manual do notebook. Nele, o fabricante é obrigado a especificar onde a bateria – e o computador – deve ser descartado. Caso não possua mais o manual, essa informação também pode ser encontrada no site da empresa. O local de descarte geralmente é um centro de assistência técnica autorizada. Muitas cidades ou empresas como bancos tem locais para descartes de baterias, então aproveite. Nunca desmonte uma bateria ou a descarte no lixo doméstico.

bateria para notebook nova

botão ver na loja


Posso comprar uma bateria de notebook paralela?

Só este esta bateria atende todas as especificações técnicas do equipamento e do fabricante. Para descobrir esses detalhes, remova a bateria original do seu computador e observe as inscrições de tensão elétrica (voltagem) e a corrente elétrica, tanto de entrada quanto de saída, e compare com as especificações da bateria que pretende comprar. A questão visual de fotos e imagens ajuda a identificar se o modelo encaixa corretamente. Se todos os detalhes baterem, a bateria é totalmente compatível. Caso contrário, melhor não arriscar.

Cuidado para não confundir “bateria pirata” com “paralela“. O termo pirata serve para quem se passa por original, colocando etiquetas e nomes como se fossem originais, mas não são.
Porém no mercado é mais comum encontrar versões paralelas. Que são peças similares, mas não usam a marca do fabricante de forma indevida, pois usam suas próprias identificações.


Como calibrar a bateria do Notebook?

O procedimento de calibrar é relativamente simples, consiste em zerar e carregar em 100% a bateria a fim de mostrar o valor real de carga.

objetivo da calibragem da bateria do notebook

Quando a bateria é nova é recomendável fazer este passo por 3 vezes seguida. Para entender melhor e saber todos os detalhes, indicamos conferir o nossos posts especiais sobre o assunto aqui:

 


Conclusão

Depois de tantas dicas, o ideal mesmo é usar sem tantas preocupações, bastando evitar os detalhes que podem prejudicar a bateria, com zerar a carga ou usar em ambiente/equipamento muito quente.

Aproveite ao máximo a mobilidade que o recurso oferece. Mas lembre, ele não dura pra sempre, e eventualmente, você pode precisar trocar a bateria.

 

Fontes: TechTudo, Bbaterias, CanalTech e BlogBringIT

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

15 Resultados

  1. Amanda disse:

    Achei muito interessante o artigo. Porque foi à primeira dúvida que tive quando comprei o Notebook, “pensei que por ser novo, não sabia se podia ou não deixar ele ligado diretamente, e só retirar dá tomada quando for me deslocar”, mais esse postagem me ajudou muito.

  2. LUCCAS GOES DE OLIVEIRA disse:

    Em se tratando de Macbook, a dica segue a mesma? Posso usar com o carregador conectado?

  3. Revson disse:

    É normal a bateria oscilando o tempo em horas que lhe resta? Por exemplo, quando faltavam 3h30min para descarregar, voltou a ficar com 5h (realizando as mesmas tarefas!). Isso em questão de minutos ou segundos… O note é novo (Acer Aspire C97B). Obrigado!

  4. SAULO HENRIQUE SANTOS SILVA disse:

    Muito Obrigado pelas dicas!!
    Gostaria de saber se teria algum problema usar o notebook por muito tempo. Eu uso sempre ligado à tomada mas ele fica ligado umas 10 hrs por dia. Teria algum problema?

    Muito obrigado!!

  5. Rozivane disse:

    Oláá.. legal a matéria! Pelo visto andei fazendo coisas erradas. Achava que tinha q tirar a tomada sempre que chegava as 100%. Tenho um Acer Aspire F5-573-51LJ, tem quase 6meses de uso, no início ficava umas 4h com autonomia da bateria agora só fica 2h. Tinha medo de viciar a bateria se tirasse o carregador, já que não é possível retirar a bateria =( =(
    Bom, então eu posso usar tranquilamente o notebook em casa na tomada direto?
    Passo algumas horas estudando, as vezes o dia todo. Não sobrecarrega o notebook?
    Se puder me responder ficarei grata =D

    • Laptoper disse:

      Na real o esquema é usar meio que sem preocupações, em alguns momentos é bom usar só a bateria. Mas pode sim deixar ligado na tomada meio que direto.
      E quanto não estiver usando, desligue tudo para dar uma resfriada geral!

  6. Eduardo disse:

    Muito bom, obrigado por ter tirado minhas dúvidas, agora posso jogar em paz sem medo q a bateria vicie.

  7. daniel disse:

    Eu tenho um lenovo que veio com um programa de fábrica. O energy management me permite usar o notebook conectado na tomada e manter o nível da energia em 60%. A energia parece que vai direto para o note, e não para a bateria. Seria esse jeito ideal de mexer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *