Os notebooks de entrada ou intermediários, com bom custo-benefício para estudos e atividades de escritório, são os mais populares do mercado nacional.
Pensando nisso trouxemos o intermediário Acer Aspire 3 A315-59-51YG para este unboxing, no qual vamos apresentar as primeiras impressões deste modelo com processador Intel de 12ª geração e tela Full HD.
Para se ter uma ideia de como aparelhos de entrada e intermediário são populares por aqui, eles representam mais de 55% dos modelos divulgados pelo nosso site e a família Acer Aspire 3 é uma das mais consagradas, junto com os notebooks VivoBook, Inspiron e IdeaPad.
Caixa e itens inclusos
Como é comum nas categorias focadas em custo-benefício, a embalagem do Aspire 3 é bem simples, apenas com o logótipo da Acer centralizado. De diferente vemos apenas o selo Acer Green Pack, que informa que a caixa de papelão foi feita com materiais reciclados.
Na divisória lateral fica o carregador pequeno de 45 Watts com plug redondinho, além do cabo de 3 pinos padrão ABNT. No meio fica o notebook junto com os manuais e um envelope onde estão os certificados de garantia internacional.
Design e acabamento
Com o corpo todo construído em plástico, os modelos Aspire 3 mais recentes tem espessura de 1,9 cm e peso de 1,78 kg, dentro da média da categoria. Na tampa, de acabamento fosco, fica apenas o logotipo “Acer” em baixo relevo. Na parte inferior da tampa fica o nome da família “Aspire”, tudo bem discreto.
A maioria dos modelos é prata mas existem opções na cor azul escuro.
Na parte de baixo do notebook ficam as grades de ventilação que chamam atenção pelo tamanho generoso. Ao todo são 10 parafusos visíveis e 4 pés emborrachados. Os 2 alto-falantes ficam voltados para baixo, nas laterais.
A construção do chassi é bastante sólida porém apresenta uma certa flexibilidade principalmente na tampa. As marcas de dedo não ficam impressas na carcaça com tanta facilidade e é bem tranquilo de limpar.
Comparando com o design dos concorrentes, arriscamos a dizer que este é um dos mais elegantes.
Conexões (entradas e saídas)
As conexões são bem completas para uso comum no dia a dia, mas sentimos falta apenas de uma USB-C.
Do lado esquerdo fica o conector da fonte energia, uma porta RJ-45 para rede com cabo, uma saída HDMI e duas USB 3.0.
Já do lado direito tem o combo de áudio (fone + mic), uma USB 3.0 e a entrada da trava de segurança.
Tela (painel)
A angulação no design do Aspire 3 facilita a abertura da tampa, mas a base do notebook acaba levantando junto quando utilizamos apenas uma mão. As dobradiças são escuras e pequenas.
O painel LED de 15,6 polegadas tem acabamento antirreflexo com bordas de plástico com as laterais bem finas. A resolução é Full HD (1920 x 1080 px) com tecnologia do tipo TN (que distorce as cores) e taxa de atualização de 60 Hertz.
A webcam tem resolução 720p e será testada em nosso próximo artigo de review.
Teclado e touchpad
O teclado é do tipo Chiclet (membrana), com layout ABNT2 e 3 fileiras de teclas numéricas do lado direito. O único diferencial fica nas teclas “F4” (microfone) e “Caps Lock” que têm leds de indicação para “ativado/desativado”.
Nesta família não temos iluminação de fundo e nem leitor biométrico, o que é normal nesta faixa de preço.
O botão de “liga/desliga” fica posicionado no canto superior direito, junto das demais teclas.
O touchpad é de tamanho mediano e fica deslocado para a esquerda da palmrest.
Configurações
Os modelos mais recentes da família Acer Aspire 3 apresentam até o momento uma variedade interessante de modelos, com processadores AMD Ryzen série 7000, Intel N-series e Intel Core de 12ª geração.
Os que mais chamam atenção são os chips Core i3 N-series, uma novidade no mercado nacional. A pontuação de desempenho em sites especializados mostra que estes chips são equivalentes aos Core i5 da geração anterior. Ou seja, são boas opções de compra!
Ainda não sabemos quais os planos da Acer para a família ao longo de 2024, mas todas as novidades vamos sempre trazer aqui pelo blog e em nosso canal do YouTube.
Evolução da família
Os Aspire 3 sempre foram destinados ao consumidor que deseja, antes de tudo, economizar. Mas isso não impede que a família tenha evoluído de forma bacana nos últimos anos, principalmente nas bordas da tela e no armazenamento que agora é sempre em SSD.
Mas é importante se atentar que ainda existem muitos Aspire 3 com processadores mais antigos no mercado, que mesmo sendo vendidos e entregues por lojas confiáveis, não estão valendo nem um pouco a pena!
Primeiras impressões do Acer Aspire 3 A315-59
Os novos Aspire 3 A315-59 são aquilo que podemos chamar de “caixinha quadrada feita para trabalhar”, ou seja, não apresentam nada de especial em seu design, mas entregam uma ótima qualidade de construção em um visual discreto e elegante.
Os processadores Celeron e Pentium, que antes eram sinônimo de notebooks básicos, não serão mais fabricados pela Intel. Por isso, as fabricantes estão apostando cada vez mais em chips como o Core i3 N-Series ou os Ryzen série 7000 mais baratos, presentes na linha Aspire 3.
Para acompanhar todos os testes que nosso time de especialistas realizou nesta máquina fique ligado em nosso blog para não perder o artigo de review deste Acer Aspire 3. Será que dá pra abrir dezenas de abas no navegador, sem travar? E será que roda jogos leves?
Onde comprar os notebooks Acer Aspire 3
Acer aspire 3 com Intel N-series 💻
Acer Aspire 3 com AMD Ryzen
Acer aspire 3 com Intel de 12ª gen. 💻
Quer saber se os notebooks Acer são confiáveis? Confira!
Notebook da Acer é bom? Vale a pena? É confiável? Conheça a linha completa no Brasil
Exibindo 4 comentários
Olá, tudo bem poderia me informar se tem alguma diferença significativa nesses modelos da Acer? As vezes o preço equivale.
diferença do modelo Modelo: A315-24P-R06B para A315-510P-35D2
Desde já agradeço! Um abraço.
Olá, Williane. O desempenho deles é muito próximo na questão da performance do processador, mas tem uma pequena vantagem para o Acer Aspire 3 A315-510P-35D2 devido a tela Full HD. Fora isso, vai dar na mesma praticamente na experiência de uso. Abraços.
Engraçado que as versões com Intel Core i3 N e AMD Ryzen tem USB-C e RAM mais recente e veloz, porém é soldada, além da versão com AMD ter tela com resolução menor.
Sim, Celso, contradições meio estranhas desses novos modelos, mas no mercado brasileiro atual é o que tem mais acontecido nos lançamentos, infelizmente. Abraços.