TOP 5 notebooks para estudos de crianças e adolescentes — bons e baratos

TOP 5 notebooks para estudos estudantes ensino fundamental

Muitas crianças e adolescentes da atualidade já nasceram grudados nos smartphones, mas os notebooks para estudos ainda são essenciais, seja para edição de textos, cursos EAD, videoaulas e outras atividades. Para os pais que utilizam o laptop para trabalhar, ter que dividir essa ferramenta profissional com os filhos nem sempre é uma boa ideia.

Então, será que vale a pena investir em um notebook para os “pequenos”? Qual equipamento escolher?

Escolher notebooks para estudos não era uma questão tão complicada meses atrás, quando os computadores portáteis mais básicos costumavam ter o preço em torno de R$ 1 mil. Porém, com as complicações econômicas desencadeadas pela Covid-19, houve um aumento considerável nos valores.

Pensando nisso preparamos esta lista de cinco modelos básicos de notebooks para estudos, para quem tem o foco em tarefas mais simples envolvendo Word, Excel, Power Point, internet e demais atividades do dia a dia.


1- Acer Chromebook C7

Os notebooks da família Acer Chromebook C7 são indicados para crianças mais novas, pois são super compactos e resistentes à quedas ou derramamento de líquidos no teclado. Existem atualmente 4 modelos oferecidos pela fabricante, todos de 11 polegadas sendo 2 deles com tela sensível ao toque.

É importante destacar que todos os modelos de Chromebook — independente da fabricante — não vem com o Windows, mas sim com o sistema operacional Chrome OS, semelhante ao utilizado em celulares Android. Nele é possível editar textos, planilhas e apresentações de slides através dos serviços Google ou Microsoft 365 (Office online).

TOP 5 notebooks para estudos Acer Chromebook C7 Chrome OS

CONHECER MODELOS

Um ponto que chama a atenção nos aparelhos Chromebook é o armazenamento, que normalmente não ultrapassa os 32 GB de espaço máximo. Mas, isso não chega a ser uma grande desvantagem, visto que a filosofia dos notebooks desta categoria é priorizar o armazenamento de arquivos importantes na “nuvem”, utilizando serviços como Google Drive, Dropbox ou One Drive.

32 GB também é o espaço médio da maioria dos smartphones da atualidade, então dá pra fazer muita coisa. Isso, é claro, se você limpar periodicamente os “lixos” e arquivos não utilizados.


2- Samsung Chromebooks

Os aparelhos Samsung Chromebook também são ótimas opções para os primeiros anos do ensino fundamental e devem agradar os pais que já conhecem e confiam bastante na fabricante. Atualmente são encontrados cerca de 6 modelos no mercado, sendo o Chromebook Plus o único que possui tela sensível ao toque. As telas são de 11 ou 12 polegadas.

Assim como em qualquer Chromebook, os aparelhos da Samsung também utilizam o sistema Chrome OS, não sendo indicados para quem faz questão de usar Windows.

Mesmo sem Windows é possível estudar tranquilamente com uma grande diversidade de aplicativos on-line ou encontrados na loja Google Play.

TOP 5 notebooks para estudos Samsung Chromebooks

CONHECER MODELOS

Comparados com os Chromebooks da Acer a Samsung leva uma certa desvantagem, pois a maioria de seus aparelhos possui apenas 16 GB de espaço de armazenamento. Mas, como já foi dito, a ideia de um Chromebook é guardar seus arquivos em serviços de armazenamento online (na “nuvem”).


3 – Samsung Flash F30

Outra opção muito procurada por quem deseja um computador portátil de 11 polegadas e com hardware básico para estudos são os Samsung Flash F30, velhos conhecidos aqui do nosso blog e também do nosso canal do YouTube. Eles são compactos, possuem bom desempenho e tela de ótima qualidade, além de virem com Windows instalado de fábrica.

Melhores marcas melhor notebook barato custo beneficio Samsung Flash F30

CONHECER MODELOS

São três cores disponíveis: coral, branco giz e grafite. O grande destaque fica para o painel Full HD do tipo PLS, que não distorce as cores mesmo em ângulos de visão de até 178°, algo que é raridade nesta faixa de preço. Eles também possuem armazenamento maior que os Chromebook, chegando a até 128 GB.

Vale destacar que o valor destes notebooks era bem menor antes do cenário de crise que estamos passando. Mas, no geral, ainda são uma boa opção de compra.


4 – Multilaser M11W Prime PC301

Um dos únicos modelos conversíveis (que viram tablet) com valores acessíveis, o Multilaser M11W Prime PC301 vem com tela de 11,6 polegadas, 64 GB de armazenamento e Windows 10. O painel é do tipo IPS, o que garante uma boa qualidade de cores, sem distorções quando a tela é dobrada.

TOP 5 notebooks para estudos Multilaser M11W Prime PC301

VER MAIS DETALHES

É um dos mais compactos e leves encontrados no mercado atualmente.


5 – Compaq Presario CQ-25

Um dos laptops com preço mais baixo do mercado atualmente, o Compaq Presario CQ-25 vem com tela de 14 polegadas e é comercializado na cor cinza escuro. Já vem com Windows 10 e SSD de fábrica, o que torna muito mais rápido a inicialização do sistema e a abertura de programas.

TOP 5 notebooks para estudos Compaq Presario CQ-25

VER MAIS DETALHES

O ponto negativo fica por conta de sua construção, que não é tão resistente quanto às opções apresentadas anteriormente. Deste modo, é preciso uma atenção redobrada, principalmente quando utilizado por crianças.

A marca Compaq pertence à fabricante HP (Hewlett-Packard), famosa principalmente pelas suas impressoras. Isso indica um equipamento confiável e com boa assistência técnica.


BÔNUS – Modelos de 15 polegadas com hardware básico

Por fim, para quem não se importa tanto com um equipamento um pouco maior, existem algumas opções interessantes com tela de 15,6″ polegadas, como já abordamos em nossa lista de notebooks até R$ 3 mil.

Estes modelos podem ser melhorados futuramente, com a instalação de mais memória RAM e armazenamento tipo SSD.

Lenovo IdeaPad S145

Uma marca que melhorou muito sua qualidade nos últimos anos, a Lenovo atualmente é uma das maiores fabricantes mundiais de notebooks. A linha IdeaPad S145 possui dezenas de opções, mas algumas são bem potentes e super caras. Então, a dica é buscar por aquelas que estão mais de acordo com seu orçamento.

Lenovo IdeaPad S145 visual design acabamento Prata

VER OS MODELOS

Os notebooks IdeaPad S145 são finos, leves, muito elegantes e discretos.

Acer Aspire 3

A Acer é uma das melhores fabricantes da atualidade e sua linha Aspire 3 possui equipamentos muito elegantes e super populares. São muitas as opções disponíveis no mercado, com destaque para os modelos com sistema operacional Linux Endless OS, que possuem um custo-benefício muito atrativo.

Acabamento e design notebook Acer Aspire 3 A315-54

VER OS MODELOS

A fabricante permite que seja instalado o sistema Windows sem perder a garantia de fábrica. Mas, muitas opções já vem com o Windows 10 de fábrica.

Samsung Book E20

Lançados neste segundo semestre de 2020, os modelos Book E20 são mais uma excelente opção da Samsung para estudos e atividades simples. Uma das vantagens são as tampas de acesso rápido que ficam na parte de baixo dos equipamentos, permitindo a substituição do HD por um SSD de 2,5 polegadas ou melhorias na memória RAM.

Samsung Book design branco e prata visao lateral

VER OS MODELOS

Visualmente falando são equipamentos muito bonitos, leves e discretos. Nota 10 para a fabricante sul coreana neste quesito.


Então, quais notebooks para estudos devo escolher?

Como podemos ver, opções não faltam! Mas, tudo depende de alguns detalhes como o orçamento disponível e também a necessidade ou não de usar Windows, visto que os Chromebooks são algumas das opções mais baratas e interessantes, principalmente para crianças.

Infelizmente os preços estão flutuando muito. Meses atrás era possível encontrar equipamentos com estas configurações a valores muito mais acessíveis.

TOP 5 notebooks para estudos estudantes ensino fundamental

Vale lembrar que os notebooks para estudos apresentados neste artigo vão servir para atividades simples: edições de textos/planilhas, navegação na internet etc. Os modelos que indicamos possuem pontos positivos e negativos, mas todos são sempre super confiáveis e valem a pena dependendo do preço.


Participe de nossos grupos de ofertas

Seja no WhatsApp ou no Telegram, é importante ficar de olho em nossos grupos oficiais para receber as melhores ofertas em primeira mão.

Grupo ofertas de notebook no WhatsApp – Descontos

Você pode gostar...

21 Resultados

  1. Ana disse:

    olá,gostaria de uma sugestão de notebook para faculdade,ver video aulas e netfix.Estavaolhando esse aqui : Notebook Dell Inspiron 3000 i15-3583-A3XB Intel Core i5 8265U 15,6″ 8GB HD 1 TB 8ª Geração.Estou aberta a sugestões.
    Obrigada!!

  2. thais disse:

    Estou a procura de um notebook para faculdade,ver videos e netflix .Vcs acham que esse é uma boa escolha Notebook Dell Inspiron 3000 i15-3583-A3XB Intel Core i5 8265U
    muito obrigada!!

  3. Vitória disse:

    Me ajudaaa por favor
    Qual você mais indicaria como custo beneficio atualmente com a finalidade de estudo navegação na internet, leitura de artigos, pdfs, excel, word, Power point, etc); consumo de mídia (YouTube, Netflix, etc); atividades diárias em geral ( Acesso a redes sociais em geral); memoria interna não é problema me acostumei a salvar tudo na nuvem, porem preciso de um note que n trave toda hora e que seja Windows. Preciso de uma ou no máximo duas opções certeiras, a lista é excelente mais para indecisos como eu fica difícil hahaha.
    No máximo até 3mil
    Me ajudaaa. Grata!

  4. Beatriz disse:

    Olá,
    Tudo bom? Adoro seu canal no YouTube!

    Faço faculdade e estou procurando um notebook que eu possa utilizar o navegador sem travar quando está com muitas paginas abertas e poder utilizar World, Excel, Redcap, XMIND, Shotcut, OBS, Notion. Posso gastar até 3000 reais. O que vc indica?

    Um que eu vi que possa ser bom seria o Sansung Book E30 e pensei em mais na frente adicionar 4G de RAM. O que acha? O que me preocupa é o i3 pra editar vídeos.

  5. Ivan disse:

    Olá, entre esses modelos, qual você mais indicaria como custo beneficio atualmente com a finalidade de estudo ( Pacote office ou Docs, navegação na internet, leitura de artigos, pdfs, etc); consumo de mídia (YouTube, Netflix, etc); atividades diárias em geral ( Acesso a redes sociais em geral); memoria interna não é problema me acostumei a salvar tudo na nuvem, porem preciso de um note que n trave toda hora e que tenha um processamento razoável para rodar o mínimo de boa. Preciso de uma ou no máximo duas opções certeiras, a lista é excelente mais para indecisos como eu, não é muito funcional, me ajude por favor.

  6. Lucas Torres disse:

    Olá, tudo bem com você?
    Faço faculdade e preciso de um notebook para uso de Word, Excel e entre outros programas, além de armazenar arquivos e uma boa navegação na internet.
    Procuro uma máquina em torno de 3.000 reais.
    Muito obrigado pela atenção.
    Grande abraço!

  7. Sabrina Santos disse:

    Bom dia, estou querendo um notebook da Dell para trabalho e para estudos.
    Na faixa de até 4000 mil reais.
    Obrigado!

  8. Lucas Contini disse:

    Olá!
    Tudo bem com você?

    Sou estudante de Engenharia Civil, estou procurando um notebook para Auto Cad, Photoshop e Office.
    Literalmente seria destinado para estudos e navegação na internet.

    Se poderes me sugerir uma boa máquina em torno de 3500…4000 reais.

    Muito obrigado pela atenção.
    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *