Thermal Throttling e Undervolt (ou Undervolting): tudo que você precisa saber!

Thermal Throttling e Undervolt - Diminuir a voltagem da CPU, menos energia elétrica é igual a menos superaquecimento

Muitas vezes, ao jogar alguns games competitivos onde boas taxas de FPS fazem muita diferença, como PUBG, Apex Legends ou até mesmo CS:GO, nos deparamos com algumas travadas e quedas bruscas de frames, também conhecidas como “stutterings“.

É aquela famosa “engasgada”, que dura uns segundos e já volta ao normal. Neste artigo vamos aprender a resolver isso com a técnica do undervolt (ou undervolting).

Esses problemas de desempenho não ocorrem apenas com games, mas também com alguns softwares mais pesados que exigem muito poder de processamento.

É nessa hora que vem aquela pergunta: mesmo com um notebook novo, com processador forte e placa de vídeo que deveria dar conta do recado, por quê esses problemas acontecem, até mesmo em jogos mais leves?

Na maioria das vezes, não há absolutamente nada de errado com o seu hardware! O que pode estar acontecendo é apenas a ativação automática de um dispositivo de segurança chamado thermal throttling.

O que é o Thermal Throttling

Em uma tradução livre, thermal throttling significa “regulagem térmica” (ou “controle térmico”), um mecanismo de proteção que evita que sua CPU sofra danos por superaquecimento. Quando são detectadas temperaturas acima da média o thermal throttling é automaticamente acionado, diminuindo por alguns segundos a tensão/voltagem dos circuitos internos do processador.

Ao diminuir a voltagem, como existe menos energia elétrica sendo entregue ao componente, a tendência natural é que sua temperatura diminua rapidamente.

Thermal Throttling e Undervolt - Processador esquentando (travando)

Os travamentos ocorrem quando o processador esquenta demais e o sistema tenta corrigir isso automaticamente

Apesar deste recurso manter sua CPU sempre protegida, ele é também o responsável por problemas de desempenho e travamentos, pois é justamente durante essa variação repentina da voltagem que ocorrem as indesejadas quedas de FPS.

Mas, existe uma solução relativamente simples para evitar que isso aconteça: uma técnica chamada de undervolt (ou undervolting).


O que é Undervolt (ou Undervolting)?

undervolt é uma alteração nas configurações que controlam a energia elétrica fornecida para o processador, fazendo com que ele funcione em voltagem reduzida. O objetivo da técnica de undervolt é buscar uma configuração de voltagem mais balanceada para que sua CPU continue entregando um bom desempenho, porém sem utilizar tanta energia. Isso evita o superaquecimento e, consequentemente, evita também a ativação do thermal throttling.

Todo notebook possui componentes de diversos fabricantes, e cada usuário possui diferentes tipos softwares e jogos instalados na máquina. Por isso, é importante ter em mente que não existe uma configuração padrão de undervolt. Cada caso é um caso, é necessário testar a configuração que melhor lhe atende, dependendo da sua máquina e perfil de uso.

Thermal Throttling e Undervolt - Diferentes modelos diferentes voltagens

Cada modelo demanda diferentes configurações, é preciso testar a melhor para seu tipo de uso

Como fazer o undervolt, e quais os riscos?

O procedimento para configuração do undervolt é relativamente simples e pode ser feito de várias formas. Neste tutorial vamos utilizar o software Intel Extreme Tuning Utility, o mais fácil de usar quando falamos de processadores Intel das linhas HQ e H, que normalmente equipam notebooks gamer.

O software utilizado neste tutorial não funciona em processadores mais simples, como os de final U e Y. Neste caso, e também para processadores da AMD, em breve faremos um outro tutorial explicando o funcionamento do software ThrottleStop.

Thermal Throttling e Undervolt - Software Intel Extreme Tuning Utility

Tela inicial do programa Intel Extreme Tuning Utility

Sobre os riscos, eles são mínimos! As fabricantes costumam entregar configurações com “energia de sobra” para o processador, então tirar um pouco dessa energia não faz mal ao componente. O que é comum acontecer são travamentos ou o computador reiniciando pelo fato do processador não ter potência suficiente para continuar funcionando, mas isso é facilmente corrigido aumentando a voltagem.

Mesmo havendo poucos relatos de problemas, ao realizar esse procedimento prossiga com cautela, por sua conta e risco.

Siga este passo a passo para fazer undervolt

1) Instale o Intel Extreme Tuning Utility

Antes de mais nada você vai precisar instalar o programa Intel Extreme Tuning Utility, que dá acesso a configurações e controles de voltagem do seu processador de forma personalizada via software. Após fazer a instalação, será necessário reiniciar seu computador.

Lembrando que processadores mais fracos, como os de final U e Y, não são compatíveis.

Thermal Throttling e Undervolt - Como fazer

Vá até o final da página e busque sempre pela versão mais recente do software

2) Acesse o item “All Controls”

No menu da lateral esquerda, em “Advanced Tuning”, clique no item “All Controls”.

Na janela de avisos que irá se abrir, clique em “I agree” para concordar e prosseguir. A partir desse momento você se responsabiliza por qualquer problema que possa ocorrer, mesmo que isso seja raro.

Thermal Throttling e Undervolt - Como fazer

3) Confira as configurações de “Core Voltage Offset”

Na tela “Advanced Tuning > All Controls” você irá encontrar uma série de opções, mas a única que você irá utilizar para fazer o undervolting é a configuração “Core Voltage Offset“.

Fique atento: são exibidas também opções de overclock que só devem ser configuradas por usuários bastante experientes. Neste tutorial nosso objetivo é apenas resolver o problema do thermal throttling.

Thermal Throttling e Undervolt - Como fazer

4) Escolha a melhor voltagem para seu notebook

Na opção “Core Voltage Offset” existe um slider com uma barra que pode ser movida para a esquerda (diminuindo a voltagem) ou para a direita (aumentando a voltagem). É recomendável começar testando configurações de em média -0,050V até -0,080V. Ao fazer qualquer alteração a barra fica na cor amarela, e para aplicar as alterações basta clicar em “Apply“.

Ao lado do valor “0,000V” existem também setas para esquerda e para direita, que permitem um maior controle sobre as mudanças. Importante: utilize sempre valores negativos, movendo a barra apenas para o lado esquerdo!

Thermal Throttling e Undervolt - Como fazer

5) Teste as alterações efetuadas

A cada alteração aplicada você deve analisar, por alguns minutos, como sua máquina se comporta com alguns jogos ou softwares que você já está acostumado a usar, avaliando o desempenho e a estabilidade do processador nessa nova configuração.

Caso você encontre problemas como travamentos ou reinicializações, aumente um pouco a voltagem até tudo se normalizar.

Conclusão

Como dito anteriormente, cada caso é um caso! Muitos usuários que já fizeram o undervolting relatam que o ideal é configurar valores entre -0,100V e -0,120V , para manter um bom desempenho com uma temperatura regular. Mas, você pode se arriscar um pouco mais caso esteja confiante e sua máquina não esteja apresentando travamentos ou reiniciando.

A famosa “tela azul” também pode aparecer em alguns momentos, isso indica que é necessário aumentar um pouco a voltagem, até que o sistema fique estável.


“Meu notebook continua travando depois do undervolt…”

Como comentamos anteriormente, um notebook possui muitas peças de diferentes fabricantes, e cada usuário possui um tipo de uso (básico ou profissional, casual ou “hardcore”). Sendo assim, pode ser que existam outros problemas ocasionando baixa performance, travamentos e “engasgadas” em seus games e softwares.

Pode ser a memória RAM, pode ser o HD com erro do disco 100% ocupado, podem ser processadores antigos e menos potentes. Pode ser até mesmo que seu computador esteja precisando de uma formatação, pois problemas no Windows costumam ser comuns após muito tempo de uso do sistema operacional.


Como manter o Undervolt na inicialização (boot)

Uma parte chata é que nem todos os notebooks mantém as configurações de undervolting após reiniciar o sistema. Principalmente quando ocorrem reinicializações forçadas o software da Intel reseta as configurações para o padrão de fábrica, como medida de segurança. Então, pode ser meio chato ter que ficar fazendo essa configuração de undervolt a todo momento. Por isso preparamos um tutorial de nível avançado que resolve esse problema.

Não é obrigatório, mas caso você seja um usuário mais experiente e esteja confiante em realizar alterações no seu sistema, isso vai te ajudar muito!

Primeira etapa

Antes de mais nada, anote qual é valor de undervolt que funciona bem em sua máquina, o valor mais estável que você descobriu utilizando o programa da Intel. Ele será necessário durante esse tutorial.

Importante: este tutorial foi escrito com base no sistema operacional Windows 10. Para outras versões mais antigas podem haver mudanças, principalmente nas imagens que ilustram o passo a passo. Ainda não temos tutoriais específicos para Linux ou Apple macOS.

1) Execute o PowerShell como administrador

Vá até a barra de pesquisas ao lado do “Menu Iniciar” do Windows e digite “PowerShell“. Clique com o botão direito no ícone do programa e depois clique em “Execute como administrador“.

Tutorial Undervolt Boot - PowerShell Executar como Administrador

2) Execute comandos no PowerShell

Copie e cole estas duas linhas de código na tela do “Windows PowerShell”, pressionando “Enter” para executar os comandos:

Set-Location -Path C:\Windows\System32

Set-ExecutionPolicy RemoteSigned

O PowerShell irá perguntar se você deseja executar scripts não confiáveis. Digite “S” e aperte “Enter” para aceitar. Pronto, agora você já pode fechar esta janela.

Tutorial Undervolt Boot - PowerShell comandos

3) Baixe os arquivos necessários

Baixe essa pasta e descompacte os arquivos, depois abra o arquivo “undervolt.ps1” com o “Bloco de Notas”.

Em alguns navegadores como no Google Chrome o arquivo é considerado suspeito e não pode ser baixado. Utilize navegadores alternativos como o Opera.

Tutorial Undervolt Boot - arquivo txt ps1

4) Edite o documento de texto

No final da terceira linha do script do arquivo de texto que abriu, você vai encontrar o comando “-XXX“. Substitua o “XXX” pelo valor de voltagem que você considerou a mais estável em seu undervolt.

Por exemplo, caso o valor estável tenha sido “-0,120V“, no bloco de notas deve ser preenchido o valor “-120“, sem zero e vírgula na frente, e sem a letra V no final. Não esqueça do sinal de negativo antes do número.

Tutorial Undervolt Boot - arquivo txt informar voltagem

5) Copie a pasta para a raíz do sistema

Salve as modificações do arquivo “undervolt.ps1”, então copie e cole a pasta “undervolt” na pasta raiz do seu sistema (“C:\”).

Tutorial Undervolt Boot - Copiar pasta raiz sistema

 

Segunda etapa

1) Abra o “Agendador de tarefas”

Abra o “Agendador de Tarefas” do Windows e no menu do lado direito da clique em “Criar Tarefa Básica…“.

Tutorial Undervolt Boot - Agendador de tarefas

2) Defina um nome

Digite o nome da tarefa como “Undervolt” ou o que você preferir e clique em “Avançar >”.

Tutorial Undervolt Boot - Criar tarefa básica

3) Defina quando a tarefa deve ser iniciada

Em “Quando deseja que a tarefa seja iniciada” selecione a opção “Ao fazer logon” e clique em “Avançar >”.

Tutorial Undervolt Boot - Criar tarefa básica

4) Defina a ação a ser executada

Em “Que ação deve ser executada pela tarefa” selecione a opção “Iniciar um programa” e clique em “Avançar >”.

Tutorial Undervolt Boot - Definir Ação

5) Selecione o arquivo a ser executado

O “Agendador de Tarefas” vai pedir para você procurar o programa ou script. Abra a pasta “C:\Undervolt” e selecione o arquivo “logon.vbs“, depois clique em “Avançar >”.

Tutorial Undervolt Boot - Escolher programa

6) Conclua o agendamento

Selecione a opção “Abrir a caixa Propriedades da tarefa depois de clicar em Concluir” e finalmente clique em “Concluir“.

Tutorial Undervolt Boot - Concluir

7) Defina os privilégios

Na janela que abrir selecione a opção “Executar com privilégios mais altos” e pressione “OK“.

Tutorial Undervolt Boot - Definir privilégios

Pronto! Agora seu undervolt está configurado para inicializar automaticamente sempre que você fizer logon no Windows.

Para ter certeza que tudo deu certo, reinicie o notebook e depois abra o Intel Extreme Tuning Utility. Acesse o menu “Advanced Tuning > All Controls” e verifique se tudo está configurado automaticamente, com a voltagem que você escolheu.

Dependendo da velocidade do armazenamento do seu sistema o script pode demorar para ser executado, então aguarde até todas as tarefas do sistema serem carregadas.


E aí, gostou da dica?

Qualquer dúvida, avisa a gente nos comentários! E não deixe de acompanhar as melhores ofertas do mês em nosso blog.

Não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube, acompanhe as promoções nos grupos de Whatsapp e Telegram e siga a gente também no Instagram. Abraços.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *