Tenho um Notebook com pouca memória RAM, posso colocar mais?

Algumas das grandes dúvidas quando entramos no assunto memória de notebook são:
Vou perder a garantia? Como trocar a memória? Qual memória comprar? Meu notebook vai realmente ficar melhor? Meu Notebook com pouca memória RAM e agora?
Estas são algumas das perguntas que nos fazemos quando estamos querendo comprar um notebook novo… ou percebemos que nosso notebook poderia entregar velocidade mais do que está!

O que vamos ganhar ou perder fazendo o upgrade de memória RAM ?

adicionar memoria ram no notebook vale a pena como fazer

As dicas a seguir são válidas para portáteis como Notebooks, ultrabooks, conversíveis 2 em 1 etc (Lembrando que alguns deles são do tipo selados que não permitem abertura ou trocas sem passar por uma rede de assistência técnica oficial da marca)

Então vamos lá:

 

Vou perder a garantia do meu notebook se mudar a memória?

Normalmente não, se o procedimento for feito de maneira adequada. A maioria dos notebooks tem uma abertura para trocarmos a memória sem precisar abrir o notebook inteiro, em muitos equipamentos existe uma tampa exclusiva que dá acesso ao compartimento de memórias. E na maioria dos modelos existe um Slot (espaço onde você pode encaixar sua memória) sobressalente, ou seja, dá para adicionar mais memória sem precisar remover a antiga.

Mas lembre-se que você pode perder a garantia por mau uso, caso danifique algum componente durante a troca, portanto, procure um profissional especializado.

Na dúvida, recomendamos que consulte o manual ou site do fabricante com as regras.

memoria ram de notebook marca kingston

 

Qual memória devo comprar para um Notebook?

Com o modelo do seu notebook, no site do fabricante, você pode encontrar um documento chamado datasheet (dados técnicos do aparelho) e nele você pode conferir o tipo da memória é o DDR, DDR2 ou DDR3. Se a frequência da memória for diferente? Consulte mais detalhes nosso post anterior (Pra que serve Memória RAM do notebook ? Qual a melhor?) ou com um profissional qualificado, que pode lhe ajudar.

que notebook comprar memoria ram

Como trocar a memória do Notebook?

Para trocar a memória, o primeiro passo é identificar o tipo/modelo, depois é importante reconhecer a forma de abrir e trocar o chamado “pente” de memória ou adicionar um novo conforme citamos anteriormente.

Como cada Marca, modelo e série de notebook tem suas particularidades, não vamos conseguir fazer um tutorial aqui que consiga abranger todos, por isso nossa dica é dar uma pesquisada em vídeos ou tutorias na internet que demonstrem esta troca sendo feita exatamente do seu modelo.

Porém voltamos a alertar: apesar de em muitos casos ser um procedimento relativamente simples, repetimos mais uma vez, um profissional qualificado sempre é mais indicado para fazer isso, ainda mais quando se você não tem muito conhecimento na área.

encaixando memoria ram notebook

 

Meu notebook vai ficar realmente melhor?

Sim, a lógica é sempre, mais memória livre, melhor o sistema operacional vai trabalhar, principalmente quando você trabalhar com vários programas e aplicações abertas ao mesmo tempo.

Mas depende do quanto você já tem de memória, do quanto vai colocar, e de qual a sua real utilização, dos programas que usa, etc. Neste caso recomendamos mais uma vez você procurar um profissional qualificado para te auxiliar.

Lembre-se que no notebook, em alguns casos é impossível trocar o processador, e nos modelos em que é possível, normalmente é um processo muito mais trabalhoso e caro! Portanto a memória é um jeito fácil, rápido, barato e seguro de se obter um rendimento extra do seu companheiro portátil, o Notebook.

 

 

Por Fernando Pionteke
Técnico em Informática e entusiasta de novas tecnologias – HEPe Soluções em TI

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *