Chegou a vez do review da segunda geração do Samsung Odyssey, esse notebook gamer que foi totalmente renovado, desde sua aparência até seu hardware!

A versão que nossa equipe teve a oportunidade de testar possui nada menos que um Intel i7 9750H e uma RTX 2060.

Curioso? Então segue o texto para ver as novidades, pois estão bem interessantes e gostamos muito de vários detalhes!

Nosso UNBOXING

Caso tenha perdido nosso vídeo de unboxing, não deixe de conferir:


Acabamento e design

Seu acabamento é bem caprichado com uma estrutura toda em metal e bordas finas em volta da tela.

Nada muito chamativo e agressivo apesar de ser um notebook gamer, contando com um detalhe de uma textura meio polêmica, que parece com mármore em sua logo na tampa e no trackpad, mas falaremos mais sobre isso em breve.

Sua aparência ficou mais voltada para um notebook premium de uso profissional, além de ser bem compacto pelo hardware que oferece. Único ponto um pouco negativo sobre o acabamento é que por ser de metal e de cor escura, fica fácil deixar marcas de dedo pela sua carcaça. Vale lembrar que existem também opções na cor prata, com algumas mudanças de hardware também.

A dobradiça da tela apesar de central passa bastante confiança e resistência, sem problemas de flexibilidade ou de precisar forçar para abrir, sendo fácil até mesmo somente com uma mão.

O design desta dobradiça possibilita uma maior distância da tela para o teclado, liberando mais espaço para ventilação e fica com uma aparência bem bacana, como se fosse um monitor.


Tela e teclado

Tela Full HD IPS de 144 Hz

Sua tela foi algo que nos surpreendeu, a versão que nossa equipe testou vem equipada com uma tela 15,6″ IPS Full HD de 144 HZ com Nvidia G-Sync, ou seja, a experiência em games, principalmente da categoria FPS foi incrível!

Além de que seu contraste e cores são muito bons até mesmo para uso profissional, principalmente em trabalhos com imagem.

  • sRGB – 95%
  • aRGB – 72%

Para quem não é muito familiarizado com tecnologias como G-Sync (Nvidia) e FreeSync (AMD), elas fazem com que a taxa de fps dos games fique equilibrada com a frequência do monitor, evitando aquelas “quebras” de imagem e distorções que aparecem em games com movimentação muito rápida.

Teclado

Seu teclado nos entregou uma experiência muito boa nos testes feitos, com teclas de clique bem suaves e uma resposta excelente. Possui retroiluminação na cor vermelha, com três níveis de intensidade e um detalhe bacana é que as teclas WASD tem suas letras na cor vermelha, diferente das restantes que tem as marcações em branco, dessa forma com a iluminação do teclado ligada elas ficam mais destacadas.

O Odyssey possui teclado numérico e a tão querida tecla “Ç” também está presente nele, pois seu teclado é no padrão ABNT2.

botão ver na loja

Touchpad

O touchpad do Odyssey 2 tem resposta e precisão boas, com clicks que podem ser feitos apenas com toque ou pressionando o touchpad, além de ser multi touch. Outro ponto positivo é o tamanho, bem amplo.

Um diferencial nele está na textura que pode ser polêmica, a mesma presente na sua logo na tampa traseira. Dependendo do ângulo e luz, você quase nem percebe diferença nela, mas em alguns momentos de brilho fica bem evidente uma aparência parecida com mármore.

Em fotos achamos que ia ser algo mais “brega” vai, mas em geral pode parecer bem discreto.


Áudio

Seus alto falantes, que ficam na parte de baixo do notebook, nos entregaram uma qualidade de áudio boa, sem apresentar distorções mesmo com o volume no máximo, inclusive com um grave bem bacana para um notebook.

Esperamos que outras marcas dêem mais atenção para isso, pois não faz sentido investir de 5 a 6 mil em um notebook com alto-falantes de má qualidade. Mesmo que esteja cada vez mais comum o uso de headsets e caixas de som bluetooth as marcas deveriam caprichar mais nesses detalhes e mostrar maior preocupação com seus consumidores.


Portas

Apesar de ser um notebook com dimensões bem pequenas ele possui boa variedade de conexões, contando com as seguintes portas:

Lado esquerdo

  • 1x entrada de energia (carregador)
  • 1x RJ4-5 (LAN)
  • 1x HDMI
  • 1x USB 3.0
  • 1x USB-C (com suporte a vídeo e Thunderbolt 3)

Lado direito

  • 2x USB 3.0
  • 1x Combo Jack (fone de ouvido + microfone)


Configuração Completa

  • PROCESADOR Intel Core i7-9750H 6 núcleos 9ª geração – 12 MB de cache (2,6 GHz até 4,5 GHz)
  • MEMÓRIA RAM 16 GB DDR4 2666 MHz (2x 8 GB dual-channel) – Expansível até 32 GB
  • ARMAZENAMENTO HD de 1 TB 5400 RPM SATA III | SSD de 512 GB M.2 PCIe NVMe + slot M.2 livre
  • PLACA DE VÍDEO dedicada NVIDIA GeForce RTX 2060 6 GB GDDR6
  • TELA 15,6″ resolução Full HD (1920×1080 pixels) tipo PLS 144 Hz Antirreflexo
  • TECLADO Retroiluminado em vermelho Padrão ABNT 2 (possui tecla “Ç”)
  • SISTEMA OPERACIONAL Windows 10 Home
  • Multimídia Alto-falantes 3W estéreo ( 1.5 W x 2 ) Dolby Atmos / Microfone integrado / Webcam
  • Rede e comunicação: Placa Wi-Fi 802.11 ac 2 2×2 / Bluetooth v5.0 / Gigabit Ethernet [10/100/1000]
  • Portas e Conexões: 1x HDMI /1x USB-C / 3x USB3.0 / 1x Combo Fone e Microfone / 1x RJ45 (LAN) /1x Entrada Carregador
  • Segurança: Slot para trava de segurança / Módulo TPM
  • Dimensão (L x P x A) 357.6 x 270.5 x 19.9 mm (14.08? x 10.65? x 0.78?) – Peso 2,4 kg

Bateria

Sua bateria ficou dentro do esperado para um notebook com esse hardware bruto e com dimensões pequenas, nos entregando em torno de 2h05 no modo de alta performance com o brilho da tela e iluminação do teclado no máximo.

Já no modo de economia, com o brilho da tela em 50% e a luz do teclado desligada a média foi de 2h55.

Mas, como sempre dito nos tópicos sobre notebooks gamer, o indicado é utilizar ele plugado na tomada quando se está jogando ou trabalhando com softwares pesados, dessa forma tendo aproveitamento total de sua performance.


Upgrades

Os upgrades possíveis deram mais um ponto positivo para o Odyssey 2, ele suporta até 32 GB de memória RAM DDR4 em 2 slots que trabalham em dual channel. Além disso seu HDD pode ser substituído por um SSD 2.5″. E, o mais interessante: ele possui dois slots M.2 NVMe, então mesmo nas versões que já vem com SSD M.2 pode-se instalar mais um caso sinta necessidade de mais armazenamento.

Odyssey Control

Esse software permite monitorar o uso do processador, placa de vídeo e memória, além de possibilitar criar perfis de usuário, configurar o brilho e modo de exibição da tela, perfis de som.

Nele você também pode ativar o Beast Mode, que dá um “up” na frequência da GPU, conseguindo entregar uma performance melhor, porém acaba causando maior aquecimento e mais barulho das ventoinhas.

Este modo pode ser ativado pela tecla de atalho “Fn + F11“. Quando ativado, o logotipo do botão power muda de cor de vermelho e fica em tom azulado

Outro detalhe bacana desse software é que ele possibilita deixar um mostrador de uso dos componentes durante os games, bem parecido com o que o MSI Afterburner oferece. Este painel também pode ser ativado via “Fn + F10“.


Temperaturas e sistema de resfriamento

Apesar de ter um sistema de refrigeração renovado, ele ainda apresenta temperaturas altas no processador, porém é algo comum em notebooks de alta performance, principalmente com todo esse hardware em um tamanho tão compacto. Mas, se comparado com a versão anterior, ele não tem tanto aquecimento em sua carcaça, não gera desconfortos na área do teclado quando usado para games.

Já um ponto negativo fica para os barulhos de suas ventoinhas, pois quando o notebook está em uso intenso elas ficam realmente bem altas. Com o Beast Mode ativado o ruído fica ainda mais alto, gerando desconforto acústico.

Além das saídas de ar nas laterais, o Odyssey 2 possui mais duas saídas de ar grandes na parte traseira.


Teste em games

Essa é parte mais esperada dos reviews de notebooks gamer e já adiantamos que o Odyssey 2 se saiu muito bem nessa parte! Todos os games são recentes e os testes foram feitos com a resolução em Full HD.

Call of Duty: Modern Warfare

Call of Duty: Modern Warfare

O mais novo Call of Duty, recém lançado e que tem atraído muitos jogadores nas últimas semanas rodou na faixa de 80 fps com os gráficos no máximo e ray tracing ligado.

Battlefield V

O último lançamento da famosa franquia Battlefield também manteve a casa dos 80 fps, com a maioria dos gráficos no médio, algumas configurações no alto e ray tracing ligado.

Chernobylite

Chernobylite roda nessa placa de vídeo?

Um game bem pouco conhecido por se tratar de uma empresa ainda pequena, mas que é exigente de hardware e tem gráficos bem bonitos, nesse titulo a média ficou em 70 fps com os gráficos no máximo.

Shadow of the Tomb Raider

Shadow of the Tomb Raider roda nessa placa de vídeo?

O mais recente game da série também entregou um bom resultado, mantendo em torno de 80 fps, com os gráficos no médio/alto e ray tracing ativado.

Counter Strike: Global Offensive

Counter Strike Global Offensive (CS:GO) roda nessa placa de vídeo?

O tão famoso e jogado Counter Strike Global Offensive não deu nenhum trabalho para o Odyssey, mantendo a casa dos 220 fps com os gráficos no máximo.

PUGB (PlayerUnknown’s Battlegrounds)

PUGB (PlayerUnknown's Battlegrounds) roda nessa placa de vídeo?

O battle royale mais querido dos gamers manteve a casa dos 100 fps com os gráficos no ultra.


Benchmarks

Blender (Render BMW)

  • CPU – 6:11 minutos
  • GPU – 8:08 minutos

Cinebench 15

  • CPU Multicore – 1119 cb
  • CPU Single Core – 186 cb
  • OpenGL – 140.05 fps

botão ver na loja


Conclusão

As impressões gerais sobre o novo Samsung Odyssey foram boas. Confira um resumo:

Positivo

  • Leve e pequeno pelo que oferece
  • Qualidade da tela
  • Desempenho alto nos testes
  • Design discreto
  • Estrutura em metal

Negativo

  • Ruído alto das ventoinhas
  • Fácil deixar marcas na carcaça
  • Preço ainda um pouco elevado

As renovações no visual e especialmente o acabamento em metal valorizaram muito o equipamento, dando um ar mais profissional e forte do que a concorrência.

Em questão de hardware e desempenho, esperamos que melhore um pouco e se torne mais acessível para os consumidores, pois alguns valores que vimos estavam acima da média de outras marcas em notebooks da mesma categoria.