Este notebook está fora de linha. Porém é possível conferir os novos modelos Dell através deste link.

O notebook Dell Inspiron 3000 i15 3583 A30P é a versão atualizada do i15 3567. Que faz parte da nova linha Dell Inspiron 3000 com processadores de 8ª geração e uma placa gráfica dedicada AMD RADEON 520.

Na Dell números maiores no código referenciam equipamentos mais atualizados ou com configurações mais avançadas.

Agora temos também 8 GB de RAM e HDD de 2 TB de armazenamento, um salto relativamente grande em relação aos tradicionais 1 TB de HDD. Também existem versões com SSD de 256 GB e 1 TB de HDD.

Notebook Dell i15 3583 nova série inspiron 3000

NOVOS DELL

Porém em nossa utilização, instalamos o Windows 10, convertendo ele para o código A30P ou M30P, onde estas letras se referem ao Windows e só mudam a origem de entrega do produto.

Se fosse definir um público alvo, esse Notebook pode servir muito bem para escritório, para estudantes e para quem trabalha com engenharia ou até mesmo edição de fotos.

Pelo fato dele ter um grande espaço de armazenamento (2 TB de HDD), esse computador pode ser muito útil para profissionais de engenharia e arquitetura, ou para quem trabalha com filmes e fotografia e precisa de muito espaço para guardar os projetos.


Configuração Dell i15-3583

Pra você que não sabe estas letras é mais questão de logística da empresa, vamos lá:

  • A – Significa que ele é Windows vendido do Varejo
  • M – Windows Entregue direto pela Dell
  • U – É e Ubuntu e Entregue pela Dell
  • D – ainda não existe nestes, mas seria um Linux Ubuntu vendido no Varejo

Seguindo a linha da maioria das concorrentes, a Dell atualizou a linha 3000 para os processadores de oitava geração da Intel, já conhecidos por terem um desempenho até 30% superior em relação a 7ª Geração.

O Notebook i15 3583 u30p conta com a ajuda do nada mais, nada menos, “modesto” i7 8565U. Esse processador funciona a um clock base de 1.8 Ghz e vai até 4.6 Ghz, possuindo 4 núcleos físicos e 8 lógicos.

Ele também vem acompanhado da placa de vídeo RADEON 520 de 2GB DDR5 da AMD, algo até então novo dentro desse mercado intermediário. Mais pra frente iremos falar sobre o desempenho da placa gráfica na prática em alguns jogos selecionados.

Notebook Dell Inspiron 15 i15-3583 com AMD RADEON 520

O total de memória RAM também subiu de 4 GB para 8 GB, mas a Dell continua disponibilizando versões com 4 GB de RAM para quem deseja preços mais acessíveis.

Em termos de armazenamento, temos 2 TB de espaço no formato HD de 5400 RPM. É bastante espaço, sendo mais do que suficiente para o sistema operacional como um todo, arquivos e mesmo softwares grandes.


Ficha técnica Especificações Dell Inspiron I15-3583 modelo 30

  • Processador: 8ª Geração de Processadores Intel Core i7-8565U (8MB Cache, 1.8 GHz até 4.6 GHz)
  • Sistema Operacional: Windows 10 ou opção de Ubuntu Linux 16.04
  • Memória RAM: 8GB, DDR4, 2666MHz (8Gx1)
  • Disco rígido (HD): 2TB 5400 rpm 2.5″ SATA
  • Placa de vídeo: AMD Radeon™ 520 2G GDDR5
  • Tela: Tela LED de 15.6″ HD (1366 x 768) anti reflexo
  • Teclado: Teclado numérico, em português ABNT2, de tamanho normal resistente a derramamento de líquidos – Touchpad com precisão
  • Entradas: HDMI 1.4, uma entrada de rede RJ45, duas entradas USB 3.1, uma entrada USB 2.0 e uma entrada para cartão SD.
  • Bateria integrada de 3 Células ions de lítio (42 Whr)
  • Webcam integrada em HD (720p) com microfone
  • Conectividade Dell Wireless 802.11ac + Bluetooth 4.1, Dual Band 2.4&5 GHz, 1×1
  • Conteúdo da embalagem: Notebook, cabo de força, adaptador AC e manuais.
  • Dimensões: 38,0 cm x 25,8 cm. 1,99 cm de espessura.  Peso: 2,03 kg.
Este notebook está fora de linha. Porém é possível conferir os novos modelos Dell através deste link.

Acabamento e Design

A tampa do Notebook i15 3583 vem texturizada com losangos que se entrelaçam, detalhe que não existe nas versões anteriores da série 3000. A textura é de toque agradável, lisa e macia, passando segurança e elegância à primeira vista.

Entretanto, como era de se esperar de Notebooks da cor preta e ainda mais liso, ele pode deixar marcas de dedos devido ao uso repetitivo e ao suor. O painel inferior, onde fica o teclado e touchpad, também contém a mesma textura da tampa.

Notebook Dell Inspiron i15 3000 série 3583

Outra mudança visível em relação à versão anterior é a dobradiça da tela, que antes ficavam nas laterais e agora se concentra no meio do Notebook, junto a saída de ar, o que pode causar certo aquecimento nas regiões próximas a parte superior do teclado.

Agora a logo da Dell está em prata na tampa e também temos o nome “Dell” em prateado logo abaixo da tela quando se abre o Notebook no painel superior. A versão 3567 tinha um acabamento preto e fosco na tampa, com a logo também em preto.

Essas mudanças deixaram o Notebook mais atraente visualmente, porém, como já havíamos ressaltado, podem deixar marcas dedos com o tempo de uso.

O acabamento é todo feito em plástico, o que implica que se você forçar um pouco a mão pode notar um certo “afundamento”, mas nada grave que demonstre má construção ou fragilidade.

Dell Inspiron 3000 i15 3583-A30P - Core i7 com RADEON Brasil barato

Outra diferença também está na espessura e peso. Seu antecessor tinha 2,26 cm de espessura e 1,96 kg. Agora, apesar de ele ter ficado mais fino, tendo apenas 1,99 cm de espessura, está pesando um pouquinho mais: 2,03 kg.


Cores e texturas disponíveis

Segundo a Dell, você vai poder escolher “a cor de sua preferência: O Inspiron 15 3000 tem duas opções que vão de encontro ao seu estilo: preto texturizado ou branco perolado.”

Ou seja, vão haver duas versões de cores disponíveis no mercado do i15 3583, abrangendo os diferentes gostos dos consumidores.

Ponto para Dell, já que apostar na diversidade de cores pode atrair clientes que gostam de Notebooks mais chamativos, como o branco perolado.

Áudio

Essa máquina possui dois alto-falantes estéreo de boa qualidade, localizados na parte da frente do Notebook, tendo uma maior proximidade com o usuário durante a audição de música ou quando você está assistindo algum filme.

Notebook Dell Inspiron 15 3000 i15-3583-A30P Intel Core i7 8GB 2TB Placa de Vídeo 2GB

A Dell utilizou a já conhecida tecnologia Waves MaxxPro de processamento de som, que promete sons mais definidos e altos. Apesar disso, o i15 3583 não obtém bons resultados quando o assunto são os graves, deixando os sons mais agudos e médios destacados.

Apesar disso, o som é alto e claro, o que já é o suficiente se você quer ouvir música ou assistir um filme no seu quarto, e o estéreo é bem definido, criando uma ambiência real em filmes ou jogos que exploram com mais complexidade esse recurso. No final das contas tem um som na média da categoria.


Teclado e Touchpad

Em comparação com a versão 3567, temos um Touchpad 1,5 cm maior na 3583, o que proporciona uma maior confortabilidade no manuseio do cursor sobre toda a tela, evitando clics e derrapagens desnecessárias.

Novo Dell Inspiron i15 3583 notebook Brasil com acessórios da marca

O teclado é do tipo ABNT2, contendo o cê-cedilha e a teclado de ponto de interrogação ao lado do shift direito.

A digitação é suave, mas por outro lado, você sente uma certa fragilidade nas teclas e pode enxergar a parte de dentro das teclas olhando de cima, o que pode ser perigoso caso você derrame algum líquido nesta região.

A Dell poderia ter investido um pouco mais em teclas do tipo chicletes, por exemplo, que garantem uma digitação precisa e segura.


Conexões e entradas

  • Do lado esquerdo temos uma entrada HDMI 1.4, uma entrada de rede RJ45 para cabo de internet de fibra óptica e duas entradas USB 3.1, além da entrada híbrida para microfone e fone.
  • No lado direito temos mais uma entrada USB, dessa vez do tipo 2.0 e uma entrada para cartão SD.

Tela

Como já era comum nos Dell i15 3000, a Dell manteve o padrão de telas de 15,6” do tipo Painel TN com resolução máxima em HD (1366×768) com anti reflexo nessa versão do i15 3853.

Existem melhores

Para nossa surpresa, encontramos já disponíveis para venda versões com Tela Full HD de 15,6″ (1920 x 1080), antirreflexo e retroiluminação por LED. Esses modelos são encontrados com o final M50F.

Notebook Dell Inspiron 15 3000 i15-3583 com placa de vídeo AMD

Finalmente temos notebooks intermediários que não param apenas nas já conhecidas telas Painel TN, padrão no mercado brasileiro. Apesar das opções mais baratas ainda serem com esse tipo de painel, ter modelos em Full HD é ótimo para elevar o nível de qualidade e competitividade no mercado.

Quem sabe com o tempo as telas Full HD com IPS não passam a vir como padrão mesmo nos modelos mais básicos? Ficamos no aguardo.


Um notebook para jogos leves

Jogos leves como The Grid, CS GO, The Sims 4, Paladins, LoL, Fortnite rodam tranquilamente a 60 FPS na configuração média na resolução HD.

Um jogo popular e relativamente pesado, o GTA V, passou pelos testes de jogabilidade, tendo uma taxa de frames entre 40 a 50 FPS na resolução HD e configuração em normal, com algumas quedas e congelamentos em alguns momentos, mas nada que atrapalhe a jogabilidade de forma incômoda.

Vamos às análises detalhadas de cada um deles:

CS GO

CS:GO – O famoso FPS competitivo obteve bons resultados em nossos testes. Na configuração alta ele obteve uma taxa de 45-30 FPS estáveis em HD.

Como estamos tratando de um jogo onde quanto mais rápida é a resposta, melhor o desempenho do jogador, colocamos tudo no baixo e obtivemos um aumento considerável, ficando acima dos 60 FPS chegando a 75.

Resumindo, se você quiser jogar acima de 60 FPS estáveis, coloca a configuração tudo no baixo e a diversão é garantida.


Fortnite – Um dos mais famosos Battle Royales da atualidade entre os jovens, Fortnite teve um resultado razoável nos testes. Com tudo no baixo obtivemos uma taxa média de 40 FPS, oscilando em ambientes com mais explosões e inimigos até 35 FPS.

Fortnite

Pra quem quer de fato competir a sério, não é o desempenho ideal, mas para quem quiser só se divertir, pode jogar tranquilo que roda.


GTA V – A famosa franquia da Rockstar Games foi uma surpresa para nós. Apesar da AMD RADEON 520 ser uma placa de entrada, e a AMD ser famosa por não ter muita compatibilidade com o game, conseguimos uma taxa entre 40 a 50 FPS.

GTA V

Óbvio que no centro de Los Santos, onde há muitos prédios e carros, temos alguns congelamentos e travadas em determinadas situações, mas nada impede o game de rodar tranquilamente em HD.


The Grid 2 – Recentemente o game The Grid 2 foi liberado gratuitamente na Steam. Aproveitamos a onda e, por ser um jogo de corrida muito bem avaliado pelos jogadores, resolvemos testá-lo.

Obtivemos uma média de 53,79 FPS segundo o Benchmark do próprio game, com que da de no máximo 53,03 em resolução HD. O resultado é ótimo, então, se você gosta de jogos de corridas, fica aí a indicação pra você se divertir e ter uma boa fluidez.


League of Legends – Um dos MOBAs mais jogados na atualidade, da produtora Riot Games, pra quem gosta de multiplayer e MMORPG, também teve excelentes resultados na configuração baixa em HD.

Em situações mais tranquilas, longe de batalhas, temos uma média de 80 FPS, abaixando para 60 FPS em situações de enfrentamento e vários efeitos na tela. É mais do que suficiente pra se divertir e poder competir relativamente bem no jogo.


PUBG LITE – Recentemente a Tencent Games lançou uma versão para Notebooks e PC’s modestos do já consagrado Battle Royale PUBG. Rodamos ele na resolução HD com os gráficos no baixo e obtivemos uma taxa de 30-40 FPS estáveis.

Não é a situação ideal pra jogar um jogo que demanda respostas rápidas, mas roda e da pra se divertir se você quiser.


PUBG – A versão original e mais pesada do jogo, como nós podemos supor, consome mais memória ram da placa de vídeo e necessita de clocks mais altos do que a AMD RADEON 520 oferece para rodar num FPS considerável.

Tivemos um resultado de 15 – 20 FPS de média e 30 FPS em situações bem favoráveis. Vale mais a pena jogar a versão Lite que chega, ao menos, a 30 FPS estáveis, do que jogar a versão mais pesada do jogo.


Jogos que não rodaram

Dois jogos que não rodaram ou rodaram muito mal foram o Devil May Cry 5 e o The Witcher III.

Devil May Cry 5

O Devil May Cry 5 nem sequer abriu o menu inicial, indicando um erro do Directx 12. Provavelmente o driver e o hardware não tenham suporte as tecnologias exigidas pela RE Engine da CAPCOM.

O The Witcher III rodou, mas ficou na casa dos 15 FPS ou menos, isso em regiões pouco povoadas. Em cenários que exigem processamento mais pesado, como Novigrad, provavelmente ficaria impraticável jogar. Ou seja, não passou pelo teste de jogabilidade.


Testes de Benchmarks

Cinebench 15

  • CPU-Multi-core : 454 cb
  • Single-Core: 162 cb
  • OpenGL:  41.94 FPS

Heaven Benchmark (1920×1080)

  • FPS: 19.6
  • Score: 493
  • Min FPS: 6,5
  • Max: 38,4.

GeekBench 4

Single-core Score: 5043
Multi-core Score: 14466

Para informações mais completas sobre o teste da CPU, acesse este link do: Geekbenck

AMD 520

  • OpenGL Score: 27099

Para informações mais completas sobre o teste da GPU, acesse este link: Geekbenck

Blender (Render BMW):

  • CPU Tempo:  14:48:84 Min
  • GPU Tempo: 17:43:11 Min

Duração da Bateria deste Dell

Assistindo vídeos no YouTube de forma contínua temos:

  • Modo economia de energia e brilho (25%) = 4h e 16 min
  • Modo Melhor Bateria (50%) de brilho = 3h e 36 min
  • Desempenho máximo (100%) de brilho= 2h e 47 min

niveis de bateria do notebook

Testamos também com o aplicativo de benchmark de bateria Imtec Battery Mark 1.1

  • Desempenho Máximo: 1h e 26 min
  • Melhor Bateria: 3h e 22 min
  • Economia de Energia: 3h 49 min

É preciso levar em conta que a diferença dos resultados se dá pelo fato de que o Imtec Bettery Mark 1.1 procura testar o desempenho máximo do i15 3583 nas diferentes configurações de bateria, exigindo mais desempenho do processador e demais componentes.


Upgrades possíveis

O Notebook Dell i15 3583 A30P vem com uma entrada para SSD do tipo M.2. Existem modelos da mesma linha que já vem com o SSD instalado, mas você pode comprar sem e fazer a instalação posteriormente tranquilamente. Mais detalhes nas imagens de nosso Instagram.

Também está disponível mais um slot de memória DDR4 caso você queira colocar mais um pente de 8 GB e ter um total de 16 GB de RAM em Dual-Channel, melhorando o desempenho do sistema como um todo.

Vale ressaltar que o acesso ao interior pela parte de baixo do Notebook é um pouco complicada, então é necessário tomar cuidado, consultar o manual e procurar vídeos tutoriais caso você mesmo queira fazer esse procedimento em casa. Os 3 parafusos inferiores que ficam próximos a dobradiça não é possível soltar totalmente, você precisa deixar eles lá frouxos e depois destacar a tampa com cuidado.


Conclusão, vale ou não a pena comprar?

Tendo em vista a questão custo-benefício, o i15 3000 3583 A30p não vai ganhar uma nota positiva pelos seguintes motivos: baixa duração de bateria, tela painel TN HD, não é atraente visualmente, ocupa muito espaço, é pesado, e além disso tudo, a combinação entre o i7 8565U e a AMD RADEON 520 não deu bons resultados.

Notebook Dell Inspiron i15-3583-A30P Core i7 8GB 2TB 15,6” Placa de Vídeo AMD serie 3000

O desempenho em jogos é fraco, tendo em vista que esse Notebook tem um i7 de oitava geração. Se fosse pra atender um público gamer de entrada, faria mais sentido colocar uma placa gráfica como MX150 ou 130 que já entregaria um desempenho mais satisfatório.

Outra pergunta que fica no ar: Vale mesmo a pena investir em HD de 2 TB? Talvez quem trabalha com edição de fotos ou vídeos, mas nesse caso a pessoa vai comprar um Notebook intermediário, não um i15 3000.

Seria muito mais interessante colocar um SSD de 128 GB M.2 pra o sistema e 1 TB de sobra pra jogos e outras aplicações maiores. O sistema híbrido já vem sendo utilizado por concorrentes como o Acer, Lenovo e Samsung. Tá na hora de revisar isso.

A impressão final que fica é que foi um projeto feito às pressas apenas para atualizar a franquia Dell i15 3000 em 2019 e oferecer algo “novo”. Mas de que adianta ser um projeto novo se é um projeto que é mal pensado?


Concorrência tem oferecido modelos menores e mais bem acabados nesta categoria

Se a Dell continuar nesse caminho vai perder público para Lenovo e Acer que tem oferecidos Notebooks intermediários mais atraente.

A combinação entre o i7 8565U e a RADEON 520 não deu bons resultados, esperávamos mais. Ficando muito próximo a modelos Core i5 com MX130.

E aqui vale o alerta, pessoal que acha que Core i7 é muito superior a i5, lembre que a diferença é sempre relativa o uso, e costuma ser pequena, isso vale para qualquer marca e modelo. Às vezes pode ser melhor pega um i5 e investir em um SSD do que um i7, o ganho pode ser maior.

Notebook Dell Inspiron i15 3583 nova série 3000 de 2019

A autonomia é outro ponto fraco do i15 3583. A bateria não chega durar quase nunca 4 horas, mesmo em modo econômico, o que obriga o usuário a ficar dependente de uma tomada nas proximidades, coisa que nem sempre é viável. Sendo que outros concorrentes conseguem oferecer melhores resultados.

Isso não significa que o Dell i15 3583 seja um Notebook ruim ou entregue um mal desempenho. Você consegue fazer a maioria das tarefas para trabalhar, como edição de planilhas, textos, apresentações, e também pode trabalhar com edição de imagens e vídeos, devido ao grande espaço disponível no HDD.

A questão é, vale a pena pagar quase 3 mil em um Notebook que, se você quiser melhorar a performance, vai ter de fazer um upgrade via instalação de um SSD pela entrada M.2? Claro que tudo isso vai depender das suas preferências e prioridades.

Para trabalho

Esse Notebook pode servir muito bem para escritório, profissional liberal, estudantes e para quem trabalha com engenharia, AutoCAD ou até mesmo design e edição de fotos leves. E com valores na faixa dos R$ 3.000 ou menos ele começa a fazer mais sentido.

Este notebook está fora de linha. Porém é possível conferir os novos modelos Dell através deste link.

Pesquise notebooks por categoria

Básicos

Mais baratinhos

Processadores Celeron e Pentium (ou similares)

VER LISTA…

De entrada

Estudos e escritório

Processadores Core i3 ou Ryzen 3

VER LISTA…

Intermediários

Diversas atividades

Processadores Core i5 e i7 ou Ryzen 5 e 7

VER LISTA…

2 em 1 (tablet)

Versatilidade

Conversíveis com tela dobrável sensível ao toque

VER LISTA…

Premium

Finos e elegantes

Ultrafinos de boa tela e com boas configurações

VER LISTA…

Gamers

Jogos pesados

Processadores série “H” e GPU dedicada potente

VER LISTA…


Faça parte também dos nossos grupos de ofertas

Grupo ofertas de notebook no WhatsApp e Telegram – Descontos e cupons para comprar barato