Este review vai ser um pouco diferente do que estamos acostumados a fazer por aqui. Isso porque o pessoal da Elements enviou para a gente o lindo monitor 2030 XTI Pro de 28” polegadas, com uma proporção fora do comum. Eles também mandaram o suporte articulado Armstrong, muito robusto e funcional.
O pessoal da equipe que testou esse monitor gostou muito e estão dizendo que se trata de um dos melhores para produtividade e multitarefas!
Design fora do padrão
A versão do Elements 2030 XTI Pro que recebemos veio na cor branca, mas também tem o modelo na cor preta, que aliás é muito bonito. O acabamento é inteiro em plástico de alta qualidade e seu peso fica na média dos 4,5 kg com o suporte. Nas dimensões são 55 cm de altura e 48 cm de largura por 5 cm de espessura.
Um detalhe inusitado fica no sistema da webcam, que é retrátil, então dá para esconder ela. Já sua posição não é muito boa, pois ela está posicionada na parte de cima da tela e acaba ficando muito alta. Já com uso na horizontal fica um pouco melhor de utilizá-la.
Na parte de trás ficam as saídas de som, o botão joystick e uma faixa de led RGB.
Especificações técnicas
O painel 2030 XTI Pro de 28″ polegadas tem tecnologias Nano IPS e HDR10 com resolução SDQHD (2560 x 2880). Mas seu diferencial fica para a proporção 16:18. Que seria algo como montar em seu setup dois monitores tradicionais 16:9 de 22” pol. um em cima do outro.
A ideia desse monitor é servir como “duas telas” e isso afeta principalmente a produtividade, pois você pode gerenciar 2 softwares ao mesmo tempo, ou até dois dispositivos, como um console e um PC.
O contraste é de 1000:1, a gama de cores DCI-P3 é de 98% e a sRGB é de 134,8%, enquanto o brilho fica em 300 nits. Ou seja, aqui você pode confiar que as cores estão sempre corretas para quem trabalha com edição de fotos, vídeos e design. No acabamento a tela possui tratamento antireflexo fosco, ideal para ambientes iluminados, muito versátil em qualquer setup.
Conexões bem completas
Na parte da conectividade esse monitor tem opções bem interessantes. Ele tem uma HDMI, uma DisplayPort, uma USB-C e uma USB-B, dessas de impressora e interface de som, e ainda outras duas USB-A e uma saída de áudio P2.
O bacana é que a USB-C pode ser usada como um Hub, ou seja, as portas USB-A ficam disponíveis para conectar outros dispositivos ou até mesmo conectar HDs, pendrive e ainda recarregar o seu notebook através dele.
Claro, sempre se atentando que ele vai carregar a 90 watts, que é a potência da fonte. Considerando que você vai utilizar esse monitor com notebooks para produtividade e afins, tá muito bom.
Caixa e suporte articulado
Na caixa veio o monitor a base padrão e os cabos, além de alguns brindes extras como um chaveirinho. Tudo bem embalado e protegido. Mas o pessoal da Elements mandou junto o suporte articulado Armstrong.
O destaque do Armstrong é que, diferente de opções genéricas, sua construção é muito firme e segura e ele ainda oferece conexões que eliminam alguns cabos no setup e ainda permite mais liberdade para posicionar seu monitor.
As conexões são uma P2 rosa para microfone, o verde para fone de ouvido e uma USB-3.0. Tudo é conectado pelo cabo que fica logo atrás da base.
Para montar a tela no braço articulado você só vai precisar de um kit de chave allen, que infelizmente não vem no inclusa no kit, além do adaptador VESA que é possível pedir junto com o monitor.
Elements 2030 XTI Pro conclusão
É certo dizer que o monitor Elements 2030 XTI Pro é um produto para produtividade, que vai ser muito útil para editores de vídeos, fotógrafos, designers e para profissionais de diversas outras áreas.
Como dá para abrir dois softwares ao mesmo tempo, ou dividir um mesmo programa em duas partes, este monitor abre muitas possibilidades e pode facilitar muito a vida dos profissionais. Exibir dois dispositivos ao mesmo tempo é outro destaque muito bacana, pois é possível configurar vários tipos de interação, até mesmo com consoles rodando um game e em outra parte da tela um chat de live, por exemplo.
Jogar com esse monitor pode não ser uma experiência muito boa, até por isso ele possui apenas 60 Hz de taxa de atualização, mas quem sabe para algumas emulações retrô seja uma boa solução.
O Elements 2030 XTI Pro impressionou muito nossa equipe pela sua qualidade de tela, excelente acabamento e construção. E tudo se destacou ainda mais quando usamos ele unido ao suporte articulado, ganhando muito espaço na mesa e tornando a montagem bem mais versátil.
Ainda não existem comentários.