Nesta análise completa (review) do Lenovo Yoga 7i veremos tudo sobre as atualizações da família Yoga, que sempre foi sinônimo de notebooks pequenos, leves, elegantes e potentes. Os novos 7i são notebooks da categoria premium ultrafinos do tipo 2 em 1 conversível.
Muito semelhantes aos antigos Yoga S740, estes novos modelos agora apresentam excelentes novidades, como os processadores Intel Tiger Lake (11ª geração), a tela dobrável e o selo de qualidade EVO da Intel.
O modelo desse review é o de código 82LW0001BR, que conta com o Intel Core i7 de 11ª geração, a placa de vídeo dedicada Intel Iris Xe Graphics G7 e armazenamento SSD de 256 GB. Esse 2 em 1 foi projetado para atender aos profissionais que buscam desempenho e mobilidade. A tela com sensibilidade ao toque completa a multifuncionalidade desse notebook.
A tela touch é ideal para usuários que trabalham com edição de imagens, design e arte digital em geral. 📷
Design e acabamento premium
O corpo dos novos Lenovo Yoga 7i é todo em alumínio e praticamente não apresenta flexibilidade ao pressionar. Muito bem construído, está super aprovado.
A principal mudança em relação aos antigos Yoga acaba sendo a cor, que nesta nova versão é chamada de Slate Gray, um cinza escuro mais puxado para um tom azulado, enquanto os S740 tinham a cor grafite, mais neutra.
O Lenovo Yoga 7i pode ser usado nos modos tablet, tenda ou display, ótimo para apresentações de slides ou para ver filmes.
Na tampa tem o logo “YOGA” no canto superior esquerdo, espelhado e bem discreto. No canto inferior direito tem uma plaquinha de aço escovado com a marca da Lenovo.
Em tamanho este notebook é super compacto, com espessura de 1,77 cm, largura de 32 cm e profundidade de 21,4 cm. Já o peso é de apenas 1,43 kg.
Onde comprar o Lenovo Yoga 7i 82LW0001BR?
Já assistiu ao unboxing deste modelo?
Veja como foram nossas primeiras impressões:
Tela WVA de 14″ pol. sensível ao toque
Sobre a tela, a principal mudança em relação aos Yoga S740 são as dobradiças que agora ficam nas laterais. Elas são bem firmes e não dá para abrir com um só dedo, mas tem um relevo na tampa que facilita o encaixe da mão. A tela quase não balança, mostrando que as dobradiças são de qualidade superior.
O display touchscreen reconhece até 10 toques simultâneos. Seu acabamento é brilhante e o painel é do tipo WVA, que não distorce as cores. A taxa de atualização é a padrão de 60 Hz.
- Tamanho: 14″ polegadas
- Resolução: 1920 x 1080 pixels (Full HD)
- Tipo do painel: WVA
- Brilho: 300 nits
Webcam HD 720p
A webcam agora conta com um dispositivo de privacidade, um slider que fecha a câmera e te protege de hackers bisbilhoteiros. Ela também possui o recurso infravermelho para maior precisão do desbloqueio facial via Windows Hello. A resolução continua sendo a HD (720p).
Teclado retroiluminado em branco
O teclado dos novos Lenovo Yoga 7i segue o padrão da marca com “curvas” embaixo de cada tecla e é praticamente idêntico ao teclado do Yoga S740, já fora de linha. É retroiluminado em 2 níveis de intensidade, silencioso e super confortável para longos períodos de digitação. Na parte de baixo existe ainda um leitor biométrico para um desbloqueio mais rápido e seguro.
O teclado é do tipo ABNT2 com “Ç”, mas sem o numérico dedicado na direita, algo comum em aparelhos tão compactos.
O touchpad é até grande para um aparelho deste tamanho. É bem liso e não apresenta delays. Consideramos que é um bom touchpad!
Portas e conectividade
Como é comum em equipamentos deste tamanho, as portas (entradas/saídas) são poucas.
Do lado esquerdo estão disponíveis:
- 2x USB-C Thunderbolt 4
- Combo de áudio (fone/mic)
Já do lado direito temos apenas:
- 1x USB 3.1
- Botão liga/desliga com LED
Sobre as portas e conexões, apesar de serem bastante “econômicas” elas são suficientes e trazem as últimas tecnologias do mercado.
Conectividade sem fio
De conexões sem fio temos a dobradinha Bluetooth 5.0 e Wi-Fi 6 (tipo AX).
Detalhes completos sobre o hardware
O Lenovo Yoga 7i utilizado neste review tem o código 82LW0001BR e vem com processador Intel Core i7-1165G7 com 4 núcleos, 8 threads e 12 MB de Cache. É um Tiger Lake da 11ª geração Intel.
Existe ainda uma outra opção de compra que só muda o processador para Intel Core i5.
A memória RAM é de 8 GB, do tipo DDR4 com 3200 MHz soldada na placa-mãe e, apesar de não ser possível expandir, ela trabalha em dual-channel, o que garante a máxima performance.
Armazenamento
O único slot M.2 vem ocupando com um SSD da Samsung de 256 GB do tipo NVMe x4. Os resultados do CrystalDiskMark apresentam boas taxas de leitura e taxas de escrita na média.
Upgrades
Como é comum na categoria dos ultrafinos, o máximo que dá para trocar é o SSD de 256 GB por um de maior capacidade.
Alto-falantes posicionados na parte superior
Os alto-falantes são posicionados para cima nas laterais do teclado. Isso é ótimo para o som não ficar abafado, e tem ainda o selo de qualidade Dolby Atmos. É acima da média, não apresenta distorções, mas ainda poderia ser mais alto e com mais graves. No geral, está super aprovado!
Desempenho em jogos
Abaixo você confere como ficam os resultados em games. Lembrando que quando o notebook não é voltado para jogos a resolução testada é sempre a HD com 1366 x 768 pixels.
FIFA 2021
The Sims 4
GTA V (Grand Theft Auto 5)
CS:GO (Counter-Strike: Global Offensive)
Fortnite
A gente não sabe o que aconteceu com o Fortnite, pois existem equipamentos mais fracos que rodam melhor. Atualizamos todos os drivers, mas ficou injogável. Fica o mistério!
Testes de desempenho (benchmarks)
Os benchmarks são testes realizados na máquina com o objetivo de avaliar o desempenho dos componentes na execução de tarefas pesadas. Através dos resultados obtidos é possível ter uma noção sobre como será a performance do notebook em atividades complexas como renderização 3D, edição de vídeos, dentre outras.
Confira os resultados que o Lenovo Yoga 7i 82LW0001BR alcançou nos 4 testes padrão realizados pela nossa equipe:
Cinebench R15
- GPU: 90.82 fps
- CPU Multi-Core: 948 cb
- CPU Single-Core: 226 cb
Heaven Benchmark Full HD High
- FPS: 36.3
- Score: 915
- Min FPS: 7.9
- Max FPS: 67.4
GeekBench 5
- CPU Single-Core: 664
- CPU Multi-Core: 3450
- Você pode conferir os resultados nesse link.
- GPU OpenGL: 11340
- Você pode conferir os resultados nesse link.
Render BMW (Blender)
- Tempo CPU: 7 minutos e 31 segundos
- Tempo GPU: 8 minutos e 56 segundos
Temperaturas e sistema de resfriamento
Na questão das temperaturas este Yoga 7i atingiu 37º graus em uso moderado, o que é muito bom. No uso pesado chegou a 82º graus, o que pode parecer muito mas ainda fica dentro do que é considerado seguro.
Saídas de ar
O ar entra pelas grades na parte de baixo e sai pela traseira, próximo às dobradiças. As ventoinhas praticamente não fazem barulho e o teclado quase não esquenta. Mas, vale citar que o clima estava bem frio durante os testes.
O lado bom é que o clock do processador, em alguns games mais pesados atingiu picos de 4.7 GHz sem travamentos, o que é o máximo que este modelo de Core i7 aguenta. Então, não tem travas de desempenho, um ponto bem positivo.
Bateria acima da média
A bateria demora em torno de 2 horas para uma carga completa, com a tela ligada no brilho mínimo e sem usar o aparelho. A fonte é de 65 Watts.
Os tempos de uso que conseguimos foram os seguintes:
- Economia de energia (brilho em 25%): 12 horas e 45 minutos
- Equilibrado (50% de brilho): 11 horas e 35 minutos
- Alto desempenho (100% de brilho): 8 horas e 20 minutos
- Teste de stress (IntelBurnTest): 2 hora(s) e 05 minutos
Na autonomia de tempo de uso os resultados foram impressionantes. A bateria de 4 células com 71 Watt-hora atingiu tempos bem acima da média que estamos acostumados.
Lenovo Yoga 7i 82LW0001BR vale o investimento?
Certamente o Lenovo Yoga 7i ele entra para lista de notebooks ultrafinos premium recomendados. O selo Intel EVO também garante maior segurança, pois este certificado só é entregue para modelos com qualidade superior que passam por uma série de requisitos como: acabamento refinado, tela de qualidade, tamanho leve e compacto, bateria de longa duração e um ótimo desempenho dentro da sua proposta.
Uma coisa que chama a atenção é a inicialização super rápida, estando entre os TOP mais rápidos que já pudemos testar!
Esse ano a concorrência na categoria de notebooks premium ultrafinos ficou mais acirrada, com as linhas Swift e Spin da Acer que foram atualizadas, assim como os ASUS ZenBook mais novos. Outra linha que surpreendeu na categoria de ultrafinos foi a LG Gram, com modelos de até 17” polegadas e ainda assim super finos e leves, com pouco mais de 1kg.
Confira um resumos dos pontos positivos e negativos do Lenovo Yoga 7i 82LW0001BR:
Pesquise notebooks por categoria
Faça parte dos nossos grupos de ofertas
Grupo ofertas de notebook no WhatsApp e Telegram – Descontos e cupons para comprar barato
Exibindo 5 comentários
Olá, gostei muito do conteúdo de vcs. Gostaria de uma opinião de notebook, para exercer funções um pouco mais pesadas com edição de vídeo e fotos, Excel, streaming e vídeo aulas de aplicativos específico e que dê pra abrir alguns apps ao mesmo tempo. não tenho foco em jogos, mas um que tbm aguente caso de uma vontade de jogar. Foco tbm em portabilidade e autonomia de bateria principalmente, viajo muito durante o ano. Com um limite de preço de uns $7000. Obg.
Tentei entrar no grupo de vcs pelo link, porém sempre dá erro.
Olá, Felipe. Fiz uma lista pra você com notebooks com perfil mais gamer, com hardware robusto, tela de qualidade superior para edição de fotos/vídeos e sistema de resfriamento mais forte, dentro do seu orçamento, dá uma olhada neste link. Espero ter ajudado. Abraços.
Estou em dúvida entre comprar o Galaxy Book S e o Lenovo Yoga 7i, meus objetivos com o notebook são: estudar através de vídeo-aulas em páginas de cursos na WEB, estudar com PDF, ler mangás, assistir animes e netflix, consumir mídias sociais como Youtube e abrir algumas páginas da web, costumo abrir de 7 a 8 abas KKK. Qual dos dois é mais indicado?
Outra dúvida, o Galaxy Book S sei que não fará barulho algum pq não tem ventoinha, mas e o Yoga 7i, ele é mto barulhento quando as ventoinhas estão ativas?
Olá, Carlos. Por Galaxy Book S você está se referindo ao modelo Samsung Galaxy Book S NP767XCM-K03BR? Porque em comparação ao Lenovo Yoga 7i, o Yoga leva vantagem, especialmente pelo processador i5 de 11ª geração, que tem maior quantidade de núcleos e melhor clock que o Lakefield do Galaxy Book S, tendo muito mais fluidez e desempenho, especialmente para rodar multiplas abas e programas ao mesmo tempo. Sobre a ventoinha, o Yoga 7i é bem silencioso e quase não da pra notar o barulho das ventoinhas, mesmo quando usado no desempenho máximo. Abraços.
Eu comprei um Book S e devolvi. Com o dinheiro comprei um Yoga e posso te dizer: não tem nem como comparar.