Review Lenovo Ideapad 330s análise completa

Chegou a vez do modelo de notebook SLIM da linha, confira tudo sobre ele nesse Review Lenovo Ideapad 330s. Reforçando que a letra “S” é justamente do “Slim”.

Agradecemos primeiramente pela contribuição do leitor João Paulo Martins de Criciúma – SC, que comprou o modelo e nos ajudou com informações para esta análise, com uma visão especial de um proprietário.

Vamos aos primeiros detalhes:

Acabamento e Design do 330s

Segundo João, o notebook é muito bonito de forma geral, tem um belo azul marinho em seu acabamento e sua espessura bem fina dá um ar premium.

O que mais chama atenção a primeira vista são suas bordas finas, chamadas de Tela Infinita nas especificações. A cor das teclas do teclado é um cinza escuro, faltando apenas ser retro iluminado. O touchpad é bem posicionado e de bom tamanho.

Tela com bordas infinitas ideapad 330sbotão ver na loja

Concordamos nesses pontos com ele, porém temos algumas observações a mais.

O acabamento do notebook (diferente da série 330 normal) une alumínio e plástico. O primeiro se encontra na parte da tampa traseira da tela no que parece ser alumíno. Já no resto do notebook é o tradicional plástico, mas na mesma cor Azul que é consideramos bonito e não deixa marcas de dedos.

Assim como outros modelos da linha, é um tanto quanto simples, porém tem seu charme.

O quanto ele é menor que o 330 normal?

Será que a diferença é tão grande assim? Vamos analisar as informações!

  • Ideapad 330 15.6” Dimensões: (L x P x A) 37,8 x 26 x 22,9 cm | Peso 2,06 kg
  • Ideapad 330S 15.6” Dimensões: (L x P x A) 35,8 x 24,4 x 2,09 cm | Peso 1,87 kg

A versão slim realmente se sai bem melhor na questão de tamanho, mesmo tendo a tela de 15.6”. A título de comparação, vai aí as informações do modelo de 14”:

  • Ideapad 330S 14” Dimensões: (L x P x A) 32,3 x 23,5 x 1,89 cm | Peso 1,6 kg

Dá pra ver que o modelo é realmente mais fino com base nesses dados.

Com borda infinita

Pode não parecer muito, mas alguns centímetros já fazem a diferença no tamanho total do notebook.

Notebook Lenovo Ideapad 330s

O que faz  mais diferença é a borda fina da tela, chamada de BORDA INFINITA, que dá um charme especial ao modelo.

Saída de ar

Assim como já apontamos em outros modelos atuais, um ponto negativo desse notebook é a saída de ar que se encontra na parte de trás do teclado, embaixo da tela.

Saida de ar ideapad 330s

Esse tipo de saída de ar não é ideal, pois pode jogar ar quente no usuário do notebook ou ainda bloquear a passagem de uma parte do ar, fazendo com que o aparelho esquente um pouco.

Lista de modelos que tem o mesmo acabamento

É importante lembrar que o acabamento deste modelo valerá para praticamente todos os modelos da linha Ideapad 330s

Modelos de 15”

São exatamente iguais nas características externas

  • Lenovo IdeaPad 330S 81JN0000BR – Core i5 + 8GB RAM + Radeon 535
  • Lenovo IdeaPad 330S 81JN0002BR – Core i7 + 8GB RAM + Radeon 535
  • Lenovo IdeaPad 330S 81JN0005BR – Core i7 + 12GB RAM + Radeon 540
  • Lenovo IdeaPad 330S 81JN0006BR – Core i7 + 4GB RAM  + 16 GB OPTANE + Radeon 535
Modelos de 14”

Muda somente o tamanho em geral do notebook, que diminui por conta da tela menor.

  • Lenovo IdeaPad 330S 81JM0002BR – Core i5 + 4GB de RAM
  • Lenovo IdeaPad 330S 81JM0000BR – Core i5 + 8GB de RAM
  • Lenovo IdeaPad 330S 81JM0003BR – Core i7 + 8GB de RAM

Teclado

Achamos que, em comparação com os outros modelos da linha, o teclado dele é diferente e chega a causar uma estranheza para quem está acostumado com teclados mais SLIM e macios. Provavelmente é por conta do tamanho dele, tiveram que compactar mais o teclado pra caber o numérico junto no corpinho.

Teclado notebook ideapad 330s

botão ver na lojaO teclado vem com padrão ABNT2 com a tecla Ç, que é padrão nos notebooks hoje em dia.

O clique das teclas é um pouco estranho perante ao irmão 330 tradicional. Mas este ponto é sempre complicado de opinar, pois tudo é questão de costume e gosto pessoal.

LEDs que ajudam a informar detalhes

Algumas teclas de ação como Caps Lock e Num Lock possuem um LED para dizer se estão ativas ou não.

Led nas teclas de ação notebook lenovo ideapad 330sDetalhe do teclado no Review Lenovo Ideapad 330s

O que poderia ter nesse teclado seria a retroiluminação, mas infelizmente o modelo não conta com isso.

Também há um LED embutido no botão Power. Quando o notebook está desligado, ele indica se a bateria está descarregada (luz vermelha) ou se a bateria está totalmente carregada (luz verde). Quando ligado, a luz permanece branca.

Ainda tem um LED para sinalizar se a WebCam está ligada, ao lado. Uma forma de ajudar com a segurança, pois se ver que ela está ligada sem sua vontade, pode ser sinal de acesso indevido do dispositivo.

Touchpad

O touchpad é relativamente suave e preciso para sua categoria, ou seja, é OK – na média. O problema dos cliques afundados dos outros modelos não é tão grave nesta série Slim, então é mais um ponto positivo.

Ele também tem o padrão multi-gestual do Windows 10, o que significa que são possíveis vários movimentos com o touchpad (entre eles rolagem, zoom, etc).

Tela

Seguimos a opinião do João sobre a tela ser o calcanhar de Aquiles do computador, principalmente levado em consideração seu preço no varejo.

Com uma tela HD 15.6″ (1366×768), meu uso não requer uma tela muito boa porém uma resolução Full HD iria melhorar a experiência de uso com ele. De forma geral ela me atende bem, mas ao ver uma imagem mais perto é possível perceber os pixels na tela. No geral eu diria que é boa.

Tela notebook 330s

Também concordamos com ele na questão da tela, realmente poderia ser um Full HD pelo menos. Ainda mais sendo TN, que deixa os ângulos de visão distorcidos.

Resumindo, vai depender da sua exigência. Para um uso básico como o do João, ela é OK – na média.

Áudio

Em comparação com os outros notebooks da mesma faixa que já avaliamos, o som dele parece ser melhor nos graves e agudos – mais equilibrado.

Mas o detalhe é que para fazer isso, parece que a empresa resolveu segurar o volume máximo, Ou seja, o som parece ser um pouco mais baixo que a média.

Seguindo o padrão da fabricante, ele também tem certificação da Dolby Audio.

Configuração e Desempenho Geral

Do ponto de vista do João, o Ideapad 330S não é focado em desempenho, porém tem uma configuração bacana.

O modelo conta com um processador Intel Core i5-8250U que tem um desempenho bem satisfatório ao meu uso, consigo usar diversas aplicações ao mesmo tempo com os 8GB de memória RAM DDR4, o sistema roda de forma ágil e sem muita demora.

Notebook aberto ideapad 330s

botão ver na loja

A placa de vídeo é uma AMD Radeon 535 com 2GB de memória dedicada, que é uma placa de nível médio, podendo jogar alguns games que não abusem de processamento sem problema algum.

O notebook não esquenta muito no uso mais diário, com um processador econômico ele se mantém boa parte do tempo em uma temperatura dentro do padrão e em nenhuma vez ele mostrou superaquecimento no uso normal.

Bom, acho que ele conseguiu resumir muito bem a situação do notebook na questão do desempenho. O notebook vai conseguir rodar os programas do dia a dia sem problemas, e ainda um joguinho ou outro.


Vídeo apresentação oficial Lenovo


Desempenho em jogos

Agora vamos ao que interessa para os gamers de plantão! Confira os resultados dos nossos testes em jogos.

Fortnite

Não podia faltar! Esse aqui rodou bem, conseguimos uma média de 70 FPS com as configurações no mínimo e resolução nativa (1366×768). Pra quem gosta de mais fluidez, acima dos 60 FPS já está ótimo.

  • Na configuração MÉDIA, conseguimos em torno de 45 FPS ainda na resolução nativa.
  • Passando pra configuração ALTA, já não se podia esperar muito mesmo. Conseguimos ali uma média de 25 FPS nessa configuração.
  • No ULTRA não precisa nem falar né? O notebook quase deu tela azul! A média dessa vez foi de 15 FPS.

A não ser que você esteja disposto a sacrificar fluidez pela qualidade, é meio inviável.

Sobre as temperaturas, no fortnite a nossa máxima foi de 70º na CPU e GPU, não passou disso.

CS:GO

No CS, conseguimos uma média de 40 FPS com tudo no máximo, que é uma média boa! É claro que, quanto menor a qualidade dos gráficos, maior a taxa de quadros, então é só ir ajustando até achar o seu equilíbrio.

A GPU e a CPU não passaram dos 65º nesse.

GTA V

Conseguimos uma média de 50 FPS nas configurações normais e resolução nativa. Acreditamos que não irá valer a pena arriscar configurações mais altas, pois há momentos de queda de FPS e o jogo pode crashar em um momento inesperado.

As temperaturas desse aqui também não passaram de 70º.

Aquecimento do notebook

Durante o processo de testes, assim como no modelo irmão da linha 330, esse notebook enfrentou aquecimento nas áreas do teclado (principalmente das teclas WASD), e isso incomoda bastante na hora de jogar. Já era de se esperar em um modelo mais fino esse tipo de aquecimento, então prefira sempre manter o notebook em um lugar com circulação (com um ventilador, por exemplo) ou compre uma base cooler, para não enfrentar tanto esse problema na jogatina.

Processador limitado

Também como na linha 330, esse notebook vem com o processador que muitos chamam de CAPADO, ou seja, limitado. Esse limite, segundo a Lenovo, é para que a peça não frite com o superaquecimento causado pelo uso intenso nos jogos e tarefas mais pesadas.

Como já falamos aqui no site, há jeitos de remover esse limite, mas é por sua conta e risco.


Perguntas frequentes sobre o Lenovo 330S

Resolvemos abrir esse tópico no review justamente por vários leitores perguntarem sobre as placas de vídeo AMD e as diferenças entre AMD e Nvidia no ramo dos portáteis.

Quais as diferenças entre essa placa AMD e uma Nvidia?

Basicamente, são dois sistemas bem diferentes. As arquiteturas são diferentes, porém a finalidade é a mesma: Trabalhar em conjunto com a CPU e a GPU integrada para gerar imagens mais complexas ou que precisem de mais poder de processamento gráfico.

Dá pra dizer que as placas de vídeo AMD hoje em dia nos notebooks estão em um nível mais inferior que as da Nvidia, portanto não possuem placas de vídeo GAMERS nos notebooks por enquanto.

Lenovo ideapad 330s angulo 180 graus

Qual placa de vídeo da Nvidia seria equivalente?

É difícil dizer, mas em relação a dados técnicos essa placa da AMD está em um meio termo entre a MX130 e a MX110.

Fica muito abaixo da MX150 presente nos modelos 330 normais?

Pode-se dizer que está um pouco abaixo, e que a MX150 se sairia bem melhor em tarefas que necessitam de muito uso de GPU (como jogos, por exemplo).

Bateria

Segundo o relato do João, temos aqui uma bateria normal.

Usando Chrome, respondendo e-mails, ouvindo música, brilho da tela entre 30% a 50%, pude conseguir entre 4 a 5 horas de uso numa carga completa. Consigo levar ele sem o carregador quando fico um período no campus da faculdade, mais que isso eu levo o carregador. Porém com um uso mais pesado a autonomia tende a diminuir.

niveis de bateria do notebookNossos testes de Bateria

Os testes que fizemos no notebook corresponderam bem a essa autonomia que o João alcançou. Abaixo estão os resultados:

  • Assistindo vídeos com brilho máximo e desempenho máximo = 3h30
  • Modo economia de energia e brilho 25% =  5h40
Recarga Rápida

Um ponto positivo é o sistema de recarregamento acelerado, que em nosso testes levou apenas 1h20 para completar 100%.

Ficha técnica modelo Review Lenovo Ideapad 330s

  • Cor Azul escuro
  • Processador Intel Core i5 8250U 8ª Geração
  • Sistema Operacional Windows 10 Home
  • Gráficos Intel HD Graphics integrada e AMD Radeon 535 com 2GB dedicada
  • Memória RAM: 8GB DDR4 2133MHz
  • Tela 15.6″polegadas resolução HD (1366×768) Antirreflexo
  • Câmera HD 720p | Segurança Slot Kensington Lock
  • Armazenamento HD 1TB (5400 rpm) + Suporte a Intel Optane
  • Áudio Alto falantes (2×2 W) com certificação Dolby Audio
  • Bateria 3 células (52.5 Wh) com recurso de carga rápida
  • Teclado Padrão BR com numérico integrado (numpad) | Comunicação Wireless 1×1 AC, Bluetooth 4.1
  • Portas 1x HDMI, 2x USB 3.0, 1x USB Tipo C, Leitor de cartões 4 em 1 (SD, SDHC, SDXC, MMC), Porta audio combo
  • Dimensões (L x P x A) 358 x 244 x 20,9 mm | Peso 1,87 kg
    *Não possui Unidade Ótica – Leitor de CD/DVD Não disponível

Upgrades

Segundo ao abrir o notebook, dentro dele há entrada M.2 do tipo NVMe do qual pode ser plugado um SSD e torná-lo ainda mais veloz, fazendo com que aplicações abram com maior velocidade, sistema irá rodar ainda mais rápido, dentre outras qualidades. Pode-se também aumentar a quantidade de memória RAM trocando o pente de 4GB.

SSD m2

Versões com Intel OPTANE

Encontrada somente na Fastshop, a versão com Optane tem o código:

Lenovo IdeaPad 330S 81JN0006BR

Lenovo Ideapad 330S 15 com placa de vídeo amd

  • PROCESSADOR Intel Core i7-8550U de 8ª Geração (1.8GHz até 4GHz) 8MB Cache
  • MEMÓRIA RAM 4 GB DDR4 + 16 GB Memória INTEL OPTANE
  • PLACA DE VÍDEO dedicada AMD Radeon 535 com 2GB dedicados GDDR5
  • ARMAZENAMENTO HD de 1 TB (5400 RPM) |
  • TELA 15.6″ HD (1366 x 768) Antirreflexo Widescreen | Windows 10 | 1.87kg
    saiba mais aqui

 

 

A memória Intel Optane aprende quais são os programas que você mais utiliza no seu dia a dia e acelera a inicialização deles e dos games, tornando os gráficos mais fluídos e diminuindo o tempo de resposta.

Ela funciona como um tipo de memória RAM, mas ao invés da informação sumir quando você reinicia o computador, ela fica armazenada para ser usada de novo.
Confira mais detalhes sobre a Intel Optane no nosso vídeo


Prós e contras

Estamos quase no fim do Review Lenovo Ideapad 330s, então vamos relembrar os prós e contras do modelo.

Prós:

  • Acabamento e design do notebook tem um ar premium e resistente, bonito
  • Tamanho menor e mais fino
  • LEDs nas teclas de ação
  • Áudio mais limpo, mesmo que mais baixo

Contras:

  • Saída de ar mal posicionada e aquecimento
  • Tela de qualidade simples TN (Básica)
  • Placa de vídeo poderia ser melhor

Vale a pena comprar?

Agora que analisamos os prós e contras, vamos ao que interessa! Será que vale a pena comprar esse Ideapad 330S?

Como sempre dizemos, tudo vai depender do seu nível de exigência. Alguns fatores realmente incomodam no uso do dia a dia, como por exemplo a tela, mas se você for uma pessoa que não liga pra isso, ele pode ser um bom notebook.

Se você está pensando em comprar um notebook pra rodar jogos, tenha em mente que essa não é a finalidade dele. Ele vai aguentar alguns jogos, como demonstramos, mas ele não é feito para isso. Se você quiser ter um portátil pra jogar, é mais recomendado pegar um gamer ou um com placa de vídeo melhor.

o e tela ampla.

teclado do Notebook Lenovo IdeaPad 330S com abertura 180

botão ver na loja

O acabamento também é um ponto fortíssimo do modelo. Se você quiser algo elegante e que se diferencie da categoria, esse sim é o notebook pra você.

Sobre o Preço

Outra coisa a se levar em consideração é o preço dele, que está relativamente alto ainda para o que o modelo oferece. Existem vários outros concorrentes que se saem melhor que ele em vários aspectos.

Vimos muitas discrepâncias nos valores de lojas, alguns estavam com quase 1000 reais de diferença. Acreditamos que o preço vá baixar em breve, e aí sim irá valer muito a pena esse notebook.

Em geral gostamos do que vimos, mas vale ficar de olho nas ofertas dele em nosso site. Aqui você vai poder conferir quando ele entrar em uma boa promoção!

Lista de modelos Lenovo Ideapad 330S

Começando pelos modelos menores com tela de 14″ polegadas:

Atenção: O preço de lançamento ainda está muito elevado, sugerimos aguardar ficar mais popular em outras lojas.

Lenovo IdeaPad 330S 81JM0002BR Azul

Lenovo IdeaPad 330S com tela 14 no Brasil

  • PROCESSADOR Intel Core i5-8250U de 8ª Geração (1.6GHz até 3.4GHz) 6MB Cache
  • MEMÓRIA RAM 4 GB DDR4 | Review Lenovo Ideapad 330s
  • PLACA DE VÍDEO integrada Intel UHD Graphics (integrado ao processador)
  • ARMAZENAMENTO HD de 1 TB (5400 RPM)
  • TELA 14″ HD (1366 x 768) Antirreflexo Widescreen | Windows 10 | 1.6kg
    saiba mais aqui

 

 


Lenovo IdeaPad 330S 81JM0003BR Azul

Lenovo IdeaPad 330S com tela 14 no Brasil

  • PROCESSADOR Intel Core i7-8550Ude 8ª Geração (1.6GHz até 3.4GHz) 6MB Cache
  • MEMÓRIA RAM 8 GB DDR4 | Review Lenovo Ideapad 330s
  • PLACA DE VÍDEO integrada Intel UHD Graphics (integrado ao processador)
  • ARMAZENAMENTO HD de 1 TB (5400 RPM)
  • TELA 14″ HD (1366 x 768) Antirreflexo Widescreen | Windows 10 | 1.6kg
    saiba mais aqui

 

 


Lenovo IdeaPad 330S 81JM0000BR Azul

Lenovo IdeaPad 330S com tela 14 no Brasil

  • PROCESSADOR Intel Core i5-8250U de 8ª Geração (1.6GHz até 3.4GHz) 6MB Cache
  • MEMÓRIA RAM 8 GB DDR4 | Review Lenovo Ideapad 330s
  • PLACA DE VÍDEO integrada Intel UHD Graphics (integrado ao processador)
  • ARMAZENAMENTO HD de 1 TB (5400 RPM)
  • TELA 14″ HD (1366 x 768) Antirreflexo Widescreen | Windows 10 | 1.6kg
    saiba mais aqui

 

 


Modelos com tela de 15″ polegadas

Fique atento as variações de processador, placa de vídeo e memória.

Lenovo IdeaPad 330S 81JN0000BR

Notebook Lenovo IdeaPad 330S de 15 Core i5 e vide Radeon

  • PROCESSADOR Intel Core i5-8250U de 8ª Geração (1.6GHz até 3.4GHz) 6MB Cache
  • MEMÓRIA RAM 8 GB DDR4 – expansível até 20 GB
  • PLACA DE VÍDEO dedicada AMD Radeon 535 com 2GB dedicados GDDR5
  • ARMAZENAMENTO HD de 1 TB (5400 RPM) | Review Lenovo Ideapad 330s
  • TELA 15.6″ HD (1366 x 768) Antirreflexo Widescreen | Windows 10 | 1.87kg
    saiba mais aqui

 

 


Lenovo IdeaPad 330S 81JN0002BR (Core i7)

Lenovo Ideapad 330S 15 com placa de vídeo amd

  • PROCESSADOR Intel Core i7-8550U de 8ª Geração (1.8GHz até 4GHz) 8MB Cache
  • MEMÓRIA RAM 8 GB DDR4 – expansível até 20 GB
  • PLACA DE VÍDEO dedicada AMD Radeon 535 com 2GB dedicados GDDR5
  • ARMAZENAMENTO HD de 1 TB (5400 RPM) |
  • TELA 15.6″ HD (1366 x 768) Antirreflexo Widescreen | Windows 10 | 1.87kg
    saiba mais aqui

 

 


Lenovo IdeaPad 330S 81JN0005BR (12 GB | SSD | Radeon 540)

Lenovo Ideapad 330S 15 com placa de vídeo amd

 

  • PROCESSADOR Intel Core i7-8550U de 8ª Geração (1.8GHz até 4GHz) 8MB Cache
  • MEMÓRIA RAM 12 GB DDR4 – expansível até 20 GB
  • PLACA DE VÍDEO dedicada AMD Radeon 540 com 4GB dedicados GDDR5
  • ARMAZENAMENTO HD de 1 TB (5400 RPM) + SSD 128GB
  • TELA 15.6″ HD (1366 x 768) Antirreflexo Widescreen | Windows 10 | 1.87kg
    saiba mais aqui

 

 


Veja também

Nosso post sobre a nova série 330 tradicional:

Lenovo Ideapad 330 (2018)

Recomendações de notebook

Se você precisa de mais indicações de ofertas, vale conferir a lista dos melhores do mês listados por nossa equipe aqui:

indicados do mes de janeiro 2016 para comprar notebook

O Editor

Especialista em informática e responsável pelas publicações do site relacionadas as notícias, novidades e dicas sobre o mundo dos notebooks e portáteis.

Você pode gostar...

33 Resultados

  1. cynthia moraes disse:

    Ola, tenho Lenovo IdeaPad 330S 81JM0003BR – Core i7 + 8GB de RAM de 14 e pelo que eu abrir ele, ele tem espaço para uma memoria Optane , gostaria de saber qual seria o modelo que você indicaria

  2. Rogério disse:

    Olá, adorei o site e estão de parabens!! eu ainda tenho uma duvida que é quanto a duraçao da bateria do 330s 14″.
    Vlww, vcs sao d+

  3. Edson disse:

    Entre o Notebook Lenovo Core i5-8250U 8GB 1TB Tela 15.6” Windows 10 Ideapad 330 e o Notebook Lenovo Core i5-8250U 8GB 1TB Tela 14” Windows 10 Ideapad 330S, pela relação custo x benefício, qual você acha mais interessante? De configuração, são bem parecidos (sem placas de vídeo dedicadas, ambos usam a integrada da Intel), contudo o 330S está 300 reais mais caro que o 330. Dá aí sua opinião.

    • O Editor disse:

      O 330S tem um acabamento e construção com uma maior qualidade e mais refinados, além de ter a tela de 14″ polegadas, que deixa o modelo mais compacto e fácil de carregar. Ao meu ver, são vantagens, mas depende também do seu gosto. Se não se importar com a tela de 14″, parece que o 330S teria um custo x benefício maior.

  4. Gostei das instruções!
    Gostaria de comentar a questão do teclado, se danificar, para trocar a mão de obra é enorme, pois tem que desmontar praticamente tudo para acessar o teclado. O teclado não é facilmente desmontável como outros modelos.

    • Laptoper disse:

      Este modelo está seguindo o padrão atual de teclados que Não é removível por cima. Pode ser mais difícil para a troca, mas consideramos um acabamento muito mais bonito e refinado, pois os trocáveis ficam os com encaixes e detalhes todos muito aparentes.

  5. Manoel Beserra disse:

    Gostaria de parabenizar o site e o canal no YouTube, ajudou muito.

    Gostaria de saber se posso utilizar esse equipamento para editar no vegas ou programas de fotos.

    • Especialista QNC disse:

      Obrigado por seu comentário Manoel, ficamos felizes em ajudar! Os modelos com placa de vídeo dedicada, no caso Radeon 535 ou Radeon 540 são mais recomendados para edição de vídeo e imagens. 😀

  6. Fer disse:

    Estou em dúvida pra comprar entre
    Lenovo Ideapad 330s i5 8* 15 polegadas vs Samsung X40 . Qual tem o melhor desempenho no geral? E qual tem a melhor tela ? Obrigado

    • Especialista QNC disse:

      Olá Fer, os dois notebooks são muito similares em seus hardwares, as telas também são similares, sendo ambas 15.6″ HD (1366 x 768). Dai valeria você dar uma olhada no design e diferenciais de cada modelo, como tamanho, peso, cor, etc. 🙂

  7. Victor Bittar Lanna disse:

    Pretendo fazer upgrade no meu 330s colocando um SSD na entrada M2, porém o suporte via telefone da Lenovo não soube me explicar se a entrada é NVME. Vocês tem alguma informação a respeito?

    • Especialista QNC disse:

      Olá Victor, conforme o site oficial da Lenovo o 330S possui compatibilidade com a tecnologia Optane, que possui conexão NVMe. Então funcionaria um SSD M.2 PCIe ou NVMe.

  8. Gabriel da Silva Carvalho disse:

    Olá, gostaria de saber se o modelo de 14 polegadas também tem a entrada m2 para colocar o ssd.
    Obrigado.

  9. João disse:

    Vocês instalaram SSD do tipo SATA, no vídeo de review (Review Lenovo Ideapad 330S)?

  10. Leandro Teófilo disse:

    Olá, bom dia, parabéns pelo trabalho. Comprei, com a ajuda de vocês o IdeaPad 330S 81JM0000BR.

    No texto do artigo há a informação que o notebook possui compatibilidade com SSDs m.2 nvme. Essa informação foi confirmada? É que vi comentários de que o notebook só aceitaria SSD SATA.

    • Laptoper disse:

      Realmente valeria verificar com a fabricante, em pesquisas iniciais encontramos informações sobre o padrão PCIe NVMe, mas pode ser que suporte apenas o SATA. Caso confirme em alguma fonte confiável, pedimos para que compartilhe.

  11. João Paulo Lima Mota Da Silva disse:

    Boa noite, gostaria de saber qual a melhor opção para jogos entre a radeon RX 540 e a MX 150 ambas em conjunto com processador Intel core. Há algum comparativo de FPS?

  12. Fabio disse:

    Comprei pela Internet um 330S de 14 polegadas (81JM0000BR ). Por incrível que pareça, me passou completamente despercebido que o equipamento não tem rede Ethernet (não me lembro de ter visto essa observação nas avaliações). Espero não vir a precisar desse tipo de conexão, senão vou ter de adquirir algum tipo de adaptador para USB. Não tem uma luzinha que indique o funcionamento do HD (sinto falta disso). Esse modelo também parece ter menor autonomia que o modelo de 15 polegadas (creio que venha apenas com duas baterias ao invés de 3). Um equipamento desses deveria ter um modelo com SSD (prefiro um SSD de 240 GB rápido que um HD de 1 TB lento). Outra coisa que percebi com o uso são as teclas de setas. As para o lado esquerdo e direito são de tamanho bom. Mas as para cima e baixo são ridículas. Sinceramente, estou sentindo a falta de alguns recursos do meu velho Sony Vaio…

    • O Editor disse:

      Valeu por escrever a sua avaliação de consumidor!
      Um SSD iria cair muito bem nele, e ele tem entrada m.2, então se tiver possibilidade de colocar recomendamos bastante! Outra coisa, esse layout das teclas é característico da Lenovo mesmo, é realmente um pouco estranho.

  13. Gabriel Melo disse:

    Boa noite,
    Gostaria de agradecer o site pelo conteúdo e a constância. Estou a um tempo decidindo sobre qual notebook comprar ( 1 ano hehehe), e graças a vocês finalmente um saiu. Foi esse Ideapad 330S só que o de 14”. Estou ansioso pela chegada dele, mas desde já agradeço pelo trabalho de vocês. Brigadão

  14. Filipe Niélisson disse:

    Gostaria de saber quais modelos tem o recurso Optane?

  15. Thiago disse:

    Boa noite,
    Primeiramente gostaria de parabenizar o site pela quantidade de informações importantes postadas. Acompanhei vocês por uns 15 dias até decidir comprar o meu Ideapad 330S.
    Gostaria de saber qual modelo de SSD M2 de 240gb vocês aconselham para fazer o upgrade no meu Lenovo IdeaPad 330S 81JN0000BR – Core i5 + 8GB RAM + Radeon 535.
    Pelo primeiro dia posso dizer que a máquina não deixou a desejar!

  16. Fabricyo disse:

    Primeiramente gostaria de parabenizar o site e o canal no YouTube, boas análises, dicas e bons comentários!

    Bom, estou pensando em aposentar meu velho e guerreiro dell inspirion 14 que já me avompanha a uns 4 a 5 anos, gostaria de saber qual notebook de 14 polegas vocês indicam: o dell i14-7472-a10s ou o IdeaPad 330S 81JM0003BR ??

    Lembrando que o uso do notebook é voltado para uso o office e navegadores (chrome e mozilla). Futuramente será feita a instalação de um ssd para aguentar o uso por mais alguns anos pela frente! Seria interessante considerar os modelos com core i7?

    Desde já agradeço e sempre recomendo o site e o canal para os amigos!

    • Especialista QNC disse:

      Olá fabricyo, obrigado por seu comentário. O Dell i14 7472-A10S possui uma placa de vídeo dedicada, que é a MX150, além de tela Full HD IPS e também um core i5 de 8ª geração. Já o IdeaPad 330S 81JM0003BR possui um i7 de 8ª geração, que chega a ser 25% mais potente que o processador de 7ª geração, mas não possui placa de vídeo dedicada, nem tela Full HD. De modo geral o Dell acaba se saindo um pouco melhor que o Lenovo. Para uso básico um i5 já está de bom tamanho, mas vale lembrar que se você ira utilizar ele para outros fins, trabalhos, edição de vídeos e imagens, etc. É bom considerar um i7.

  17. Fabricyo disse:

    Primeiro gostaria de parabenizar o site e o canal no youtube, boas análises, dicas e bons comentários!

    Em relação modelo de 14′, qual vale mais a pena o investimento: um dell i14-7472-a10s ou o ideapad 330s? Para futuramente instalar um hd ssd e aguentar bons anos pela frente?

    Lembrando que o uso é voltado para Office e navegadores como chrome e mozilla.

    • O Editor disse:

      Acreditamos que o Dell é bem mais premium que o Lenovo, portanto o acabamento e a resistência geral do equipamento provavelmente aguentarão mais tempo. Porém, o Ideapad é mais barato, e como o seu uso é básico não precisaria de um notebook tão potente e caro como os Dell. No fim, você quem decide!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *