Fala galera. Estamos trazendo para nossos leitores o review do HP ProBook 445 G7, que mistura os aspectos de um notebook ultrafino premium com as vantagens dos aparelhos focados no público corporativo. O modelo chega equipado com os novíssimos processadores AMD Ryzen série 4000.
Já fizemos o unboxing deste aparelho lá no nosso canal do Youtube e você pode conferir o vídeo completo por este link.
Os notebooks HP ProBook podem ter o código 440 G7 com processadores Intel ou 445 G7 com processadores AMD.
Até o início de 2021 apenas a HP havia trazido para o Brasil os processadores da série 4000 com final U. Então, esse é um review especial, pois não é sempre que temos a oportunidade de testar, em primeira mão, uma tecnologia nova em território nacional.
Design e acabamento
O HP ProBook 445 é bem compacto, mas ainda assim um tanto maior que outros modelos de 14 polegadas. Ele também é mais pesado, tem 1,6 kg. Sua construção passa confiança e a sensação de um equipamento bem resistente.
A construção é bem sólida, porém ao apertar a tampa e a palmrest afunda um pouco.
Os HP ProBook chegam com seu chassi construído em material metálico na tampa e na base do teclado, mas a parte de baixo possui acabamento de plástico. No geral, consideramos um notebook muito bonito.
As medidas exatas são de 1,79 cm de espessura, com 32,4 cm de largura e 23,7 cm de profundidade.
Onde comprar os novos modelos HP💻
Já assistiu ao unboxing deste modelo?
Veja como foram nossas primeiras impressões:
Telas 14 pol. TN ou IPS
O modelo no qual baseamos nosso review possui tela bem simples com resolução HD do tipo TN. Na verdade, a fabricante nem chama de TN e sim de SVA, que significa “Standard Viewing Angle“, algo como “ângulo de visão padrão”. Enfim, é uma tela de qualidade mediana.
Esse tipo de painel distorce bastante as cores ao olhar pelas laterais ou fechando e abrindo a tampa, além de apresentar tonalidades menos vibrantes.
Porém na família ProBook esse painel é menos comum, a maioria dos modelos possui tela Full HD IPS, que infelizmente não pudemos testar para analisar a qualidade. A tampa, apesar de bem firme por causa da dobradiça centralizada, ainda dá pra abrir com um só dedo, mas precisa fazer uma forcinha. As bordas da tela são mais finas nas laterais e grossas nas partes superior e inferior. O acabamento é antirreflexo.
A webcam de resolução HD 720p tem um detalhe interessante, uma espécie de “slider” que permite ocultar facilmente a câmera, garantindo maior privacidade.
Os testes de qualidade de som e imagem da webcam você pode conferir no vídeo do YouTube.
- Tamanho: 14″ polegadas
- Resolução: 1366 x 768 pixels (HD)
- Tipo do painel: SVA (Standard Viewing Angle)
- Brilho: 220 nits
Teclado ABNT2 e touchpad
O teclado chega no padrão ABNT2 mas infelizmente não tem retroiluminação. As teclas são meio pequenas e baixas, bem espaçadas entre si. A digitação é confortável e relativamente silenciosa, com exceção da barra de espaço, que faz um barulho mais alto e pode incomodar. A interrogação e a barra ficam na posição clássica, ao lado do Shift direito.
Na lateral direita temos uma fileira de atalhos, como “Home”, “Page Up”, “Page Down”, mas sem teclado numérico, normal em notebooks mais compactos. No canto superior esquerdo fica o botão de power com led.
Falando agora sobre o touchpad, ele é de um tamanho relativamente grande e confortável. Os cliques no geral são meio duros no centro, mas silenciosos. Destaque para o leitor de impressões digitais, que dá aquele toque adicional de praticidade e segurança.
Portas e conectividade
As portas e conexões do ProBook 445 G7 são bastante generosas, incluindo uma USB-C com DisplayPort, ideal para quem está pensando em um setup com monitor externo.
Do lado esquerdo temos:
- Trava de segurança
- 1x USB tipo 2.0
- 1x leitor de cartões SD
Do lado direito temos:
- combo fone/microfone
- 2x USB 3.1
- 1x HDMI
- 1x porta de rede RJ-45
- 1x USB-C DisplayPort
- Entrada de energia
Na lateral esquerda existe ainda uma grade de ventilação, que garante melhor resfriamento da máquina.
Conectividade sem fio
E nas conexões sem fio, os modelos da família contam com a “dobradinha” Wi-Fi 6 (ou AX) e Bluetooth 5.0.
Detalhes completos sobre o hardware
A cereja do bolo sem dúvidas é o processador Ryzen 5 4500U, e essa é primeira linha de notebooks do Brasil com essa geração de chips final U da AMD, voltados para a economia de energia. Neste modelo o processador é de 6 núcleos e 6 threads com clock base de 2.3 GHz e frequência máxima de 4.0 GHz. A memória RAM de 8 GB é do tipo DDR4 com 3200 MHz.
A placa de vídeo integrada é a Radeon RX Vega 6, que possui 384 pipelines e pode atingir até 1.500 MHz, configurações semelhantes à uma GPU dedicada MX250 da Intel. Mas, a falta de memória dedicada irá resultar em um desempenho inferior. Ainda assim trata-se de uma GPU integrada acima da média.
Armazenamento
Sobre o armazenamento, a maioria dos equipamentos da família ProBook, seja com Intel ou AMD, vem com SSD de fábrica. Este modelo aqui atingiu boas velocidades segundo o CrystlDiskMark, mostrando que trata-se de um modelo PCIe NVMe Gen3 x4.
O conjunto processador + RAM de 3200 MHz + SSD NVMe x4 garante uma excelente performance para os mais variados tipos de uso.
Upgrades
Para fazer qualquer upgrade é necessário desparafusar a carcaça do notebook. Ao abrir temos dois slots de memória RAM, sendo que um já está ocupado pela memória que vem de fábrica e outro vazio, expansível até 32 GB. O slot M.2 já vem ocupado pelo SSD, então para trocar precisa remover o existente. Já o slot SATA do tipo 2.5” polegadas vem vazio e com o cabo SATA colado com fita adesiva, prontinho para quem quiser adicionar um SSD do tipo caixinha ou um HDD.
Áudio
As saídas de áudio ficam posicionadas na parte superior do teclado, perto da dobradiça, bom para não abafar o som quando o notebook está posicionado no colo, por exemplo. O som é relativamente alto, mas quando está no volume máximo “estoura” um pouco. Já os graves são bem fraquinhos, tem um som bem “flat“, sem muita diferenciação entre médios e agudos.
Ainda fica acima da média de modelos intermediários mas, para os mais exigentes, compensa investir em uma caixinha de som Bluetooth ou bons fones de ouvido.
Em nossos grupos de ofertas no WhatsApp e Telegram é possível encontrar produtos como esse e sempre com os melhores preços.
Desempenho em jogos
As placas de vídeo Radeon Vega tem a fama de serem muito superiores aos modelos Intel UHD Graphics, mais famosos no Brasil. Vamos ver como este HP ProBook se saiu nos testes em games na resolução nativa (1366 x 768 pixels).
FIFA 2020

The Sims 4

GTA V (Grand Theft Auto 5)

CS:GO (Counter-Strike: Global Offensive)

PUBG Lite

Fortnite

Valorant

Testes de desempenho (benchmarks)
Fizemos também os benchmarks, aqueles testes realizados na máquina para ter uma ideia de como será a performance do notebook em atividades complexas como renderização 3D, edição de vídeos etc.
Confira agora os resultados que obtivemos com este HP ProBook 445 G7.
Cinebench R15
- GPU: 50.29 fps
- CPU Multi-Core: 893 cb
- CPU Single-Core: 173 cb
Heaven Benchmark Full HD High
- FPS: 36.9
- Score: 929
- Min FPS: 22.9
- Max FPS: 71.7
GeekBench 5
- CPU Single-Core: 1078
- CPU Multi-Core: 4259
- Você ainda pode conferir os resultados obtidos ao clicar nesse link.
- GPU OpenGL: 9246
- Você ainda pode conferir os resultados obtidos ao clicar nesse link.
Render BMW (Blender)
- Tempo CPU: 8 minutos e 09 segundos
- Tempo GPU: 10 minutos e 25 segundos
Temperaturas e sistema de resfriamento
Saídas de ar
Nas temperaturas o ProBook se manteve bem comportado. No uso normal CPU e GPU ficaram na faixa dos 50 graus. Já em atividades intensas, inclusive games, tivemos picos de 75 graus na CPU e 69 graus na GPU, tudo dentro do esperado.
A parte que mais esquenta na carcaça é a lateral esquerda da base do teclado, mas nada que incomode no uso. As ventoinhas são bem silenciosas.
Bateria com autonomia que surpreende!
A bateria nos surpreendeu de forma bem positiva. Os resultados alcançados ficam bem acima da média do que vemos no mercado. São 3 células de 45 Wh que entregam a seguinte autonomia de uso:
- Mais alto desempenho (brilho 100% atividades cotidianas): 8 hora(s) e 26 minutos
- Melhor duração de bateria (brilho 50% atividades cotidianas): 9 hora(s) e 34 minutos
- Modo econômico (brilho 30% vídeos do YouTube): 11 hora(s) e 13 minutos
- Teste de stress (brilho 100% IntelBurningTest): 2 hora(s) e 10 minutos
A fonte de 45 Watts é bem pequena e leve. A carga demora cerca de 1 hora e meia para ficar completa.
Conclusão sobre o HP ProBook 445 G7
Podemos concluir dizendo que os os novos Ryzen 4000 estão de parabéns! Performance muito boa, esquenta pouco e a bateria dura bastante, além de ter boas portas, conexões e leitor biométrico. O aparelho ainda possui construção bem robusta mas ainda assim bem portátil. Como é voltado para o mercado corporativo, o Windows 10 Pro deve agradar muita gente.
É o que muitos procuram: notebook com desempenho bom, com uma pitada de ultrafino premium e visual bem elegante. Vale a pena, é claro, dependendo do preço.
Os pontos que poderiam melhorar são o teclado, que não é retroiluminado e tem algumas teclas meio barulhentas, e a tela, apesar de que a maioria dos modelos da família vêm com opções de painel melhores, Full HD do tipo IPS.
Confira um resumos dos pontos positivos e negativos do HP ProBook 445 G7:
Pesquise notebooks por categoria
Faça parte dos nossos grupos de ofertas
Grupo ofertas de notebook no WhatsApp e Telegram – Descontos e cupons para comprar barato
Exibindo 10 comentários
O resultado da bateria parece realmente excelente, levando-se em conta que o tamanho não é dos maiores. Imagino que isso se deve ao processador e gostaria de saber se o ryzen 3 teria o mesmo resultado no consumo de bateria.
Olá Alcides, em teoria ele é ainda mais econômico, porém algumas coisas devem ser levadas em conta, como brilho da tela e peso das aplicações que estão operando no notebook.
Fiquei surpreso com o desempenho da bateria, considerando ter apenas 45wh. Acredito que isso se deve ao processador amd ryzen 5. Como estou interessado no ryzen 3, gostaria de saber se este consome menos ou mais energia.
Olá Alcides, acredito que consuma um pouco menos, porém brilho da tela alto e atividades que demandam mais desempenho devem ser levados em conta na hora de avaliar o consumo da bateria.
O recurso mais importante desse notebook é a proteção ao firmware oferecida pelo HP Sure Start.
Digo mais: Existe uma organização criminosa no Brasil que usa a ferramenta Pegasus do Grupo NSO para infectar dispositivos em troca de pagamento, incitar o terrorismo, chantagear pessoas, produzir pornografia ilegal e auxiliar em assassinatos.
Eles também têm outros malwares avançados, como implantes UEFI e até implantes persistentes para o Kindle e Raspberry Pi.
Além disso, eles usam reconhecimento facial e de voz através de câmeras e microfones invadidos, seja de locais público ou privados.
O Brasil não fará nada para detê-los. Só o FBI, a CIA e a NSA podem detê-los.
Se você conhece algum pesquisador de segurança que queira reverter as façanhas que eles estão usando, estou mais do que disposto a ajudá-los.
Se você quer uma história sobre como eles operam, eu estou disposto a trabalhar com você para expô-los.
Olá, Oscar. Você poderia dar mais detalhes de como funcionam esses esquemas e dar dicas de proteção para nossos leitores aqui nos comentários? Abraços.
Olá, gostaria de uma recomendação para um novo notebook.
Quero um notebook voltado principalmente a produtividade, que seja uma máquina de muito bom desempenho hoje, e com a qual possa contar durante uns bons anos. Procuro algo de até 6 mil reais. Em relação a jogos, quero apenas poder jogar um GTA V nas férias, não tenho perfil gamer.
Tenho como critérios:
– SSD M2 PCI express NVME
– slot para instalação de um HD extra SATA 2.5”
– RAM não soldada e com dois slots, para instalar um pente extra e trabalhar em dual channel
Estou em dúvida entre esses modelos:
HP Probook 445 G7
prós: esquenta muito pouco, e um dual channel com essa memória de 3200 MHz deve voar
contras : vi umas queixas de que o brilho da tela é baixo, vídeo onboard (mas não vou jogar muito, e essa Vega 6 parece ter um desempenho bem razoável)
Avell A52 ou A62 Liv (configuração com 8 GB de RAM, 256 SSD e GTX1650)
prós: tamanho da tela e o vídeo offboard
contras: tenho dúvidas quanto a confiabilidade
Não encontrei nada de outros fabricantes com especificações tão boas quanto os modelos acima, dentro desse limite de preços.
Qual a opinião de vocês?
Olá, Luis. Recomendo o Avell LIV A62 294997. Abraços.
Por que será que a HP manda essa versão para avaliação, e não a com Full HD IPS/teclado retroiluminado? Fica a pergunta, já que essa opção de painel TN resolução HD nem sequer consta como opção de compra no site da HP (eu pelo menos não encontrei). As especificações do site também dizem que o teclado tem iluminação.
Vocês poderiam fazer também um teste de FPS com monitor externo, rodando esses jogos em resolução Full HD?
Olá, Luís. Quando a HP nos enviou esse modelo ainda não existiam outras versões. Se recebermos uma versão nova com configurações melhores com certeza faremos outros testes. Abraços.