Review Gamer Asus ROG Zephyrus S GX531 com RTX 2080 fino, leve e potente

Chegou a hora do review desse “pequeno grande monstro“, o Review Gamer Asus ROG Zephyrus S GX531! E garantimos, pequeno só de tamanho, pois o hardware que está aí dentro impressiona, e muito!

A versão que testamos em primeira mão, antes de seu lançamento oficial na BGS 2019 conta com um “humilde” Intel Core i7-9750H e uma “simples” RTX 2080 Max-Q. Fraquinho, não é mesmo?
Curioso com esse notebook? Então vamos para a análise deste que está entre os melhores notebooks do mundo!

Veja o Unboxing antes

Perdeu o unboxing dessa máquina? Então corre ver que vale a pena!

Acabamento e Design

O Asus ROG Zephyrus S GX531 conta com um visual imponente e discreto ao mesmo tempo, sem características agressivas como na maioria dos notebooks gamer, sendo que seu único detalhe mais “indiscreto”, digamos, é o clássico símbolo da linha ROG em sua tampa, que acende em vermelho. Mas, ainda assim não é uma luz forte, acaba parecendo mais com uma logo em acrílico vermelho do que algo iluminado por leds.

Seu acabamento é todo em preto, com uma linha bronze que contorna sua parte inferior, algo que dá um toque de produto premium, o que certamente esse notebook é.

Conta também com sistema RGB Aura Sync em todo o teclado e em 2 leds que ficam na parte debaixo do notebook. Esses leds são revelados apenas ao abrir a tampa, o que faz com que a traseira do notebook fique levemente levantada, ajudando muito no fluxo de ar, assim como em conforto para digitar, pois ele conta com o sistema similar ao ergolift da Asus.

Quanto ao sistema de resfriamento, ele possui entradas de ar em suas laterais, traseiras, essas entradas ficam entre o corpo do notebook e a tampa inferior que levanta quando se abre a tela e também possui outras duas entradas logo abaixo da tela, no local onde geralmente ficam posicionados os teclados em notebooks, o que inclusive é outro diferencial desse notebook, já as saídas de ar, também são pelas laterais e traseira. Um sistema que funciona muito bem e não gera desconfortos por causa do ar quente, apesar de ter um ruído um pouco alto.

Sua estrutura é bem rígida, praticamente sem flexibilidade na área do teclado nem na tela, pois suas dobradiças ficam nas extremidades, passando bastante confiança de ser uma máquina resistente e que vai durar muitos anos.

E tudo isso com as seguintes dimensões, 36cm x 26.8cm x 1.6cm, pesando apenas 2.1kg, algo impressionante para um notebook gamer.

Notebook com Teclado RGB diferenciado

Seu teclado é no padrão ABNT, ou seja, possui a tecla “Ç”. A experiência de uso tanto para digitação quanto em games foi positiva, um teclado muito confortável, macio e com resposta excelente.

O que pode parecer um ponto negativo, mas após alguns minutos de uso provavelmente vai se tornar algo positivo que é a questão da posição das teclas, que ficam mais para abaixo do que estamos acostumados em virtude das entradas de ar que ficam entre o teclado e a tela, mas acaba ficando funcional e confortável como um teclado de um desktop.

Notebook teclado RGB especial Asus ROG Zephyrus S GX531botão ver na lojaA partir de R$ 21.999 à vista
no boleto ou em 1x no cartão
ou até 8x de R$ 3.124

Preço pode mudar a qualquer momento

O teclado do Asus ROG Zephyrus S GX531 é todo iluminado por LEDs, com um destaque a mais para as teclas A S D W. É possível escolher entre várias cores e modos de iluminação controlados pelo sistema AURA Sync no software Armoury Crate. E apesar de ser um teclado RGB, seus LEDs são discretos, iluminam bem em ambientes escuros e dão uma beleza a mais para essa máquina, mas sem gerar desconfortos na vista por conta de luzes fortes ou vazadas entre teclas.

Touchpad

Em nosso ponto de vista, o seu touchpad fica em uma posição desconfortável para se usar, mas não achamos que isso irá influenciar negativamente nesse notebook pois a grande maioria dos usuários de notebook gamers utilizam mouses e raramente usam o touchpad.

Apesar de sua posição desconfortável, ele possui um movimento muito preciso e rápido, com clicks por toque em seu sensor, assim como 2 botões logo abaixo.

Notebook tela 240hz ROG Zephyrus S GX531 para jogos pesados Asus

Agora um ponto bem interessante e positivo é que basta apertar uma tecla para o touchpad se tornar um number pad digital, e para essa função sua posição ao lado do teclado está excelente, assim como a sua resposta a digitação dos números.

Essa tecnologia do number pad digital já esteve presente nos ZenBook 14, mas não era preciso e tinha uma resposta não tão precisa.

Áudio

Seu áudio possui uma qualidade boa, sem distorções, porém não é tão alto e tem graves bem fracos, mas isso é algo comum em notebooks.

Seus falantes ficam em uma posição boa, logo abaixo da tela, próximo as dobradiças, voltados para cima, coisa geralmente rara nos notebooks atuais.

E assim como o touchpad, não achamos que é um ponto que irá influenciar negativamente no Asus ROG Zephyrus S GX531, pois a grande maioria dos usuários, principalmente publico gamer, utilizam headsets ou caixas de som externas, raramente se é usado o som nativo do notebook.


Tela

Se fosse pra descrever de forma direta a tela, diríamos apenas: sem palavras!

Mas vamos as características do Review Gamer Asus ROG Zephyrus S GX531 que conta com uma tela de 15.6” Full HD IPS, com “apenas” 240Hz e 3ms de resposta, fora a fidelidade de cores que é 100% sRGB com certificação pantone, básica não é mesmo?

Notebook com placa de vídeo RTX ROG Zephyrus S GX531 Gamer Asus no Brasilbotão ver na loja

É uma tela pra não botar defeito, que vai agradar tanto quem pretende adquirir essa máquina para games assim como para uso profissional em trabalhos de fotografia, vídeos e modelagem 3D.

E além de tudo isso, no software Armoury Crate existem perfis de configuração de imagem para se adequar a seu tipo de uso, nos testes utilizamos o perfil EyeCare na maioria do tempo, existem 8 perfis pré-definidos no software, mas vamos falar mais desse software logo abaixo.

Portas

Lado Esquerdo

  • 1x Entrada de Energia
  • 2x USB 2.0 Type A
  • 1x USB 3.2 Gen1 Type C
  • 1x 3.5mm Audio combo

Lado Direito

  • 1x USB 3.2 Gen2 Type A
  • 1 x USB 3.2 Gen2 Type-C com DisplayPort 1.2 e saída de energia

Traseira

  • 1x HDMI 2.0b
  • 1x trava Kensington

Nas portas o que pode fazer falta é apenas a de REDE RJ 45 que está sumindo de modelo superfinos. Mas isso pode ser resolvido com adaptadores USB.

Curiosidade: Esta porta tipo C permite ao RoG Zephyrus S carregar a partir de baterias portáteis (power banks), O carregamento rápido suporta carregamento inverso, usando até 3A para carregar rapidamente smartphones e outros dispositivos.


ROG Zephyrus S GX531GX (RTX 2080)

Notebook Asus ROG Zephyrus S GX531GX Brasil

  • PROCESSADOR Intel Core i7-9750H série H de 9ª geração (até 4.50 GHz) 12 MB  de Cache
  • PLACA DE VÍDEO NVIDIA GeForce RTX 2080 (Max-Q) com 8GB gDDR6
  • MEMÓRIA RAM 16 GB DDR4 2666MHz
  • ARMAZENAMENTO SSD M.2 de 1TB  NVMe PCIE 3.0
  • TECLADO Retroiluminado RGB – ABNT 2 – Com Numberpad Digital
  • TELA 15.6″ Full HD  IPS 240Hz (1920×1080) 3ms, 100% sRGB e certificação Pantone
    botão ver na loja

 

 


Upgrades

Neste ponto ele é um pouco limitado, o modelo que testamos vem de fábrica com 16GB de memória RAM DDR4 2666Mhz, sendo 8GB soldados na placa mãe e um pente de 8GB que pode ser substituído, lembrando que  o máximo possível da RAM compatível é 24GB.

Na parte de armazenamento ele com apenas um slot, que na versão testada possui um SSD M.2 NVMe de 1TB e não é possível instalar outro HD nele.

Desempenho e bateria

niveis de bateria do notebookAcaba sendo o padrão visto em modelos gamers, pois eles consomem muita energia e este aqui é bem pequeno, não comportaria uma bateria muito grande.  É uma de 4 células, 60Whr

  • Vai durar de até umas 2.5h  a 3h em um uso tradicional mais leve.
  • E na faixa 50 minutos  em jogos (mas lembre que pra aproveitar ao máximo na hora de jogar o indicado é sempre estar na tomada).

Asus Armoury Crate

O Asus Armoury Crate é um software da linha gamer da Asus, que permite o controle e monitoramento de vários parâmetros de seu notebook.

Já em sua tela inicial o que temos de informação são as frequências e temperaturas da CPU, GPU e memória RAM, além disso, também constam a velocidade da ventoinha e utilização do HD. E nessa tela mesmo podemos escolher entre vários perfis pré definidos que vão de modo silencioso até o modo turbo, esses perfis de performance possibilitam limitar frequências e clocks da CPU e GPU, fazendo o computador trabalhar mais frio e poupando energia, assim como liberar o clock total, o que certamente é indicado fazer quando for jogar ou trabalhar com softwares pesados.

notebook para gamer top de linha da Asus linha ROG no brasil Zephyrus S GX531

Nesse mesmo sofrware existem perfis de tela, voltados a vários tipos de uso, como por exemplo o perfil Eyecare, que foi o que mais utilizamos nos testes, ele suaviza as cores provocando menos cansaço na vista. Outros perfis testados foram o default e o FPS.

Outra coisa muito interessante deste software é o controle da iluminação do notebook por meio do AURA Sync, que possibilita você customizar as cores e modos de iluminação do seu Asus ROG Zephyrus S GX531 da forma que mais lhe agrade.

Resultado nos games

Confira alguns testes

CS GO

CS: GO

  • Baixo – 230 fps
  • Médio – 210 fps
  • Alto – 200

Shadow of the Tomb Raider

  • Baixo – 120 fps
  • Médio – 90 fps
  • Ultra – 75 fps

Battlefield V

  • Baixo – 90 fps
  • Médio – 80 fps
  • Ultra – 70 fps

Battlefield V com Ray Tracing ATIVADO

  • Baixo – 65 fps
  • Médio – 60 fps
  • Ultra – 50 fps

GTA V

  • Ultra – 100 fps

Benchmarks

Cinebench

  • OpenGL – 79.01fps
  • CPU – 1190cb
  • CPU Single Core – 175cb

Conclusão

Um gamer super fino, poderoso e com boa refrigeração. Em resumo gostamos muito do que vimos.

Tem ainda esta tela acima da média do que é encontrado no Brasil.

Asus ROG Zephyrus S GX531 notebook Gamer Brasil com RTX

botão ver na loja

O detalhe está no preço somando todos estes detalhes de configuração e acabamentos especiais o faz passar da casa dos R$ 20 mil reais. Ou seja, um notebook para poucos.

Ele chega na concorrência entre os Gamers top de linha com os Dell Alienware e também os novos Acer Predator que estão chegando… forçando guerra nos preços e avanços nos componentes.

O que você achou do Review Gamer Asus ROG Zephyrus S GX531? Deixe seu comentário logo abaixo.


Entre nos grupos de descontos

Siga a dica e confira a página com os convites para fazer parte dos grupos do WhatsApp e Telegram:

(NOVOS) Grupo ofertas de notebook no WhatsApp – Descontos

Veja também a visita a BGS no Stand da empresa:

Notebook GAMER Asus ROG Strix G G531 e Zephyrus S GX531 | Especial BGS 2019

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *