A HP é conhecida por suas linhas de notebooks intermediários e ultrafinos que tem seu foco no uso cotidiano e profissional, porém ela também investe em outros segmentos de mercado, como em mini desktops, os computadores de mesa que ocupam menos espaço mas com excelente desempenho, na qual a HP é uma das líderes mundiais.
Com foco no mercado empresarial ou de home office surgiu a linha HP ProDesk, que possibilita otimizar o uso do espaço em casa ou no trabalho.
Este review foi baseado no modelo de código 407R5LA, com o processador Intel da série vPRO, voltada para o mercado corporativo e que oferece mais desempenho, segurança e estabilidade. Vale deixar claro que este é um processador de desktop.
Design compacto e acabamento em metal
Como já mostramos no unboxing, este é um modelo de computador de mesa extremamente compacto. Ele pesa apenas 1,25 Kg e suas dimensões são de 17,7 cm de largura, 17,5 cm de profundidade e 3,4 cm de espessura. O acabamento é em metal.
Seu tamanho e formato fazem dele uma peça bem discreta em qualquer ambiente.
Já assistiu ao unboxing deste modelo?
Kit Teclado e mouse
O HP ProDesk acompanha um kit com teclado e mouse com fio da HP, bem simples porém eficiente.
O teclado proporciona uma digitação confortável e é bem silencioso, mesmo com as teclas um pouco altas.
Portas e conectividade acima da média
Sobre as portas disponíveis, o HP ProDesk realmente surpreende, chegando a 10 conexões de diversos formatos, o que é um ponto muito positivo.
Na frente:
- 1x USB-C SuperSpeed
- 1x USB-A SuperSpeed
- 1x USB-A energizado
- 1x combo fone/microfone
Na parte traseira:
- 1x HDMI
- 1x DisplayPort
- 2x USB-A
- 2x USB-A SuperSpeed
- 1x VGA
- 1x RJ-45
- 1x conector de energia
Conectividade sem fio
O aparelho chega com Wi-Fi 6 AX201 2×2, que suporta velocidades bem altas, e Bluetooth 5.1. Se você tiver ativado em seu modem o suporte a Wi-Fi 5 GHz, vai desfrutar de uma conexão sem fio de ótima qualidade.
Detalhes completos sobre o hardware
Apesar de ser pequeno, o modelo HP ProDesk 400 G6 tem uma configuração que rivaliza tranquilamente com qualquer desktop de tamanho normal para uso corporativo.
A CPU é de décima geração, um Core i7-10700T com 8 núcleos, 16 threads e 16 MB de Cache.
Este é um dos processadores top de linha da 10ª geração desktop da Intel.
A memória RAM é de notebook e tem 8 GB do tipo DDR4. Ela opera em single-channel e tem 3200 MHz, porém como a décima geração dos processadores Intel limita o clock da RAM ela acaba operando em no máximo 2933 MHz. A GPU integrada é a UHD Graphics 630, velha conhecida de quem conhece processadores de desktop.
A GPU é bem básica, recomendada para tarefas mais simples ou jogos leves.
Armazenamento
O SSD M.2 é de 256 GB do tipo NVMe x4. As taxas de leitura são altas e as taxas de gravação ficam na média.
Upgrades
É possível fazer upgrade e adicionar até 16 GB de RAM, em dual-channel. O modelo ainda conta com um slot M2 de 2,5″ para HD ou SSD do tipo caixinha.
Áudio
Apesar do tamanho do aparelho ele conta com uma saída de áudio que fica posicionada na frente, do lado esquerdo. Como já era de se esperar, o áudio tem volume bem baixo e não tem muita qualidade, é para quebrar um galho mesmo e assustar você com o clássico “as definições de vírus foram atualizadas…“.
Desempenho em jogos
E agora vamos para os testes em games. Apesar da GPU integrada ser mais simples, como o processador é muito bom tivemos algumas taxas bem interessantes nos games casuais mais populares. Testamos tudo na resolução HD 1366 x 768 pixels.
O clock do processador, que em teoria pode atingir 4.50 GHz, nos games ficou na faixa de 3.70 GHz e alcançou picos de 4.00 GHz, indicando que não devem existir muitas travas de desempenho impostas pela fabricante.
FIFA 2021
The Sims 4
GTA V (Grand Theft Auto 5)
CS:GO (Counter-Strike: Global Offensive)
Fortnite
Testes de desempenho (benchmarks)
Fizemos também diversos benchmarks que você pode conferir pelo link aqui na descrição, caso se interesse em saber a performance do ProDesk em renderização 3D.
Confira os resultados que o HP ProDesk 400 G6 407R5LA alcançou nos 4 testes padrão realizados pela nossa equipe:
Cinebench R15
- GPU: 54.04 fps
- CPU Multi-Core: 855 cb
- CPU Single-Core: 186 cb
Heaven Benchmark Full HD High
- FPS: 12.4
- Score: 312
- Min FPS: 5.0
- Max FPS: 28.6
GeekBench 5
- CPU Single-Core: 1203
- CPU Multi-Core: 3830
- Você pode conferir os resultados obtidos através deste link.
- GPU OpenGL: 5693
- Você pode conferir os resultados obtidos através deste link.
Render BMW (Blender)
- Tempo CPU: 7 minutos e 52 segundos
- Tempo GPU: 9 minutos e 52 segundos
Temperaturas e sistema de resfriamento
Saídas de ar
Falando agora de temperaturas, ficamos bem surpreendidos com os resultados deste HP ProDesk. Obtivemos 45º C em uso normal com frequências baixas e 75º C em boost (uso mais intenso).
Isso é incrível pois estamos falando literalmente de uma caixinha compacta com vários componentes trabalhando em alta performance, com apenas uma ventoinha para resfriar o pacote todo.
Vale a pena comprar um HP ProDesk?
Mas vamos lá, qual o nosso veredito? Estamos falando de um produto feito e pensado para uso profissional, seja para empresas que procuram um kit pronto para sua equipe sem muitas complicações, otimizando o espaço de trabalho, ou para o usuário que trabalha em casa em home office.
Pelo foco no mercado corporativo, o preço é um tanto elevado. Mas, a linha ProDesk da HP promete um grau de confiabilidade muito elevado, oferecendo recursos com o Windows PRO e processador da linha vPRO.
Acreditamos que o HP ProDesk 400 G6 alcançou seu objetivo, então se você procura um mini desktop eficiente, tanto em termos de performance, resfriamento e uma ótima gama de conexões, ele vai te servir perfeitamente.
Exibindo 2 comentários
Pelo fato de usar processador de desktop, seria possível fazer upgrade da CPU?
Olá, VanJunior. Sim, é possível fazer upgrade de CPU nele, pois o HP ProDesk é completamente desmontável e personalizável. Lembrando que o processo é bem mais delicado do que em um desktop comum pois as peças estão bem mais próximas. Abraços.