itleHoje trouxemos mais uma análise completa, desta vez o Review Notebook Dell XPS 13 9300, um dos notebooks ultrafinos mais refinados do mercado nacional quando o assunto é tecnologia de ponta e design de alto padrão.
Já fizemos o unboxing deste aparelho lá no nosso canal do Youtube e você pode conferir o vídeo completo por este link.
Buscamos neste review analisar muito mais do que a aparência e design premium do Dell XPS 13, demonstrando como é seu desempenho na prática e suas demais características.
O Dell XPS 13 9300 pode ser encontrado com 3 especificações, todas de alto nível. A versão que nós tivemos acesso vem com o Intel Core i7-1065G7, 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento em SSD do tipo NVMe Gen3x4.
Na parte da GPU integrada, temos a recém introduzida nos chips de 10ª geração: a Intel Iris Plus Graphics G7, que promete melhor desempenho do que as já conhecidas e um tanto desatualizadas Intel UHD Graphics.
Existem versões também com 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento em SSD ou 8 GB de RAM e 512 GB em SSD. A versão mais simples conta com o processador i5-1035G1. Obviamente, quanto mais avançada a especificação, mais caro ele fica.
Onde comprar o Dell XPS 13 XPS-9300-A30S?
Design e acabamento quase perfeitos?
O Dell XPS 13 está disponível na cor prata com toda a base do teclado na cor preta, gerando um contraste de cores bem interessante. No exterior existem versões com outras cores, mas no Brasil apenas essa está disponível por enquanto. Consideramos o visual dele bem moderno e elegante.
O chassi é feito de um único bloco de alumínio, esculpido via usinagem CNC em duas peças sólidas, por isso é mais durável. O cuidado é tanto que as bordas laterais, cortadas em diamante, são brilhantes e resistentes a arranhões.
A base do teclado possui acabamento em fibra de carbono, muito leve e praticamente não esquenta, o que é um ponto positivo para você que vai passar horas digitando em frente ao notebook. Na tampa, com acabamento fosco, temos apenas o logotipo da Dell, feito de uma única folha de aço inoxidável, cortada à laser.
Nas dimensões temos 1,48 cm de espessura por 29,6 cm de largura por 19,9 cm de profundidade. O peso fica próximo aos 1,2 kg, o que é muito bom para um notebook feito com materiais que garantem durabilidade e segurança.
Já assistiu ao unboxing deste modelo?
Veja como foram nossas primeiras impressões:
Tela 4K touchscreen com qualidade excelente
A tela do XPS 13 é definitivamente o sonho de todo fotógrafo, ainda mais a que acompanha esse modelo. Ela possui resolução 4K, Ultra HD+ e, além disso, é sensível ao toque. Já nas outras versões do XPS a tela é Full HD, sem touchscreen. Os painéis do XPS em suas duas resoluções estão vindo com 500 nits de nível de brilho, até 1800:1 de contraste e fidelidade de cores de 100% sRGB. Já a tela UHD+, desse aparelho, possui ainda a fidelidade de 90% na escala DCI-P3.
A tampa do aparelho é daquelas que abre facilmente com apenas um dedo e sua tela IPS tem ângulo de visão de 178°, acabamento brilhante e possui proteção Corning Gorilla Glass 6 ligada diretamente ao alumínio, tornando-a assim bem mais resistente. O fato do painel ser brilhante proporciona cores mais vivas, entregando uma experiência visual muito mais imersiva para ver filmes, séries, editar imagens e vídeos.
As bordas da tela são super finas, tendo apenas 4,6 mm de espessura em todos os lados, design chamado de InfinityEdge pela Dell.
Uma das mudanças em relação à geração passada é a proporção entre tela/corpo de 91,5%, com aproveitamento 7,8% maior. Lembrando que a proporção da tela é de 16:10 ao invés do tradicional 16:9, possibilitando um melhor aproveitamento vertical. Isso dá um total de 3840×2400 pixels nesta versão e 1920×1200 pixels nas versões mais “simples”.
Temos ainda tecnologias como o HDR e o Dell Cinema 2.0, recursos capazes de refinar e alterar a imagem da tela dependendo da preferência do usuário, que proporcionam qualidade de imagem superior para filmes, jogos e atividades profissionais.
- Resolução: Ultra HD+ 4K (3840 x 2400 pixels) Touchscreen
- Taxa de atualização: 60 Hz
- Tipo do painel: WVA (Wide Viewing Angle)
- sRGB: 100%
- DCI-P3: 90%
- Brilho: 500 nits
- Contraste: 1500:1
Teclado retroiluminado e touchpad grande
Agora vamos falar um pouco sobre o teclado do XPS, que infelizmente não veio para o mercado nacional no padrão brasileiro ABTN2. Ou seja, ele não tem tecla “cê-cedilha”, nem acentos e ponto de interrogação como estamos acostumados a usar.
A Dell fez um excelente aproveitamento de espaço com teclas relativamente grandes que vem no padrão edge-to-edge, ou seja, de borda a borda. A digitação é suave e com uma boa resposta graças às teclas baixas e silenciosas.
Um dos destaques fica por conta do leitor de impressões digitais junto ao botão de liga/desliga.
Como não poderia deixar de ser em um equipamento deste calibre, o teclado é retroiluminado na cor branca. A cor é bem homogênea, sem vazamentos, mas não possui ajuste de intensidade.
Já o touchpad aumentou em 17% em relação aos modelos da geração anterior. Ele é bem confortável, possui suporte aos drivers de precisão do Windows e tem uma textura bem suave ao toque, evitando deslizes e toques duplos graças ao grande espaço.
Portas e conectividade reduzidas, porém suficientes
Do lado direito temos uma conexão USB-C Thunderbolt 3 e um combo jack para fone/mic. Como esse notebook não possui conexões convencionais, recomendamos o uso de um dongle ou adaptador de USB-C para USB 3.1.
Você pode ainda utilizar um adaptador para Display Port e/ou HDMI para utilizar monitores externo.
Do lado esquerdo temos um leitor de cartões Micro SD e outra conexão USB-C Thunderbol 3 que também pode ser expandida utilizando um HUB/dongle para conectar outros acessórios, como mouse e teclado.
As duas conexões USB-C com Thunderbolt 3 permitem que você possa usar vários monitores externos e acessórios diversos.
Conectividade sem fio
Na rede sem fio temos os mais atualizados Wi-Fi 6 (802.11ax) e Bluetooth 5.1.
Detalhes completos sobre o hardware
Esse modelo chegou ao mercado nacional com processador Intel Core i7-1065G7, 16 GB de RAM e 512 GB de SSD do tipo NVMe Gen3x4.
Não estamos falando de um notebook gamer, mas nem por isso o desempenho dele é dos mais modestos, sendo bem interessante para quem quer trabalhar com renderização de vídeos, edição de fotos/vídeos ou projetos de arquitetura e engenharia.
Uma das curiosidades e novidades na décima geração da Intel é a GPU integrada Intel Iris Plus Graphics G7, que evoluiu não só no desempenho em jogos em relação às tradicionais UHD Graphics, bem como em tarefas que envolvem inteligência artificial, criação de conteúdo e decodificação de vídeo.
A memória RAM é do tipo LPDDR4X de 3733Mhz. Isso melhora o desempenho tanto nas tarefas mais básicas quanto nas mais pesadas.
Armazenamento SSD de alto nível
Segundo o teste que fizemos no Crystal Disk Mark, o SSD possui taxas de leitura de 3540 MB/s e taxas de escrita de 1742 MB/s. Ou seja, temos inicialização e abertura de programas extremamente rápidas.
As altas taxas de escrita são ótimas para quem precisa copiar arquivos de vídeo muito grandes, otimizando o tempo de trabalho.
Upgrades limitados
Infelizmente as possibilidades de upgrades são limitadas neste notebook, já que a maioria das peças, como a memória, vêm soldadas na placa-mãe. É possível trocar o SSD para ter uma maior capacidade de armazenamento, mas dificilmente alguém vai querer fazer isso, já que o que vem de fábrica já é bem rápido, do tipo NVMe Gen3x4, e mesmo nas versões mais básicas já temos 512GB de espaço.
De qualquer maneira, muito provavelmente você nem pense ou se preocupe em fazer upgrades, já que temos de fábrica uma configuração de ponta que dificilmente vai decepcionar em qualquer quesito.
Ficha técnica do Dell XPS 13 XPS-9300-A30S
- CÓDIGO DE BARRAS: 7899864934766
- COR / ACABAMENTO: Prata com acabamento em alumínio
- SISTEMA OPERACIONAL: Windows 10 Home
- PROCESSADOR: Intel Core i7-1065G7 (10ª geração) – 8 MB de cache
4 núcleos e 8 threads – de 1.30 GHz até 3.90 GHz - MEMÓRIA RAM: 16 GB LPDDR4X 3733 MHz – Não é possível expandir a memória
- RAM soldada: 16 GB
- Sem slots adicionais
- ARMAZENAMENTO (HD): Não possui HD / Não é possível instalar um disco rígido (HD)
- ARMAZENAMENTO (SSD): SSD de 1 TB M.2 PCIe NVMe / 1x slot já ocupado
- PLACA DE VÍDEO: Intel Iris Plus Graphics G7 / GPU do tipo integrada
- TELA: 13,4″ polegadas com resolução UHD 4K 16:10 (3840 x 2400 px) touchscreen / Painel do tipo WVA 60 Hz antirreflexo
- TECLADO: Layout padrão US International – Não possui teclado numérico / Retroiluminado em branco
- CÂMERA / ÁUDIO: Webcam com resolução 720p (1280 x 720 pixels) / 2 alto-falantes
- PORTAS:
- 2x USB-C Thunderbolt 3
- 1x Áudio combo jack (fone/mic)
- Não possui rede RJ-45
- 1x Leitor de cartões
- Não possui drive de CD/DVD
- REDE / CONECTIVIDADE: Não possui placa de rede com fio / Wi-Fi (wireless) Wi-Fi 6 (802.11ax) / Bluetooth 5.1
- ENERGIA: Bateria de 4 célula(s) – 52 Wh / Adaptador de energia (carregador) de 45 Watts
- DIMENSÕES / PESO:
- Espessura: 1,48 cm
- Largura: 29,6 cm
- Profundidade: 19,9 cm
- Peso: 1,27 kg
Áudio
O áudio do Dell XPS 13 9300 é um dos pontos mais surpreendentes deste notebook. Apesar de ser um ultrafino, temos uma excelente qualidade sonora com volume alto e graves/agudos bem nítidos. entregando um som “cristalino”. Isso em parte se deve ao posicionamento dos alto-falantes: dois nas laterais e um centralizado na parte superior da palmrest, próxima à tela.
Devido a esse posicionamento, temos uma boa divisão entre graves e agudos, com fidelidade de sons muito boa. A combinação da excelente tela com o volume alto e fiel proporciona uma excelente máquina para consumir filmes e mídias diversas.
Desempenho em jogos
Devido a Intel Iris Plus Graphics G7 ser uma placa integrada de baixo consumo, não recomendamos tentar rodar jogos na resolução 4K, pois dificilmente seria possível alcançar ao menos 30 FPS na maioria dos jogos. Para melhores resultados, então, fizemos todos os testes na resolução Full HD, em 1080p.
FIFA 2020
The Sims 4
League of Legends
GTA V (Grand Theft Auto 5)
CS:GO (Counter-Strike: Global Offensive)
PUBG Lite
Fortnite
Valorant
Testes de desempenho (benchmarks)
Fizemos também os testes sintéticos para ter uma ideia de qual seu desempenho com tarefas mais pesadas como renderização 3D ou edição de vídeos. Veja os resultados que o Dell XPS 13 XPS-9300-A30S alcançou nos testes padrão realizados pela nossa equipe:
Cinebench R15
- GPU: 51.20 FPS
- CPU Multi-core: 534 cb
- CPU Single-Core: 123 cb
Heaven Benchmark HD High
- FPS: 22.7
- Score: 571
- Min FPS: 6.9
- Max FPS: 51.2
GeekBench 5
CPU:
- Single-Core: 5171
- Multi-core: 19040
- Você pode conferir maiores detalhes sobre os resultados nesse link.
GPU:
- OpenCL: 40183
- Você pode conferir maiores detalhes sobre os resultados nesse link.
Render BMW (Blender)
- Tempo CPU: 13:16:48
- Tempo GPU: 15:00:77
Temperaturas e sistema de resfriamento
Saídas de ar
A refrigeração do XPS 13 deixa um pouco a desejar pelo posicionamento das saídas de ar, que são pequenas e ficam na parte de baixo do aparelho. Isso acaba gerando bastante calor mesmo se o notebook estiver sobre uma superfície plana. O ar acaba ficando sem ter por onde sair, pois as aberturas próximas da dobradiça são pequenas. Isso também gera mais ruídos, umas vez que as ventoinhas estão trabalhando com mais intensidade para refrigerar a máquina.
Devido ao fato dele ser um ultrafino e pesar apenas 1,2 kg notamos que o aquecimento, principalmente na região inferior, acontece em quase 100% do tempo em que utilizamos ele, mesmo em tarefas mais básicas como navegação e edição de texto.
Mesmo assim esse aquecimento não chega a ser tão incômodo, a não ser que você utilize ele no seu colo. Na parte do teclado, graças ao acabamento em fibra de carbono, o calor é praticamente imperceptível.
Bateria
Sua bateria possui 4 células com 52 Wh. A Dell faz uma estimativa de 18 horas de autonomia, mas nós sabemos que isso é bem relativo, então utilizamos ele tanto para trabalhos mais leves e também em tarefas mais pesadas como jogos e renderização.
Obtivemos números bem mais realistas mas não menos surpreendentes, já que no uso mais comum tivemos praticamente um dia de trabalho. Seguem os resultados:
- Mais alto desempenho e brilho máximo (jogando) – 2 horas e 10 minutos minutos
- Melhor duração de bateria e brilho em 50% (navegação e texto) – 7 horas e 40 minutos
- Modo econômico e brilho em 30% (vídeos YouTube) – 10 horas e 30 minutos
Então, o que achamos do Dell XPS 13 XPS-9300-A30S?
O XPS 13 chega para brigar com os grandes, sendo concorrente direto de outros ultrafinos como o Zenbook 14, o Yoga S740 ou o próprio Macbook Air. Mesmo com preços relativamente elevados, o Dell XPS cumpre o que promete ao trazer qualidade tanto no acabamento externo quanto em seu hardware de ponta.
Então, se você quer um ultrabook leve e fino com acabamento bem mais resistente do que a maioria nessa categoria, precisa de alto desempenho para trabalhar, quer uma ótima tela para aproveitar ao máximo as cores e definição, esse notebook foi feito para você.
Confira um resumos dos pontos positivos e negativos do Dell XPS 13 XPS-9300-A30S:
Pesquise notebooks por categoria
Faça parte dos nossos grupos de ofertas
Grupo ofertas de notebook no WhatsApp e Telegram – Descontos e cupons para comprar barato
Exibindo 20 comentários
Gostei do laptop.
Ultraportatil com boa bateria. Entretanto tive que trocar tela 2 vezes por defeito do produto, em 3 anos de uso
Olá, Cesar. Muito obrigado por compartilhar sua experiência de uso conosco. Abraços.
Eu comprei um e me arrependi bastante, comprei o modelo 4k com 1TB de SSD, mas sofri para fazer ele funcionar bem no Ubuntu. No Windows apesar do hardware ser bom, superaquece em questão de minutos, tudo fica meio travado. Eu uso para desenvolvimento de software e não recomendo, comprem um Latitude ou Vostro, não são tão finos, mas funcionam bem.
Obrigado pelo relato Filippo, agradecemos muito por compartilhar a sua experiência e dicas de uso com a gente. Abraços.
Comprei duas máquinas XPS 13 9300 e são muito ruins! Não recomendo!
Elas veem com problemas básicos como problemas de áudio, incompatibilidade com plataformas como google meet, zoom e a máquina por vezes só liga quando está ligada na tomada, mesmo com bateria suficiente.
Boa analise. Ficou faltando apenas uma coisinha,,rsrs,, Pelo mesmo valor do i5, você consegue pegar na dell outlet a versão mais parruda. Economia de quase 4 barão…compensa? E se vale a pena pegar uma maquina Pre owned…rs
Olá, Ernesto. Se você não tem problema em esperar vale a pena pegar a versão mais parruda com certeza. Abraços.
Olá.
Primeiramente, parabéns pela página e trabalho desenvolvido.
Em relação ao XPS 13 gostaria de uma opinião (mesmo que subjetiva): qual a melhor opção entre o novo Dell XPS 13 (agora com intel i7-11º, etc;) e o novo ASUS ZenBook 14 UX435EA-A5072T ?
Meu foco é portabilidade e confiabilidade aliado ao bom desempenho.
Grato!
Olá Rodrigo!
Dell XPS 13 9310
ASUS ZenBook 14
É difícil dizer, os dois modelos são concorrentes entre sí e possui características próprias. Eu particularmente sou mais fã do Dell. O preço de cada um pode influenciar também na sua escolha.
Abraço.
Olá!! Excelente matéria sobre o XPS.
O que vocês acham…. melhor comprar o XPS com i7 de decima geração, ou esperar pelo lançamento do XPS com o i7 de décima primeira geração???
Obrigado!
Olá, Vagner. Se você tem tempo e dinheiro e não precisa de um notebook novo urgentemente talvez valha a pena esperar, mas vale lembrar que os estoques estão bem escassos, especialmente em relação a lançamentos.
Olá! Aproveitando a análise, gostaria de fazer 03 perguntas.
A primeira: consta no texto que “O fato do painel ser brilhante proporciona cores mais vivas, entregando uma experiência visual muito mais imersiva para ver filmes, séries, editar imagens e vídeos”. Acredito que a tela não é espelhada (glossy). Contudo, seria uma tela antirreflexo diferenciada, lisa, possuir a tecnologia anti-smudge, é isso?
A segunda é referente aos 8GB de memória RAM do S740. Sendo a memória soldada, mas possuindo alta frequência (presume-se que isso seja, em tese, positivo para o desempenho da máquina), faria muita diferença 8GB para 16GB para quem apenas deseja usufruir das funções básicas do notebook – ler, escrever, navegar, assistir a vídeos e filmes, utilizar programas leves? Pergunto isso tendo em consideração longo lapso temporal. Em outras palavras: adquirindo o Lenovo Yoga S740 para os usos que citei, o notebook seguramente duraria bons anos (+ de 5, pelo menos!) mesmo com o advento de novos sistemas operacionais mais pesados?
A terceira pergunta é de resposta livre, mais subjetiva, aos redatores e faz coro com a do colega Felipe: na opinião de vocês, entre o Lenovo Yoga S740 versão i7 num valor promocional de R$6.600,00 a R$6.800,00 (à vista), e o Dell XPS versão A30S aqui analisada num valor promocional de R$8.800,00 a R$9.000,00 aproximadamente, qual notebook escolheriam?
Obrigado!
Olá Leonardo!
Pergunta 01 => Eu não posso garantir com certeza absoluta, mas é para os 3 modelos XPS 13 9300 possuirem sim a tecnologia Anti-Smudge.
Pergunta 02 => Essa é um pouquinho mais complicado de responder. Eu acredito que para o seu uso, 8 GB de RAM hoje ou daqui 5 anos vai dar conta do recado. Porém é subjetivo isso, pois tanto você pode mudar seu uso, quanto a tecnologia pode mudar bastante. É uma pena o Yoga S740 não permitir esse upgrade.
Pergunta 03 => O Yoga S740 é um excelente compacto ultrafino. Não é a toa que ele é um dos mais vendidos em 2020. E o preço dele é atraente. O Dell XPS 13-9300-A30S beira a “perfeição” de um notebook, especialmente pela sua qualidade de tela. No entanto, o preço assusta. Para o seu uso, o yoga S740 vai dar conta do recado. Agora, se você não estiver com medo de gastar, o Dell ja te oferece 16 GB RAM e SSD de 1 TB + tela 4k…é uma “ferrari” na sua mão.
Abraço.
Olá,
Como de costume, ótima análise!
Estou desde o ano passado buscando comprar um “Ultrabook” pra usar no trabalho e tinha praticamente definido a compra do S740 (inclusive a partir de uma resposta de vocês). Mas agora, com o S740 saindo de linha (apesar de ainda estar em venda) fiquei em dúvida entre ele e o XPS13.
Poderiam me ajudar??? 😀
Meu maior problema no XPS13 é o teclado em inglês, meu note atual é assim e, apesar de já estar bastante acostumado, nunca mais pretendo comprar um tecado que não seja português.
Vi que existem VÁRIAS opções de teclado em português para o XPS13 à venda mas,
– Eu perco a garantia ao trocar o teclado?
– “Da dó” de trocar o teclado de um notebook novinho em folha né?!
No mais, vocês que já testaram os dois, qual sua opinião??
Meu uso vai ser pra trabalho (excel, powerpoint, muito whatsapp e e-mail (por isso do teclado em português) e alguma coisa de edição de imagem/vídeo)
Foco em portabilidade (viajo muito) e orçamento até +-R$10k
Olá, ambos os modelos são muito bons e vão dar conta bem do seu trabalho descrito, o ideal você fazer sua escolha baseada no seu gosto pessoal, com as informações que tem sobre. (é tudo questão pessoal)
Sobre o teclado acreditamos que não será fácil encontrar o modelo compatível exatamente com este novo modelo mais recente, a linha XPS é bem antiga e podem existir muitos teclados antigos. Verificar a compatibilidade é essencial.
e é bem provável sim que perca a garantia.
Olhando por esse lado tendo pra manter o S740 mesmo.
O teclado português pra mim hoje seria o grande diferencial.
Só mais uma comparação pra finalizar,
Qual sua opinião entre o S740 e o Inspirion 13 7000?
O S740 dá um banho no 7000, pois o sistema de refrigeração funciona de forma muito superior no YOGA, em desempenho gráfico este Lenovo é um dos mais potentes na categoria.
Modelo fora de linha… a versão atual é a 9310, com processador intel Tiger Lake da 11a geração.
Mas a DELL do Brasil ainda deve ter um estoque grande da versão 9300.
Muito bom o review.
Olá.
Interessante resenha. Obrigado pelas informações.
Vocês na verdade tiveram acesso ao modelo “top de linha”, que é o A30S. Esperava pelo menos uma tela espelhada (glossy) nesse notebook, ainda mais com tecnologia 4k. No caso, porém, me pergunto: considerando esse modelo “top de linha”, seria isso preciosismo meu ou uma tela antirreflexo nessas circunstâncias apresentar diferença de qualidade de imagem muito pequena, chegando até a ser similar ao de uma tela espelhada?
Abs!
Olá, Leonardo. Na verdade é uma questão de gosto. Telas espelhadas tendem a ter cores mais vivas e quentes, enquanto as telas antirreflexo são mais “pálidas” por assim dizer. Dependendo do ambiente onde você usa o notebook isso pode fazer muita diferença ou não. Muitas pessoas que trabalham com edição de vídeo e imagem preferem as telas brilhantes pelas cores mais realistas também. Enfim, é isso.