Review Dell Inspiron i14-5480-A30S nova série 5000 de 2019 (Vídeo Análise)

Chegou a vez de fazer uma análise da linha 5000 Inspiron i14 de 2019. Ou seja, temos o Review Dell Inspiron i14-5480-A30S. Fizemos um apanhado geral sobre os pontos positivos e negativos desse garoto e vamos apresentar a vocês com detalhes agora.

Compacto

modéstia a parte, consegue unir quatro pontos muito interessantes para quem quer um notebook mais refinado: ele é compacto, tem uma excelente tela Full HD IPS antirreflexo, ótima duração de bateria e um bom desempenho.

Design Notebook Dell 5480

Pra vocês terem noção do tamanho, estamos falando de 1,87 cm de altura, largura de 32,40 cm e profundidade de 23,20 cm, além de pesar apenas 1,4 kg.

Seu visual elegante, em plástico cinza, com a logo da Dell em prateado brilhante na carcaça trás uma combinação harmoniosa entre o teclado e as bordas da tela em preto no painel inferior, remetendo a sofisticação no design do produto.

Veja o primeiro vídeo

Temos o vídeo de Unboxing desse carinha, apresentando características mais externas e estéticas sobre ele, sugiro que vc assista a este vídeo também.

Unboxing Notebook Dell Inspiron i14-5480 (série 5000) de 2019

Agora, falando em termos mais técnicos, temos seguintes características: um processador Intel Core i7-8565U (8MB Cache, 1.8 GHz até 4.6 GHz), 8 GBs de RAM DDR4 e uma placa de vídeo MX 150 de 2 GB DDR5.

A versão que nós testamos, com código A30S, vem apenas com um SSD de 256 GB. Pode ser um problema se você precisa de muito mais espaço, mas a velocidade entregue pelo SSD na inicialização e abertura dos programas compensa em muito.


Notebook Dell Inspiron i14-5480-A30 com SSD –  Modelo 30 (Cinza ou Vermelho)

Dell Inspiron 5480

  • Processador Intel Core i7-8565U (8ª geração) 1.8 GHz até 4.6 GHz, 8MB Cache
  • Placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce MX150 com 2GB GDDR5
  • Armazenamento Unidade de estado sólido (SSD) SATA M.2 de 256GB
  • Memória RAM 8GB DDR4 2666MHz 
  • Tela LED Full HD de 14″ (1920 x 1080), IPS, bordas finas e antirreflexo
    botão ver na loja

 

 

 


Se você quiser mais espaço, pode optar por versões com 1 TB de HDD de 5400RPM e posteriormente instalar um SSD. Isso fica a critério do uso final que você vai querer fazer dele.

Tela de 14″ IPS

Como já mencionamos, um aspecto que ganha destaque no Dell 5480 é sua Tela Full HD IPS antirreflexo com bordas finas. A Dell fez um excelente trabalho, ao trazer um design compacto e conseguir colocar uma tela de 14”, com qualidade em tão pouco espaço.

Como estamos falando de um notebook intermediário, se você quer trabalhar com edição de imagens ou audiovisual em geral, pode tirar um bom proveito desse menino. Se quer apenas relaxar e assistir um filme, também vai ter uma boa experiência.

Tela Notebook Dell Inspiron 14 4580
Bordas podem ser consideradas “superfinas” ou “infinitas”.

Teclado e touchpad

Um dos pontos mais agradáveis nesse notebook é o teclado. Ele é retroiluminado e possui uma digitação bem suave, apesar de aparentar ser um teclado comum. Consegue uma boa média entre elegância e eficiência.

Apesar do conforto, alguns usuários podem se incomodar pelo fato dele ser mais compacto e não ter o teclado numérico. O padrão é ABNT 2 com cê-cedilha e ponto de interrogação ao lado do shift direito.

Tela Notebook Inspiron 5480

O touchpad pode parecer um pouco áspero e duro nos primeiros dias de uso, mas, após se acostumar, você irá notar que ele fornece mais precisão justamente por essa rigidez. O tamanho total é pequeno, acompanhando o conjunto da obra.

Áudio

Talvez aqui tenhamos o ponto mais frágil dessa máquina, mas já era de se esperar devido ao seu tamanho reduzido, o implica numa redução da caixa acústica e alto-falantes em geral.

A reprodução sonora acabou ficando muito média e aguda, além do volume baixo, um problema causado pelo tamanho compacto do aparelho. Recomenda-se o uso de fones se quiser ter uma experiência mais satisfatória em jogos ou filmes.

Notebook Dell Inspiron i14 5480-A20S

Entradas

  • Do lado esquerdo temos: 1 porta USB 3.1 Type-C com suporte a DisplayPort, 1 porta HDMI 1.4a e 2 portas USB 3.1 . Já, do lado direito, temos um conector RJ-45, uma porta USB 2.0 e um Leitor de cartão de mídia: 3 em 1 (SD, SDHC e SDXC)
  • Para conexão sem fio, temos Wireless 802.11ac + Bluetooth 1×1 + Placa de rede Gigabit Ethernet (10/100/1000).

Bateria

Outro ponto, comentado inicialmente, muito útil para quem necessita de autonomia, trabalha, estuda e passa muito tempo fora de casa, é a duração da bateria: em nossos testes chegamos a 6 horas no modo econômico.

niveis de bateria do notebook

Obviamente, se você exigir mais poder processamento e jogar alguns jogos, vai ter a duração reduzida drasticamente, mas para trabalhar com edição de texto, navegação e imagens, terá uma média de 4h a 3 horas.

Desempenho em Jogos

Fizemos os testes em alguns dos principais títulos de mercado, considerando sempre níveis gráficos médios nos ajustes para este tipo de equipamento.

  • GTA V – 40 a 50 FPS na qualidade normal a 1080p com quedas de até 30 FPS. Se você quiser quadros mais altos, terá que abaixar a resolução. As quedas de FPS provavelmente são causadas por superaquecimentos e baixo aproveitamento da CPU.

GTA V

  • League of Legends – 1080p em médio – Um dos mais jogados MOBAs da atualidade teve uma média de 60 FPS, com máximas de 90 a 80 FPS em momentos mais tranquilos. Um bom resultado pra quem gosta de jogar a sério.
  • CS GO – 1080p com tudo no baixo- Média de 45 a 60 FPS. O game fica dando quedas bruscas durante a partida, de 80 para 50 FPS, o que gera incômodos, ainda mais quando você precisa ter reações rápidas.
  • Fortnite em baixo a 1080p – 50 a 60 FPS com as configuração no médio.
  • PUBG Lite em baixo a 1080p – A versão modesta do PUBG, feita para rodar em computadores com pouco espaço ou com hardware de entrada rodou a 40-50 FPS com quedas de até 30 FPS.

Observações – As teclas WASD esquentam bastante durante a jogatina. Pode incomodar alguns usuários, mas é natural, pois não se trata de um notebook gamer, e sim um notebook profissional.

Os coolers funcionam de maneira ininterrupta em alguns momentos de mais stress, mesmo depois de fechar as aplicações pesadas, mostrando que há uma dificuldade do Dell 5480 em administrar o resfriamento interno.

Thermal Throttling (limite de aquecimento)

Infelizmente o laptop apresentou claros sinais de Thermal Throttling, com altas temperaturas da CPU, acima de 90ºC com quedas bruscas de desempenho.

Isso acontece porque o sistema “força” abaixar a frequência da CPU no meio do jogo, na intenção de abaixar as temperaturas de forma abrupta.

A questão é que isso não resolve o problema, já que a temperatura volta a ficar alta pelo stress, causando uma instabilidade muito grande durante as partidas.


Benchmarks

Cinebench 15

C4D

  • CPU-Multi-core : 567 cb
  • Single-Core: 158 cb
  • OpenGL: 96.35 FPS

 

Heaven Benchmark (1366×768)

Heaven Benchmark

  • FPS: 27.0
  • Score: 680
  • Min FPS: 6.8
  • Max FPS: 150.4

GeekBench 4

Logo AMD A10

CPU:

Core i5

  • Single-Core: 4890
  • Multi-core: 14713

Para informações mais completas, acesse este link do Geekbench.

GPU:

NVIDIA

  • OpenCL: OpenGL Score: 47665
  • Para informações mais completas, acesse o link aqui

 

Blender (Render BMW):

Blender

  • CPU Tempo: 17:04:74 min
  • GPU Tempo: 17:11:78 min

 

 


Opções com Linux

Para quem gosta deste sistema operacional ou simplesmente quer economizar pagando menos, os modelos com com o código U trazem esta opção.

Lembrando que sim é possível trocar de Linux para Windows conforme sua necessidade.

Notebook Dell Inspiron i14 5480 linux com placa dedicada e MX150veja lista completa de notebooks indicados

Vale a pena comprar?

O Dell Inspiron i14-5480-A30S está saindo por uma média de 4 a 5 mil reais no mercado brasileiro atualmente. Acaba sendo um intermediário de valor mais elevado pelos detalhes mais premium como tela, teclado e tamanho portátil.

É um bom notebook se o seu uso for mais mediano e se você prioriza esses pontos fortes que ele possui. Mas fica limitado nos detalhes de aquecimento.

Agora, se você está pensando numa relação de custo-benefício e precisa de mais desempenho, talvez ele não seja pra você.

Podemos encontrar notebooks gamers na mesma faixa de preço com desempenhos superiores a ele, inclusive da própria Dell como a linha G3 ou de outras marcas. Claro que aí é meio que outra categoria, gamers são grandões.

Conectividade Dell Inspiron 14 5480botão ver na loja

Gostou do Unboxing Notebook Dell Inspiron i14-5480? Deixe seu comentário

Ou daria pra avaliar o modelo irmão da Série 7000 que é mais avançado em alguns pontos com acabamento.

Mas e aí? O que você achou? Ele é para o seu perfil? Comenta aí.


Mais notebooks recomendados

Veja os melhores notebooks em oferta neste ano de 2019 na lista especial:

banner Melhor notebook 2017 para comprar brasil mês

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. mario filho disse:

    Esse notebook é maravilhoso! Tem “motor” e é compacto: quase do tamanho do samsung flash, que é manco.
    O único problema é que não há incentivo nenhum pra levar esse modelo em comparação com o de 15 polegadas. O último é em geral 100 reais ou menos mais caro, apenas. Aliás, as duas versões (14 e 15) subiram de preço de três meses pra cá!
    Eu pretendo pegar um pela portabilidade (ando com um 7567 nas costas e é complicado) Vou esperar a black friday mas tenho a sensação de que o preço não vai melhorar muito! 2.800,00 com windows seria ótimo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *