O Dell G3 3590 apresentado neste review está fora de linha, porém é possível ver outros modelos gamer da marca Dell através deste link.

Saiu o tão esperado resultado dos testes feitos com uma das linhas mais populares de notebooks gamer da atualidade, os Dell G3 3590! O modelo específico que nossa equipe teve a oportunidade de testar foi o Dell G3 3590-M20P, ou equivalente ao A20P com melhor custo benefício, que vem equipado com um I5-9300H e uma GTX 1650.

Em comparação com a linha anterior, de código Dell G3 3579, estes novos modelos tiveram uma boa renovação, desde a aparência até o hardware, que agora conta com processadores Intel da 9ª geração.

Se ainda não viu nosso vídeo de unboxing com nossas primeiras impressões, dá um play para conferir mais detalhes!


Acabamento e Design do Dell G3 3590

A Dell, como sempre, manteve um visual mais discreto na nova linha G, com traços mais sóbrios e cores menos chamativas que alguns concorrentes. Sua carcaça é toda em plástico, mas tem um acabamento mais caprichado se comparado com a versão anterior. É bem robusto e não passa aquela sensação de “notebook barato“.

Dell G3 3590 Acabamento Detalhes Azul

NOTEBOOKS GAMER DELL

Nós analisamos um modelo na cor preta, mas os notebooks da família Dell G3 também podem ser encontrados na cor branca, porém apenas nas versões mais completas que são as com o código 30.

Mais uma vez a Dell apostou nos detalhes em azul, pois teve boa aceitação do público e não se mantém aquele padrão de notebooks gamer com traços agressivos e detalhes em vermelho.


Design e acabamento

O novo G3 tem um visual muito caprichado, com detalhes em azul em volta do notebook, no touchpad, nas marcações das portas e até nos pés de apoio, que foi algo que nos surpreendeu, pois poucos modelos dão atenção à tampa inferior.

Dell G3 review detalhe logotipo tampa

Já sua logo é um tipo metalizada, com uma espécie de pintura camaleão que varia de azul para verde dependendo do ângulo que se vê, o que caiu muito bem com a tampa em material preto fosco, com uma leve textura, que inclusive praticamente não deixa marcas de dedo.

Dobradiça

O novo Dell G3 conta com dobradiça centralizada, o que o deixa com uma aparência mais bacana, porém deve-se tomar cuidado ao manusear, pois esse tipo de dobradiças apresenta maior risco de danos se forçadas ou manuseadas de forma brusca.

teclado do notebook Dell G3 para jogos

Teclado e touchpad

A primeira coisa que reparamos no teclado do novo G3 é que possui padrão internacional, ou seja, não tem tecla “Ç”. Isso pode ser um ponto negativo para algumas pessoas, mas nada que não dê para se habituar a usar.

Suas teclas são macias e precisas, a experiência tanto para digitar quanto em games foi muito boa. Ele conta também com teclado numérico, o que é um ponto positivo para quem pretender adquirir um para uso profissional.

Dell G3 review telado e touchpad

Retroiluminado em azul

Seu teclado é iluminado com LEDs na cor azul, o que deixa o notebook com uma aparência muito bacana porém pode gerar certa fadiga na vista em locais com pouca iluminação, pois a cor azul não é a ideal para descanso dos olhos.

Touchpad

Seu touchpad tem uma resposta razoável e um clique pesado, então em nossa opinião ele serve bem apenas para uso simples, não irá apresentar um resultado muito bom para usos profissionais como edições de imagem, vídeo ou modelagem 3D, assim como games.

Existem usuários que até preferem um touchpad mais pesado, por passar uma impressão de mais resistente. De qualquer forma, usuários de notebooks gamer costumam usar mouses especiais, e o touchpad acaba sendo um detalhe de menor importância.


Áudio

O novo G3 vem com dois alto-falantes com áudio 3D Nahimic, posicionados na parte frontal do notebook e que entregam um bom volume, mas deixaram muito a desejar pela falta de graves e uma distorção em algumas frequências.

Isso é algo comum em notebooks simples, mas não é algo esperado em notebooks nessa faixa de preço e voltados ao mercado gamer. De qualquer forma, o uso de headsets é muito comum entre este público, substituindo a necessidade de bons alto-falantes.


Tela Full HD IPS

O painel é de 15.6″, Full HD com painel IPS e tem um excelente campo de visão e qualidade, principalmente para uso simples do dia a dia e entretenimento (filmes, séries e games).

Dell G3 review tela Full HD IPS

Mas, para quem quer uma máquina para uso profissional em trabalhos com edição de imagens e vídeos, vale a pena investir em algum notebook com qualidade de tela melhor, pois seu brilho e fidelidade de cores não é tão bom para essas finalidades.

Seus alguns dados técnicos adicionais sobre a tela:

  • sRGB – 62%
  • aRGB – 46%
  • Brilho – 210 Nits
O Dell G3 3590 apresentado neste review está fora de linha, porém é possível ver outros modelos gamer da marca Dell através deste link.

Portas e conexões incluindo DisplayPort

Em questão de conexões ele não deixa a desejar, possui entrada de energia com LED para indicar o carregamento, uma USB-C, nos modelos com GPU da série 16 essa entrada também oferece DisplayPort, um HDMI, USB 3.0, RJ-45 e um áudio combo no lado esquerdo (fone + microfone).

Já no lado direito conta com entrada de cartão SD, duas USB 2.0 e trava de segurança.

Dell G3 3590 Portas Conectores Slots


Configurações do Dell G3 3590 do modelo testado

Como já dito anteriormente, o modelo que usamos nos testes foi um Dell Gamer G3-3590-M20P, que conta com a seguinte configuração:

  • PROCESSADOR Intel Core i5-9300H (especial série H) 9ª geração (2.4 GHz até 4.1 GHz) cache de 8MB
  • PLACA DE VÍDEO dedicada NVIDIA GeForce GTX 1650 com 4GB de GDDR5
  • MEMÓRIA RAM de 8GB DDR4 2666MHz (4GBx2)
  • ARMAZENAMENTO SSD 128GB (M.2 PCIe NVMe) + HD 1TB (5400 RPM) híbrido
  • TELA 15” Full HD IPS (1920 x 1080), anti reflexo borda fina
  • TECLADO Retroiluminado – Inglês internacional (sem “Ç”) numérico/ Windows 10 Home
  • DIMENSÕES Altura: 2,16 cm x Largura: 36,5 cm x Profundidade: 25,4 cm
  • PESO 2.34 kg

Upgrades

Para a versão do Dell G3 que utilizamos os upgrades que podem ser feitos são o aumento de memória RAM, pois ele reconhece até 32GB 2666 MHz e caso sinta falta de espaço, o SSD M.2 pode ser substituído por um maior, pois o G3 conta apenas com um slot M2.

Vale lembrar que a versão mais simples, com a GTX 1050 não vem com SSD de fábrica, já todas as outras versões acompanham um SSD M.2 PCIe, mas ele também é compatível com o padrão M.2 SATA.

Para acessar seu interior basta soltar os 10 parafusos da tampa inferior e removê-la com a ajuda de uma palheta ou cartão, dessa forma você já irá ter acesso aos componentes internos, como slot de memória RAM, slot M.2, bateria, HDD e os coolers.

Dell G3 3590 Inferior Tampa Detalhes

Quantos parafusos, hein? Parece algo chato e difícil de fazer, mas na prática é bem simples e fácil.

Sobre os coolers, recomendamos de tempo em tempo fazer uma limpeza simples, como por exemplo passar um pincel limpo para remover excesso de poeira que possa ficar acumulada entre as pás dos coolers.

O Dell G3 3590 apresentado neste review está fora de linha, porém é possível ver outros modelos gamer da marca Dell através deste link.

Desempenho e bateria do Dell G3 3590

Para uso comum ele não apresentou problemas com travamentos ou altas temperaturas, seu SSD faz o notebook fluir muito bem e sua bateria entrega em torno de 3 horas de duração para uso leve, como navegar na internet, ver vídeos e ouvir música.

Painel de controle especial

Ele veio com o Alienware Command Center instalado e funcionando! Pra quem não conhece esse é um aplicativo da linha gamer premium da Dell, a Alienware, que serve para monitorar as frequências, temperaturas e uso do processador, GPU e memória RAM, assim como as ventoinhas.

Com ele também é possível editar e criar perfis de usuário visando mais performance ou duração de bateria, assim como perfis de áudio, onde você pode configurar diferentes equalizações que sejam mais compatíveis com seu uso.

Dell G3 3590 Aberto Dentro Upgrades

Fizemos os testes em com os perfis térmicos já pré-definidos no Alienware Command Center, mas as diferenças nos resultados foram mínimas, então mantivemos o perfil equilibrado, pois esse se adequa melhor conforme seu uso, mantendo as temperaturas na média sem gerar desconforto acústico pelas ventoinhas.

Cada ajuste pode afetar a duração

Detalhando mais sobre a bateria, nosso resultado citado acima com duração em torno de 3 horas foi obtido com a bateria em modo de economia de energia, brilho da tela em 50%, luz do teclado desligada e usando o notebook para navegar na internet e assistir vídeos, já com o modo normal da bateria o resultado foi de aproximadamente 2h40.

Em uso intenso, no caso em games, a duração caiu para aproximadamente 50 minutos, sendo que nos últimos 10 minutos a performance piorou muito.

Considere a tomada em uso pesado

Vale lembrar que como todo notebook gamer é recomendável ele estar plugado na tomada quando se estiver jogando ou utilizando algum software muito pesado. Caso contrário ele irá automaticamente limitar a performance para tentar entregar um pouco mais de duração de bateria.


Agora a resposta que todos esperam, qual o resultado nos games?

Agora vamos aos resultados nos games testados, lembrando que é uma média de frames por segundo, podendo oscilar para mais ou para menos dependendo da temperatura do notebook, quantos programas estão abertos ao mesmo tempo, diferença em alguma das configurações etc.

Dell G3 3590 Jogo Tela Painel

CONHEÇA OS GAMER DELL

Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO)

Esse game, tão famoso e jogado por muitos tem a fama de ser um jogo leve, então como já esperado rodou muito bem no Dell G3.

Fizemos os testes com seus gráficos em 3 configurações, todas com a resolução em 1080p, e os resultados foram os seguintes:

  • Baixo – 230 fps
  • Médio – 200 fps
  • Alto – 160 fps

Apex Legends

Apex Legends roda nessa placa de vídeo?

Esse é um novo game do conceito Battle Royale que tem se popularizado nos últimos meses, seus resultados foram bons também, com taxas de frames nas seguintes médias:

  • Baixo – 90 fps
  • Alto – 55 fps

Fortnite

Fortnite roda nessa placa de vídeo?

Outro Battle Royale bastante popular, que também teve excelentes resultados.

  • Baixo – 220 fps
  • Médio – 170 fps
  • Alto – 95 fps
  • Épico – 75 fps

PUBG e PUBG Lite

PUGB (PlayerUnknown's Battlegrounds) roda nessa placa de vídeo?

PUBG Lite roda nessa placa de vídeo?

Os Battle Royale mais jogados no momento, o famoso PUBG e seu novo irmão menos exigente com PCs, o PUBG Lite.

Eles não foram problema para o novo Dell G3, rodando com as médias de FPS apresentadas abaixo.

À esquerda os resultados se referem ao PUBG da Steam e na direita ao PUBG Lite, fizemos os testes nas duas versões mas dando mais atenção ao PUBG Lite, visto que sua base de players tem crescido muito nos últimos meses.

  • Muito baixo – 95 / 220
  • Baixo – 80 / 200
  • Médio – 70 / 180
  • Alto – 60 / 160
  • Ultra – 50 / 120

Aquecimento do processador? Sim, o Dell G3 3590 esquenta.

Esperávamos que a Dell tivesse melhorado a refrigeração do novo G3, mas infelizmente não tivemos resultados tão bons, em games o processador fica na faixa de 95°C, com vários picos a 100°C.

Dell G3 3590 Refrigeracao Temperaturas Undervolt

Após um tempo jogando o notebook automaticamente reduz um pouco a velocidade do processador para entregar temperaturas um pouco melhores, nessa situação a média ficou em torno de 90°C e não foi sentida nenhuma perda de desempenho após essa redução do processador.

Também não tivemos muitos problemas de pequenos congelamentos durante os jogos devido a temperatura, os poucos que ocorreram foram em casos bem distintos.

Ele possui o modo de “alto desempenho”, o que sinceramente não apresentou resultados melhores, pois ao mesmo tempo que ele acelera as ventoinhas ele reduz aquela ‘limitação do processador’, então de resultado final o que temos são temperaturas mais altas e mais barulho de ventoinhas, portanto, não achamos que compense usar esse modo.

Mas apesar das temperaturas apresentadas nos testes, como já dito antes, não tivemos queda de desempenho perceptível, muito menos desconforto ao utilizar o notebook, pois seu calor não é transferido para a carcaça, como ocorre em alguns notebooks gamers de outras marcas, que chega a ficar difícil digitar na região central do teclado.


E que tal um Undevolt no processador?

Para usuários mais avançados que jogam games mais pesados ou pretendem fazer uso intenso com softwares de modelagem 3D ou renderização de vídeos recomendamos fazer um Undervolt no processador, pois isso gera um bom ganho de temperaturas.

Nos testes que fizemos, utilizamos o Intel Extreme Tuning Utility, que nos gerou uma redução de temperaturas em aproximadamente 10°C com as configurações que conseguimos. Vale lembrar que esse processo não resulta em nenhuma perda de desempenho do processador e nenhum tipo de risco.

Para os usuários mais novos, que não estão familiarizados com esse processo, fiquem tranquilos, pois em breve faremos um post e vídeo com um tutorial bem completo explicando passo a passo como conseguir melhores temperaturas e tirar o máximo de proveito do seu notebook.


Benchmarks do Dell G3 3590

Blender (Render BMW)

  • CPU – 7:26 minutos
  • GPU – 8:55 minutos

Cinebench 15

  • CPU Multicore – 680 cb
  • CPU Single Core – 167 cb
  • OpenGL – 90.48 fps

Conclusão

Pelos testes feitos com o Dell G3 3590 nós indicamos esse notebook para usuários que buscam uma boa performance a preços não tão altos, pois ele entrega muito bons resultados para jogos e uso profissional com um bom custo se comparado à outros com a mesma proposta.

Consideramos o áudio um ponto negativo, porém não achamos que isso seja muito relevante, pois hoje em dia a maioria das pessoas utilizam headsets ou caixas de som bluetooth, principalmente quem é do meio gamer.

MODELOS GAMER DELL

Quanto a tela, como já dito anteriormente, para quem pretende adquirir para uso simples, jogos e algumas edições de imagem e vídeo ela vai ser o suficiente, mas para uso profissional em trabalhos com imagem e vídeo ela deixa a desejar, devido a seu brilho e a não tão boa fidelidade de cores.

Confira um resumo dos prós e contras deste modelo:

Positivo

  • Bom resultado nos jogos
  • Estrutura robusta
  • Acabamento bem feito e discreto

Negativo

  • Tela simples para uso profissional
  • Som com certa distorção em volumes altos
  • Temperaturas altas em jogos

No geral as considerações finais sobre o Dell G3 3590 são positivas, dificilmente irá encontrar outro notebook nessa faixa de preço com esses resultados, pois apesar de ser considerado um notebook gamer de entrada, nós achamos que ele fica a um nível acima dos concorrentes da mesma categoria devido a seu custo e resultados apresentados no nosso review.


Fique por dentro dos nossos grupos de ofertas:

Grupo ofertas de notebook no WhatsApp e Telegram – Descontos e cupons para comprar barato