Review ASUS VivoBook X512FJ EJ228T e EJ225T Notebook com Geforce MX230 (Análise)

Desta vez faremos a análise de dois notebooks que estão chamando muita atenção por sua configuração, tela e acabamento, além do preço atrativo. São os Review ASUS VivoBook X512FJ EJ228T e o modelo EJ225T.

Lançados recentemente no mercado brasileiro. Disponíveis nas cores prata e cinza escuro, a principal diferença entre esses modelos é o processador: o i5 8265U e o i7 8565U.

Concorrendo com notebooks com o Lenovo S145, a linha Dell i15 5000 e os Acer Aspire 5, um dos atrativos dessa máquina é a sua visível beleza, leveza e acabamento. Vem conferir os detalhes com a gente.

Acabamento e design

Os dois modelos, a primeira vista, são praticamente idênticos em termos de acabamento e design, mas possuem diferenças nas cores e processadores.

O modelo EJ228T é prateado, enquanto o EJ225T é cinza escuro. As teclas seguem também as mesmas cores da carcaça.

Lembrando que explicamos mais detalhes externos deles no vídeo de unboxing:

Os dois  possuem um visual moderno, leve e compacto, característica que permanece na linha Vivobook de maneira cada vez mais aprimorada, sendo bem charmoso e elegante.

A versão prateada chamou um pouco mais a atenção por lembrar um pouco o acabamento de alumínio, mas ambos são feitos de plástico. A versão cinza, não deixa de ser bonita mas pode transparecer um pouco mais simples.

saiba mais aqui

Talvez o design seja um dos pontos mais fortes dele, juntando o fato de ser leve, tendo apenas 1,7 kg. Se você faz questão de juntar performance e qualidade visual, a versão prateada, EJ228T, não vai te decepcionar.

Entradas

  • Do lado Esquerdo temos 2x portas USB 2.0 tipo A e os LEDs que indicam carregando e ligado.
  • Lado Direito 1x entrada carregador, 1x USB 3.1 Type A (SS) | 1x HDMI – 1x combo fone/microfone | 1x USB3.1-Type C(Gen1) | 1x Cartão Memória Mini SD.

tampa prata e dobradiça do ASUS notebook VivoBook 15 X512FA

Ele não tem o furo para trava Lock e continua sem a porta de rede RJ 45. E a marca até lançou seu próprio adaptador USB para RJ 45 preço o preço não é tão acessível.

Teclado

O teclado é do tipo ABNT2, com Ç do padrão brasileiro. Essa é uma dúvida grande que surge entre nossos leitores.

Ele não tem a tecla de interrogação ao lado do shift direito. Para usá-la, é necessário apertar Alt + W, como nos teclados de padrão americano, mas ele possui os acentos da ABNT2.

A digitação é mais rígida e as teclas são um pouco altas, necessitando de um pouco mais de força, o que é uma questão de costume e particularmente não nos incomodou.

NOTEBOOK ASUS VivoBook-X512FJ-EJ228T MX230 Full-HD

A única coisa que pode incomodar é que na versão prateada, fica difícil enxergar os caracteres das teclas, que também são na cor cinza, ficando com menos contraste que o mais escuro.

O touchpad, de tamanho médio, tem resposta precisa e um bom espaço de uso, tendo um toque macio e um deslizamento suave, além dos cliques bem definidos, não sendo nem um pouco barulhento.

Tela

Esse talvez seja um dos pontos mais polêmicos nesse notebook. Apesar de possuir resolução Full HD com antirreflexo, a tela de ambos os modelos não possui IPS, que proporciona melhor reprodução de cores e nitidez em até 180º.

ASUS VivoBook X512FJ Core-i7 MX230 Full-HD novo

botão ver na loja

A fabricante já anunciou que serão lançados modelos mais completos com tela Full HD IPS, então nos resta aguardar a chegada deles, o que deixaria a linha X512FJ bem mais atrativa.

Esse é um aspecto negativo, já que a versão anterior dele, o Asus Vivobook X510UR-BQ291T vinha com tela IPS.

Esse corte de custos provavelmente foi feito para investir em outros componentes, como a placa dedicada e os processadores de oitava geração. Ou seja, temos novamente, o velho Painel TN no mercado intermediário brasileiro.

O Painel TN, pra quem não sabe, em um breve resumo, é a chamada “tela fosca”. Ela possui menos ângulo de visibilidade e cores mais “chapadas”.

Apesar disso, dá pra considerar um avanço as telas já estarem chegando na resolução Full HD, já que outros notebooks da concorrência, como o recém lançado Lenovo S145 segue a mesma fórmula.

ASUS VivoBook X512FJ-EJ227T Core-i7 MX230 Full-HD Cinza novo

Destaque para a leve inclinação na parte de baixo dada pelo design da dobradiça da tela, chamada pela Asus de Ergo Lift, proporcionado melhor circulação de ar, evitando assim, de forma inteligente, o aquecimento e ajudando na inclinação para digitação.

Outra vantagem do painel está no acabamento chamado Nano Edge, com as bordas mais finas da categoria, que conferem um charme especial ao modelo.


Configurações

Ambos tem 8 GB de RAM DDR4, uma MX230 de placa dedicada, 1 TB de armazenamento e Tela Full HD (que não, não é IPS, infelizmente).

Algumas pessoas podem argumentar que, se você quiser um notebook com mais longevidade ou mais forte, ter o CORE i7 seria uma vantagem.

Mas por cerca de R$ 500 reais de diferença (ou até mais em alguns casos) você tem uma performance muito próxima e sólida com o i5 8265U, podendo fazer os mesmos upgrades.

ASUS VivoBook X512FJ-EJ225T | Cinza Escuro (Core i5)

Asus VivoBook Asus Notebook X512FJ-EJ225T Core i5 no Vale a pena

  • PROCESSADOR Intel Core i5 8265U de 8ª geração (1,6 GHz até 3,9 GHz) 6 MB Cache
  • MEMÓRIA RAM 8 GB DDR4 Até 2400 MHz SDRAM (8 GB Offboard)
  • PLACA GRÁFICA dedicada NVIDIA Geforce MX230 Memória de Vídeo 2GB VRAM GDDR5
  • ARMAZENAMENTO HD de 1 TB (5400 RPM) SATA
  • TELA 15.6″ Full HD (1920×1080) 60Hz Painel antirreflexo (16:9) level 45% NTSC
    saiba mais aqui

 

 

 


Review ASUS VivoBook X512FJ EJ228T | Prata Metálico (CORE i7)

ASUS VivoBook X512FJ-EJ228T notebook-

  • PROCESSADOR Intel Core i7 8565U de 8ª geração (1,8 GHz até 4,6 GHz) 8 MB Cache
  • MEMÓRIA RAM 8 GB DDR4 Até 2400 MHz SDRAM (8 GB Offboard)
  • PLACA GRÁFICA dedicada NVIDIA Geforce MX230 Memória de Vídeo 2GB VRAM GDDR5
  • ARMAZENAMENTO HD de 1 TB (5400 RPM) SATA
  • TELA 15.6″ Full HD (1920×1080) 60Hz Painel antirreflexo (16:9) level 45% NTSC
    saiba mais aqui

 

 

 


Vamos focar nos detalhes e discutir os pontos positivos e negativos de cada modelo.

Mas o i5 não dá gargalo com a MX230? 

Quando o assunto é jogos em notebooks, um fator a ser levado em conta é se o conjunto como um todo, especialmente em relação ao processador e GPU dedicada, estão no mesmo nível.

Caso a placa dedicada seja muito superior ao processador, ou o vice-versa, você não vai extrair 100% da performance de ambos.

Asus VivoBook X512FJ-EJ226T Prata Core-i5 MX-230-Full-HD

Neste caso, nossos testes em games provaram que mesmo o i5 8265U consegue levar a MX 230 a um alto nível dela sem perda de performance.

Então qual a resposta?

Você muito provavelmente não vai conseguir rodar jogos pesados, que usam muita CPU, como Watch Dogs 2 ou Battlefield V em notebooks intermediários, como é o caso do ASUS VivoBook X512FJ-EJ228T, devido a própria limitação da placa dedicada.

Os únicos games que realmente rodam de forma satisfatória e você tiraria proveito, neste caso, seriam o CS GO e o PUBG, mas essa diferença fica na casa dos 10 a 15 frames a mais em relação ao i5-8265U

Em notebooks intermediários, onde a maioria dos usuários vai jogar jogos leves e usar para trabalho, a diferença é muito pequena.

saiba mais aqui

Desempenho em jogos

Em nossos comparativos, a versão com i5 8265U demonstrou em média, uma diferença de menos 10 a 15 FPS em relação ao i7 em jogos que necessitam de mais processador, como CS GO.

Já em jogos como GTA V e Fortnite, que focam seu uso mais na GPU e não na CPU, tivemos resultados bem semelhantes. Então vale dizer que a escolha entre um processador ou outro vai ser definido mais pela sua preferência de uso.

Então reforçando, não deixe de ver o vídeo complementar. Assim como o unboxing. Mais vídeos são mais formas de te ajudar a entender o modelo e fazer sua decisão.

Detalhes no vídeo confronto Core i5 vs core i7 (recomendamos que assista)

Confira o vídeo e post especial onde explicamos os dois modelos e as diferenças pequenas nos processadores e consequentemente no desempenho.

Testes de benchmark e jogos:

Qual processador é melhor para notebook? Core i7 ou i5 já da conta? Qual a diferença?

Bateria

Usando para tarefas diárias como edição de texto, navegação e multimídia, temos umas média de 4 horas de uso sem necessidade de carregamento, com brilho no máximo e mais alto desempenho.

É possível aumentar essa média sacrificando o desempenho no modo econômico e diminuindo o brilho para 25%, mas você vai ter um ganho de 1h no máximo.

Jogando fora das tomadas, algo que não recomendamos, ambos alcançam uma média de 1h a 1h e 30 minutos, o que é normal, visto que o notebook consome mais energia quando utiliza todos os componentes ao máximo assim.

niveis de bateria do notebookDestaque para o carregamento rápido, facilitando a vida de quem não gosta de perder tempo parado ao lado de tomadas.

Upgrades

Na hora de abrir a tampa vale ficar atento que ele tem 3 diferentes tamanhos de parafuso para você não misturar as posições, mas é relativamente fácil de tirar a tampa.

Ambos os modelos suportam upgrade de SSD via entrada M.2 Sata ou PCIE NVMe.

Precisamos destacar que ele possui apenas um slot de RAM. Isso significa que se você quiser mais RAM, vai precisar tirar o pente de 8 GB e colocar outro de 16 GB.

Esse é um aspecto bem incômodo, já que pentes de 16 GB DDR4 ainda são caros e você não vai aproveitar o que já vem com ele, perdendo a possibilidade de fazer Dual-Channel.


Especificações técnicas completas

  • Série VivoBook 2019 | Cor Cinza
  • PROCESSADORES
    • Intel Core i5 8265U de 8ª geração (1,6 GHz até 3,9 GHz) 6
    • Intel Core i7 8565U de 8ª geração (1,8 GHz até 4,4 GHz) 8 MB Cache
  • MEMÓRIA RAM 8 GB DDR4 Até 2400 MHz SDRAM (8 GB Offboard)
  • PLACA GRÁFICA dedicada NVIDIA Geforce MX230 Memória de Vídeo 2GB VRAM GDDR5
  • ARMAZENAMENTO HD de 1 TB (5400 RPM) SATA
  • TELA 15.6″ Full HD TFT (1920×1080) 60Hz Painel antirreflexo (16:9) level 45% NTSC
  • Design Slim | Bordas finas na tela | Câmera Frontal VGA
  • Comunicação: Wi-Fi 802.11ac | Bluetooth Bluetooth™ 4.1
  • Áudio – Sonic Master 2 x Speakers | Teclado PT BR com Ç
  • Portas e conexões: 1x USB 2.0 tipo A | 1x USB3.1 Type A (Gen1) | 1x combo fone/microfone | 1x HDMI | 1x USB3.1-Type C(Gen1) | 1x Cartão Memória Mini SD
  • Bateria 3 Células / 2600 mAh – Sistema de carga rápida
  • Softwares inclusos: ASUS Live Update | ASUS GiftBox | Cores: Prata Metálico e Cinza
  • Dimensões 35,7 cm X 23 cm X 1,9 ~ 1,9 cm | Peso 1.7kg

Resumindo / Conclusão

São os novos intermediários da Asus com vídeo dedicado e tela Full HD. O diferencial deles perante a concorrência está no acabamento. Nós gostamos bastante, porém isso é questão de opinião e esta é a nossa.

  • A refrigeração do equipamento também nos agradou.
  • A placa de vídeo MX230 avançou pouco em relação a MX130 presente em alguns modelos do mercado. Praticamente a mesma coisa.

No final das contas escolher entre ele ou outro concorrente da categoria fica mais por questão acabamento e preço de oferta do dia. Pois no desempenho todos os modelos e marcas desta categoria estão muito parecidos. E está muito difícil apontar um vencedor.

teclado do notebook Asus X512FA Vivobook 2019saiba mais aqui

Outro detalhe é que aos poucos estão chegando modelos com SSD de fábrica que estão melhorando a briga no segmento.

Mas em geral nosso avaliação é positiva para o modelo. Com o upgrade do SSD ele vai super bem especialmente para trabalhos de escritório, design e edição mais leve.

Para te ajudar com isso, não deixe de participar dos nossos grupos do WhatsApp e Telegram com dicas de ofertas diárias.

(NOVOS) Grupo ofertas de notebook no WhatsApp – Descontos

Gostou do Review ASUS VivoBook X512FJ EJ228T? Ficou alguma dúvida? Mande seu comentário abaixo.

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

20 Resultados

  1. Rafael disse:

    Esse seria um bom notbook para estudar? Leio e vejo vídeo-aulas por horas e meu notebook atual tem muito reflexo. Esse resolveria esse meu problema?

    • Redatoper disse:

      Olá, Rafael. Sim, seria um bom notebook para estudos. A tela dele é fosca e tem antirreflexo, então você não teria problemas com luzes e reflexos.

  2. Rodrigo disse:

    Olá! Estou em dúvida entre o ASUS VivoBook X512FJ-EJ225T e o Acer Aspire 5 A515-52-536H para edição de textos, desenhos em AutoCad, estudos e alguns jogos. Considerando que estão, praticamente, com o mesmo preço, qual vocês recomendam?

    • Analista QNC disse:

      Olá Rodrigo, te indico o Asus Vivobook X512FJ, pois tem placa de vídeo dedicada e tela IPS Full HD, futuramente um upgrade com um SSD M.2 iria deixar ele melhor ainda.

  3. Ciro disse:

    Queria Review do 2am e550 queria saber da refrigeração.

    • Analista QNC disse:

      Olá, ele está na fila das reviews, logo logo vai sair unboxing e review dele 🙂 fique de olho nas nossas redes sociais para mais novidades.

  4. Raphael Santos Moraes disse:

    Oi, tudo bem? Estou a procura de um notebook que aguente um curso de Engenharia por 5 anos e que de para minha diversão também como jogos e séries. Estou com muita dúvida entre os modelos, poderiam me ajudar na escolha?Quais recomendam?

  5. Fábio disse:

    Comprei esse notebook, porém percebi que o botão direito do mousepad esta mais duro que o lado esquerdo (que é bem macio inclusive).
    Alguém que tem este modelo veio assim ou eu dei azar?

  6. Ricardo disse:

    Obrigado pelo review, comprei com i5 faz 3 semanas e minhas impressões são muitos parecidas, com algumas pequenas diferenças:
    1) Bateria: não dura muito mais que 4 horas com uso leve (editor de texto e navegação), mas sempre alcança as 4hs; tenho usado com economia de bateria e brilho em 60% . Demora 90/100 minutos para 100% da bateria. Não se assustem com a informação de que tem apenas 2 células.
    2) Touchpad: não gostei (ou não me acostumei ainda), achei muito “sensível” e parece meio “solto”. Em resumo: sai alguns comandos que eu não quero.
    3) Temperatura: esquenta (um pouco) na posição da palma direita se o clima está muito quente; mas nem dá para perceber quando estou em ambiente refrigerado. Ele esquenta na parte de trás e na parte de baixo da tela quando usamos a GPU, mas não incomoda.
    4) Tela: é bonita, mas poderia ter cores mais “vivas”, não sei se dá para melhorar alterando as configurações.
    Espero ter ajudado quem ainda está com dúvidas. Não sei se é a melhor opção, mas é um bom notebook.

    Agora eu tenho uma pergunta. Vocês já recomendaram o SSD Kingston A1000 em outro post; saberiam dizer se o Kingston A2000 também é compatível?
    E se tiverem alguma sugestão sobre a configuração da tela/cores também ajudaria.
    Obrigado

    • Redatoper disse:

      Olá, Ricardo. O Kingston A2000 é uma atualização do A1000, com velocidades um pouco melhores e basicamente tendo o mesmo custo. Respondendo sua pergunta, é compatível sim. Se não me engano a própria Asus oferece programas no site dela de assistência para configurar melhorar as cores da tela dos seus notebooks, dá uma conferida lá na aba de utilitários.

    • Fábio disse:

      Ricardo, Sobre o touchpad, o botão direito é mais duro que o esquerdo? percebi que no meu ele é, alem disso para conseguir clicar precisa apertar um pouco mais perto do centro.

    • Ricardo disse:

      Obrigado pela resposta.
      Testei em ambiente sem refrigeração (aproximadamente 29 graus) e realmente esquenta muito no lugar do HD (palma da mão direita). Se for para digitar bastante (horas), provavelmente vai incomodar.
      Fabio, eu nem diria que é mais duro, a impressão que tenho é que o lado esquerdo “afunda” mais quando pressionado, mas não me incomoda, nem tinha reparado antes de você comentar. Os botões funcionam bem (esquerdo e direito) , não preciso apertar mais para o centro. O que acontece com frequência aqui: eu passo o dedo no Touchpad para mover o cursor e ele seleciona itens no caminho.
      Abraços.

      • Fábio disse:

        Muito obriga pelo retorno Ricardo, o botão do lado esquerdo afunda mais que o direito (o que é até normal nessa faixa de preço), porém esta bem difícil de usar, deve ter vindo com defeito mesmo, vou ver se a assistência ajuda rs.

  7. Natalia disse:

    Olá, vocês recomendam esse notebook para uso de programas da adobe como photoshop, illustrator, premiere, etc? Qual seria outra opção na mesma faixa de preço? Obrigada desde já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *