Os Acer Aspire Nitro 5 estão entre os principais notebooks gamers do Brasil. Os modelos são versáteis e entregam excelente custo-benefício, que faz dessa, uma das linhas mais aclamadas nacionalmente. Inclusive, já testamos diversos modelos em nosso canal e aqui pelo blog e para este review trouxemos o Acer Aspire Nitro 5 AN515-58-58W3.
Eles estão entre os mais atuais do mercado e vêm equipados com processadores Intel da 12ª geração e placas de vídeo RTX 3050.
Onde comprar o Acer Aspire Nitro 5 AN515-58?
Apresentamos em destaque sempre a loja mais confiável onde o notebook Acer Aspire Nitro 5 AN515-58-58W3 foi encontrado com as melhores condições de venda. Caso encontre algum erro você pode nos avisar nos comentários.
Não encontramos ofertas do modelo AN515-58-58W3 👇
SEM ESTOQUE
Ver similares⚠️ Preços e condições podem mudar a qualquer momento
Design e acabamento
É possível conferir os maiores detalhes sobre os aparelhos no artigo de unboxing, mas em resumo, este Acer Nitro 5 é todo construído em plástico na cor preta, com linhas verticais coloridas na tampa. Quando comparados aos modelos antigos, o visual ficou mais discreto, com linhas, contornos e cores mais suaves.
A espessura é de 3,1 cm e o peso total é de 2,6 kg, parece ter ficado um pouco mais pesado, mas ainda segue o padrão da categoria.
É um notebook bem construído, que fica na média da concorrência, com uma carcaça que afunda mais na tampa e não tanto na base do teclado.
No unboxing nós mostramos as nossas primeiras impressões ao abrir a caixa, então vale a pena conferir o vídeo pois tem muitos detalhes interessantes para analisar.
Já assistiu ao unboxing deste modelo?
Veja como foram nossas primeiras impressões:
Tela
A tela é de 15,6 polegadas e tem uma abertura de cerca de 120 graus com acabamento fosco. A resolução é a clássica Full HD com a tecnologia IPS, que não distorce as cores. Outro destaque da família é a taxa de atualização de 144 Hertz, ideal para aproveitar o máximo de frame rate em games competitivos.
Agora quando o assunto é a qualidade da imagem, a tela é bem padrão. O brilho de 250 nits se demonstrou um tanto baixo em ambientes muito iluminados, onde o acabamento anti reflexivo absorve muita luz e dificulta a visualização das imagens. O contraste é de 800:1 e a fidelidade de cores na escala sRGB não é informada pela fabricante, mas no geral a imagem é bem agradável aos olhos.
Em um ambiente totalmente escuro foi possível detectar alguns leves vazamentos de luz na parte de cima e de baixo da tela. Vale deixar claro que isso é comum em notebooks de todas as fabricantes, com os vazamentos podendo variar dependendo do lote de fabricação. Neste modelo que testamos está tudo dentro do esperado.
No geral consideramos que esta é uma boa tela para games. Só vai desagradar quem trabalha em ambientes muito iluminados.
- Tamanho: 15,6″ polegadas
- Resolução: 1920 x 1080 pixels (Full HD)
- Tipo do painel: IPS (In-Plane Switching)
- Brilho: 250 nits ou 200 cd/m2
- Contraste: 800:1
- Cores: Não informado
Webcam resolução HD
A webcam tem resolução 720p e não conta com nenhum recurso especial, como slider de segurança e sensor infravermelho.
Teclado
O teclado membrana com layout ABNT2 tem 4 fileiras numéricas do lado direito e é retroiluminado na cor vermelha, com 4 níveis de intensidade controlados pelos atalhos “Fn + F9” e “Fn + F10”. É uma iluminação boa e homogênea, com contornos destacados nas teclas “WASD” e nos direcionais, além da tecla especial para o software NitroSense.
O botão de “liga/desliga” fica posicionado no canto superior direito do teclado e não existe leitor de impressões digitais.
No geral consideramos que este é um teclado confortável, silencioso, com digitação leve e teclas de curso baixo. Tá aprovado!
Touchpad
O touchpad é de tamanho médio, um pouco deslocado para a esquerda da palmrest, com uma boa precisão de toques e sem delays. Mas, os cliques mecânicos são um pouco pesados e não funcionam na parte superior.
Portas e conectividade
Os modelos AN515-58 entregam um bom conjunto de conectividade para todo tipo de uso, inclusive com portas na parte traseira, que ajudam a manter o setup mais organizado. A única USB-C disponível é do tipo Thunderbolt 4, ou seja, a mais atual e moderna.
Nossa única observação é que a entrada para o cabo de internet RJ-45 também poderia ficar na parte de trás, deixando as laterais apenas com as portas USB.
Na lateral esquerda:
- Trava de segurança
- RJ-45
- USB 3.0
- Combo de áudio (Fone/mic)
Na lateral direita:
- 2x USB 3.0
Na parte traseira:
- Conector de energia
- USB-C Thunderbolt
- HDMI
Conectividade sem fio
Wi-Fi 6 (do tipo AX) e Bluetooth versão 5.2, um pouco melhor do que o divulgado oficialmente pela fabricante.
Detalhes completos sobre o hardware
Sobre os detalhes completos do hardware desse menininho aqui, o modelo que estamos testando é o de código AN515-58-58W3.
- Processador: Intel Core i5-12450H de 12ª geração;
- Com 8 núcleos, 12 threads e 12 MB de cache
- Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 3050, 4 GB de memória VRAM GDDR6
- A GPU RTX 3050 já é mais popular do mercado nacional
- Memória RAM: 8 GB do tipo DDR4 com 3200 MHz
- A memória vem configurada em single-channel, com um slot ocupado e outro vazio
- Armazenamento: SSD Micron com 512 GB do tipo NVMe Gen4 x4
- Os resultados do CrystalDiskMark demonstram ótimas taxas de leitura e boas taxas de escrita
- O sistema operacional: De fábrica é Linux, mas formatamos com o Windows 11 Home para realizar todos os testes
As principais variações entre os modelos de código AN515-58 estão nas diferentes versões dos processadores Core i5 ou Core i7, no sistema operacional, na memória RAM e no armazenamento. Mas, vale lembrar que a família Nitro 5 é bem grande, contando também com versões equipadas com os processadores AMD Ryzen
Inclusive, em breve um destes modelos da AMD vai aparecer por aqui.
Upgrades
Na parte do armazenamento existe uma entrada M.2 adicional para instalar mais um SSD nos padrões Gen3 ou Gen4, além de um kit de upgrade com cabo SATA para HD mecânico ou SSD de 2,5”.
Segundo a Acer é possível atingir o máximo de 32 GB de memória RAM, com dois pentes de 16 GB em cada slot.
Áudio
Os alto falantes são voltados para as laterais do notebook, no total são 2 e contam com a tecnologia DTS:X. No aplicativo NitroSense é possível selecionar entre 6 opções de equalização.
O som não é tão alto e nem possui muito alcance de frequências graves, mas não apresentou distorções mesmo no volume máximo. Fica tudo dentro do esperado para esta categoria e faixa de preço.
Desempenho em jogos
Vamos conferir como o Nitro 5 se saiu em nossos testes em jogos, que foram realizados na resolução nativa Full HD.
GTA V (Grand Theft Auto 5)
CS:GO (Counter-Strike: Global Offensive)
PUBG: Battlegrounds
Fortnite
Assassin's Creed Valhalla
Call of Duty: Warzone 2.0
Durante a bateria de testes o processador atingiu 4.09 GHz apenas em alguns momentos, mas, na maior parte do tempo as médias ficaram em torno de 3.50 GHz, o que mostra possíveis limitações de clock da CPU. Porém, não foram detectados travamentos ou quedas bruscas de desempenho.
Um problema detectado foi que o jogo Forza Horizon 5, que ficou com a tela piscando em um primeiro momento e depois de ser reiniciado apresentou uma mensagem de erro por falta de memória RAM.
Testes de desempenho (benchmarks)
Nós também fizemos os nossos testes sintéticos de benchmark, para os seguidores nerds que preferem resultados mais numéricos.
Confira os resultados que o Acer Aspire Nitro 5 AN515-58-58W3 alcançou nos 4 testes padrão realizados pela nossa equipe:
Cinebench R23
- CPU Multi-Core: 10818 cb
- CPU Single-Core: 1617 cb
Heaven Benchmark 4.0
- FPS: 122
- Score: 3093
- Min FPS: 9,3
- Max FPS: 218,9
GeekBench 6
- CPU Single-Core: 2125
- CPU Multi-Core: 6765
- Os resultados você pode conferir através deste link.
- GPU OpenGL: 56151
- Os resultados você pode conferir através deste link.
Render BMW (Blender)
- Tempo CPU: 3 minutos e 59 segundos
- Tempo GPU: 4 minutos e 02 segundos
Temperaturas e sistema de resfriamento
O sistema de resfriamento, em uso normal, manteve a temperatura da CPU em 39 graus e a GPU em 42 graus. Já em atividades intensas a CPU e a GPU atingiram 80 e 90 graus, respectivamente.
A carcaça do aparelho fica um pouco quente apenas acima do teclado, mas não foi nada muito incômodo.
As ventoinhas trazem a configuração clássica, não são tão silenciosas, mas se demonstraram bem eficientes para impedir temperaturas muito altas por muito tempo. De qualquer forma, pode ser interessante investir em uma base refrigeradora.
Bateria
Nos testes de autonomia da bateria obtivemos resultados bem bacanas para a categoria, considerando que este é um modelo popular:
- Mais alto desempenho (brilho 100%): 3 hora(s) e 40 minutos
- Melhor duração de bateria (brilho 50%): 4 hora(s) e 55 minutos
- Teste de stress (IntelBurnTest): 1 hora(s) e 20 minutos
A fonte de alimentação que usamos nos testes é de tamanho grande e tem 230 Watts, mas o anunciado pela Acer normalmente é de 180 Watts. Como este é um modelo emprestado, não sabemos se trocaram a fonte ou se o aparelho recebeu um upgrade.
O tempo para uma carga completa de bateria foi de 1h e 20 minutos com o notebook parado e a tampa fechada.
Então, vale a pena investir nos novos Acer Nitro 5?
Em nossa opinião esta é uma família que entrega tudo que se espera dela em sua faixa de preço, com tela de 144 Hertz e boas opções de upgrade. E você de fato vai precisar de upgrades, pois a memória RAM de apenas 8 GB em single-channel já não é mais capaz de rodar de forma satisfatória os games atuais.
Mas, sabemos que isso é padrão entre todas as fabricantes e, portanto, nem podemos chamar de ponto negativo. É uma estratégia de mercado para manter os preços baixos mesmo.
E a concorrência?
Quando falamos de notebooks de entrada, além dos Nitro 5, 2 outras famílias também se destacam, como os Dell G15 e os novos Lenovo LOQ, que estão substituindo a linha Gaming 3.
Nesta análise os Acer Nitro 5 levam vantagem com a tela de 144 Hertz, mas perdem para os processadores HX de 13ª geração oferecidos pela linha Dell G15. Já os Lenovo LOQ oferecem um bom conjunto de hardware, mas as telas de 60 Hertz já estão um pouco defasadas.
💻 Acer Aspire Nitro 5 AN515-58:
Outros Aspire Nitro 5:
Saiba tudo sobre notebooks da Acer
Notebook da Acer é bom? Vale a pena? É confiável? Conheça a linha completa no Brasil
Exibindo 9 comentários
A entrada de M.2 é NVMe ou somente M.2 ?
Olá, Arthur. É NVMe Gen4 x4 e também aceita o padrão mais antigo NVMe Gen3. Abraços.
Já parei de recomendar Acer pela fragilidade da carcaça, mas o último foi um nitro 17″, já outros modelos a tormenta com as buchas das dobradiças começa com pouco mais de 1 ano de uso, não contente já entrou equipamento que não reconhecia o SSD porque a bucha do parafuso na carcaça havia se soltado e o SSD saiu da posição,prato cheio para maiores problemas. Com relação a durabilidade hoje recomendo as outras duas marcas Dell e Lenovo.
Obrigado pelo comentário, Fabio. Abraços.
Boa Noite.
Temos avaliação do novo
Acer Nitro V15 ANV15-51-58AZ?
anunciado na amazon por 4700,00
CI5 13420H- 8GB Ram-512GB SSD-(Nvidia RTX 3050) 6GB – 15.6 FHD LED IPS 144Hz -Preto Retroiluminado -Windows 11 Home
https://www.amazon.com.br/dp/B0D1VV6NXS
Ta coçando para comprar, mas não achei esse modelo no seu site para me ajudar a descidir.
Um abraço e Obrigado.
Olá, José. Ainda não temos review desse modelo e estamos apenas ainda para cadastrá-lo no nosso sistema. O que posso dizer é que é um modelo gamer de entrada recomendado para rodar jogos como GTA V, CS 2, Valorant 2 e Cyberpunk 2077, ou realizar atividades profissionais como edição de vídeo, imagem ou renderização 3D de projetos no AutoCAD. Abraços.
Olá boa noite a todos gostaria de saber ai quem ja testou o ssd m2 nvme num HP Laptop 14g-br0xx
e se foi compatível ?
Gistei muito da avaliação deste not e as considerações finais comparando a outros do mesmo seguimento.
Bacana, Ivan, ficamos felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo, nos esforçamos para sempre trazer qualidade a nossos leitores. Abraços.