Qual a vantagem de um notebook com SSD no lugar do HD ?

Você já deve ter ouvido falar que bom é notebook com SSD

Todo mundo quer um notebook potente que inicie de forma rápida o Windows ou outro sistema operacional que utilize, isto é fato.

HDs tem ganhado muita capacidade de armazenamento em Gigabytes, porém a velocidade ainda está na máxima de 7.200 RPM (rotações por minuto) da leitura do seu disco.

Uma das formas de conseguir mais agilidade é utilizando os novos Drive SSD no lugar de HD tradicional.

 

por dentro do ssd

Como funciona um Drive SSD ?

Diferente dos HDs que tem peças mecânicas que lembram muito um toca disco, onde o princípio de funcionamento é bem similar com disco e “agulha” de leitura, os SSDs tem apenas um conjunto de memória flash e a placa de controle.

Simplificando um pouco, também dá pra dizer que a memória SSD é um tipo de Pendrive ou Cartão de Memória destes que vemos em Câmeras digitais, mas em uma proporção gigante (é bem parecido).

A placa controladora é quem cuida da comunicação com as demais partes do computador e gerencia onde cada parte vai ser gravada de uma forma mais inteligente. Enquanto HDs tem divisões internas de Setores e Clusters, o SSD tem Páginas e Blocos para armazenar seus dados. Para você ter uma ideia, em situações favoráveis, um SSD pode chegar a taxas de leitura de 250 MB/s! E taxas de escrita de 80 MB/s, muitas vezes atinge 160 MB/s.

 

Vantagens do uso de SSD?

Com falamos o SSD exclui muitas partes mecânicas e isso o deixa com vantagens de velocidade de leituras, não faz barulho e também economiza energia, fazendo uma grande diferença para a duração das baterias de Notebook.

ssd e melhor que hd

Veja este exemplo de velocidade: Em média um HD comum demora de 10 ou 15 milissegundos para acessar um arquivo aleatório interno, por outro lado um SSD comum faz a tarefa em 0,1 ou 0,2 milissegundo. Isso quer dizer ser MUITO mais rápido para fazer tarefas simples com iniciar o notebook.

Veja alguns vídeos que ajudam a explicar os prós:

 

 

 

 

Não precisa de desfragmentação

Você já ouviu falar de desfragmentação de disco?
Basicamente é um processo recomendado fazer de tempos em tempos em seu HD para reorganizar os arquivos do disco, no Windows existe uma ferramenta para isso (mas pouca gente usa), por exemplo no Windows 8 você tem que procurar por “Desfragmentar e otimizar unidades”. Faça quando puder, é uma atividade que demorar um pouco, mas ajuda um pouquinho na velocidade do equipamento.

Tudo bem, mas o legal é que com os SSDs até é possível fazer algo similar, mas não é necessário se preocupar com isso, ele usa um sistema mais rápido e inteligente que descarta esta ação.

 

 

Acabe com o mito de que SSD tem baixa vida útil

Existe um mito de que o SSD passam a perder a capacidade de gravação com o passar do anos, isso até existe, mas é tão pouco que levaria aproximadamente mais de 60 anos para apresentar um problema mais sério.

Por outro lado conheço poucos HDs que sobrevivem bem por mais de 5 a 7 anos.

 

Qual a diferença entre SSD com memória síncrona e assíncrona?

 

Um SSD pode trabalhar com suas memórias Flash de dois modos: síncrona e assíncrona.

A memória síncrona é muito mais cara e oferece melhor desempenho para manipular dados que não podem ser comprimidos, como músicas, fotos, áudio e vídeos. É quase o dobro da velocidade.

 

Já a memória assíncrona é mais barata e não possui uma performance tão boa para gravar dados que não podem ser comprimidos, ou seja, é mais lenta para arquivos nos formatos citados acima

Você pode descobrir isso nas informações técnicas do produto antes de comprar.

 




 

Qual a desvantagem?

 

Por enquanto ainda é o valor, para comprar um drive SSD novo, ou um notebook que já venha com eles instalados de fábrica é bem mais caro.

Por este motivo temos a venda os chamados híbridos que utilizam um misto de SSD + um HD tradicional, onde o SSD é menor e destinado apenas para o sistema operacional (Windows) e programas essenciais, o HD fica para o restante de seus arquivos.

 

Tirando o preço, são grandes os benefícios do uso deste tipo de dispositivo.

A dica é se tem condições de pagar um pouco mais e fazer um combinado de SSD + HD para seus arquivos é bem interessante, mas não são todos os notebooks que aceitam isso, precisa consultar seu manual. Já em um Desktop é mais fácil de montar assim.

 

Fontes: Tecnoblog SSDGuia do PC

 

Gostou?

Comenta, compartilha, curta nossa página no Facebook.

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Filipe ramon disse:

    Eu tenho um ideaped 320 e o hd dele faz um ruido que andou me incomodando… mandei ele hoje para a assistência se ñ resolverem o problema vou retirar o hd e colocar um ssd

    • Laptoper disse:

      Puxa, algum barulho no HD pode ser normal, mas depende muito da altura.
      Porém um SSD é algo bem vantajoso. Outra opção é colocar no lugar vazio onde seria par ao leitor de CD, o pessoal informou que o espaço está “vago” e já tem um “berço” plástico.

  2. Fabiano Mota disse:

    Muito bem a materia. parabens, eu uso um ultrabook HP e tirei o HDD e instalei um SSD ai rodo com 2 HD SSD. bateria dura mais de 7 horas haha velocidade indiscutivel

  3. Beatriz disse:

    Boa tarde, estou pesquisando notes pra comprar e gostei do Ativ Book 9 Lite da Samsung mas pelo fato dele ter somente 128 de ssd me preocupa, já que não há hd. Gostaria de um note com 500 gb de HD pelo menos e não sei se este é suficiente.

    • Laptoper disse:

      Olá Beatriz,

      O Ativ Book 9 na versão Lite tem esta limitação, apenas 128 GB de espaço de armazenamento, a versão que não é “Lite” é melhor, porém bem mais cara e difícil de achar no Brasil.

      A vantagem de ter apenas SSD é a velocidade, que vai ser muito superior a um equipamento com HD (ou os que tem combinado SSD + HD)

      Hoje em dia quando se vê para comprar um notebook com HD tradicional da pra dizer que o mínimo é 500 GB nos mais básicos, e sim dá conta de gravar muita coisa, ainda mais que hoje em dia temos muitos recursos de salvar arquivos na “Nuvem”. O tamanho é relativo a necessidade de cada pessoa, veja como é a sua!

      Outra sugestão para este que tem apenas SSD é comprar um HD externo, que é um ótimo quebra galho e pode guardar muita coisa como backup para você.

      Analise bem e boa sorte =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *