Novos Notebooks AMD Ryzen 4000 e Radeon RX 5600 chegando em 2020

Chegou a vez de falar dos Novos Notebooks AMD Ryzen 4000 que costumava ficar atrás da Intel, sua eterna concorrente. Mas, pelo que foi apresentado na feira de eletrônicos CES 2020, parece que a batalha pode mudar.

 AMDAdvanced Micro Devices, uma das principais fabricantes de processadores do mercado.

4ª geração Ryzen para Notebooks

A empresa fez suas apresentações na feira com “sangue nos olhos”, apresentando seus novíssimos processadores AMD Ryzen série 4000, da 4ª geração. Estes processadores são, segundo a fabricante, os mais avançados do mundo! E parece que a informação procede, não é fake news não…

AMD Ryzen 4000 Series Apresentação CES 2020

O primeiro grande destaque dessa nova série de CPUs da AMD é a tecnologia de fabricação Zen 2, a mesma que já era aplicada em seus chips de desktop e que utiliza arquitetura de 7 nanômetros. Para efeito comparativo, os chips da Intel utilizam arquitetura de 10 nanômetros. Normalmente, quanto menos nanômetros, melhor, pois isso significa mais transistores em um menor espaço. Então, nesse ponto a AMD saiu na frente no que diz respeito a notebooks!

Os novos processadores AMD Ryzen de quarta geração prometem entregar desempenho elevado em um tamanho super reduzido, garantindo notebooks muito mais finos e leves, com uma excelente economia de energia.

Eles foram lançados em duas categorias: a série U, com foco em eficiência energética e com 5 modelos apresentados, e a série H, com foco em alta performance para games e atividades profissionais e com apenas 2 modelos apresentados. Os processadores podem chegar a 8 núcleos e 16 threads, com 12 MB de cache e velocidade de até 4.2 GHz.

AMD Ryzen 4000 Series Comparativo Ryzen 7 4800U Core-i7 1065G7Exemplo de avanço dos Novos Notebooks AMD Ryzen 4000

Na apresentação o modelo AMD Ryzen 7 4800U foi colocado lado a lado com um novo Intel Core i7-1065G7 e saiu ganhando. Um outro destaque dos processadores AMD Ryzen série 4000 são os gráficos integrados Radeon Vega, que normalmente costumam se sair melhor que os chips integrados da Intel.

AMD Ryzen 4000 Series Chip Processador
Mas, vale lembrar que a Intel também lançou vários processadores na CES 2020, precisamos esperar os notebooks equipados essas novas CPUs chegarem ao mercado para fazer mais testes e tirar melhores conclusões. Pois, na teoria é uma coisa, mas na prática tudo pode mudar…

Quando chegam os Novos Notebooks AMD Ryzen 4000?

Os processadores AMD Ryzen série 4000 devem começar a aparecer no mercado ainda no primeiro trimestre de 2020, e na própria CES 2020 já foram anunciados alguns notebooks que serão equipados com os novos chips: Lenovo Yoga Slim 7, Asus Zephyrus G14 e o NOVO DELL G5 Special Edition.

Gamer Dell G5 Special Edition com AMD Ryzen e Radeon RX 5600M (CES 2020)

Novas placas de vídeo RADEON RX para notebook e desktop

Outro novidade da AMD que merece ser citada foi o lançamento das placas de vídeo Radeon RX 5600. O maior foco da apresentação foi para o modelo de final “XT”, para desktop. Trata-se de uma placa de vídeo intermediária, que veio para concorrer diretamente com a GTX 1660 Ti, se demonstrando um tanto superior, só que mais barata.

A Radeon RX 5600 XT, versão desktop, possui clock de até 1560 MHz, 6 GB de memória VRAM GDDR6 e 36 unidades computacionais.

Mas, nosso canal aqui é sobre notebooks né, moçada. E a AMD também anunciou algumas versões de GPU para notebook, são elas a Radeon RX 5600M e a Radeon RX 5700M.

Só que não foram informados muitos detalhes sobre essas placas de vídeo não, o que sabemos é que o modelo RX 5600M irá equipar o Dell G5 Special Edition. Então, vamos aguardar chegar ao mercado para analisar melhor.

Bem, da AMD é isso. Se a gente comparar com a feira da Intel, a Intel apresentou muito, mas muuuito mais coisas, e em breve vai sair vídeo aqui no canal. Mas, a AMD apresentou um “básico, mas bem feitinho”, sabe? E as expectativas criadas com os novos processadores Ryzen série 4000 são enormes, principalmente pelo preço: são chips que prometem entregar muita performance por preços bem menores que a Intel.


E você, compraria um notebook com processador AMD ou é time Intel desde criancinha? Deixa aqui nos comentários.

Veja também

Nossos grupos de ofertas e promoções

Grupo ofertas de notebook no WhatsApp – Descontos

Os Notebooks recomendados

Veja mais sugestões de compra de notebooks nas listas organizadas aqui:

Comprar Notebook mês Outubro 2017⬆Lista dos recomendados do mês

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

20 Resultados

  1. Francismar Ribeiro Santos disse:

    Depois de muito tempo liderando o mercado, finalmente estou vendo a derrocada da Intel, sem conseguir acompanhar o processo evolutivo e estacionando nos 12nm. Recebo com grande alegria esses novo presente da amd pois sempre preferi a marca graças ao custo benefício, eu acompanhei de perto a intel em cima da carne seca um bom tempo e a amd quase morta até o seu surgimento feito uma fênix, com os processadores ryzen.

  2. Caio disse:

    Eu simplismente só usei amd na minha vida eu sei que pra jogos são muito bons eu quero um notebook com ryzen pra eu testar.

  3. Rodrigues Castro disse:

    Oi, pessoal. Eu estava ansioso pela vinda desses processadores para o Brasil e finalmente poder ter um notebook bom para editar no Sony Vegas, mas infelizmente me encontro sem expectativas, devido a pandemia e os possíveis PREÇOS ELEVADOS (eu tava me preparando para algo em torno de 3k-3.5k). Alguém poderiam me indicar um bom notebook, i5 ou Ryzen 5, para editar vídeos com o Sony Vegas? Por favor, preciso dessa luz. Ainda mais sabendo que os Ryzen 4000 chegarão com preços elevados. Agradeço demais que puder me dar esse help.

  4. William disse:

    Olá, com essa pandemia e todo o caos global, tem alguma data paa os notebooks aqui no brasil chegarem ocm essa nova linha ryzen de série 4?
    tava vendo alguns notebooks na gringa e vi que a lenovo nos estados unidos jpa equipou o idapad 5 com os ryzen 3 e 5 da 4 geração, mas não sei se vale a pena eu esperar para lançarem aqui no brasil ou se eu já pego um ideapad s145 com a linha ryzen de 3 geração

    • Redatoper disse:

      Olá, William. Com a crise e pandemia vários lançamentos foram adiados, então teremos que esperar. Ainda não temos nenhuma data a vista pra esses modelos serem lançados por aqui. Abraços.

  5. anderson disse:

    esse notebook dell g5 vai ficar na base dos 5000 vale apena por este preço?

    • Redatoper disse:

      Olá, Anderson. Provavelmente vai ficar um pouco acima disso. Como se tratam de processadores de nova geração e placas de vídeo de ponta, é natural os preços altos, principalmente no lançamento, mas com certeza ele não vai decepcionar em termos de desempenho.

  6. Marcos Elenildo Ferreira disse:

    Mas e o preço ?? É acessível a população ???

  7. Sérgio disse:

    AMD, ADVANCED Micro Device……”american” só se estiver falando de outra empresa.
    O mínimo de cuidado é o dever de qualquer profissional.

  8. Felipe disse:

    AMD é ADVANCED micro devices, não american

  9. Elson Junior disse:

    Após vários anos com Intel e Nvidia no meu Dell, agora estou com muita vontade de mudar para AMD, devido a todas estas novidades do Zen 2. Seria ótimo comprar um bom Dell com essa nova geração AMD.

  10. pibarnas disse:

    Não seria Advanced Micro Devices?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *