Análise especial: Monitor de tela CURVA Samsung 24″ Full HD (CF39) ligado ao notebook

Confira em nosso canal do YouTube mais um episódio especial de acessórios para notebook. E, desta vez, não é qualquer acessório simplezinho não. Estamos falando de um monitor de tela curva Samsung Full HD de 24” polegadas. Este é um modelo da série CF39, que tem o seguinte código de identificação: LC24F390FHLMZD. Assista nossa análise completa.

Um dos maiores problemas dos notebooks aqui no Brasil é a qualidade da tela. Por isso, comprar um monitor externo acaba sendo uma escolha de muitos usuários que trabalham com imagens e precisam de maior fidelidade de cores ou brilho/contraste aprimorados.


Itens inclusos e montagem

Como já é esperado em um equipamento deste tipo a caixa é bem grandinha. Os itens inclusos não trazem nada muito especial: 1 cabo HDMI, 1 cabo de alimentação, 1 fonte externa, 1 guia de instalação rápida e, é claro, o monitor em si e seu suporte.

Monitor tela curva Samsung CF39 embalagem itens inclusos unboxing primeiras impressoes

Veja monitores em oferta

Montar o monitor é bem fácil: basta encaixar o pé de apoio na base arredondada e usar um “parafusão” — que já vem com uma alcinha metálica — para rosquear, sem precisar de chave de fenda.

A base é de acabamento em plástico, mas é bem firme e pesadinha, com metal na parte de baixo.

Monitor tela curva Samsung CF39 como montar monitor base apoio

Após parafusar, basta encaixar o conjunto da base com pé de apoio na traseira do monitor. Desta vez não é necessário parafuso.


Visual elegante e dimensões discretas

Por ser de 24 polegadas, estamos falando de um equipamento relativamente grande, para usar em sua casa ou no escritório. A proporção da tela é a clássica 16:9 e as medidas são de 54 cm de largura por 32 cm de altura. O peso total é de 3,3 kg com a base (sem a base fica em 2,8 kg).

Quando o assunto é espessura, a tela fica em um meio termo: possui 12 milímetros na parte de cima e cerca de 42 mm na parte de baixo, onde o painel é mais “gordinho”. Por causa da curvatura, a espessura final informada pela fabricante fica em 87 mm.

Não é nem super fino, nem grosso. No geral, é bem elegante.

Monitor tela curva Samsung CF39 design visual acabamento

VER NA LOJA

A tela possui acabamento fosco, e é bem fácil de limpar pelo que já comentaram aqui. As bordas da tela são relativamente finas, tudo em um acabamento brilhante (black piano).

O monitor não possui ajuste de altura, mas vem com alguns ajustes de inclinação vertical, ao contrário do que falamos no vídeo. Só descobrimos depois, falha nossa!

A traseira é de plástico texturizado, com o logotipo da Samsung em preto brilhante (alto relevo). No meio temos a furação de parede padrão VESA 75 x 75 mm. Temos ainda uma porta HDMI, uma porta VGA padrão antigo, uma saída para fone de ouvido e a entrada da fonte de energia.

Monitor tela curva Samsung CF39 parte traseira HDMI RGB audio P2

Existe também uma trava de segurança, que quase ninguém usa, só lojas mesmo.

Botão de liga/desliga com menu intuitivo

O botão de liga e desliga também fica na parte de trás do monitor, e seu funcionamento lembra um “analógico” de um joystick. Você pode apertar no centro, ou pode ir pra cima e pra baixo, pra direita e pra esquerda. Isso faz com que em um único botão seja possível controlar de maneira rápida e muito intuitiva todas as configurações do menu.

Consideramos bem melhor que os aparelhos que possuem 4 ou 5 botões diferentes para ajustar as configurações. Ponto super positivo deste monitor de tela curva da Samsung.

Monitor tela curva Samsung CF39 botao power liga desliga parte traseira

VER NA LOJA

Sobre os menus, existem vários ajustes de brilho, contraste, nitidez, temperatura de cor etc. Destaque para a função “Eye Saver Mode“, que deixa a tela mais amarelada que o normal, evitando as luzes azuis que são cansativas e prejudiciais aos olhos em longos períodos de utilização.


Tela curva é melhor? Faz muita diferença?

E o fato da tela ser curva, será que faz alguma diferença significativa? A fabricante diz que a curva de 1800R oferece mais conforto visual, pois “encaixa” no campo de visão natural do olho humano. De acordo com testes clínicos realizados em institutos de oftalmologia da Coreia do Sul, o país da Samsung, isso gera menos cansaço para os olhos.

Monitor tela curva Samsung campo de visao 1800R

E tem um outro detalhe importante, sobre a qualidade do painel, que é do tipo VA (ou “Vertical Alignment“). Ele é semelhante ao tão desejado IPS, mas quando a tela é curva o painel VA se sai melhor, pois a retroiluminação é mais eficiente de ponta a ponta, impedindo que exista tanta fuga de luz nas extremidades da tela.

Monitor tela curva Samsung painel tipo VA Vertical Alignment melhor que IPS

A tela com tecnologia VA possui baixíssimas distorções de cor e contraste quando olhada de ângulos laterais ou verticais. É infinitamente superior aos painéis do tipo TN e a grande vantagem fica na altíssima taxa de contraste de 3000:1 e nos tons escuros que são muito mais profundos.

Em resumo: os painéis VA são mais indicados para monitores curvos mesmo, além da cor preta ser melhor. Já o IPS possui cores RGB um pouco mais vivas e qualidade superior em monitores de tela plana.

Monitor tela curva Samsung CF39 segunda tela home office escritorio produtividade

VER NA LOJA

Na prática, no uso do dia a dia, o monitor curvo realmente passa a sensação de algo mais imersivo.

É claro que existem telas maiores e com curvatura mais acentuada, mas são muito mais caros. Este modelo já está “de bom tamanho” pelos valores médios cobrados.

Indicações de uso do monitor com tela curva

A tela curva é muito indicada para pessoas que trabalham com imagens, como designers, ilustradores, fotógrafos, editores de vídeo e arquitetos. Softwares como Illustrator, Photoshop, Lightroom, Premiere, After Effects, AutoCAD e muitos outros terão suas interfaces muito bem aproveitadas em telas deste tipo, com bom conforto visual, sem cansar a visão.

Além de uso profissional um monitor de tela curva como este modelo da Samsung é indicado ainda para consumir filmes (Amazon Prime, Netflix etc.) e para games diversos.


Especificações do monitor de tela curva Samsung

Sobre fidelidade de cores, a fabricante não informa a escala sRGB, mas é informada a taxa de 72% na escala NTSC. A taxa de atualização é no padrão de 60 Hz, com resposta de 4 milissegundos. Confira todos os detalhes:

  • Resolução: Full HD (1920 x 1080 pixels)
  • Proporção de Tela: 16:9
  • Tamanho da tela: 23,5″ polegadas
  • Curvatura da tela: 1800R
  • Tipo do painel: VA (Vertical Alignment)
  • Ângulo de visão: 178°(H)/178°(V)
  • Frequência: 60 Hz
  • Tempo de resposta: 4(GTG)
  • Brilho: 250 cd/m2 (ou nits)
  • Contraste: 3000:1
  • Fidelidade de cores: 72% NTSC
  • Dimensões (com suporte): 54,7 x 41,8 x 20,6 cm (LxAxP)
  • Peso (com suporte): 3,3 kg
  • Montagem de parede: 75 x 75 mm VESA

Outros monitores

Vale acompanhar também dicas de mais opções de modelos e tamanhos de monitores externos, com as mais diversas qualidades e detalhes:

Linha Acer Pretator de telas

Monitores Acer Predator X32, X38 e CG552KLista de monitores

 

Monitor Samsung 4K de 28″- Ultra HD LU28E590DS

Faixa de preço entre R$ 2.00 a R$ 2.200

Monitor Samsung 4k LED 28 Ultra HD LU28E590DS com Game Mode

Pontos Fortes

  • Game Mode
  • Maior brilho entre eles – 370cd/m2
  • Menor tempo de resposta 1ms
  • Também tem AMD Free Sinc
    botão ver na loja

 

 

 


Lista:


Grupos de acessórios para notebook (WhatsApp e Telegram)

São grupos para quem já comprou seu notebook, mas agora quer dar uma aprimorada no setup. Tem monitores, headsets, mouses e teclados e tudo mais que você imaginar.

Participe dos Grupos de Acessórios de Notebook no WhatsApp (Cupons e Ofertas)

Também teve análise de um modelo 4k

Monitor 4K barato para usar com Notebook | Tela Externa boa para profissional

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *