5 dicas para melhorar o notebook e aumentar o desempenho

dicas para melhorar o notebook mais rapido

Não é nenhuma novidade os notebooks apresentarem lentidão e travamentos conforme o uso por um longe período. No entanto, apesar de comum a situação não deve ser ignorada, já que é motivo de bastante dor de cabeças ao usuários.

O que poucas pessoas sabem é que há algumas ações simples que podem melhorar e muito o desempenho do notebook. Vale lembrar que cada caso é um caso, mas estas dicas costuma ajudar muito a melhorar o notebook e sua velocidade.

dicas para ter um noteobook mais rapido 2014

1. Limpeza da Área de Trabalho e barra de tarefas.

Se a sua  área de trabalho está cheia de atalhos e arquivos é hora de fazer uma faxina. Todo esse conteúdo no desktop do seu PC podem tornar a inicialização mais lenta, pois eles precisam ser carregados toda vez que a máquina é ligada. O mais indicado é excluir os arquivos que não estão sendo utilizadas e guardar os demais arquivos em pastas.

Outra coisa que pesa muito é aqueles programas que iniciam junto com o sistema, que geralmente ficam abertos na barra de tarefas inferior, sabe, aqueles ali do lado do relógio, no canto.
É possível editar e cancelar estes carregamentos indesejados. Em sistemas como Windows 8 e 10, basta ir na seta que carrega os programas e ir na opção “personalizar”, depois é só modificar um a um suas preferências.

desabilitar programas inuteis do notebook windows 8

2. Desinstalar programas sem uso

Mais uma vez a  dica é simples: limpeza. Verifique todos os aplicativos sem uso no seu computador. Eles ocupam espaço ainda podem interferir no processo de outros softwares. Em seguida, desinstale os programas que você nao utiliza mais e mantenha seu notebook sempre limpo.

Para desinstalar programas é fácil. No Windows, basta clicar no menu Iniciar > Painel de Controle > Desinstalar um programa. Na janela seguinte, clique com o botão direito no programa que deseja desinstalar e clique em “Desinstalar”.

3. Evite executar programas automaticamente

Outra dica importante é evitar que programas sejam executados automaticamente, já que isso exigira que o aparelho realize diferentes atividades ao mesmo tempo. Para acabar com isso, basta excluir ou desativar os programas.

No Windows, acesse o Gerenciador de Tarefas e verifique os processos que estão em execução e o estado de memória e processador do computador.

windows 10 no notebook dicas e como instalar 2015

4. Elimine vírus e “malware”

Uma coisa que poucos sabe é que os vírus e “malware” também podem ser responsáveis pelo mau desempenho do seu equipamento. Por isso,  é importante utilizar algum antivírus regularmente. AVIRA, AVG e  Microsoft Security Essentials são alguns dos programas conhecidos por usarem menos memória e processamento.

5. Limpar arquivos temporários e registro

Toda vez que utilizamos o notebook ele acaba armazenando arquivos temporários que só servem para fazer volume no disco.  Para acabar com esse “lixo” eletrônico é importante realizar periodicamente uma varredura geral no sistema.  Programas como o CCleaner e Advanced System Care podem lhe ajudar nessa tarefa.

chormebook - notebook do google melhor e mais rapido

O que fazer se o notebook continuar lento?

O seu notebook pode estar precisando de reparos mais específicos como: Atualizar  os drivers de hardware ou até mesmo adicionar mais memória RAM. Nesse caso, caso não tenha conhecimento em informática, procure uma assistência técnica para lhe ajudar a identificar o problema.


 

Quer dicas para comprar um notebook novo?

Se o caso for de uma troca, basta acompanhar as indicações de ofertas e novidades aqui no site, todo dia separamos várias dicas de compra, visita a página inicial aqui e veja o que está mais quente.

O Editor

Especialista em informática e responsável pelas publicações do site relacionadas as notícias, novidades e dicas sobre o mundo dos notebooks e portáteis.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Rodrigo Weber disse:

    otimas dicas , melhorou bastante no meu caso que sou leigo no assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *