Muitos consumidores procuram saber se a marca Lenovo é boa, afinal é uma das maiores fabricantes de notebooks e computadores do mundo. Neste artigo especial vamos responder à pergunta: “Notebook da Lenovo é bom?“.
No ano de 2022 a Lenovo continua sendo uma das marcas mais vendidas no Brasil, com diversas opções de ótimos preços em todas as categorias de notebooks.
História da Lenovo
A Lenovo Group Limited — também chamada de 联想 — nos últimos anos dividiu com a HP a liderança nas vendas de notebooks em todo o mundo, garantindo seu lugar de super destaque no market share global.
O principal “quartel general” da Lenovo fica em Hong Kong, mas existem outras sedes em Pequim (China) e Carolina do Norte (Estados Unidos). A fabricante conta ainda ainda com vários centros de pesquisa, manufatura e logística espalhados por diversos países.

Um dos prédios da Lenovo em Pequim na China
Outras marcas asiáticas famosas são a Acer e a ASUS, porém se engana quem pensa que estas empresas são chinesas como a Lenovo. Na verdade elas têm sede em Taiwan, um país independente que fica em uma ilha separada da China continental.
Evolução da marca Lenovo
A Lenovo foi fundada em 1984 em Pequim com o nome de New Technology Developer Inc., mas logo depois mudou para Legend Group. O nome Lenovo é a junção das palavras “Legend” (lenda, em inglês) e “novo” (em latim). Veja como a identidade visual da empresa foi evoluindo com o passar dos anos:
Em 2005 a Lenovo comprou a divisão de PCs da famosa IBM, tornando-se assim a terceira maior empresa de computação nesta época. Desta aquisição a Lenovo herdou a marca ThinkPad.
Notebook da Lenovo é bom? Quais modelos existem?
💻
Lista de famílias de notebooks da Lenovo 👇
- Lenovo IdeaPad 1 e 1i: Básicos e intermediários com processadores AMD ou Intel;
- Lenovo IdeaPad 3 e 3i: Básicos, intermediários e avançados com processadores AMD ou Intel;
- Lenovo IdeaPad Flex 5: Conversíveis 2 em 1 (tela que gira);
- Lenovo Yoga: Premium ultrafinos conversíveis 2 em 1 (tela que gira);
- Lenovo IdeaPad Gaming 3: Notebooks GAMER para jogos mais atuais e uso profissional;
- Lenovo Legion: Notebooks GAMER de nível mais avançado, para os mais exigentes;
- Outras famílias: 100e, 300e, V14, V15 e ThinkPad.
Lenovo IdeaPad 1 e 1i
Básicos e intermediários / 14 e 15,6″ pol.
Os notebooks da família Lenovo IdeaPad 1 e 1i se dividem entre modelos básicos e intermediários. Eles são todos construídos em plástico nas cores prata ou azul. Os processadores variam entre os Intel Core e Celeron ou AMD Ryzen. Todos os modelos vêm com SSD de fábrica e tela TN com resolução HD.
Os IdeaPad 1 e 1i são modelos mais simples, com telas de 14″ e 15,6″ polegadas voltados ao uso básico no dia a dia.
Lenovo IdeaPad 3 e 3i
Básicos a avançados / 15,6″ pol.
Os notebooks das famílias Lenovo IdeaPad 3 e 3i vão desde os mais básicos até os intermediários e avançados. Eles são todos construídos em plástico e geralmente nas cores prata ou cinza. Os processadores variam entre os Intel Core e Celeron ou AMD Ryzen. Muitos modelos vêm com SSD de fábrica e tela de resolução Full HD, mas existem versões mais simples.
Os IdeaPad 3 são a atualização da família IdeaPad S145, que ainda possui alguns modelos no mercado.
Lenovo Yoga
Premium ultrafinos e 2 em 1 / 14″ pol.
Os premium ultrafinos Lenovo Yoga são inteiros construídos em metal e, contam também com versões com tela touchscreen que gira em 360 graus. Os processadores são os Intel Core de 12ª e 13ª geração. Todos têm tela de qualidade superior, com resoluções de 2240 x 1400 px até 2880 x 1800 px em painéis do tipo IPS ou OLED. Um destaque fica para o Lenovo Yoga Book 9i, que conta com duas telas OLED touchscreen de 13,3″, além de um hardware bem atualizado.
Nem sempre existem muitas opções da linha Yoga disponíveis no mercado, por isso vale a pena analisar outros modelos da categoria premium ultrafinos.
Lenovo IdeaPad Gaming 3
Gamer / 15,6″ pol.
Na categoria gamer populares, os Lenovo IdeaPad Gaming 3 são opções de bom custo-benefício. Eles são construídos em plástico com visual discreto geralmente nas cores preto ou azul camaleão. Os processadores podem ser os Intel Core ou AMD Ryzen, todos da série H (mais potentes). Os modelos podem vir equipados com as GPUs NVIDIA GTX 1650 ou RTX 3050 e 3060.
A linha Gaming 3 apresenta alguns dos notebooks gamers mais baratos do Brasil, concorrendo com os populares Acer Nitro 5.
Lenovo Legion
Gamer / 15,6″ e 16″ pol.
Para os games mais exigentes a linha Lenovo Legion oferece notebooks mais potentes e com melhor acabamento. A linha Legion 5 tem modelos construídos em plástico, enquanto na linha Legion Slim 7 o chassi é todo em alumínio. As placas de vídeo geralmente são da linha GeForce RTX e as telas Full HD ou 2560 x 1600 px em painel IPS com até 240 Hz.
Infelizmente os estoques estão baixos, mas se você encontrar em alguma promoção vale a pena investir!
Outros notebooks da Lenovo
Alguns notebooks da empresa são voltados para o mercado corporativo ou possuem baixos estoques, por isso não aparecem entre as famílias principais divulgadas acima. Veja alguns exemplos:
- Os Lenovo 100e e 300e são voltados para estudantes, com configurações bem simples e vem equipados com o sistema operacional Chrome OS;
- As linhas V14 e V15 são famílias para uso profissional nos pequenos negócios, home office ou escritórios. No entanto podem também ser atraentes tanto para estudantes como usuários domésticos.
- A família ThinkPad é desenvolvida para uso profissional em atividades mais complexas. Infelizmente possui preços mais elevados, porém sempre com ótimos recursos e grande variedade de modelos. Vale a pena conferir.
Notebooks da Lenovo no Brasil
Não existem muitas informações sobre a história e os números da empresa aqui no Brasil, mas sabemos que a Lenovo possui um centro de operações e logística em Indaiatuba, no estado de São Paulo.
A marca tem inclusive uma loja oficial que atende o mercado nacional, com preços competitivos e condições especiais de frete ou garantia estendida para pessoas físicas e também para o mercado corporativo.
Vale a pena comprar notebooks da Lenovo?
A Lenovo é sem dúvidas uma das marcas mais populares do mundo e oferece no mercado nacional centenas de modelos de notebooks de qualidade comprovada.
Ao comprar um notebook da Lenovo de uma loja confiável você sem dúvidas estará fazendo um bom negócio!
Exibindo 10 comentários
A memória oxy ddr4 16 gb 3200 MHz serve para o ideapad s145 81s90005BR?
Olá, Nathã. Sim, ela vai ser reconhecida mas vai trabalhar a 2400 MHz de frequência, pois o i5-8265U limita as memórias a essa velocidade devido a sua geração mais antiga. Abraços.
Comprei fora um LenovoS145. Em 1 ano e 1 mes teclado deu problema, Olhando na internet, é um problema classico da linha S145. Embora eu tenha contratado garantia estendida, nao consigo garantia no Brasil. Não compro Lenovo nunca mais, nem Acer. Notebook é HP ou Dell, não tem jeito.
Obrigado pelo relato, Darlan, já repassei pra nossa equipe. Seu relato ajuda a gente a melhorar e a ter uma real noção de como é o atendimento das empresas aqui no Brasil, infelizmente. Abraços.
Comprei um Lenovo faz um ano. Pior compra que fiz. Super lento. Bateria só dura duas horas. Como é que um aparelho que é portátil, só dura duas horas carregado? Ai tem que ficar direto na bateria causando vício.
Essas memórias soldadas desses modelo novos da lenovo, acer e asus não sei não… os da dell não são soldadas
Olá, Thiago. Isso vai depender da linha/série, a Acer por exemplo tem uma variedade muito grande nesse sentido que podem ter RAMs com slots livres até 32 GB e não soldados para upgrade, isso vale pra Lenovo e ASUS também.
Queria saber a diferença do Notebook Lenovo Ideapad 3i AMD Ryzen 5 8GB e a do Notebook Lenovo Ideapad 3 AMD Ryzen 5 8GB , essa letra “i” no final do 3 faz alguma diferença.
Olá, Davidson. Pode apontar específicamente qual modelo Lenovo IdeaPad 3i vem com AMD Ryzen 5? Pois segundo nossa lista de modelos dessa linha que você pode conferir aqui, todos os modelos 3i vem com processadores Intel. Apenas a versão Lenovo IdeaPad 3 vem com processadores da AMD, sendo essa a diferença entre as duas. Abraços.
A bateria do Ideapad C340 é um grande problema. Realmente algo que saiu muito mal! Diria que digno de recall.