Desta vez temos um episódio especial com unboxing de 2 modelos de notebooks Lenovo 14” polegadas, sendo o Ideapad 330s e Lenovo B330s.
Ambos os modelos tem muita similaridade com o já citado em vários posts e vídeos, o modelo 330s com tela de 15.6″ polegadas.
A diferença acaba ficando mais por conta das medidas e peso, que neste menor conseguem ficar ainda menor e mais leve! Lembrando sempre que os com a letra “S” são de Slim.
Primeiro o Lenovo Ideapad 330s com tela 14″
Antes queremos agradecer o pessoal da Loja BringIT – especializada em peças e acessórios de notebook, que emprestou estes equipamentos para gente dar uma conferida.
Conheça os modelos:
Lenovo IdeaPad 330S 81JM0003BR Azul (core i7)
- PROCESSADOR Intel Core i7-8550Ude 8ª Geração (1.6GHz até 3.4GHz) 6MB Cache
- MEMÓRIA RAM 8 GB DDR4
- PLACA DE VÍDEO integrada Intel UHD Graphics (integrado ao processador)
- ARMAZENAMENTO HD de 1 TB (5400 RPM)
- TELA 14″ HD (1366 x 768) Antirreflexo Widescreen | Windows 10 | 1.6kg
Lenovo IdeaPad 330S 81JM0000BR Azul (core i5)
- PROCESSADOR Intel Core i5-8250U de 8ª Geração (1.6GHz até 3.4GHz) 6MB Cache
- MEMÓRIA RAM 8 GB DDR4
- PLACA DE VÍDEO integrada Intel UHD Graphics (integrado ao processador)
- ARMAZENAMENTO HD de 1 TB (5400 RPM)
- TELA 14″ HD (1366 x 768) Antirreflexo Widescreen | Windows 10 | 1.6kg
O que ele muda para a versão de 15” ?
O maior detalhe é o já citado tamanho:
- 14” = Dimensões (L x P x A) 32,3cm x 23,5cm x 1,89cm | Peso 1,6 kg
- 15” = Dimensões (L x P x A) 35,8cm x 24,4cm x 2,09 cm | Peso 1,87 kg
O modelo de 14” também perde o teclado numérico (numpad) a sua direita. Com uma tela menor a bateria tende a durar um pouquinho mais.
Em quantidade de portas e outros detalhes ele se mantém igual.
Nosso upgrade
vale destacar que este aqui já recebeu um UPGRADE de SSD do padrão M.2 para acelerar seu desempenho.
Veja mais detalhes direto na loja:
SSD KINGSTON M.2 SATA 3 SUV500M8 120G
Detalhe que ajuda especialmente na inicialização do sistema.
Lenovo B330s 14” (Corporativo)
Este seria um modelo um pouco aprimorado e voltado para o mercado empresarial – Corporativo.
Mas seria digamos que um CORPORATIVO DE ENTRADA.
Opções com SSD já instalado do Fábrica!
Notebooks com Windows Pro
A versão Windows 10 Pro é mais completa e possui outras funções qua a tradicional Home. A edição tem todos os recursos presentes na versão Home e ainda oferece mais alguns recursos extras.
Ele tem como foco em empresas e usuários avançados e corporativos, veja alguns exemplos:
- Gerenciamento de política de grupo; Ingresso em domínio;
- Internet Explorer em Modo Empresarial (IMIE);
- Assigned Access; Área de trabalho remota; Hyper-V Cliente;
- Adição de roaming de estado do usuário com o Azure Active Directory;
- Windows Store for Business; Provisionamento dinâmico; Proteção de dados corporativos;
- BitLocker; Inicialização confiável; Acesso condicional; Windows Update for Business
- Entre outros recursos profissionais extras…
Lenovo B330s 14 81JU0001BR (Core i5 +SSD 256)
- PROCESSADOR Intel Core i5-8250U de 8ª Geração (1.6GHz até 3.4GHz) 6MB Cache
- MEMÓRIA RAM 8 GB DDR4 (4GB soldada + 4GB 2133MHz DDR4)
- PLACA DE VÍDEO integrada Intel UHD Graphics (integrado ao processador)
- ARMAZENAMENTO 256GB SSD M.2 PCIe
- TELA 14″ HD (1366 x 768) Antirreflexo Widescreen | Windows 10 PRO | 1.6kg
Lenovo B330s 14 81JU0002BR (Core i7 +SSD 256)
- PROCESSADOR Intel Core i7-8550U de 8ª Geração (1.6GHz até 3.4GHz) 6MB Cache
- MEMÓRIA RAM 8 GB DDR4 (4GB soldada + 4GB 2133MHz DDR4)
- PLACA DE VÍDEO integrada Intel UHD Graphics (integrado ao processador)
- ARMAZENAMENTO 256GB SSD M.2 PCIe
- TELA 14″ HD (1366 x 768) Antirreflexo Widescreen | Windows 10 PRO | 1.6kg
Lenovo B330s 14 81JU0003BR (Core i5 + 4GB de RAM +SSD 128)
- PROCESSADOR Intel Core i5-8250U de 8ª Geração (1.6GHz até 3.4GHz) 6MB Cache
- MEMÓRIA RAM 4 GB DDR4 2400MH (soldado)
- PLACA DE VÍDEO integrada Intel UHD Graphics (integrado ao processador)
- ARMAZENAMENTO 128GB SSD
- TELA 14″ HD (1366 x 768) Antirreflexo Widescreen | Windows 10 PRO | 1.6kg
O que muda com relação ao 330s?
- A cor Prata (Platinum Grey)
- Sistema Operacional Windows 10 Pro (versão que sozinha comprada oficialmente no Brasil é bem cara)
- SSD de fábrica já vem no padrão PCIE NVMe
- Bateria de modelos corporativos tendem a apresentar um pouco mais de vantagem, aqui a Lenovo diz chegar até 6 horas
Detalhe:
Modelos corporativos também focam mais na segurança de dados. Mas aqui a Lenovo não especificou nada muito diferente nesta linha mais básica deles. Ou seja, neste caso parece ser igual.
Todos tem suporte a Intel Optane
Ambos as linhas aceitam a memória Aceleradora de Sistema Intel Optane, que entrega uma experiência de computação mais rápida – acelerando seus aplicativos mais utilizados.
Mas no caso de modelos com SSD de fábrica o slot já está ocupado, permitindo apenas a troca de um pelo outro.
Tela tipo Infinita
As bordas ultrafinas, tanto do Lenovo B330s quanto do 330s de 14″, permitem uma tela infinita, para você ter um notebook com design muito mais elegante e sofisticado.
A redução da espessura das bordas também resulta em um notebook mais compacto, para ser levado aonde precisar.
Estética familiar
Na parte externa do notebook, é exatamente o mesmo modelo com as mesmas características dos 330S com tela de 15″ com processadores Ryzen ou INTEL, que já inclusive fizemos review.
Há características bem interessantes que precisam ser levadas em consideração antes de escolher o modelo. Se liga no vídeo aqui embaixo!
Aqui temos a avaliação do modelo com Intel Core i5
Destaque para a tampa em metal
Exibindo 14 comentários
Um ponto muito importante é sobre o teclado. Nem no site da lenovo, nem aqui foi informado se ele é retroiluminado ou não. Eu tinha um mac e eu sentia muita falta disso quando usava o notebook da minha esposa que não era retroiluminado. Nesse caso, eles tem essa ferramenta?
Olá, Rafael. Não, ele não é retroiluminado.
Boa noite!
Senti falta do review da versão 330s 81JM0002BR, que vem com RAM de 4Gb. A memória é expansível? Consigo incluir um SSD?
Obrigada!
Olá Líri, sim, a memoria tem mais um slot disponível para expansão, entretanto, o que vem de fabrica é soldado. Sim, você consegue colocar um SSD pela entrada M.2.
Boa tarde sabe me dizer se o o modelo B330s cabe um HD normal ótico de 5400rpm, se sim qual é o modelo (entrada) que tenho que comprar? Não encontro o manual, preciso de mais espaço a um custo mais em conta e não pode ser um hd externo.
Ao que tudo indica não cabe, infelizmente.
O fato da versa corporativa (B330S) vir com SSD não o torna muito mais rápido que a versão com HD? Todos os reviews de notebooks é falado que sedeve fazer um upgrade com SSD se quiser ter realmente um notebook rápido. Isso não vale na comparação entre o B330S e o B330S?
Ou esse SSD não é de fato muito bom?
A versão B330S com i5 e SSD é melhor que a versão 330S com i7 e HD 5400 rpm? São equivalentes?
Olá Fídias,
Notebooks com SSD costumam ter desempenho superior sim. No caso de sua pergunta, o i5 com SSD deve ser mais rápido que o i7 sem SSD, porém considere verificar se não vale mais a pena adquirir um i7 com entrada SSD e um cartão SSD comprado separadamente, superior ao instalado de fábrica no i5. Abraços!
No campo: “Todos tem suporte a Intel Optane”
A seguinte frase está errada: “Mas no caso de modelos com SSD de fábrica o slot já está ocupado, permitindo apenas a troca de um [pele] outro.”
[pelo]
Muito obrigado pelos seus vídeos, são fantásticos, e eu realmente consulto seu site/canal antes de pensar em comprar um Notebook.
Parabéns, e até mais.
Obrigado pelo feedback, Allan! É excelente saber que estamos fazendo alguma diferença. Já arrumamos na publicação. Abraços!
E agora?! Meu modelo é o 330S 81JM0000BR, vc diz que fez um upgrade com ssd sata 3 e vi alguns vídeos falando que é com pcie/nvp. Já comprei! E agora surgiu a dúvida.
Olá Hugo,
Normalmente os computadores que aceitam PCIe e NVP aceitam Sata também. Abraços!
Boa tarde! Eles têm suporte a nvme? Se não, poderia recomendar algum com suporte e na faixa de preço até 2.500?
Olá Eduardo,
Encontramos uma discussão num fórum da Lenovo, onde é citado um link de manual de testes de SSD nesse modelo. O mais forte que observamos é o de 256GB, PCIe a 2280, então não podemos garantir que o NVMe será aceito por esse modelo. Abraços!