Jogar no notebook estraga o teclado e o equipamento?

Muita gente fica em dúvida na hora de colocar seu equipamento novinho para rodar jogos, tanto leves quanto pesados corre o risco de danificar.

Ter cuidado é sempre importante com qualquer equipamento, ainda mais se você espera que ele dure por um bom tempo. No caso do Notebook, que é muito similar a um PC desktop tradicional, se diferencia apenas pelo formato compacto que une o teclado e tela somado a uma bateria. Ocorre que sua parte interna possui os mesmos tipos de peças em formatos menores.

 

jogar no notebook estraga o teclado

 

Afinal Jogar no notebook estraga?

 

Resumindo, Não estraga! Desgasta naturalmente conforme o uso, mas veja os detalhes a seguir:

Vale a analogia com um carro, que quanto mais você usa, mais vai ter desgaste… com o tempo serão necessários trocar peças.

No notebook existe sim o desgaste natural de equipamento, que conforme exemplo do carro, a medida do uso pode precisar de algum tipo de manutenção… como qualquer equipamento!

Outro ponto negativo do notebook é que por ele ser mais compacto que um PC comum ele tente a esquentar mais rápido, pois tem menos espaço para refrigerar e circular o ar.

Mas isso não quer dizer que você não vai poder jogar ou utilizar da forma que precisa.

 

Aquecimento

Valem sempre alguns cuidados importantes, como o risco de aquecimento, pois quando se roda jogos mais pesados, ele exigem mais processador e placa de vídeo se for o caso. Fique atento!

 

Teclado

Outro fator importante é que muitos jogos exigem uma quantidade muito grande de cliques em algumas teclas específicas, o que pode causar uma sobrecarga e sim talvez fazer esta tecla apresentar falha após um longo período de tempo, mas isso também poderia ocorrer em um teclado ou mouse comum de computador.

 




 

Dicas para preservar a vida útil do notebook

 

Confira algumas dicas que podem ajudar a melhorar o desempenho, reduzir a temperatura e prolongar a vida útil.

  • Usar uma base ou suporte refrigerado, dessa forma a circulação de ar interna é melhorada e consequentemente, o calor é melhor dissipado pelo cooler.
  • Limpar com certa frequência o cooler do notebook com um pincel ou aspirador de pó, pois o entupimento deste componente leva o notebook a aquecer mais.
  • Alguns modelos possuem coolers mais fechados ou mais internos, desta forma abrir ele pode ser necessário e a ajuda de um técnico não pode ser descartada caso não entenda muito do assunto.
  • Trocar o HD de disco tradicional por um do tipo SSD, aquecem bem menos, economizam energia e de quebra deixam seu notebook bem mais rápido.
  • Evite força excessiva sobre as teclas, aprenda o nível de pressão necessária para valer um dígito e mantenha a calma em jogos onde pode bater aquele “nervosismo” para apertar um botão.
  • Utilize ou guarde o notebook em ambientes livre de calor excessivo, pois isso prejudica tanto o desempenho quanto a vida útil da bateria.
  • Optar por notebooks específicos, que no caso dos feitos para jogos contam com coolers maiores e mais eficazes que os normais.

 

Notebooks específicos para jogos

Existem notebooks dedicados para jogos, que são projetados especificamente para oferecer qualidade gráfica e suportar temperaturas mais elevadas.

Obviamente eles vão ser mais robustos em seus tamanhos e também vão ser mais caros que os tradicionais.

Marcas como: Alienware, Powernote, Digital Storm, Razer, MSI Gamer e Avell são alguns exemplos.

 

Para mais dicas sobre notebooks Gamers e outros modelos não deixe de conferir nosso:

Guia de Compras de Notebook

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

18 Resultados

  1. Gostaria de saber por que quando insiro um teclado externo no notebook, ele na hora de jogar a a taxa de repetição não é continua, ela vai parando, diferente de como no teclado próprio do notebook? Será que é porque meu notebook não teem os teclados numéricos adicionais?
    Grato pela atenção :]

    • Suporte QNC disse:

      Olá Manoel!

      Não sabemos ao certo, pois pode haver problemas de drivers, ou algum outro tipo de defeito em suas portas USB.
      Você já procurou um serviço técnico?

      Abraço!

  2. FELIPE FERREIRA DA SILVA disse:

    gostaria de saber se o notebook ESSENTUALS E20 da SAMSUNG consegue rodar alguns jogos

  3. Yan disse:

    Ola amigo, queria saber se o notebook ativ book é bom para jogos, ele possui a placa de vídeo nvidia geforce 710m

    • Laptoper disse:

      Oi Yan,
      Ele é intermediário para jogos, roda boa parte deles em nível médio. Tudo depende muito do jogo e do ajuste gráfico que você faz.
      A dica é pesquisar uns vídeo de gameplays de notebooks em esta placa e o processador que está vendo.

  4. davi disse:

    Estava em.duvida tambem entre o lenovo g40-70. Esta mais barato

  5. davi disse:

    Esse note 14-n030br roda nos requisitos minimos gta5

  6. Davi disse:

    Queria saber se o notebook HP pavilion 14-n010br e bom para eu começar um canal de games no YouTube que sera de minecraft

  1. outubro 22, 2014

    […] Jogar no notebook estraga o teclado e o equipamento? […]

  2. fevereiro 28, 2016

    […] Jogar no notebook estraga o teclado e o equipamento? […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *