Jogar no notebook estraga o teclado e o equipamento?

Muita gente fica em dúvida na hora de colocar seu equipamento novinho para rodar jogos, tanto leves quanto pesados corre o risco de danificar.

Ter cuidado é sempre importante com qualquer equipamento, ainda mais se você espera que ele dure por um bom tempo. No caso do Notebook, que é muito similar a um PC desktop tradicional, se diferencia apenas pelo formato compacto que une o teclado e tela somado a uma bateria. Ocorre que sua parte interna possui os mesmos tipos de peças em formatos menores.

 

jogar no notebook estraga o teclado

 

Afinal Jogar no notebook estraga?

 

Resumindo, Não estraga! Desgasta naturalmente conforme o uso, mas veja os detalhes a seguir:

Vale a analogia com um carro, que quanto mais você usa, mais vai ter desgaste… com o tempo serão necessários trocar peças.

No notebook existe sim o desgaste natural de equipamento, que conforme exemplo do carro, a medida do uso pode precisar de algum tipo de manutenção… como qualquer equipamento!

Outro ponto negativo do notebook é que por ele ser mais compacto que um PC comum ele tente a esquentar mais rápido, pois tem menos espaço para refrigerar e circular o ar.

Mas isso não quer dizer que você não vai poder jogar ou utilizar da forma que precisa.

 

Aquecimento

Valem sempre alguns cuidados importantes, como o risco de aquecimento, pois quando se roda jogos mais pesados, ele exigem mais processador e placa de vídeo se for o caso. Fique atento!

 

Teclado

Outro fator importante é que muitos jogos exigem uma quantidade muito grande de cliques em algumas teclas específicas, o que pode causar uma sobrecarga e sim talvez fazer esta tecla apresentar falha após um longo período de tempo, mas isso também poderia ocorrer em um teclado ou mouse comum de computador.

 




 

Dicas para preservar a vida útil do notebook

 

Confira algumas dicas que podem ajudar a melhorar o desempenho, reduzir a temperatura e prolongar a vida útil.

  • Usar uma base ou suporte refrigerado, dessa forma a circulação de ar interna é melhorada e consequentemente, o calor é melhor dissipado pelo cooler.
  • Limpar com certa frequência o cooler do notebook com um pincel ou aspirador de pó, pois o entupimento deste componente leva o notebook a aquecer mais.
  • Alguns modelos possuem coolers mais fechados ou mais internos, desta forma abrir ele pode ser necessário e a ajuda de um técnico não pode ser descartada caso não entenda muito do assunto.
  • Trocar o HD de disco tradicional por um do tipo SSD, aquecem bem menos, economizam energia e de quebra deixam seu notebook bem mais rápido.
  • Evite força excessiva sobre as teclas, aprenda o nível de pressão necessária para valer um dígito e mantenha a calma em jogos onde pode bater aquele “nervosismo” para apertar um botão.
  • Utilize ou guarde o notebook em ambientes livre de calor excessivo, pois isso prejudica tanto o desempenho quanto a vida útil da bateria.
  • Optar por notebooks específicos, que no caso dos feitos para jogos contam com coolers maiores e mais eficazes que os normais.

 

Notebooks específicos para jogos

Existem notebooks dedicados para jogos, que são projetados especificamente para oferecer qualidade gráfica e suportar temperaturas mais elevadas.

Obviamente eles vão ser mais robustos em seus tamanhos e também vão ser mais caros que os tradicionais.

Marcas como: Alienware, Powernote, Digital Storm, Razer, MSI Gamer e Avell são alguns exemplos.

 

Para mais dicas sobre notebooks Gamers e outros modelos não deixe de conferir nosso:

Guia de Compras de Notebook

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

16 Resultados

  1. FELIPE FERREIRA DA SILVA disse:

    gostaria de saber se o notebook ESSENTUALS E20 da SAMSUNG consegue rodar alguns jogos

  2. Yan disse:

    Ola amigo, queria saber se o notebook ativ book é bom para jogos, ele possui a placa de vídeo nvidia geforce 710m

    • Laptoper disse:

      Oi Yan,
      Ele é intermediário para jogos, roda boa parte deles em nível médio. Tudo depende muito do jogo e do ajuste gráfico que você faz.
      A dica é pesquisar uns vídeo de gameplays de notebooks em esta placa e o processador que está vendo.

  3. davi disse:

    Estava em.duvida tambem entre o lenovo g40-70. Esta mais barato

  4. davi disse:

    Esse note 14-n030br roda nos requisitos minimos gta5

  5. Davi disse:

    Queria saber se o notebook HP pavilion 14-n010br e bom para eu começar um canal de games no YouTube que sera de minecraft

  1. outubro 22, 2014

    […] Jogar no notebook estraga o teclado e o equipamento? […]

  2. fevereiro 28, 2016

    […] Jogar no notebook estraga o teclado e o equipamento? […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *