Tudo o que você precisa saber sobre a Intel Optane para Notebook

Quer dar mais velocidade ao seu equipamento? A memória Intel Optane para notebook é um tipo de acelerador de sistema, que visa especialmente otimizar carregamento do sistema e programas mais usados.

Ele é tum tipo de “pente” no formato M.2 2280 (porta PCIe, assim como os SSDs NVMe) que acelera unidades baseadas em SATA (principalmente HDs).

É uma unidade tão rápida quanto a memória RAM, mas o uso é diferente. Após configurada, o sistema operacional enxerga ela e o HD como se fossem apenas um dispositivo de armazenamento.

Para carregamentos mais rápidos

Usando um tipo de inteligência artificial o sistema vai aprendendo o que você mais usa e tenda deixar isso pré-guardado para você.

As vantagens de usar essa memória são justamente o aceleramento, inicializar; pesquisar e localizar arquivos; salvar e mover arquivos grandes; abrir aplicativos e carregar jogos ou programas. Além disso também proporciona uma grande capacidade de armazenamento e uma velocidade praticamente igual à de um SSD.

instalação optane notebook com intel

botão ver na loja
Memória Optane 16 GB


botão ver na lojaMemória Optane 32 GB

Requisitos para a memória

Para que a Optane funcione no seu sistema, você precisa saber se ele é compatível primeiramente. Essa memória precisa de uma placa mãe com entrada M.2 2280, com a tecnologia PCIe 3.0 NVME pelo menos 2x. Além disso, o processador do seu Notebook deve ser Intel Core da sétima geração ou superior e com sistema operacional Windows 10 de 64 bits. Por último, a BIOS do seu computador deve ser em UEFI.

É recomendado pesquisar nas informações da fabricante da placa mãe se há certeza do suporte da Optane na BIOS do seu modelo.

Memória Optane para notebook vale a pena comprar

Mudança mais perceptível em HDs

A memória tem uma mudança mais perceptível quando utilizada para acelerar um disco rígido. A própria natureza mecânica dos HDs faz com que eles não fiquem no nível dos SSDs, porém muitas pessoas os preferem por terem um menor custo e mais espaço de armazenamento.

Para quem já tem um SSD, a Optane também virá a ser útil. Isso porque agora, a Optane também acelera discos secundários. Isso significa que você pode ter o sistema e programas que você mais usa em um SSD, e em um HD separado os seus jogos e arquivos mais pesados, otimizados pela memória da Intel.


Mas também existem os pontos negativos

A Optane é uma memória Cache inteligente, que guarda somente as informações mais acessadas para o aprimoramento.

Intel SSD Optane Memory H10

Ela se adequa aos softwares mais utilizados pelo usuário, e acelera apenas estes. Se você não abre um arquivo frequentemente, ele irá rodar em uma velocidade inferior quando você precisar dele.

O preço também pode ser uma barreira.

Aparentemente a ideia da Intel era oferecer este como um acessório indispensável para novos notebooks a um preço baixo, mas infelizmente no Brasil não é o que vemos. Neste vídeo que fizemos na época em que as memórias estavam chegando ao mercado nacional já tentamos explicar isso.

Por um lado, a Intel Optane para notebook entrega um boas otimizações, mas ainda não pode se comparar a um SSD. O que pode desequilibrar a questão custo benefício.

Com a queda de preços nos SSDs tanto do tipo 2.5″ polegada que gostamos de chamar de “caixinha” ou os do tipo M.2 é preciso avaliar o que pode ser mais interessante considera valores por GB e velocidades finais atingidas.


A diferença da Optane nos jogos

Como a memória é focada na aceleração de armazenamento, é de se esperar que ela não interfira muito nos Frames por Segundo dos jogos. O impacto maior será na hora dos carregamentos, aí sim a Intel Optane para notebook entrará com tudo em ação e você não vai precisar esperar um tempão para poder jogar os seus títulos preferidos.

Esse aprimoramento pode parecer insignificante, já que não afeta o FPS, mas ele melhora bastante a sua experiência, com ganhos de Loadings até 50% mais rápidos, dependendo de como o jogo for otimizado.


Quão rápido meu Notebook ficará com a Optane?

De acordo com o material do Marketing da Intel, adicionar um módulo M.2 de Optane pra uma placa mãe com processador de sétima geração pode aumentar a performance em geral em 28%, e até o DOBRO de resposta para as tarefas do dia a dia.

Essas afirmações são baseadas em uma série de Benchmarks, como o SYSMark 2014 SE de resposta e o PCMark Vantage HDD Suite, então são bem confiáveis. Dito isto, os componentes que eles usaram para realizar os testes foram bem modestos, sendo um Intel Core i5-7500, 8GB de RAM DDR4-2400MHz e um HD de 1TB convencional de 7200RPM.

Teste Optane PCMark

A revista Anandtech fez uma série de Benchmarks intensivos utilizando o mesmo SYSMark 2014. Eles descobriram que combinar um módulo de Optane com um HD convencional realmente traz todo esse aumento na performance, e em alguns casos até batem de frente com SSDs.

Teste Optane contra SSDs

Também constataram uma pequena melhora combinando um SSD com a Intel Optane para notebook, porém em uma escala muito menor. Pode-se dizer que não valeria a pena.

Baseado nestas descobertas, podemos dizer que a Optane é ideal para quem quer usar um HD único e com grande armazenamento no sistema do que um SSD com menos espaço, porém mais rápido.

Veja também:

Teste em vídeo feito pelo pessoal do Tecmundo – The Hardware Show


Considerações

Já que os módulos da memória estão em um preço médio pelo que oferecem, talvez seja uma boa considerá-los para utilizar no seu notebook se ele for compatível. Porém, tenha em mente o que já dissemos: você precisará ter um processador de pelo menos sétima geração, além de uma placa mãe compatível para poder tirar vantagem da Optane.

Memoria Intel Optane

botão ver na loja

Por segundo, mesmo que a Intel esteja promovendo os aumentos de performance em qualquer sistema, a memória terá mais efeito mesmo em sistemas com um HD mecânico, e não em novos sistemas com SSD.


Dá para combinar SSD + Optane?

Sim, depois de atualizações recentes é possível somar os dois itens, mas é preciso avaliar os benefícios pelo preço.

Ou seja, Se você já possui um SSD como disco primário do Sistema Operacional e também um HD como disco secundário e gostaria de comprar uma memória Intel Optane para notebook, seria interessante avaliar os custos.

Módulo de memória Intel Optane

botão ver na loja

 

Pois o benefício melhor deste item é utilizar este módulo para acelerar o HD. Pois neste caso, traria uma melhora satisfatória de performance do HD, que em combinação com o SSD proporcionaria uma ótima experiência.

SDDs de padrões mais rápidos podem ser mais efetivos

No mais, acreditamos que depende muito da sua preferência. Um SSD do padrão PCIe NVMe M.2 tende a ser mais rápido no geral,considerando a taxa de leitura e grava~çaõ que algumas opções mais caras do mercado podem oferecer.

Ou seja, deixar o Sistema Operacional e programas mais usados direto em um SSD de alta performance.

Dell Inspiron I15 5570 com optane Brasil

Mas se você já tem um HD mecânico com um bom, com grande espaço de armazenamento e não quer gastar muito, talvez a Optane seja mais ideal para o seu caso.


Futuro: Memória Optane SSD H10

Este novo padrão que deve chegar ao mercado em breve pretende unir o melhor de dois mundos: Um SSD M.2 com memória Optane embutida.

Anunciado em 2019, esta atualização parece que foi uma resposta da marca ao tópico anterior. Basicamente, a Intel combinou a Memória Optane com o Armazenamento em Estado Sólido = Intel Optane Memory H10.

Isso mesmo Optane + SSD em um único item

É um SSD que combina através de uma inteligência artificial a capacidade superior de resposta da memória Intel Optane e a capacidade de armazenamento QLC 3D NAND em um conector M.2 para economia de espaço.

Memoria Optane SSD H10

Isso permite a instalação do dispositivo em um Notebook mais fino, por exemplo.

As configurações desse Optane SSD H10 que foram divulgadas foram as seguintes:

  • Módulo com 16 GB Optane + 256 GB SSD
  • Módulo com 32 GB Optane + 512 GB SSD
  • Módulo com 32 GB Optane + 1TB SSD

Segundo a fabricante o novo produto ficará disponível para os principais parceiros da Intel. A previsão é começar a ser utilizado e vendido no segundo trimestre de 2019.


Procurando por notebooks?

Confira a super lista completa com mais de 30 sugestões de compra classificadas. Basta acessar os melhores em nosso post exclusivo com mais notebooks com preços reduzidos:

banner Melhor notebook 2017 para comprar brasil mês

O Editor

Especialista em informática e responsável pelas publicações do site relacionadas as notícias, novidades e dicas sobre o mundo dos notebooks e portáteis.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. André Cardoso Rota disse:

    Olá. Ru tenho um Samsung e30, que agora está com SSD Samsung 860 evo 500 gb e memória RAM 8gb HyperX Impact operando em 2400 mhz, e passou oela minha cabeça turbinar ele ainda mais com uma optane. Vale a pena? Meu notebook é compatível? A instalação é simples e posso fazer pessoalmente a instalação sem depender de assistência técnica?
    Grato pela atenção.

  2. Pedro Augusto disse:

    Por favor, faz um vídeo no canal explicando sobre ela…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *