Hibernar o notebook estraga? É melhor que Desligar? e para a Bateria?

Estas são perguntas frequentes de que usa muito um notebook, mas infelizmente não aproveita as vantagens que estas funções podem oferecer, como Hibernar ou Suspender o equipamento para voltar rapidamente as atividades.

Para ficar mais fácil, vamos explicar cada uma destas opções para você conhecer melhor e saber o momento certo de usar.

hibernar o notebook estraga ou nao

 

Deixar o notebook em Suspender, Dormir ou modo Esperara

A função Suspender do Windows, também conhecido como “Dormir” ou deixar “Em Espera” é recomendada para quem vai deixar de usar o notebook por alguns minutos ou um curto tempo, e não quer perder o que estava fazendo. É como apertar o botão “pause” de um vídeo game ou filme. Mas neste modo o equipamento fica ligado em um modo de baixo consumo, sem desligar o HD, a memória e os componentes, economizando energia da bateria.

Quando você voltar a utilizar o notebook após ter usado este recurso, ao retornar ele vai continuar de onde parou, com todas as janelas e programas abertos anteriormente.

A vantagem desta opção é a velocidade de reinicialização do sistema, pois ele simplesmente deixa de consumir o que não estava sendo usado. Lembre-se, porém, de que neste modo os componentes não são desligados e, caso a bateria acabe, todos os dados não salvos serão perdidos. Portanto, não é recomendado deixar o sistema dormindo por muito tempo.

As vezes esta função pode falhar, então sempre que for utilizar é bom salvar o que está fazendo. Também não é recomendável fazer o transporte do equipamento quando ativar este modo, como por exemplo levar em uma mochila… pois os componentes ainda estão ligados, e movimentá-los não é indicado.

 

Sony VAIO fit 14 touch i7

 

Hibernar o Notebook é bom?

Sim é bom hibernar o notebook, em muitos pontos é melhor do que deixar apenas na função “suspender”. A grande diferença entre as duas opções é que o Hibernar salva os dados do que está sendo utilizado no HD e depois desliga todos os componentes do equipamento. Ou seja, é um tipo de Pausa, mas como o desligamento.

Quando você reiniciar o aparelho novamente ele vai restaurar o que está sendo utilizado e abrir os programas da forma que parou.

Este recurso é indicado quando pretende ficar um bom tempo sem usar o notebook, com horas ou dias. Mas quer voltar de onde parou e reiniciar mais rapidamente. Como ele é desligado não precisa se preocupar com a bateria (que não é consumida) ou transporte.

Atenção apenas se você deixou suas janelas com muitos aplicações e abas abertas, isso pode fazer o retorno demorar bastante.

 

Resumindo:

Hibernar não estraga, não gasta bateria e se é melhor que desligar depende do gosto de cada pessoa. Sugerimos fazer testes para aprender o seu funcionamento na prática e avaliar a vantagem.

A maioria dos modelos e notebook vem com teclas especiais do tipo Dormir/Sleep e Acordar/Wake Up.

Reforçando: Faça seus testes e confira a utilidade destas funções.

Boa sorte e até a próxima dica.

como encontrar bateria de notebook correta para comprar

Clique aqui para visitar o site especializado em baterias

 

 

 

Fontes: Tecmundo, TechTudo

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Patricia disse:

    Hibernado Não Estraga Não Olha Não consome BATERIA.Alias Eu Ja Uso Hibernação a quase 3 anos Porque O Comprei em 2011 e Nunca estragou alias,so ta bugado Pq eu bati ele na parede e ta todo quebrado MAIS TA BOM E A HIBERNAÇÃO CAUSOU NENHUM DANO,Alias Vou manda concerta Porque tem coisas que não funcionam mais. 🙁 COMO : USB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *