5 dicas para usar o notebook com segurança em locais públicos

cuidados com notebooks em locais publicos

Não há dúvidas que um dos principais benefícios do notebook é a mobilidade. Com o aparelho podemos trabalhar, pagar contas ou até mesmo checar nossos e-mails a qualquer hora e, o mais importante, em qualquer lugar.

Mas, é importante lembrar que apesar das inúmeras vantagens que o aparelho proporciona, é preciso prestar atenção para que nossa privacidade seja sempre mantida (principalmente quando utilizamos o aparelho em ambientes públicos, conectado a uma rede Wi-Fi). Selecionamos 5 dicas que vão lhe ajudar garantir a segurança dos seus dados ao utilizar o seu notebook em locais públicos. Confira!

Cuidados ao usar o notebook com segurança em locais abertos

Você não precisa ficar neurótico, basta seguir algumas recomendações:

1) Mantenha a tela do computador “escondida” de curiosos

Quando estamos mexendo no notebook em um lugar público pode aparecer alguém curioso por trás sem que você perceba. Por isso, para evitar que alguém obtenha informações suas sem o seu consentimento, você pode reduzir o brilho do display ou aplicar uma película protetora. Há alguns modelos de notebook (como da Samsung) já trazem esse recurso chamado Proteção de Privacidade. Com isso, a tela escurece ou dá a impressão que está “transparente”.

 2) Preste atenção com redes Wi-Fi abertas

É normal tentarmos encontrar alguma rede de Wi-Fi aberta em locais públicos, mas atenção é necessário verificar se essa conexão é realmente segura. Elas podem ter sido criadas para obter senhas e outros dados. Para garantir a sua segurança, cheque o nome da rede e desconfie caso seja necessário fornecer muito dados antes de se conectar.

3) Use uma senha para bloquear o notebook

Crie uma senha de acesso para o seu computador. Assim, caso você precise se afastar do aparelho, não será possível acessar o seu aparelho sem autorização. Além disso, em caso de roubo ou acesso indesejado, os seus dados e arquivos estarão um pouco mais protegidos.

notebook protegido com boas senhas

 4) Instale um VPN

Se você tiver utilizando o seu notebook para fins profissionais, uma rede virtual privada (VPN) é uma boa opção. Ela permite o tráfego de dados de forma segura e também acesso a uma rede interna de uma empresa, mesmo trabalhando em casa, por exemplo.

5) Não compartilhe pastas em redes de Wi-Fi abertas

Os diretórios compartilhados em rede podem ficar expostos a todos os outros notebook que estiveram conectados a mesma rede Wi-Fi. Normalmente, a opção de compartilhamento é solicitada ao usuário quando o notebook é conectada à uma rede pela primeira vez.

Fonte: Maxpress


 

Fique ligado em mais dicas de cuidados com o notebook aqui

O Editor

Especialista em informática e responsável pelas publicações do site relacionadas as notícias, novidades e dicas sobre o mundo dos notebooks e portáteis.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *