Restam poucos modelos em estoque com as GPUs dedicadas GeForce Mx130 e Radeon 520 no mercado atualmente. Porém é possível conferir os modelos mais atuais através deste link.

Quando o assunto é placa de vídeo dedicada para notebooks, temos duas grandes concorrentes: a Nvidia, com suas linhas MX e GTX, e a AMD, com a linha Radeon Série 500.

Do lado da Nvidia as placas da linha MX são modelos de entrada, como MX110, MX130 e MX150 — que aos poucos estão sendo substituídas pelas MX200 — enquanto os modelos GTX são focados no público gamer.

Dois chipsets de vídeo (GPU) lado a lado, Nvidia GeForce e AMD Radeon

As placas de vídeo apresentadas neste artigo já estão ficando desatualizadas. Veja abaixo o link com as placas mais recentes.

MODELOS ATUAIS

Do lado da AMD, as Radeon da série 500 encontradas no Brasil vão desde a 520 até a RX 540, mas no exterior a gama de opções é um tanto maior.

Dentre essas linhas, destacam-se por aparecerem com frequência em notebooks de bom custo-benefício as placas MX130 da Nvidia e Radeon 520 da AMD. Neste artigo faremos um breve comparativo de desempenho entre as duas opções.


MX130 vs. Radeon 520

A MX130 e a Radeon 520 contam ambas com 2 GB de VRAM GDDR5. Apesar dessa semelhança, existem outros fatores a serem levados em consideração ao escolher uma placa de vídeo dedicada.

Muitos usuários com menor conhecimento sobre o assunto podem pensar que apenas a quantidade de gigas é suficiente para determinar se uma placa é boa ou ruim. Mas, não é bem assim que funciona.

A velocidade de clock da GPU e o clock de memória fazem muita diferença quando o assunto é entregar FPS, já que são eles quem vão ditar o quão rápido o processador gráfico vai lidar com os dados.

Confira abaixo as especificações de cada modelo:

MX130

  • Clock da GPU: 1122 MHz
    (Até 1242 MHz com boost)
  • Memória: 2 GB
  • Tipo: GDDR5
  • Clock da memória: 1253 MHz
  • TDP: 30W

Radeon 520

  • Clock da GPU: 1030 MHz
    (Não possui boost)
  • Memória: 2 GB
  • Tipo: GDDR5
  • Clock da memória: 1000 MHz
  • TDP: 50W

Numa análise breve, é possível perceber que na velocidade base do clock da GPU a MX130 tem 1122 MHz (podendo chegar até 1242 MHz), um pouco mais que os 1030 MHz da Radeon 520.

Outra diferença está na velocidade do clock das memórias. Apesar de ambas serem DDR5, novamente a MX130 sai na frente: são 1253 MHz da placa da Nvidia contra apenas 1000 MHz da placa da AMD, uma diferença considerável.

Dois notebooks lado a lado em visão traseira. De um lado Dell i15 3583 e de outro lado Acer A515-52G.

Linhas de notebooks que estão equipados com as placas de vídeo Nvidia MX130 ou Radeon 520.

Outro fator a ser levado em conta é o TDP, ou seja, o consumo de energia. Um notebook com placa dedicada tende a consumir mais bateria, o que vai influenciar na sua autonomia no dia a dia. A MX130 consome um total de 30W contra 50W da Radeon 520. Ou seja, a MX130 além de consumir menos ainda entrega mais performance, o que no balanço final faz bastante diferença.


Tecnologias

Nem todos sabem, mas além de serem fabricantes de chips gráficos, AMD e Nvidia também fornecem suporte e tecnologias para facilitar a vida dos desenvolvedores de jogos.

Um exemplo disso é a PhysX da Nvidia, utilizada em jogos de grande sucesso como Batman: Arkham Asylum (e outros da mesma série), Mafia II e The Witcher 3: Wild Hunt. A Nvidia também fornece outras tecnologias avançadas como HairWorks e Ray Tracing, estas disponíveis apenas em chips mais avançados.

Imagem de um game comparando a diferença dos gráficos quando a tecnologia Nvidia PhysX é utilizada.

 

A AMD fica bem atrás quando o assunto são recursos específicos para games, tendo como uma das únicas tecnologias relevantes a API gráfica Vulkan, utilizada em jogos como Wolfwestein II, Doom e Rise of the Tomb Raider.

Ambas as placas de vídeo tem suporte ao DirectX 12.


Em quais notebooks encontro essas placas?

Atualmente, os notebooks mais populares que vem equipados com um dos dois chips analisados são alguns modelos da linha Acer Aspire 5 A515-52G (que possuem a MX130) e alguns modelos da linha Dell i15 3583 (que possuem a Radeon 520).

Há que se levar em conta que os modelos citados acima contam com processadores e especificações diferentes entre si. Alguns possuem processador Core i5 e outros Core i7, alguns poucos modelos possem SSD de fábrica, a memória RAM é variável etc. Isso implica muito na diferença de preço final e também no desempenho ao rodar jogos e softwares especiais.


Afinal de contas, qual placa dedicada é a melhor?

É fato que a MX130 acaba tendo um desempenho superior por três principais fatores:

  1. Maiores velocidades de clock de GPU e clock de memória
  2. Fabricante mais evoluída em novas tecnologias
  3. Baixo consumo de energia.

Então, se você busca por um notebook de bom custo-benefício para rodar alguns jogos mais leves, com certeza a MX130 será uma excelente opção.


Confira os modelos atuais 👇

As placas de vídeo apresentadas neste artigo já estão ficando desatualizadas. Veja abaixo o link com as placas mais recentes.

MODELOS ATUAIS


Pesquise notebooks por categoria

Básicos

Mais baratinhos

Processadores Celeron e Pentium (ou similares)

VER LISTA…

De entrada

Estudos e escritório

Processadores Core i3 ou Ryzen 3

VER LISTA…

Intermediários

Diversas atividades

Processadores Core i5 e i7 ou Ryzen 5 e 7

VER LISTA…

2 em 1 (tablet)

Versatilidade

Conversíveis com tela dobrável sensível ao toque

VER LISTA…

Premium

Finos e elegantes

Ultrafinos de boa tela e com boas configurações

VER LISTA…

Gamers

Jogos pesados

Processadores série “H” e GPU dedicada potente

VER LISTA…


Faça parte também dos nossos grupos de ofertas

Grupo ofertas de notebook no WhatsApp e Telegram – Descontos e cupons para comprar barato