Como resetar bateria interna do notebook?

Quer saber como resetar a bateria do seu notebook? Então vem com a gente que vamos dar uma breve explicação de como funciona o processo e em seguida um passo-a-passo.

Muitas marcas dispõe de um botão do tipo “reset” específico para a bateria que pode ser localizado através de um orifício que se encontra na parte inferior do notebook. Ao pressionar este botão, você acionará o processo de desconectar temporariamente a bateria interna e então conectá-la, ou seja, um liga e desliga.

Importante: não são todos os equipamentos que possuem este recurso, vale consultar o seu manual do usuário para cada caso!

Passo a passo para o reset da bateria

  • Desconecte o carregador/adaptador de energia.
  • Localize o orifício para resetar a bateria na parte inferior do aparelho, conforme exemplo do vídeo.
  • Inseria um pequeno clipe de papel ou objeto similar no orifício. Segure o botão de “resetar” durante 4 segundos (ou mais, dependendo de cada equipamento)
  • Deixe o dispositivo descansar por 5 minutos sem ligar na energia.
  • Conecte o adaptador de energia e ligue o sistema novamente.

resetar bateria interna do notebook problemas e defeitos

 

Lembre: outro aviso importante é que resetar bateria interna do notebook não garante que volte a funcionar, é uma opção disponível.


Precisa trocar a bateria interna?

Existem casos em que o defeito ou desgaste da bateria podem infelizmente te obrigar a realizar a troca. Com o passar do tempo de uso (meses ou anos) sua bateria vai perdendo capacidade gradativamente, e eventualmente, precisará ser substituída. Outro detalhe é que ninguém está livre de defeitos, você pode ser um “premiado“.

Esta ação pode variar para cada modelo e marca de notebook, mas seguem alguns vídeos de exemplo de como funciona o processo de troca, que obriga a desmontar o equipamento totalmente ou parcialmente:

Exemplo de troca da bateria interna de um notebook Asus

Exemplo de modelos Positivo

Tenha noção dos riscos! É sempre indicado uma assistência técnica especializada caso não possua conhecimento técnico suficiente.

Via: Suporte Acer


Veja também

Confira nosso post sobre as dúvidas comuns com relação a usar notebook na tomada:

usar o notebook ligado na tomada pode ou nãosaiba mais aqui


Para ver mais dicas de compra ou uso de notebooks, navegue pelo site.

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 Resultados

  1. Lorrayne disse:

    Tneho um ultrabook da LG que depois que foi formatado não reconhece mais a bateria. Ele não sai a bateria e não tem botão de reset. Sabe oq posso fazer?

    • Redatoper QNC disse:

      Olá, Larrayne. Infelizmente não temos conhecimento sobre esse tipo de problema. Recomendo levar em um assistência técnica especializada.

  2. Jorge disse:

    comprei um Acer SPIN 1 e a bateria não carrega mais, tenho que usar direto ligado no carregador, tem como resetar essa bateria? O modelo da bateria é AP16L5J
    Ou poderia ser um problema no computador:

    • Redatoper QNC disse:

      Olá, Jorge. Recomendo ativar a garantia do seu produto ou entrar em contato com assistência técnica especializada. Abraços.

  3. Decio disse:

    Fazer vídeo explicando os procedimentos, com música e alta. Está de brincadeira né. Ninguém faz uma verificação para saber como ficou não. Uma pena, pois parecia ser bem explicativo.

  4. Driele disse:

    Olá, comprei o acer nitro5 mas não tem esse orifício, poderia me informar como faço pra reiniciar a bateria nesse caso?

    • Moderador QNC disse:

      Olá Driele, recomendo entrar em contato com a Acer para confirmar se existe esse orifício para reiniciar a bateria ou se existe algum outro modo.

      • Driele disse:

        Achei o atendimento bem ruim deles, me informaram que não dão suporte se o notebook tiver Linux, não sei pq vendem e não avisam isso. Comprei com ssd pq ouvi muito que o note liga rápido e tal mas estava demorando muito e não deram suporte.

  5. Mara disse:

    O meu só acende a luz da bateria azul o restante não, me ajuda.

  6. Cátia Carvalho disse:

    O problema de se comprar um ultrabook é que quando a bateria não serve mais, o fabricante não fornece, e o notebook só serve para ir para o lixo. Tenho um Asus Taichi 21 que a Asus não vende e nem indica onde comprar a bateria. Como ele não liga sem ela, não dá para funcionar. Um Notebook caríssimo descartável. Asus nuca mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *